fbpx
Curso de gestão de farmácia e drogaria conheça a Universidade InovaFarma

Curso de gestão de farmácia e drogaria: conheça a Universidade InovaFarma!

Com o curso de gestão de farmácia e drogaria, adquirir conhecimento, ficar atualizado e garantir boas oportunidades, é bem mais fácil para os profissionais, gestores e empresários do setor farmacêutico! Entretanto, encontrar bons cursos de farmácia não é algo muito fácil, principalmente opções acessíveis e gratuitas.  

Pensando nisso, o blog InovaFarma traz uma relação de cursos e treinamentos gratuitos sobre o mercado e varejo farmacêutico, que podem ser feitos pela Universidade InovaFarma, uma plataforma completa disponível para clientes do software de automação e gestão InovaFarma.

Continue com a leitura e veja quais os cursos de farmácias disponíveis na Universidade InovaFarama e como assistir as aulas de forma gratuita. Confira!   

Aplicativo para farmácias Visão Farma

Também recomendamos a leitura de:

>> 5 feiras de farmácia para você se atualizar sobre o varejo farma

>> Como fazer o treinamento para funcionário de farmácia

>> Você sabe qual é o seu perfil na farmácia? Faça o teste agora mesmo!

Curso de farmácia gratuito

Para entrar no mercado de trabalho no ramo de farmácias e drogarias, é preciso conhecer um pouco sobre os assuntos que cercam esse nicho de mercado. E também, para empreender, isto é, começar uma farmácia do zero ou comprar uma loja já pronta, é necessário entender um pouco sobre esse meio.

Uma das formas de fazer isso é através de curso de gestão de farmácias e drogarias. Existem muitas opções para estudar, seja de forma paga ou mesmo de forma gratuita! Se você busca por conhecimento e não quer desembolsar nenhum valor nesse momento, temos uma ótima dica de curso de gestão de farmácia gratuita: Universidade InovaFarma.

O que é Universidade InovaFarma?

É um site na internet com curso de gestão de farmácia e drogaria gratuito, exclusivos para estabelecimentos que já possuem instalados o sistema de automação e gestão InovaFarma.

Dessa forma você consegue melhorar o conhecimento operacional e também a sua gestão farma. São mais de 20 cursos separados de acordo com a função do colaborador dentro da drogaria: balconista, operador de caixa, farmacêutico e muito mais!

Acesse o conteúdo quando quiser e na hora que você quiser! Você tem acesso exclusivo 24h / 7 dias por semana em todos os cursos e treinamentos pela internet.

O curso de gestão de farmácia e drogaria é pago?

Qualquer curso de gestão de farmácia e drogaria da Universidade InovaFarma é totalmente gratuito para os clientes do software InovaFarma. Os colaboradores e o próprio dono do estabelecimento podem acessar os cursos, sem pagar nada mais por isso.

Como acessar o curso de gestão de farmácia da Universidade InovaFarma?

Para entrar na Universidade InovaFarma é preciso ter login e senha de acesso. Clientes InovaFarma devem procurar sua revenda autorizada e solicitar suas credenciais de acesso gratuito.

Você ainda não é cliente InovaFarma mas quer conhecer nossos cursos e treinamentos? Basta solicitar seu teste gratuito por 30 dias! Preencha o formulário, escolha o seu curso e comece a estudar agora mesmo:

Curso de farmácia, o que estudar?

Para quem está começando agora, abrindo sua própria farmácia ou mesmo entrando no mercado de trabalho como Atendente de Farmácia, Balconista, Farmacêutico ou Operador de Caixa, é preciso conhecer, pelo menos o básico sobre o varejo farma.  

Nesse sentido, um bom curso de gestão de farmácia oferecido pela Universidade InovaFarma, com conceitos básicos e úteis que são usados no dia a dia da loja, é o curso Mercado e Varejo Farmacêutico. Esse curso de gestão de farmácia é dividido em 4 módulos:

  1. Conhecendo a farmácia;
  2. Medicamentos e Correlatos;
  3. Rotina na Farmácia;
  4. Documentos Fiscais.

Módulo 1: Conhecendo a farmácia

Nesse primeiro módulo, você tem uma boa noção de conceitos básicos sobre o mercado e varejo farmacêutico, entende a diferença entre farmácia e drogaria, o que pode ser vendido nesse estabelecimento, como é o ambiente para vender remédios, segundo a Vigilância Sanitária.

Lista de Medicamentos do Farmácia Popular Atualizada

O melhor de tudo sobre o curso de gestão de farmácia, é que o primeiro módulo está disponível gratuitamente na internet! Você pode começar assistir as aulas agora mesmo:

Módulo 2: Medicamentos e Correlatos

Já no módulo 2 do curso de gestão de farmácia, você aprende os conceitos relacionados com medicamentos, como por exemplo os tipos de remédios, como é a cadeia de produção e destruição até chegar na farmácia, os tipos de embalagens e rótulo de medicamentos, formas e siglas farmacêuticas, vias de administração, tudo para te ajudar na hora de fazer uma venda no balcão da farmácia.

Módulo 3: Rotina da Farmácia

No próximo módulo do curso de gestão de farmácia, é mostrado um pouco do dia a dia no estabelecimento farmacêutico, com as principais tarefas que o profissional vai realiza ao longo do dia de trabalho, como o recebimento e conferência de mercadorias, armazenagem e descarte de medicamentos, como expor os produtos de forma adequado e vários outros processos importantes para a loja.  

