A análise SWOT de uma farmácia é uma poderosa ferramenta de gestão estratégica amplamente utilizada para entender a posição de uma empresa no mercado e identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Ela foi criada por Albert Humphrey nas décadas de 1960 e 1970, sendo desenvolvida para auxiliar grandes empresas a tomarem decisões mais acertadas, com base em dados e análises.
Hoje, a análise SWOT é aplicada em empresas de diversos tamanhos e setores, incluindo o mercado farmacêutico.
A SWOT permite que as farmácias identifiquem seus diferenciais competitivos, áreas que precisam de melhorias e possíveis oportunidades de crescimento.
E para te ajudar a fazer a análise SWOT de uma farmácia, preparamos um passo a passo completo com vários exemplos, confira!
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O que você quer ler primeiro?
O que é análise SWOT de uma farmácia?
A Análise SWOT de uma farmácia é usada durante o planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário do varejo farmacêutico em que se encontra a empresa.
Trata-se de uma ferramenta de para que a farmácia consiga estipular e atingir suas metas de crescimento, vendas e aumento de lucros.
A palavra SWOT é uma sigla da língua inglesa que vêm das palavras:
- Forças (Strengths);
- Fraquezas (Weaknesses);
- Oportunidades (Opportunities); e
- Ameaças (Threats).
(S) Strengths: Aspectos positivos internos que favorecem o negócio, como bom atendimento, localização estratégica ou equipe qualificada.
(W) Weaknesses: Pontos negativos internos que precisam ser melhorados, como falta de estoque ou falhas na gestão de processos.
(O) Opportunities: Fatores externos que podem ser explorados para crescimento, como mudanças no mercado ou novas tendências de consumo.
(T) Threats: Riscos externos que podem prejudicar o negócio, como aumento da concorrência ou regulamentações rigorosas.
No Brasil as pessoas também conhecem a análise SWOT como FOFA
- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas; e
- Ameaças.
Essas palavras dão nome a uma matriz (SWOT) que visa facilita a visualização destas quatro características, presentes nos mais variados tipos de farmácias e contextos.
Através dessa análise SWOT de uma farmácia é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a loja está inserida no varejo farma, além de servir como auxílio para que donos, proprietários e gestores fiquem atentos ao movimento que o mercado está seguindo.
Passo a passo fazer análise SWOT de uma farmácia
1º Passo: Dividir o cenário da farmácia em duas partes
Com o objetivo de entender melhor o cenário do mercado em que a farmácia está inserida, é preciso dividi-lo em duas partes:
- Ambiente Interno (variáveis que partem a farmácia, de dentro para fora); e
- Ambiente Externo (variáveis que afetam a farmácia de fora para dentro).
2º Passo: Definir o ambiente interno
No ambiente interno, o gestor da farmácia analisa e identifica as forças e fraquezas da loja em comparação com outras farmácias do mesmo ramo de atuação.
Essas variáveis são determinadas por meio do próprio contexto da farmácia, das ações realizadas, e devem ser sanadas pelos gestores e suas equipes de colaboradores.
Por exemplo: as forças e fraquezas podem ser medidas diante da quantidade e qualidade de recursos da farmácia em comparação com seus concorrentes, como mão de obra qualificada e lucratividade.
Exemplo de Análise SWOT de uma farmácia: Ambiente Interno
Ambiente Interno | |
Pontos Fortes (Forças) | Pontos Fracos (Fraquezas) |
Atendimento personalizado | Mix de Produtos com pouco sortimento |
Tem estacionamento para clientes | Não vende na internet (e-commerce) |
Entrega em domicílio (delivery) | Falta de gestão |
Facilidade da forma de pagamento (oferece PIX) | Tem um sistema antigo e difícil de mexer |
Exemplos e Dicas de Aplicação da SWOT em uma Farmácia
Forças
- Exemplo: Atendimento personalizado que fideliza clientes.
