Você já se pegou perguntando: quais são os tipos de clientes que podem entrar na minha loja? Realmente tem se tornado desafiador conhecer o perfil do cliente de farmácia em meio a tantos
Mas felizmente os principais tipos de clientes já foram mapeados e são basicamente os mesmos perfis que costumam adentrar nos estabelecimentos comerciais de varejo.
Sabendo do perfil do cliente de farmácia, você pode adequar o seu atendimento, mix de produtos e treinamentos para os colaboradores, afim de proporcionar uma melhor experiência para cada tipo de cliente de farmácia, resultado no aumento das vendas.
E para te mostrar quais são os principais tipos de clientes que podem entrar na sua farmácia, trouxemos esse artigo que lista os clients de farmácia e como melhor atendê-los!
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O que você quer ler primeiro?
A importância de conhecer cada tipo de cliente
Cada tipo de cliente de farmácia sempre estará mais propenso a comprar quando se sente à vontade dentro do ambiente, desde a disposição (layout), passando pelo atendimento dos colaboradores e os itens oferecidos na loja.
Todo esse conjunto forma a experiência de compra, que pode ser tão marcante para uma pessoa, que faz com que ela compre mais produtos e saia falando bem da sua loja para outras pessoas.
Vendo ainda por um outro ângulo, a epidemia do mal atendimento proporciona uma péssima experiência de compra para o consumidor e isso é fator fundamental que faz despencar as vendas da farmácia.
Por que a farmácia precisa personalizar o atendimento para cada tipo de cliente?
É muito difícil falar exatamente o que se deve fazer no momento do atendimento. Isso porque existem diversos perfis de pessoas e cada qual possui suas peculiaridades.
Felizmente, através de estudos comportamentais, pesquisadores conseguiram identificar traços característicos, que servem de norte para um bom atendimento personalizado, conforme o comportamento de cada tipo de cliente de farmácia.
Nesse cenário, se sua farmácia não estiver preparada para oferecer uma experiência de compra, pelo menos satisfatória, suas oportunidades de faturamento vão declinar.
Se você ignora a experiência de compra para cada tipo de cliente, certamente estará deixando muitas oportunidades de vendas.
Afinal, se você sua farmácia ainda não oferece um atendimento personalizado para cada tipo de cliente, a concorrência agradece!
Tipos de Cliente de Farmácia
Evidente que cada indivíduo é único e pode apresentar características peculiares na hora da compra, contudo, o ser humano tende a apresentar alguns comportamento típicos, muito semelhantes.
Tais comportamentos podem ser facilmente notados pelo atendente de farmácia na hora da venda, assim, esse colaborador pode modular o seu atendimento conforme o perfil comportamental do consumidor.
Para simplificar, apresentamos 4 principais tipos de cliente de farmácia:
- “Só estou dando uma olhadinha”;
- “Só compro se me agradar”;
- “Em busca de um presentinho”;
- “Já sei o que comprar e se não encontrar, ficarei frustrado”.
Provavelmente você já identificou ao menos algum desses listados acima. Dito isso, vamos então conhecer o tipo de comportamento que normalmente cada tipo costuma apresentar na farmácia:
Cliente de Farmácia: “Só estou dando uma olhadinha”
Esse perfil de cliente de drogaria é muito observador e costuma olha tudo na farmácia.
Além do olhar, tem o hábito de toca alguns produtos, percorre os corredores como se não quisesse nada, aparenta estar “passeando” dentro da loja sem esboçar nenhuma reação de compra.
Quando o colaborador da farmácia chega perto desse tipo de cliente, logo ele fala a conhecida frase: “Só estou dando uma olhadinha”!
Dica para atender o cliente “Só estou dando uma olhadinha”
A dica aqui para aumentar as chances de venda para esse tipo de cliente de drogaria é não perseguir e nem incomodar essa pessoa.
Pare de tentar ser pró ativo, pois esse tipo de cliente de farmácia fica extremamente incomodado quando percebe que algum colaborador está esperando sua decisão de compra.
Simplesmente aguarde até que a pessoa solicite ajuda e só assim inicie o atendimento, é o melhor a se fazer para esse tipo de comportamento do consumidor.
Em complemento, você pode deixar a farmácia com um aspecto visual atraente, por meio das técnicas de exposição de produtos e layout de loja, além de ter uma vitrine atraente.
Cliente de Farmácia: “Só compro se me agradar”
Geralmente o perfil desse tipo de cliente de drogaria apresenta um comportamento muito solícito com os colaboradores.
