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Explicado Passo a Passo para fazer a análise SWOT de uma farmácia

Explicado: Passo a Passo para fazer a análise SWOT de uma farmácia

Por Lucas Sabadini / 7 de março de 2025

A análise SWOT de uma farmácia é uma poderosa ferramenta de gestão estratégica amplamente utilizada para entender a posição de uma empresa no mercado e identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Ela foi criada por Albert Humphrey nas décadas de 1960 e 1970, sendo desenvolvida para auxiliar grandes empresas a tomarem decisões mais acertadas, com base em dados e análises.

Hoje, a análise SWOT é aplicada em empresas de diversos tamanhos e setores, incluindo o mercado farmacêutico.

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A SWOT permite que as farmácias identifiquem seus diferenciais competitivos, áreas que precisam de melhorias e possíveis oportunidades de crescimento.

E para te ajudar a fazer a análise SWOT de uma farmácia, preparamos um passo a passo completo com vários exemplos, confira!

Também recomendamos a leitura de:

>> Conheça as 9 características de uma farmácia de sucesso

>> Guia Fácil: Como fazer fechamento de caixa na Farmácia

>> 23 ações de como vender mais na drogaria que você está deixando passar

O que você quer ler primeiro?

  • O que é análise SWOT de uma farmácia?
  • Passo a passo fazer análise SWOT de uma farmácia
    • 1º Passo: Dividir o cenário da farmácia em duas partes
    • 2º Passo: Definir o ambiente interno
      • Exemplo de Análise SWOT de uma farmácia: Ambiente Interno
    • 3º Passo: Determinar o ambiente externo
      • Exemplo de Análise SWOT de uma farmácia: Ambiente Externo
    • 4º Passo: Colocar os dados em formato de diagrama
    • 5º Passo: Analisar o cenário encontrado
  • Conclusão

O que é análise SWOT de uma farmácia?

A Análise SWOT de uma farmácia é usada durante o planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário do varejo farmacêutico em que se encontra a empresa.

Trata-se de uma ferramenta de para que a farmácia consiga estipular e atingir suas metas de crescimento, vendas e aumento de lucros.

A palavra SWOT é uma sigla da língua inglesa que vêm das palavras:

  • Forças (Strengths);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities); e
  • Ameaças (Threats).

(S) Strengths: Aspectos positivos internos que favorecem o negócio, como bom atendimento, localização estratégica ou equipe qualificada.

(W) Weaknesses: Pontos negativos internos que precisam ser melhorados, como falta de estoque ou falhas na gestão de processos.

(O) Opportunities: Fatores externos que podem ser explorados para crescimento, como mudanças no mercado ou novas tendências de consumo.

(T) Threats: Riscos externos que podem prejudicar o negócio, como aumento da concorrência ou regulamentações rigorosas.

No Brasil as pessoas também conhecem a análise SWOT como FOFA

  • Forças;
  • Oportunidades;
  • Fraquezas; e
  • Ameaças.
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Essas palavras dão nome a uma matriz (SWOT) que visa facilita a visualização destas quatro características, presentes nos mais variados tipos de farmácias e contextos.

Através dessa análise SWOT de uma farmácia é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a loja está inserida no varejo farma, além de servir como auxílio para que donos, proprietários e gestores fiquem atentos ao movimento que o mercado está seguindo.  

Passo a passo fazer análise SWOT de uma farmácia

1º Passo: Dividir o cenário da farmácia em duas partes

Com o objetivo de entender melhor o cenário do mercado em que a farmácia está inserida, é preciso dividi-lo em duas partes:

  • Ambiente Interno (variáveis que partem a farmácia, de dentro para fora); e
  • Ambiente Externo (variáveis que afetam a farmácia de fora para dentro).

2º Passo: Definir o ambiente interno

No ambiente interno, o gestor da farmácia analisa e identifica as forças e fraquezas da loja em comparação com outras farmácias do mesmo ramo de atuação.

Essas variáveis são determinadas por meio do próprio contexto da farmácia, das ações realizadas, e devem ser sanadas pelos gestores e suas equipes de colaboradores.

Por exemplo: as forças e fraquezas podem ser medidas diante da quantidade e qualidade de recursos da farmácia em comparação com seus concorrentes, como mão de obra qualificada e lucratividade.

