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Veja como sua farmácia pode lucrar de verdade nos períodos do ano com alta temporada!

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Em praticamente qualquer empresa, independente do ramo de atividade, sempre vai existir a alta temporada e a baixa temporada. Isso porquê os empresários estão expostos à várias situações externas, como por exemplo as variâncias da economia, períodos de queda no consumo, incertezas nas vendas, alterações de políticas de impostos e outros fatores que sempre vão acontecer.

No caso das farmácias e drogarias uma coisa é certa: sempre haverá períodos de turbulência nas vendas! A forma com que cada dono ou gestor desses estabelecimentos lida com a situação é que fará a diferença. No Brasil, segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de cada 4 novas empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência.

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Isso se dá justamente por falta de planejamento, e quando chega os períodos sazonais essas empresas não estão devidamente preparadas para passar por turbulências em seu financeiro. Principalmente se levarmos em consideração as burocracias governamentais no tocante a regulamentação sanitária de medicamentos, tornando a gestão ainda mais penosa e onerosa para o empresário.

Do outro lado da moeda, existem períodos que as vendas explodem e acontecem com mais frequência, como na alta temporada de férias. Nesse caso muitas farmácias deixam de lucrar rios de dinheiro simplesmente porque não se anteciparam para a data e mantém a mesma rotina de compra e quadro de funcionários, ocasionando furo de estoque e insatisfação dos consumidores na demora do atendimento.

Acompanhe nossa lista de datas sazonais durante o ano para sua farmácia ficar preparada!

Janeiro, Fevereiro e Março: Férias, calor e carnaval!

No Brasil uma coisa é certa: todo ano as pessoas esperam ansiosamente para pular carnaval – pelo menos boa parte delas! Oficialmente nos dias 24 e 25 de fevereiro, segunda e terça. Nesse primeiro trimestre é considerado alta temporada, pois grande parte das pessoas estão de férias dos seus empregos e buscam opções de lazer. Também nessa época do ano o verão está no seu auge o que faz despertar o interesse por destinos com praias e clubes.

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Nesse contexto as farmácias litorâneas são as mais beneficiadas. A procura por filtros solares, protetores, bronzeadores, cremes hidratantes, desodorantes, costumam disparar absurdamente. Por isso a importância de ter em estoque quantidades elevadas desses produtos. E como esses produtos não possuem PMC (Preço Máximo ao Consumidor), a farmácia pode trabalhar boas margens de lucros, e explorar boas ações marketing com promoções e ofertas. Por exemplo: na compra de 2 protetores solares o terceiro sai com 50% de desconto.

Coladinho com janeiro logo vêm as festas carnavalescas e o turismo explode de foliões. Preservativos, medicamentos para combater ressacas e mal-estar possuem ótima saída nessa data. Aqui vale fazer uma ressalta: tome cuidado com os kit de medicamentos, muito comuns nessa época. Eles são proibidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sua fiscalização é mais rigorosa nas altas temporadas de vendas.

Como diria Tom Jobim, Março encerra o verão com suas águas! Esse mês é a transição da alta temporada para o período de baixa nas vendas. As pessoas começam a voltar para sua rotina atual e o ano definitivamente começa “para valer” no país do futebol! É hora da farmácia contabilizar tudo que lucrou “a mais” com o verão e “queimar” os excessos dos estoques de produtos que saem mais somente no calor. Claro que existem regiões do país que a queda do consumo é mais acentuado do que em outras. Um bom exemplo são as praias nordestinas, onde o calor é intenso o ano inteiro. Porém mais ao sul as temperaturas já começam a despencar, afugentando os turistas.

Abril, Maio e Junho: Feriados prolongados, mês das mulheres e festa junina!

No segundo trimestre do ano as vendas já estão desaceleradas em boa parte das farmácias por todo o país. Mas ainda sim existem datas pontuais que podem ser muito bem aproveitadas pelo comércio varejista de forma geral. A Páscoa (feriado religioso) sempre se dá após 40 dias da quarta-feira de cinzas do carnaval, e geralmente “cai” no final de março até meados de Abril.

No ano de 2020 será em 10 de Abril, em plena sexta-feira. Isso quer dizer que haverá feriado prolongado no mês. No dia 21 de Abril, uma terça-feira, haverá feriado nacional de Tiradentes. Logo no primeiro dia de Maio, feriado do Dia do Trabalho, será uma sexta-feira, e novamente uma outra oportunidade para viagens. E ainda no dia 11 junho (quinta-feira) será feriado religioso de Corpus Christi.

As pessoas então tendem a viajar para reencontrar parentes, isso é uma ótima oportunidade para a farmácia sempre vender mais além do esperado para o mês. Mas vender o quê? Bem, pense um pouco fora da caixa! Se as pessoas estão viajando para algum lugar, nesse local têm acesso fácil à medicamentos essências? Então faça seu consumidor levar uma “farmacinha” junto! Vão viajar para a praia? Venda protetores e bronzeadores! Mas seus consumidores vão para um lugar mais frio? Venda antigripais e analgésicos. Tudo vai depender como sua ação de marketing explora da forma correta a temática da data.

