Quer aumentar as vendas no PDV da farmácia, mas ainda não sabe por onde começar? Então você veio ao lugar certo! Nesse artigo reunimos 11 ações de vendas para fazer no PDV da farmácia que vão contribuir para aumentar as vendas da sua farmácia e drogaria.
E não é só isso! Vamos explicar o que é PDV, caso você ainda não saiba sobre esse termo, logo em seguida, você confere a lista detalhada com as ações de vendas. Vamos lá!
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O que você quer ler primeiro?
O que é PDV?
A sigla PDV significa Ponto de Venda. Ela se refere ao local físico ou virtual em que acontece uma transação comercial (venda) entre a farmácia e o cliente.
Pensando em uma farmácia, podemos dizer que o PDV de venda é o ponto específico onde os produtos são mostrados, para que o cliente pegue e compre. Para melhor exemplificar o conceito de PDV da farmácia, vamos ver algumas situações:
PDV farmácia Loja Física
Em um estabelecimento farmacêutico, o PDV de venda, é, normalmente, o balcão e caixa. Nesses locais são expostos alguns dos produtos, que após escolhidos pelo consumidor, são passados no leitor de código de barras pelo operador de caixa ou atendente, sendo efetuado o pagamento.
Compras online pelo site ou aplicativo
Já no caso de uma farmácia online, o PDV de venda pode ser considerado a página do carrinho de compras. Neste caso, o cliente navega pelo site e-commerce da farmácia, seleciona os itens e adiciona ao carrinho virtual.
Para finalizar a compra, o cliente pode pagar virtualmente, na própria página de vendas ou escolher pagar ao receber o produto, no momento da entrega delivery.
Autoatendimento (self checkout)
Algumas farmácias, aqui mesmo no Brasil, já começaram a oferecer a opção de autoatendimento. Funciona da seguinte forma: o cliente tem acesso um terminal ou quiosque para fazer suas compras e pagamentos, sem ajuda de nenhum colaborador.
Nesse exemplo, o PDV de venda seria o próprio terminal. O cliente usa a interface (display) para selecionar os produtos, verificar informações de preço e descrição, adicionar ao carrinho e, por fim, realizar o pagamento no próprio terminal.
Resumindo o PDV de farmácia
Para que fique claro, o PDV de venda em uma farmácia é o ponto de encontro entre o cliente e o estabelecimento, onde ocorre a concretização da venda, que pode acontecer em um lugar físico (loja), em uma plataforma online (e-commerce) ou em um terminal de autoatendimento.
Logo, o PDV é o local onde os produtos são selecionados, o pagamento é efetuado e a venda é concluída.
Agora que você já sabe o que é PDV de venda, vamos então conhecer 11 ações para aumentar as vendas no Ponto de Venda da farmácia:
11 ações para fazer no PDV da farmácia
Exposição estratégica
Sabe qual é o produto mais vendido do mundo? Simples: aquele que é mais oferecido! Trazendo essa máxima para o PDV de farmácia, é preciso mostrar ao cliente os produtos certos de uma forma atrativa.
Quando falamos em produtos certos, estamos nos referindo sobre aqueles que trazem maior margem de lucro e têm muito apelo visual.
Deixe aos olhos produtos populares e de maior margem de lucro
Na entrada farmácia, perto do caixa e balcão de atendimento, prefira posicionar os produtos mais populares ou de maior margem de lucro, geralmente aqueles que não tem PMC e são OTC.
A intenção é aumentar as chances de compra impulsiva, ou seja, aquela compra que acontece sem que a pessoa tivesse a intenção de comprar.
Sabe quando você entra em um lugar para comprar um produto, mas acaba vendo um outro e acaba levando os dois. Então, essa é a estratégia por trás da venda impulsiva.
Exemplos de produtos para destacar no PDV da farmácia:
- Água;
- Suplementos alimentares;
- Barras de chocolate;
- Balas e doces;
- Multivitamínicos;
- Alimentos de consumo rápido;
- Preservativos;
- Produtos de cuidados com as mãos;
- Pequenas embalagens de protetor solar;
- Miniaturas de produtos populares (embalagens menores).
