Como influenciar a decisão de compra dos consumidores com a iluminação de loja

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Você tem a impressão de que sua farmácia anda meio vazia ultimamente? As pessoas estão deixando de entrar no seu estabelecimento e preferindo a concorrência? Talvez o problema não está no preço dos produtos e nem no atendimento praticado pelos colaboradores. Existem as chamadas “barreiras invisíveis” que atuam diretamente no subconsciente das pessoas, fazendo-as não querer entrar em algum ambiente. A iluminação de loja e a organização do local são um bom exemplo disso.

Estudos revelam que bem mais que 90% do que chega até nosso cérebro é puramente visual. E não é para menos, nosso nervo óptico chega a ter 1 milhão de fibras nervosas. Isso traduzido quer dizer que a atenção das pessoas é capturada pelo que elas estão vendo no momento. Mas o que isso tem a ver com as vendas da sua farmácia?

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Sabendo disso tudo, você ainda acha que as pessoas vão ser atraídas por uma fachada feia, sem vida, com cores “mortas”, que possuem degraus que dificultam o acesso, vitrines mal iluminadas e descuidadas? Se mesmo assim algumas pessoas entrarem nesse ambiente, vão se sentir desconfortáveis num ambiente escuro, desorganizado, estreito, mal pensado. Vão logo perder a paciência pois não entendem a arrumação das prateleiras e a confusão dos corredores.

Toda essa “atmosfera” proporciona uma experiencia horrível para os clientes. Muitas vezes em nível subconsciente, isto é, as pessoas ficam incomodadas e nem sabem explicar o porquê. Você tem que entender que as vendas do seu negócio estão ligadas diretamente com o visual, cores, iluminação, música, cheiro e organização do ambiente. Tudo isso são pequenos detalhes que quando bem planejados criam um apelo emocional tão poderoso nas pessoas, que as fazem consumir bem mais do que estavam dispostas inicialmente.

Como dever ser a iluminação na farmácia?

Pesquisas do varejo apontam que 80% das compras (principalmente no setor alimentício) são feitas por impulso. Esse tipo de compra é decidida no próprio local. E o que motiva o consumidor a levar um produto por impulso? Como você já sabe, a visão é o principal fator que estimula as compras. Logo, você tem que se preocupar com a iluminação da sua farmácia!

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Sabia que ao envelhecer o cristalino (a lente dos olhos) vai ficando amarelado? Isso quer dizer que um cliente com 50 anos de idade enxerga os produtos de uma forma bem diferente do que um cliente de 25 anos. E tem mais: os olhos das pessoas idosas absorvem cerca de 20% menos luz.

Agora pare e reflita um pouco: Você não dá a mínima importância para os aspectos de iluminação da farmácia, porém sua estratégia de vendas está direcionada ao público idoso. Percebe porque você não está conseguindo faturar o que projetou? Evidente que a iluminação por si só não pode ser a única responsabilizada pelo fracasso de vendas, mas é sim um excelente parâmetro para mensuração.

O que pode estar muito bem iluminado para um jovem, provavelmente está escuro para pessoas mais velhas. E um produto só pode ser comprado, se ele é visto. Bem óbvio, não é verdade? Mas não é só isso. Outro aspecto muito importante da iluminação, ainda mais em estabelecimento de saúde, como no caso de farmácias e drogarias, é a sensação de limpeza. Um local com boa iluminação traz a percepção de estar limpo. E claro, quem não quer estar em um lugar assim?

A iluminação é parte de um jogo de sedução que o produto faz com o cliente. Em um ambiente fechado e controlado, as lâmpadas devem ser posicionadas estrategicamente para darem visibilidade aos produtos mais rentáveis da farmácia. Já existem muitas opções no mercado de prateleiras e gôndolas com iluminação artificial embutida. Isso dá um maior destaque nos produtos expostos. Assim como os produtos devem receber boa luminosidade, os corredores também devem ter boa luz.

Qual lâmpada utilizar no ambiente?

A tecnologia das lâmpadas evoluiu muito durante os anos, desde as primeiras lâmpadas de filamento, passando pelas fluorescentes e as atuais lâmpadas de LED. Sem dúvida, prefira utilizar as lâmpadas de LED. Elas podem até ser um pouco mais caras, porém economizam mais energia e esquentam menos.

Em hospitais e comércios, locais que exigem grande luminosidade, são largamente utilizadas as lâmpadas de LED Branca Frio. Porém, no mercado você também encontra as seguintes variações do modelo:

Variações de Lâmpadas LED

Tipo de Branco Temperatura Descrição
Branco Quente 2700-3500 Kelvin  A luz é semelhante as lâmpadas antigas bulbo com filamento incandescente
Branco Neutro 4000-4500 Kelvin A luz é parecida com as lâmpadas Halógenas com filamento de tungstênio contido em um gás.
Branco “Luz do Dia” 5000-6000 Kelvin  Imita muito bem a luz do “sol do meio dia”.
Branco Firo 6000-7000 Kelvin A luz é semelhante as lâmpadas fluorescentes de alta potência.

Dica importante:

Não use lâmpadas fluorescentes! Esse tipo de tecnologia produz uma luz que prejudica a visualização de diversos tipos de produtos, modificando a percepção das cores das embalagens. Um bom exemplo disso são as maquiagens. Quando submetidas a luz fluorescente, o tom na pele e a cor estampada pelo fabricante na embalagem não são os mesmos. Esse efeito é causado pela distorção que a luz provoca na composição do produto. Ou seja, quando o cliente aplicar o produto na pele, a cor será totalmente diferente do que a cor vista na caixa.

Dica rápida:

Na vitrine da farmácia preferia utilizar lâmpadas focais, aquelas que direcionam a luz em uma direção. Isso faz com que o produto exposto seja valorizado aos olhos de quem passa pela calçada, despertando o interesse pelo consumo.

A falsa economia de dinheiro

Existem donos de farmácia que utilizam a luz solar para economizar energia. A estratégia está em colocar em alguns pontos do teto telhas transparentes, que permitem a penetração de luz natural. Isso até funciona na questão do racionamento elétrico, porém a intensidade da luz solar não é mesma na farmácia durante todo o dia.

Em algum momento, alguma parte da farmácia poderá ficar “mal iluminada”. E também existe o problema de a luz solar ser “quente”. O ideal é manter uma iluminação mais branca e fria possível, pois isso permite um protagonismo maior dos produtos expostos.

Tem ainda proprietários de farmácias que simplesmente não deixam todas as lâmpadas acessas. Já entrou em algum lugar que para cada lâmpada ligada, havia uma lâmpada desligada? Duas coisas acontecem nesse tipo de situação: primeiro que o ambiente vai sim ficar mal iluminado, e a segunda é que os clientes vão ter a sensação que a farmácia está em dificuldade financeira.

“Farmácias escuras que economizam luz, criando uma atmosfera que desestimula o consumo, estão na verdade economizando oportunidades de vendas!”


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Lucas Sabadini
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