- Dica: Invista em treinamento contínuo para sua equipe e valorize o atendimento ao cliente como diferencial competitivo.
Fraquezas
- Exemplo: Falta de diversidade de produtos de saúde e beleza.
- Dica: Ampliar o mix de produtos pode aumentar a competitividade da sua farmácia e atrair novos públicos.
3º Passo: Determinar o ambiente externo
As oportunidades e ameaças estão dentro do chamado ambiente externo na análise SWOT de uma farmácia. Elas variam de acordo com o mercado em que a farmácia está inserida.
Por exemplo: uma oportunidade para uma farmácia é o crescimento do setor do qual faz parte e o surgimento de novos nichos de consumidores.
Já as ameaças podem ser a expansão ou o lançamento de novas redes de farmácias por uma concorrente do mesmo segmento.
Exemplo de Análise SWOT de uma farmácia: Ambiente Externo
Ambiente Externo | |
Pontos Fortes (Oportunidades) | Pontos Fracos (Ameaças) |
População envelhecendo (aumento da demanda por medicamentos) | Novas RDCs e regulamentações sanitárias |
Aumento da renda per capta da população na região da farmácia | Abertura de redes de farmácias com preços agressivos |
Realizar parcerias com empresas locais para ter convênios com a farmácia | Aumento de alíquota de impostos dos medicamentos |
Exemplos e Dicas de Aplicação da SWOT em uma Farmácia
Oportunidades
- Exemplo: Crescimento da demanda por produtos naturais e suplementos.
- Dica: Aproveite essa tendência e introduza uma linha de produtos naturais e orgânicos, reforçando seu portfólio com itens diferenciados.
Ameaças
- Exemplo: Grandes redes de farmácias com preços mais baixos.
- Dica: Diferencie-se dessas redes oferecendo serviços que elas não oferecem, como consultorias de saúde personalizadas ou programas de fidelidade mais atrativos.
4º Passo: Colocar os dados em formato de diagrama
Ao finalizar a análise SWOT de uma farmácia é hora de colocar as informações em uma tabela 2×2, com duas colunas e duas linhas.
Veja abaixo um exemplo do diagrama da análise SWOT de uma farmácia:
5º Passo: Analisar o cenário encontrado
Ao final da análise SWOT de uma farmácia é preciso analisar todas as informações levantadas, buscando entender quais ações são possíveis de realizar dentro da loja.
Por exemplo: foi identificado no ambiente interno que a farmácia tem a fraqueza de um sistema antigo e difícil de mexer por parte dos colaboradores.
A próxima ação é buscar alternativas no mercado para sanar essa fraqueza, neste caso, agendar uma demonstração do sistema InovaFarma, que é uma opção de sistema moderno e robusto para a farmácia.
Em um outro exemplo no ambiente externo da análise SWOT de uma farmácia, foi levantada a oportunidade de realizar parcerias com empresas locais para fechar convênios com a farmácia é uma ótima ação para aumentar o faturamento da loja.
É importante que todos os pontos levantados na análise SWOT de uma farmácia sejam levados em consideração e tenham um plano de ação.
Conclusão
A análise SWOT de uma farmácia é uma ferramenta estratégica essencial para que os gestores possam precaver cenários e identificar falhas e melhorias no negócio.
Ela ainda permite que os gestores identifiquem claramente seus pontos fortes e fracos, aproveitem oportunidades e se preparem para possíveis ameaças do mercado futuro.
Ao aplicar a matriz SWOT na farmácia, a loja pode alinhar suas ações de forma mais eficiente, melhorar seus processos internos e explorar novas tendências para atrair e fidelizar clientes.
Logo, a análise SWOT se torna um diferencial importante para quem deseja alcançar o sucesso em um setor cada vez mais dinâmico e desafiador, com o varejo farmacêutico.
Em conjunto com a análise SWOT de uma farmácia você precisa ter um bom sistema de automação e gestão para sua loja.
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