Como deu para notar, todos esses itens são basicamente itens de conveniência, que são aqueles que o cliente pode usar ali mesmo quando sai da farmácia.
Num dia quente, ao olhar uma água gelada na geladeira do lado do PDV da farmácia, as chances de comprar são altíssimas. Deu para entender?
Crie displays com o tema do momento
A maioria de nós, consumidores, compramos “com os olhos”! Traduzindo isso, podemos dizer que a venda é puramente emocional, na maioria das vezes. E o que faz despertar a emoção do consumidor? Sem dúvidas, a datas comemorativas do momento.
Logo, faça proveito delas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães ou festas sazonais. Elas são inspirações para montar displays temáticos com produtos relacionados.
Por exemplo: você pode criar um display com produtos de cuidados pessoais para o Dia das Mães ou um display com protetores solares e itens de verão no início dessa estação.
E deixa eu te contar: muitos distribuidores “dão de graça” vários tipos de materiais promocionais, justamente para promover a venda dos produtos, logo, basta que você converse com eles e peça alguns para sua loja!
Faça ações de demonstração
Ainda falando de datas especiais, que tal criar a sua própria data? Isso mesmo. Uma possível ação de vendas seria uma demonstração de produtos direto no PDV da farmácia.
Você pode reservar uma área específica do PDV para fazer a demonstrações de algum produto vendido na sua loja. Por exemplo, se você tiver um novo produto de beleza, crie um espaço onde os clientes possam experimentá-lo e receber informações adicionais dos colaboradores.
Até mesmo, contratar uma profissional do ramo para criar um look com o produto para o cliente experimentar, e levar uma amostra grátis do item.
A demonstração de produtos costuma funcionar muito bem, especialmente aqueles que possuem características únicas ou inovadoras, isto é, são lançamentos do mercado e muitos clientes ainda não conhecem. Demonstrar o produto pode ajudar a despertar o interesse dos clientes e incentivá-los a fazer a compra.
Vá além do óbvio e ofereça serviços adicionais
O foco de muitas farmácias (e pode ser o caso do seu concorrente) fica apenas na venda dos produtos. Nisso, acaba criando uma lacuna para alguns clientes, aqueles que querem mais do que comprar um medicamento.
Nesse sentido, oferecer serviços extras no PDV da farmácia, como:
- medição de pressão arterial;
- testes de glicemia;
- orientação farmacêutica personalizada;
- aceitar receita digital;
- demais serviços farmacêuticos.
Pode fazer com que o ticket-médio da loja aumente, inclusive, ser um diferencial da sua loja perante as demais farmácias da região.
Use a tecnologia do display de led
Falando em display, por que não modernizar a forma de mostrar os produtos na farmácia? Para quem ainda não se atualizou, já existe no mercado os displays de tela para fixar nas próprias gôndolas e prateleiras do PDV da farmácia.
Essa tecnologia basicamente mostra de forma dinâmica, por meio de vídeos e animações, os preços, informações e publicidade dos produtos. Contudo, por ser uma prática nova de publicidade na farmácia, ainda são poucas as lojas que aplicam esse conceito.
Ainda sobre tecnologia, já pensou que o sistema atual do PDV da farmácia pode estar desatualizado? Na maioria das vezes, o balconista perde tanto tempo esperando o sistema carregar, fica perdido tentando encontrar o produto no sistema e nisso, uma fila enorme vai se formando no PDV da farmácia.
A melhor ação de venda também é aquela que fideliza quem já é cliente. E um bom atendimento que seja rápido, contribui para que o cliente volte a comprar. E para isso, é fundamental um sistema de farmácia moderno e fácil de mexer.
Tenha sempre um material físico no PDV da farmácia
Se ainda “não dá” para investir em algo dinâmico, como as telas de led, você pode usar o bom e tradicional material impresso. Como exemplo, podemos citar os banners e cartazes, além do tabloide de ofertas, popular entre os mais velhos.
