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Passo a passo para oferecer Atenção Farmacêutica

Passo a passo para oferecer Atenção Farmacêutica + dúvidas respondidas

A Atenção Farmacêutica surge com principal objetivo de otimizar a utilização do medicamento pelos pacientes, ou seja, ela visa melhorar o bem estar das pessoas, por meio da orientação e prevenção de doenças. Mas, nem todos os estabelecimentos de saúde, como farmácias e drogarias, oferecem Atenção Farmacêutica.

Nesse texto queremos incentivar esses estabelecimentos a promoverem a Atenção Farmacêutica, assim vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto e mostrar um breve passo a passo para implementar a Atenção Farmacêutica na sua loja. Confira agora mesmo! 

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O que é Atenção Farmacêutica?

Segundo Hepler e Strand, atenção farmacêutica “é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente”.

Esse conceito de Atenção Farmacêutico foi traduzido do livro pioneiro no assunto, “Pharmaceutical Care”, publicado nos anos 1990.

Atenção farmacêutica conceito

“É um modelo de prática farmacêutica desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades, na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada a equipe de saúde.

É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional, e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades biopsicossociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde”.

É muito comum que muitos profissionais de saúde e mesmos as pessoas comuns confundam Atenção Farmacêutica com Orientação ou Assistência Farmacêutica, entretanto existe diferenças entre os conceitos.

Qual a diferença entre Atenção Farmacêutica e Assistência Farmacêutica?

Para que fique bem claro: na Assistência Farmacêutica existe um conjunto de ações que são realizadas pelos profissionais farmacêuticos com o objetivo de orientar o uso e todas as restrições dos medicamentos aos pacientes.

Já a Atenção Farmacêutica acontece quando existe a relação direta do farmacêutico com o paciente, ou seja, quando é realizado o controle do uso de medicamentos com os interesses do próprio paciente.

No processo de Atenção Farmacêutica o farmacêutico deve seguir uma sequência pré-definida de passos, que é conhecida como Método Clínico. O Método Clínico abrande desde a:

  • coleta de dados;
  • identificação de problemas;
  • implantação de um plano; e
  • seguimento do paciente. 

Quais resultados a Atenção Farmacêutica busca?

A Atenção Farmacêutica sempre busca:

  • Diminuir o processo da enfermidade;
  • Cura da enfermidade; e
  • Atenuação ou eliminação dos sintomas

Qual o modelo de Atenção Farmacêutica que é preciso seguir?

De modo simplificado, na Atenção Farmacêutica é preciso seguir o seguinte modelo, abrangendo os itens:

  • consulta o profissional farmacêutico;
  • checagem do tratamento medicamentoso que está em uso; e
  • verificação do problema e promoção de soluções ao paciente.

Quando é necessário prestar Atenção Farmacêutica para o paciente?

Existem momentos que a Atenção Farmacêutica é necessária ao paciente, nesse aspecto, os momentos específicos para o farmacêutico atuar são listados abaixo:

  • oferecer orientação sobre reações adversas de medicamentos;
  • monitor a terapia medicamentosa do paciente;
  • melhorar a qualidade de vida do paciente;
  • verificar se o tratamento está sendo eficaz para o paciente;
  • identificar problemas relacionados ao medicamento usado no tratamento;
  • intervir com soluções para possíveis problemas durante o tratamento.

Que benefícios a Atenção Farmacêutica traz para as pessoas?

Dentre as inúmeras vantagens da prática da Atenção Farmacêutica, destacamos as seguintes:

  • melhora a condição de saúde do paciente;
  • diminui os problemas vinculados ao uso de medicamentos;
  • facilita a comunicação entre paciente com o farmacêutico;
  • facilita o esclarecimento de dúvidas dos pacientes;
  • paciente se sente mais confiável na exposição dos seus problemas de saúde;
  • garante mais segurança e eficácia no tratamento de saúde.

Quais os benefícios para a farmácia que oferece Atenção Farmacêutica?

Nem todos os estabelecimentos farmacêuticos oferecem para a população a Atenção Farmacêutica, seja pelo modelo do negócio, espaço físico ou mesmo falta de interesse nesse tipo de serviço. Porém, para aquelas que oferecem Atenção Farmacêutica para as pessoas, listamos os seguintes benefícios dessa prática:

  • a farmácia melhora sua imagem como estabelecimento de saúde;
  • as pessoas depositam mais confiança na farmácia;
  • é estabelecido uma carteira de clientes mais fiéis
  • aumento de vendas.

A farmácia pode cobrar para oferecer Atenção Farmacêutica?

Sim. Os valores devem ser previamente definidos pela farmácia e informados ao paciente o que será cobrado e como será cobrado, antes de iniciar a Atenção Farmacêutica.

