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Clima organizacional melhora o desempenho dos colaboradores

Você quer melhorar o desempenho dos seus colaboradores? Clima organizacional: saiba como fazer

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13 de agosto de 2019
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Com certeza você sabe dizer quais são algumas de suas necessidades e preocupações que afetam seu dia a dia. Isso reflete diretamente no seu ânimo e com será seu dia, semana e talvez os próximos meses do ano. E quando existe sentimento de preocupação, é normal suas tarefas serem menos produtivas. Se você está aborrecido...

Com certeza você sabe dizer quais são algumas de suas necessidades e preocupações que afetam seu dia a dia. Isso reflete diretamente no seu ânimo e com será seu dia, semana e talvez os próximos meses do ano. E quando existe sentimento de preocupação, é normal suas tarefas serem menos produtivas. Se você está aborrecido com alguma coisa, então tudo parece conspirar contra. Mas se está bem-humorado “de bem com a vida”, tudo que faz parece ser gratificante. Faz sentido, não é mesmo? Isso tudo faz parte do clima organizacional do seu negócio.

Você responsável ou dono de farmácia, se preocupa como seus colaboradores estão se sentindo?

Saiba que isso impacta diretamente nos seus resultados. Você pode até pensar nisso como uma bobeira. Mas se tem algo que motiva qualquer pessoa a trabalhar, isso é o clima organizacional. Ele é tão importante em qualquer empresa, que é capaz de transformar qualquer ambiente improdutivo em um lugar altamente rentável onde todos se comprometem com os resultados.

 

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Afinal, atrás e na frente do balcão existem pessoas, e pessoas são responsáveis por resultados!

Pessoas são naturalmente suscetíveis:

 

Estresse:

O esgotamento mental causado pelo excesso de trabalho, obrigações, prazos e metas que parecem inalcançáveis são os principais causadores do estresse no âmbito profissional. Outros fatores externos, como problemas de família, complicações de saúde, falta de lazer e uma vida desequilibrada, também contribuem para o estresse. O profissional estressado impacta negativamente em todos os outros profissionais da empresa, além de promover um ambiente desagradável para o desempenho das atividades corriqueiras.

Resistentes a mudança:

Quando a rotina de trabalho do profissional é alterada, pode causar desconforto e reduzir a produtividade. Por exemplo: o gestor troca o horário de plantão da farmacêutica. Porém esse novo horário impede essa pessoa de buscar o filho pequeno na escola, gerando um desconforto emocional. Esse profissional já não mais desempenhará sua função com o mesmo desempenho de antes. Até mesmo quando a mudança é positiva para o negócio o profissional tende a ficar receoso se sua rotina é alterada. Como no caso da troca do sistema da farmácia, o profissional é forçado a sair da sua zona de conforto e aprender como usar o novo sistema.

Precisam de liderança:

Profissionais que estão contribuindo e participando de um propósito, se sentem úteis e geram mais engajamento no desempenho das atividades. A liderança deve ser muito bem definida dentro da farmácia ou qualquer outra empresa. O gestor deve nortear os colaboradores. Mas tenha cuidado! Não confunda liderança com autoritarismo. Líder estimula as pessoas a darem o melhor de si, ao invés de cobrar resultados a todo custo.

Precisam ser motivadas:

Existem diferentes perfis de colaboradores, cada qual lida com as situações que ocorrem na empresa de uma forma peculiar. Mas é unânime que a motivação causa um efeito poderoso em qualquer perfil de profissional, fazendo-o contornar dificuldades com mais ânimo. A motivação externa, aquela feita pelo gestor, é muitas vezes confundida apenas com estimulo financeiro. Porém a motivação deve partir do próprio colaborador. É ele quem deve encontrar o real motivo de fazer parte da equipe. O gestor pode e deve auxiliar nesse processo, através do diálogo e empatia.

 

O clima organizacional traz estudos e técnicas que auxiliam o gestor a contornar cada uma dessas situações e proporcionar o bom relacionamento entre os colaboradores e a empresa. Muitas vezes o gestor atua mesmo como uma espécie de “moderador de emoções”.

 

O que deve ser feito para manter um bom clima organizacional na farmácia?

Invista pesado na comunicação interna [isso não vai custar nada!]

Para que todos estejam comprometidos com o resultado, nada mais sensato de que todos saibam quais são os resultados que devem ser atingidos. É comum a comunicação do gestor com sua equipe falhar – alguém sempre fica às escuras. Como dono de farmácia ou gestor deixe claro as metas do mês, do ano, como se espera atingi-las. Caso seja cumprida, se haverá um bônus ou premiação. De preferência deixe em algum local visível para todos que trabalham na farmácia. Mas evite expor isso ao público; a copa, o ambiente do café, o local dos armários são bons lugares que todos os colaboradores passam ao menos uma vez no dia.

Um outro ponto da comunicação interna é referente a própria comunicação com o cliente. É importante conversar com a equipe e definir muito bem até onde cada um pode ir. O que isso quer dizer? Por exemplo: se o farmacêutico libera um desconto adicional em uma venda para um cliente, o gestor não pode desautorizar em público esse profissional. Isso causa constrangimento, prejudica a imagem da farmácia, afasta o cliente e arranha o clima organizacional. Essa situação pode ser evitada com a prática da comunicação interna.

 

Cultive o clima amigável e promova a união da equipe

Lidar com diferentes tipos de pessoas todos os dias não é uma das tarefas mais fáceis (ainda mais o público de farmácia). Em geral são pessoas que estão passando por problemas de saúde e querem o alívio imediato. Isso exige uma farmácia com profissionais preparados. O balconista tem que poder contar com o farmacêutico para sanar uma dúvida. O farmacêutico depende do estoquista para manter o estoque sem ruptura. O estoquista precisa do apoio do gerente para negociações de compra. O gerente conta com o entregador para manter as entregas em dia e não decepcionar os clientes. E assim por diante.

Agora imagine se não existir a cooperação de todos esses profissionais? Entendeu porque é necessário que os colaboradores apoiem uns aos outros? E como fazer isso? Através do gerenciamento de conflitos, inteligência emocional para lidar com situação difíceis, estando aberto ao diálogo e mostrando parceria. Isso cria um senso de união coletiva. O que acaba promovendo a parceria de um profissional com o outro, e todos saem ganhando.

A gestão do clima organizacional é um importante instrumento para monitor e manter o bom comportamento das relações humanas dentro das empresas. A farmácia que quer determinar o seu crescimento no mercado deve investir no bem-estar dos seus colaboradores. Através da qualidade do ambiente, comunicação, liderança é possível ajustar as atitudes das pessoas que influenciam o tratamento do cliente, comprometimento com os resultados e motivação para desempenhar melhor suas atividades do dia.

Lucas Sabadini

Analista de Conteúdo em INOVAFARMA
Bacharel em Engenharia da Computação pela UNIFEV/SP, realizou intercambio na Kaplan International Portland/USA. Entusiasta de tecnologia, atualmente é Analista de Conteúdo na Precisão Sistemas. Desenvolve conteúdo áudio/visual e copywriting/SEO em marketing digital.
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