Módulo 4: Documentos Fiscais

No último módulo do curso, você passa a conhecer alguns dos documentos mais importantes para farmácias e drogarias, e aprende conceitos básicos sobre o funcionamento de empresas, como tipo de sociedade, regime tributário e emissão de cupom fiscal, importantes para administrar uma loja de comércio de medicamentos.

Curso de Farmácia: Balconista

Com um conhecimento mais amplo do mercado e varejo farmacêutico, você pode buscar por curso de gestão de farmácia específico para balconista, que mostre na prática como usar o sistema de automação e gestão nas tarefas do dia a dia.

O curso gratuito de Balconista da Universidade InovaFarma tem esse objetivo, ensinar o balconista mexer no sistema da farmácia, pesquisando produtos, fazendo vendas de medicamentos, vendendo pelo Farmácia Popular e demais Programas de Benefícios de Medicamentos, cadastrar clientes, enfim, tudo que é preciso saber para desempenhar a função de balconista de farmácia.

O curso é dividido em 3 módulo:

  • Básico;
  • Prático; e
  • Avançado.

Em cada módulo, o balconista é preparado para melhor atender os clientes da farmácia, sempre usando o sistema para auxiliar em suas tarefas. Esse curso está disponível na Universidade InovaFarma, apenas para clientes!

Curso de farmácia: Operador de Caixa

Se você deseja atuar como Operador de Caixa, vai precisar fazer o curso de gestão de farmácia voltado para a parte que ensina sobre como trabalhar no caixa de farmácia. Na Universidade InovaFarma disponibilizamos no Treinamento Operacional 1 o curso para Operador de Caixa de Farmácia, totalmente gratuito para clientes.

Nesse curso, o profissional aprende na prática, com vídeos curtos, como finalizar vendas, mudar a forma de pagamento, fazer conferência de caixa, trabalhar com movimentações financeiras e tudo que envolve a função do caixa de drogaria. As aulas são dividas em: Básico, Prático e Avançado, sempre mostrando como fazer dentro do próprio sistema da farmácia.  

Curso de farmácia: Farmacêutico

Já aconteceu de ficar com dúvidas na hora de enviar o arquivo para o SNGPC? Isso é muito comum de acontecer, e justamente pensando nisso que a Universidade InovaFarma tem o curso de Farmacêutico, que mostra na prática como o profissional farmacêutico usa o sistema para ficar em dia com a ANVISA!

Além disso, no curso de gestão de farmácia com ênfase para farmacêutico, você também aprende diversos conceitos úteis na hora da dispensação de medicamentos, classes terapêuticas, substâncias, como dar entrada de notas de controlados, dicas para evitar o retorno do arquivo SNGPC e muito mais.

Curso de gestão de farmácias e drogarias: Administrativo

Em conjunto com os treinamentos operacionais, ou seja, aqueles que ensinam como fazer na prática as atividades na rotina da sua loja, é preciso investir em cursos e capacitações que ensinem o lado mais teórico, como planejamento financeiro e administrativo.

Nesse ponto, a Universidade InovaFarma também prepara os colaboradores que desejam atuar em funções gerenciais, como precificar produtos, realizar operações financeiras e analisar indicadores de resultados, tudo feito dentro do sistema da farmácia, passo a passo, ensinado em vídeo aulas.  

Alguns desses curso de gestão de farmácia e drogaria estão disponíveis gratuitamente para todos, como o curso de Rotinas Administrativas:

Confira os demais cursos oferecidos exclusivamente aos clientes InovaFarma pela Universidade InovaFarma:

Curso de gestão de farmácias e drogarias: Compras

Um dos departamentos mais importantes da farmácia, é, sem dúvida, o departamento de compras. Pois, se não há produtos, não há vendas, certo? Repor um produto na hora certa, evitando de faltar o item na prateleira é fundamental para evitar o furo de estoque e perda de vendas.

Para evitar que isso tudo aconteça, é preciso ter um bom planejamento de compras, desde a cotação com os distribuidores farmacêuticos, realização do pedido, conferência de XLM de compra, até a colocação da etiqueta de preço. Esses pontos são abordados no curso gratuito para farmácia Blindagem de Estoque, disponível para ser assistido agora!  

Como atualizar o preço dos medicamentos

Para se aprofundar no assunto de compras, a Universidade InovaFarma oferece outros cursos complementares:

Indo além do curso de gestão de farmácias

Além da gestão administrativa da drogaria e treinamentos operacionais, também é preciso pensar em outros pontos que fazem a diferença no funcionamento da loja, como por exemplo, na divulgação da loja em redes sociais, para atrair novos clientes. Nesse ponto, a Universidade InovaFarma oferece diversos cursos e treinamentos para o gestor de drogaria:   

Curso de farmácia vantagens e desvantagens

Vantagens de fazer um curso de farmácia:

  • aprender conceitos sobre o varejo farmacêutico;
  • estar melhor preparado para atuar no ramo farmacêutico;
  • conhecer as legislações específicas para farmácias e drogarias;
  • saber como é o dia a dia no estabelecimento farmacêutico;
  • manter-se atualizado para o mercado de trabalho.   

Conclusão

Como visto nesse artigo, existem muitas opções de curso de gestão de farmácia que podem ser feitos de forma gratuita pela internet. Uma dessas opções é a Universidade InovaFarma, que oferece mais de 20 cursos e treinamentos para todas as funções dentro da sua loja!

Se você ainda não é cliente InovaFarma, fale agora mesmo com um especialista e peça sua demonstração gratuita de nossas soluções de automação e gestão para farmácias e drogarias. Se você achar melhor, chame no WhatsApp!

Quer mais conteúdo gratuito que vai te ajudar a melhorar o desempenho da sua loja? Então se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram!

Rolar para cima