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Lembrando que a farmácia somente pode oferecer Atenção Farmacêutica para os paciente que realmente necessitam do serviço, isto é, induzir a Atenção Farmacêutico para aqueles que não precisam configura infração e pode ser denunciada pelo paciente para as autoridades sanitárias.

A farmácia pode oferecer Atenção Farmacêutica em domicílio?

Sim. Conforme estabelecido na RDC 44/09 fica permitido a ida do farmacêutico até o endereço do paciente para que o mesmo receba a Atenção Farmacêutica. Entretanto, a farmácia precisa contar com outro profissional farmacêutico para que fique no estabelecimento durante todo o período.

Como oferecer Atenção Farmacêutica na farmácia?

Como oferecer Atenção Farmacêutica na farmácia

Passo a Passo para oferecer Atenção Farmacêutica na farmácia

1º Passo: Verificar os aspectos legais da Vigilância Sanitária

Antes de oferecer a Atenção Farmacêutica no seu estabelecimento, é preciso verificar a documentação necessária para esse tipo de serviço. A RDC 44/09 regulamenta a Atenção Farmacêutico em estabelecimentos farmacêuticos. Confira abaixo o que é exigido por lei:

  • autorização da Vigilância Sanitária
  • informar ao paciente que o serviço de Atenção Farmacêutica não é uma consulta médica;
  • desenvolver protocolos e formas de documentar a Atenção Farmacêutica na farmácia;
  • ter o consentimento do paciente para aplicar a Atenção Farmacêutica;
  • registrar por escrito informações do paciente (dados pessoais);
  • registrar informações do profissional responsável (nome e nº do CRF do farmacêutico);
  • registrar informações sobre as orientações e intervenções farmacêuticas;
  • registrar todas as informações sobre os resultados do tratamento;
  • ter o POP (Procedimento Operacional Padrão) da Atenção Farmacêutica;
  • encaminhar para outros profissionais de saúde a cópia dos registros de Atenção Farmacêutica (quando necessário).

2º Passo: Adequar o espaço físico da farmácia

Para prestar Atenção Farmacêutica a farmácia deve conter um espaço com as seguintes especificações:

  • ter uma mesa, de preferência redonda, para possibilitar melhor interação entre paciente e farmacêutico;
  • ter um espaço isolado do restante da farmácia, proporcionado conforto ao paciente;
  • o local da Atenção Farmacêutica deve ser isolado para que não haja interrupção).

3º Passo: Planejamento do profissional farmacêutico

Vale ressaltar que na farmácia somente o profissional farmacêutico devidamente habilitado pode oferecer serviços de Atenção Farmacêutica. Ainda assim, esse profissional precisa buscar conhecimentos sobre:

  • farmácia clínica;
  • farmacologia;
  • ficar constantemente informado sobre os medicamentos
  • interpretação de exames laboratoriais;
  • saber monitorar os processos do paciente;
  • ter comunicação adequada com o paciente;
  • terapias não medicamentosas.

Também é de responsabilidade do farmacêutico estabelecer a metodologia que será aplicada na Atenção Farmacêutica, ou seja, criar um pequeno questionário para a coleta de informações dos pacientes, sendo este mensurado e avaliado o estado do paciente.

Para tal fim faz se necessário a presença do POP – Procedimento Operacional Padrão, que é basicamente o “passo a passo” a ser seguido durante a Atenção Farmacêutica.

Cabe também ao profissional farmacêutico fixar os horários de atendimento para a Atenção Farmacêutica, de modo que fique visível no recinto da farmácia para todos os pacientes.

Por fim, recomenda-se ao farmacêutico sempre se manter atualizado com as boas práticas da Atenção Farmacêutico, nesse sentido reunimos algumas das melhores bibliografias sobre o assunto para aprofundamento.

Melhores livros para atenção farmacêutica

LivroAutor(es)
The third wave in pharmaceutical education: the clinical movement.  HEPLER, C.D.  
Opportunities and responsibilities in pharmaceutical care.HEPLER, C.D. e STRAND, L.M.
O farmacêutico e a farmácia: Uma análise retrospectiva e prospectivaFREITAS, O.; CHAUD, M.V.; UETA, J. e SHUHAMA, I.K.
Atenção Farmacêutica em xequeMENEZES, E.B.B.
Obstáculos da Atenção Farmacêutica no BrasilOLIVEIRA, A.B.; OYAKAWA, C.N.; MIGUEL, M.D.; ZANIN, S.M.W. e MONTRUCCHIO, D.P.
A evolução da Atenção Farmacêutica e a perspectiva para o BrasilPEREIRA, L.R.L. e FREITAS, O

4º Passo: Executando a Atenção Farmacêutica na Farmácia

Após realizar o levantamento da documentação, garantir que o farmacêutico está qualificado para oferecer os serviços de Atenção Farmacêutica, além de redigir o POP e ter um espaço físico adequado, chegada a hora de praticar a Atenção Farmacêutica no seu estabelecimento.