Normalmente esse cliente gosta muito de conversar, ouvir opiniões sobre os produtos, e às vezes precisa tocar nas mercadorias, sentir as texturas e tamanhos.
Geralmente esse consumidor ainda não tem uma decisão de compra formada e permite palpites e opiniões de terceiros.
Dica para atender cliente “Só compro se me agradar”
O atendimento na farmácia para esse tipo de cliente precisa ser mais caloroso e humanizado, no sentido de falar mais da própria pessoa do que dos produtos em si.
Busque agradar a pessoa e use bons argumentos de que ela está comprando o produto certo. Vale ressaltar sobre a necessidade do bom senso, pois a pessoa pode perceber facilmente quando a conversa está sendo fútil e orquestrada.
Cliente de Farmácia: “Em busca de um presentinho”
Muito se engana quem pensa em farmácias como sendo estabelecimentos exclusivos de saúde! Hoje esse cenário já se modificou, muito por conta da variedade do mix de produtos oferecidos.
Os consumidores já perceberam isso e procuram cada vez mais a farmácia em busca de opções de presentes, principalmente em itens da categoria de cosméticos, perfumaria, higiene pessoal e cuidados com o corpo.
Dica para atender cliente “Em busca de um presentinho”
Para esse tipo de cliente de farmácia que está em busca de um presente o sortimento de itens faz toda a diferença!
Geralmente esse tipo de cliente de drogaria entra na loja atraído por algum produto que viu na vitrine e imediatamente se dirige para a prateleira que o item está exposto.
Se não encontra o produto, logo pergunta para o colaborador da farmácia, sem fazer muita cerimônia. É objetivo e sabe o que precisa comprar.
Eventualmente, essa pessoa prefere pagar um pouco mais quando sente que o produto vai agradar a pessoa presenteada.
Se o colaborador utilizar um bom atendimento persuasivo, é capaz de lhe convencer que o produto é uma excelente opção de presente.
Assim não terá dúvidas em comprar, apesar do preço ser maior do que esperava, e aumentar até mesmo o ticket-médio da loja.
Cliente de Farmácia: “Já sei o que comprar e se não encontrar, ficarei frustrado”
Esse perfil de consumidor já sabe perfeitamente o que precisa comprar, entra decidido na farmácia.
Quando o colaborador lhe oferece mais opções ou outros produtos similares, geralmente fica incomodado. Então, assim que identificar esse perfil na farmácia, não tente forçar nenhum produto de imediato.
Procure falar apenas do item que esse tipo de cliente quer comprar e quando sentir abertura, mostre opções similares ou complementares.
Dica para atender cliente “Já sei o que comprar e se não encontrar, ficarei frustrado”
O principal problema desse tipo de pessoa é que pode ficar frustrada se não encontrar o produto que havia planejado comprar.
Por isso é tão importante evitar as rupturas de estoque. Caso não consiga o que quer, pode nunca mais voltar na farmácia e ainda fazer propaganda negativa, se tornando um “cliente detrator” (aquele que fala mal da loja para as pessoas).
O lado bom desse tipo de consumidor está no fato de geralmente não se importar com o preço do produto, desde que seja o que ele quer, contribuindo para aumentar as vendas na farmácia.
Dica extra para atender cada tipo de cliente de drogaria
Antes de qualquer atitude do colaborador da farmácia é importante identificar o comportamento da pessoa para melhor atendê-lo. Para isso, observe os seguintes pontos:
- O ideal é nunca abordar de primeira o cliente que acabou de entrar na farmácia;
- Espere alguns segundos ou até minutos e comece a reparar na forma com que a pessoa age;
- Você não precisa reparar na idade, nível de escolaridade, vestimenta ou classe social da pessoa;
- Foque em como a pessoa se comporta na loja, isso será o ponto de partida para o seu atendimento.
O propósito de conhecer melhor o comportamento das pessoas que entram na farmácia é justamente alinhar o atendimento conforme o perfil do consumidor.
A experiência de consumo para aquela pessoa será tão fantástica, que acaba criando um vínculo com a farmácia.
O resultado são clientes fidelizados que geram uma boa fatia de receita, e assim aumentar as vendas na farmácia.
Conclusão sobre cliente de farmácia
Como deu para notar existem alguns comportamentos de cliente de farmácia que são identificáveis e podem nortear o atendimento dentro da loja, afim de proporcionar uma melhor experiência de compra.
Contudo, mesmo sabendo o tipo de perfil do cliente de farmácia, você precisa contar com um bom sistema de vendas para nunca deixar o cliente esperando na fila de atendimento.
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