Balcão de Farmácia: 4 ferramentas realmente úteis para você usar na hora da venda

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A rotina no balcão de farmácia e drogaria é bem corrida para todos os colaboradores. O nível de exigência das pessoas atingiu um patamar muito elevado, motivado principalmente pela vida urbana agitada. Cada vez mais o tempo de espera não é mais tolerado.

Nesse contexto já é trivial saber identificar as melhores ferramentas e recursos disponíveis no mercado para otimizar o tempo e aumentar a performance da equipe. Enxergar quais são os pequenos afazeres que se repetem diariamente e encontrar soluções certas para torná-los automatizados é a grande questão.

Se em um único processo a farmácia consegue ganhar alguns preciosos segundos, isso já é suficiente para impactar na qualidade do atendimento. O problema é que muitas vezes não é explícito o que pode ser melhorado e quais soluções existem no mercado.

Pensando nisso listamos 4 ferramentas disponíveis no mercado que são verdadeiramente úteis para agilizar e automatizar os processos na sua farmácia. Confira!

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#1 Usar o celular para escanear a receita de remédio

Certos medicamentos tarjados podem exigir a retenção da receita médica. Além disso, é obrigatório no Programa Farmácia Popular a cópia da receita ficar na farmácia. E o que sua farmácia faz para cumprir a legislação estabelecida?

É bem comum serem utilizados impressoras multifuncionais e scanners para digitalizar a receita e assim fazer o armazenamento. Você provavelmente já teve algum problema com esses equipamentos (e se ainda não teve, é questão de tempo!).

Alguns colaboradores não podem nem ouvir falar de drivers, cabos de conexão ou compatibilidade com Windows que já tem pesadelos. Pois saiba que essa é a realidade de muitos estabelecimentos.

Porém existem opções de sistema para farmácia no mercado que trazem outras soluções para a digitalização de receita. Através do próprio celular o colaborador digitaliza o documento. Assim você não precisa ficar mais refém de qualquer impressora ou scanner na hora de digitalizar a receita.

Convenhamos, o celular é bem mais prático, simples e rápido. Tudo que o atendente de farmácia precisa na hora de fazer uma venda! E como isso funciona na prática?

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Primeiro é necessário instalar um aplicativo no celular. Depois no sistema para farmácia, configurar uma conta de e-mail para o colaborador que irá utilizar o celular. Feito isso basta começar a digitalizar.

Quando o cliente chega na farmácia, o colaborador abre uma tela mostrando um símbolo QRCode. Então basta pegar o celular, abrir o aplicativo instalado e apontar para a tela. Em seguida tirar uma foto da receita médica. Em instantes a foto aparece dentro do sistema.

Esse recurso é capaz de agilizar o processo de venda, evitando a formação de longas filas na farmácia. 

#2 Pesquisar vários produtos ao mesmo tempo

Imagine a seguinte situação na farmácia: chega um cliente e pede um remédio, você abre o sistema no computador, pesquisa o nome e clica para ver o preço.

Em questão de segundos entra outro cliente na farmácia, já um pouco mais impaciente, e já quer saber o preço de outro remédio na mesma hora.  É bem comum isso acontecer, não é verdade?

E então, o que você acaba fazendo? Bom, se você não lembrar de cabeça, normalmente pesquisa outra vez no sistema o nome do remédio, certo? E o que acontece com o nome do remédio que havia pesquisado primeiro? Ele é perdido?

Para evitar esse tipo de aborrecimento e perca de tempo, existe sistema para farmácia que trabalha com Múltiplas Telas de Vendas.

Isso na prática permite que qualquer colaborador da farmácia abra quantas telas de vendas forem necessárias. Isso mesmo! Você pesquisa um produto em uma tela, se chegar outro cliente, você abre outra tela de vendas na mesma janela do computador. Depois pode voltar para a primeira tela com o nome do produto salvo.  Além disso é possível:

  • incluir mais produtos;
  • salvar orçamentos;
  • editar o preço final de venda;
  • editar o cadastro do cliente;
  • selecionar o vendedor;
  • aplicar descontos; e
  • concluir a venda.

Sem ter que fechar as outras telas que já foram abertas. Simples e muito útil para a farmácia.    

#3 Saber o nome do remédio que o cliente comprou na última vez

Qual cliente nunca se esqueceu do remédio que tinha que comprar? É bem normal isso acontecer. Quase que uma rotina para balconistas, farmacêuticos e atendentes. Mas e quando você também não se lembra do último remédio que vendou para o cliente?

Para te ajudar nisso existe sistema de automação e gestão no mercado que contam com os recursos Últimas Vendas e Perfil do Cliente. Basicamente é um histórico completo que o sistema é capaz de armazenar sobre qualquer venda realizada. O colaborador consegue saber:

  • data da venda;
  • nome do medicamento;
  • número do cupom fiscal; e
  • nome do vendedor.

Já o recurso Perfil do Cliente traz muitas informações úteis que podem ser usadas na hora venda. Mas para isso é necessário que o cliente seja cadastrado no sistema uma única vez. A cada nova venda, o colaborador informa o nome do cliente. O sistema vai então traçando o perfil de compra daquele cliente específico.

Para os clientes que precisam de uma orientação diferenciada na hora da dispensação, você pode perfeitamente criar avisos personalizáveis. Por exemplo: um determinado cliente não tem tolerância para certa substância. Para que você não se esqueça disso, é possível criar um alerta que será mostrado toda vez que o cliente for comprar na farmácia.   

#4 Ser lembrando de quando o cliente precisa de mais remédio

Clientes que estão passando por tratamento de patologias frequentemente recorrem a farmácia de tempos em tempos. Em outros casos, clientes com doenças crónicas fazem o uso contínuo de medicamentos.

Mas quem garante que esses clientes vão voltar a comprar na sua farmácia quando precisarem de mais remédio? Bem, você pode se antecipar e fazer um atendimento mais humanizado.

Mas imagine a dor de cabeça de ficar no balcão de farmácia anotando no calendário, para cada cliente, qual a data será necessária a reposição do medicamento. Você não precisa fazer isso! No mercado é possível encontrar sistema de farmácia com o recurso Uso Contínuo.

Essa ferramenta permite criar uma espécie de lembrete. O próprio sistema vai lembrar o colaborador que faltam apenas alguns dias para o cliente precisar de uma nova caixa.

Com essa informação você entra em contato com o cliente (por meio de telefone ou whatsapp) lembrando-o que a medicação precisa ser reposta. Indo mais além, você pode criar descontos personalizados para esse cliente, sendo uma forma de fidelizá-lo à sua farmácia.    

Saber identificar quais as tarefas do dia a dia que podem ser automatizadas pode ser o diferencial que está faltando para sua farmácia se tornar competitiva no mercado.

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