Seleção e triagem de pacientes

Como já mencionado nesse texto, não são todas as pessoas que se qualificam para receber Atenção Farmacêutico, então nesse primeiro momento a farmácia pode divulgar que oferecer serviços de Atenção Farmacêutico, entretanto o farmacêutico irá avaliar se é necessário que o paciente receba esse serviço.

Ao fim desse primeiro estágio, ao avaliar a real necessidade do paciente sobre receber Atenção Farmacêutico, é iniciada a fase de entrevista em local separado, isto é, na sala reservada para Atenção Farmacêutica.

O farmacêutico pode atender mais de um paciente ao mesmo tempo?

Não. A Atenção Farmacêutica é feita de forma individualizada, isto é, somente um paciente por vez pode ser atendido pelo farmacêutico em espaço reservado, garantido a privacidade das informações coletadas e individualidade na prática clínica.

Fase de entrevista com paciente

Na fase de entrevista é quando o farmacêutico entre em contato com o paciente, assim é chamado de Atendimento Farmacêutico.

Nessa etapa o farmacêutico deve buscar informações acerca do paciente, buscando saber sobre a patologia envolvida, quais medicamentos já foram utilizados pelo paciente, e qual a frequência da dosagem e como esse paciente está se sentido; além de esclarecer dúvidas do paciente.

atenção farmacêutica na farmácia.jpg

O farmacêutico pode seguir as seguintes etapas na entrevista:

  • estudar o caso do paciente em questão;
  • fazer a avaliação do tratamento;
  • fazer a intervenção (quando necessário);
  • acompanhar o tratamento indicado ao paciente;
  • fazer novamente a intervenção, se necessário.

Identificação do problema do paciente

Na Atenção Farmacêutico o farmacêutico pode identificar diversos tipos de problemas que podem estar afetando a saúde do paciente. Confira a seguir as etapas que devem ser seguidas no atendimento farmacêutico:

  • escutar o paciente;
  • identificar as necessidades;
  • fazer a análise da situação;
  • tomar uma decisão;
  • definir a conduta;
  • fazer a documentação dos procedimentos;
  • avaliar os resultados.

Geralmente os sintomas relatados por pacientes é originário de problemas vinculados com o medicamento administrado, ou seja, “ocorrem quando a farmacoterapia está interferindo no resultado esperado, prejudicando a qualidade de vida do paciente”. O paciente pode apresentas as seguintes causas:

  • o paciente apresenta uma reação adversa;
  • o paciente não usa os medicamentos que precisaria;
  • o paciente usa dose inferior ou o tratamento ocorre por tempo insuficiente;
  • o paciente usa medicamentos que não está sendo efetivo para ele;
  • o paciente usa os medicamentos que não precisaria;
  • o paciente usa uma dose superior e indevida;

Quando isso acontece o farmacêutico pode atuar identificando os problemas relacionado aos medicamentos, da seguinte forma:

NECESSIDADE

  • Necessita de tratamento farmacológico adicional; ou
  • Tratamento farmacológico desnecessário.

EFETIVIDADE

  • Medicamento inadequado; ou
  • Dose do medicamento inferior à necessitada.

SEGURANÇA

  • Dose do medicamento superior à necessitada; ou
  • Reação Adversa aos Medicamentos.

ADESÃO

  • O tratamento proposto está sendo aderido da forma correta?
  • Quais as dúvidas e impedimentos?

Cadastro da ficha do paciente

Para todo atendimento feito pelo farmacêutico é preciso registrar as informações do paciente, bem como todas as informações do tratamento e orientações realizadas no prontuário do paciente, inclusive se o mesmo foi orientado a procurar assistência médica.

A ficha do paciente pode ser feita de forma manual, isto é, escrita à próprio punho, ou de forma digital, utilizando meios eletrônicos. O prontuário deve ser arquivado pela farmácia e sempre atualizado conforme o retorno do paciente.

Entrega da Declaração de Serviços Farmacêuticos

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Ao final da Atenção Farmacêutico o paciente deve receber do farmacêutico a Declaração de Serviços Farmacêuticos que comprova e registra o atendimento realizado.

Assim que entrega é feita, o farmacêutico reagenda a volta do paciente, para que seja feito o acompanhamento do tratamento, monitorando queixas, mudanças significativas e demais situações relatadas pelo paciente.

Conclusão

Como visto nesse texto, é fundamental a Atenção Farmacêutica para a população que não possui condições de ter acesso aos profissionais médicos, clínicas e hospitais, sendo, portanto, a farmácia o único local de acesso à saúde. Nesse ponto é importante que os estabelecimentos farmacêuticos ofereçam Atenção Farmacêutica.

Contudo, antes de praticar esse tipo de serviço para a população, é preciso entender seus aspectos legais, preparar a estrutura física da farmácia e também garantir que o profissional farmacêutico esteja habilitado para oferecer Atenção Farmacêutica para os pacientes.

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