Exemplo de Análise SWOT de uma farmácia: Ambiente Interno

Ambiente Interno
Pontos Fortes (Forças)Pontos Fracos (Fraquezas)
Atendimento personalizadoMix de Produtos com pouco sortimento
Tem estacionamento para clientesNão vende na internet (e-commerce)
Entrega em domicílio (delivery)Falta de gestão
Facilidade da forma de pagamento (oferece PIX)Tem um sistema antigo e difícil de mexer

Exemplos e Dicas de Aplicação da SWOT em uma Farmácia

Forças

  • Exemplo: Atendimento personalizado que fideliza clientes.
  • Dica: Invista em treinamento contínuo para sua equipe e valorize o atendimento ao cliente como diferencial competitivo.

Fraquezas

  • Exemplo: Falta de diversidade de produtos de saúde e beleza.
  • Dica: Ampliar o mix de produtos pode aumentar a competitividade da sua farmácia e atrair novos públicos.

3º Passo: Determinar o ambiente externo

As oportunidades e ameaças estão dentro do chamado ambiente externo na análise SWOT de uma farmácia. Elas variam de acordo com o mercado em que a farmácia está inserida.

Por exemplo: uma oportunidade para uma farmácia é o crescimento do setor do qual faz parte e o surgimento de novos nichos de consumidores.

Já as ameaças podem ser a expansão ou o lançamento de novas redes de farmácias por uma concorrente do mesmo segmento.

Exemplo de Análise SWOT de uma farmácia: Ambiente Externo

Ambiente Externo
Pontos Fortes (Oportunidades)Pontos Fracos (Ameaças)
População envelhecendo (aumento da demanda por medicamentos)Novas RDCs e regulamentações sanitárias
Aumento da renda per capta da população na região da farmáciaAbertura de redes de farmácias com preços agressivos
Realizar parcerias com empresas locais para ter convênios com a farmáciaAumento de alíquota de impostos dos medicamentos

Exemplos e Dicas de Aplicação da SWOT em uma Farmácia

Oportunidades

  • Exemplo: Crescimento da demanda por produtos naturais e suplementos.
  • Dica: Aproveite essa tendência e introduza uma linha de produtos naturais e orgânicos, reforçando seu portfólio com itens diferenciados.

Ameaças

  • Exemplo: Grandes redes de farmácias com preços mais baixos.
  • Dica: Diferencie-se dessas redes oferecendo serviços que elas não oferecem, como consultorias de saúde personalizadas ou programas de fidelidade mais atrativos.

4º Passo: Colocar os dados em formato de diagrama

Ao finalizar a análise SWOT de uma farmácia é hora de colocar as informações em uma tabela 2×2, com duas colunas e duas linhas.

Veja abaixo um exemplo do diagrama da análise SWOT de uma farmácia:

Exemplo de Análise SWOT de uma farmácia


5º Passo: Analisar o cenário encontrado

Ao final da análise SWOT de uma farmácia é preciso analisar todas as informações levantadas, buscando entender quais ações são possíveis de realizar dentro da loja.

Por exemplo: foi identificado no ambiente interno que a farmácia tem a fraqueza de um sistema antigo e difícil de mexer por parte dos colaboradores.

A próxima ação é buscar alternativas no mercado para sanar essa fraqueza, neste caso, agendar uma demonstração do sistema InovaFarma, que é uma opção de sistema moderno e robusto para a farmácia.

Em um outro exemplo no ambiente externo da análise SWOT de uma farmácia, foi levantada a oportunidade de realizar parcerias com empresas locais para fechar convênios com a farmácia é uma ótima ação para aumentar o faturamento da loja.

É importante que todos os pontos levantados na análise SWOT de uma farmácia sejam levados em consideração e tenham um plano de ação.  

Conclusão

A análise SWOT de uma farmácia é uma ferramenta estratégica essencial para que os gestores possam precaver cenários e identificar falhas e melhorias no negócio.

Ela ainda permite que os gestores identifiquem claramente seus pontos fortes e fracos, aproveitem oportunidades e se preparem para possíveis ameaças do mercado futuro.

Ao aplicar a matriz SWOT na farmácia, a loja pode alinhar suas ações de forma mais eficiente, melhorar seus processos internos e explorar novas tendências para atrair e fidelizar clientes.

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Logo, a análise SWOT se torna um diferencial importante para quem deseja alcançar o sucesso em um setor cada vez mais dinâmico e desafiador, com o varejo farmacêutico.

Em conjunto com a análise SWOT de uma farmácia você precisa ter um bom sistema de automação e gestão para sua loja.

E nisso podemos te ajudar! Conheça as soluções do sistema InovaFarma, completo para farmácias e drogarias.

Fale com nosso consultor e marque sua demonstração gratuita! Se você preferir, estamos no WhatsApp!

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