Procure usar os banners e cartazes atrativos para destacar promoções, descontos ou novos lançamentos de produtos. Coloque-os em áreas estratégicas do PDV da farmácia, como na entrada, perto do caixa ou em corredores movimentados.
Uma dica de ouro é imprimir o logotipo do WhatsApp com o número comercial da farmácia, bem grande. Pode até ser em forma de QRcode, para facilitar. Daí o cliente pode levar esse flyer (panfleto) e lembrar de entrar para o grupo de ofertas da sua loja. Já tinha pensado nisso?
Use expositores especiais
Você já usou algum expositor especial no PDV da farmácia? Basicamente são móveis de farmácia, como prateleiras giratórias, displays de acrílico ou cestos decorativos, para destacar produtos específicos.
Esses elementos visuais diferenciados podem chamar a atenção dos clientes no PDV da farmácia, por isso, também são ótimas estratégicas para dar mais visibilidade aos produtos vendidos.
Sinalize toda a farmácia
Falando em visibilidade, outro ponto importante é a sinalização do PDV da farmácia. Em conjunto com os expositores, você pode usar setas ou placas de sinalização direcionando os clientes para seções específicas da farmácia, como:
- produtos para bebês;
- cuidados com a pele;
- produtos de higiene pessoal;
- primeiros socorros;
- cosméticos e perfumaria;
- produtos homeopáticos e naturais;
- entre outros.
Isso acaba ajudando a orientar os clientes e aumenta a visibilidade dessas áreas. Tudo que não queremos é cliente “perdido” na loja, sem saber onde está o produto que veio comprar.
Toda essa estratégia, é chamada de Jornada do Consumidor, que nada mais é do que o “caminho” que o cliente costuma percorrer na loja até finalizar a compra.
Por isso mesmo, deixe “esse” caminho desobstruído, para que o cliente conheça sempre novos produtos quando for até o item que deseja comprar. Além de manter uma boa atração visual durante esse percurso, para que o cliente desperte a vontade de levar outro item.
Para isso, é essencial ter uma organização. Certifique-se de que as prateleiras estão limpas, arrumadas e abastecidas regularmente com os produtos. Itens bem organizados e apresentados no PDV da farmácia transmitirão uma imagem profissional e atraente para os clientes.
O PDV da farmácia está bem iluminado?
Lembrando também que é essencial ter uma boa iluminação no PDV da farmácia. Ela precisa ser adequada para destacar os produtos.
Ilumine os itens de forma atraente, usando iluminação direcional (leds de alto brilho) ou spots para criar efeitos visuais interessantes.
Ofereça um benefício extra
Por que o cliente deferia voltar a comprar na sua farmácia? Ao se fazer essa pergunta, vá além do óbvio: preço, atendimento, comodidade… todo cliente, além disso tudo, também quer algo a mais! E o que sua loja oferece?
Explicando melhor, os clientes esperam “ganhar” algo ao comprar na sua loja. Na prática, você pode fazer parcerias estratégicas com outros estabelecimentos da sua região. Assim, você pode oferecer convênios com academias, salões de beleza ou consultórios médicos, então, oferecer descontos especiais para os clientes desses estabelecimentos.
Aliada com essa estratégia de fidelização, você pode potencializar essa ação de venda no PDV da farmácia, fazendo promoções exclusivas para os clientes com determinado valor de compra. O cliente pode incluir descontos exclusivos em alguns itens ou mesmo presentear com brindes ou pacotes promocionais.
Conclusão
Todo PDV de farmácia precisa ter uma apresentação visual atraente que chame a atenção dos clientes, destacando os produtos e incentivando a compra por impulso. Somado a isso, um atendimento rápido aliado com ações de vendas pontuais, como as citadas ao longo desse texto.
Já que agora você sabe por onde começar a melhorar o seu PDV da farmácia, que tal começar pelo sistema da farmácia? Vêm conhecer nossas soluções modernas de automação e gestão para farmácias e drogarias. Peça agora sua demonstração gratuita! Ou então chame no WhatsApp agora mesmo nosso consultor.
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