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Não se esqueça que em Maio é um mês destinado as mulheres. No segundo domingo é comemorado o Dia das Mães, segunda data mais importante para o comércio, depois do Natal. Sua farmácia pode promover ações para que os filhos, esposos e namorados presentem as mulheres com perfumes, cremes hidratantes, esmaltes, esfoliantes, enfim, toda a categoria de perfumaria e correlatos pode ser muito bem trabalhada nessa data. Ah, antes disso em 8 de Março é o Dia Internacional das Mulheres, também cabe alguma ação específica!

Em Junho o clima mais friozinho é predominando em boa parte do país. As baixas de temperatura vão atrair as pessoas para sua farmácia em busca de medicamentos para gripe, tosse e resfriados. Em muitas partes do Brasil o clima mais ceco se acentua, é o período em que mais aparece doenças respiratórias. Crianças e pessoas mais idosas sempre são os mais prejudicados, então o aumento por medicamentos para esses públicos será notório, esteja preparado! E claro, não se esqueça da temática do mês: as Festas Juninas! Nesse mês também ocorre o Junho Vermelho, que é uma campanha para doação de sangue para os hemocentros. É uma excelente ação que sua farmácia pode participar.

Julho, Agosto e Setembro: Queda das temperaturas, férias escolares e Independência!

Em Julho existe uma crescente no turismo muito por conta das férias escolares dos pequenos. Ainda sim não é nada que se compare com a alta temporada do verão, mas já proporciona um bom “burburinho” nas vendas. Uma ação interessante para sua farmácia aproveitar o momento pode ser incentivar as mães a cuidar dos filhos antes da volta às aulas, como sugestão para produtos de combate a piolhos e também antissépticos para ralados e machucados.

Agosto ainda predomina o frio em boa parte do país. O que costuma levantar as vendas sem dúvida é o segundo domingo do mês, onde se comemora o Dia dos País, e pode sim ser mais uma oportunidade para sua farmácia realizar uma ação específica para esse dia.

Em Setembro o clima já começa ligeiramente mudar para o calor. Logo no começo do mês mais um feriado nacional: 7 de Setembro Dia da Independência do Brasil, que será numa segunda-feira. Também nesse mês ocorre a campanha de conscientização para um trânsito mais seguro, o Setembro Amarelo.

Outubro, Novembro e Dezembro: Black Friday, Décimo Terceiro e Natal!

O último trimestre do ano dá início a alta temporada de vendas! Já no começo de Outubro no dia 12, uma segunda-feira será feriado nacional religioso de Nossa Senhora. Outro feriado prolongado! Mas também se comemora o Dia das Crianças. Os pais sempre buscam presentes nessa data, então para farmácias do modelo Drugstore que possuem mais artigos, pode ser uma ótima oportunidade. A conscientização do câncer de mama ocorre no Outubro Rosa, e sua farmácia deve pensar em alguma ação específica para as mulheres e com isso proporcionar mais vendas.

Em Novembro o calor já dá o “ar das graças” e as pessoas já estão no clima de fim de ano. Além do mais tem mais um feriado nacional prolongado: dia 02 (segunda-feira) é Finados, então venda muitas flores e velas se sua farmácia trabalha com esses artigos. E na última sexta-feira do mês, dia 27 ocorre a Black Friday, que já é uma data consolidada no varejo e movimenta milhões em vendas. Sua farmácia deve ter boas estratégias e descontos para esse marco do comércio. E não se esqueça do Novembro Azul que promove a conscientização sobre o exame da próstata.

Em Dezembro as pessoas já começam a desacelerar no trabalho e estão pensando nas festas de fim de ano, planejando as férias e começando a lotar as praias, clubes e hotéis. O Natal (data religiosa) sempre no dia 25 cairá em 2020 na sexta-feira, e adivinha: mais um feriado prolongado! Com o pagamento do Décimo Terceiro salário as pessoas estão com dinheiro na mão e muito propensa a comprarem, é um ótimo período para fechar vendas!

Sazonalidade: a “montanha-russa” do empresário!

Como você já percebeu a trajetória da farmácia dificilmente será linear, isto é, irá sempre se assemelhar a uma “montanha russa”, com altos e baixos. O verdadeiro segredo está em aproveitar o máximo o embalo quando a farmácia está “em cima” das vendas para quando estiver embaixo se manter no mercado.

Se você já tiver isso em mente, sabe de prontidão que é extremamente importante que sua empresa tenha um calendário pré-fixado com as principais datas que alteram a normalidade das vendas. Isso proporciona uma clareza nas ações que a farmácia deve tomar antemão para não correr riscos nos períodos de baixa e aproveitar muito bem as vendas nos períodos de alta.

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