fbpx
Como organizar medicamentos na farmácia de forma simples e prática

Como organizar medicamentos na farmácia e drogaria de forma prática e simples

Saber como organizar medicamentos na farmácia é uma tarefa importante para garantir a visibilidade dos produtos, ter mais segurança para os pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.

Mas aí você se pergunta: por onde começar a organizar medicamentos na farmácia? Justamente para te ajudar nessa tarefa, o Blog InovaFarma trouxe várias dicas de como organizar medicamentos na prateleira. Continue a leitura para saber!

Além de saber como organizar medicamentos na farmácia, você também deve saber:

Venda medicamentos na internet com o sistema InovaFarma

>> 9 pontos de atenção na hora de montar um planograma de farmácia

>> Guia Completo: como fazer a exposição de produtos na farmácia

>> O que fazer para definir o mix de produtos ideal para farmácia e drogaria

Classifique os medicamentos por tipo

Quando falamos de tipos de medicamentos podem haver diversos tipos de interpretações, porém, sob a ótica do consumidor e da legislação sanitária, é preciso, primeiro, separar por tipo de classificação de risco, como por exemplo:

  • Medicamentos que podem ficar ao alcance dos consumidores;
  • Medicamentos que precisam ficar atrás do balcão de atendimento; e
  • Medicamentos que precisam ficar trancados.

Medicamentos que podem ficar ao alcance dos consumidores

Nesse grupo de medicamentos, são todos aqueles Isentos de Prescrição, ou seja, que não precisam de receita médica para serem dispensados.

Por se tratar de medicamentos bom baixo risco ao consumidor, podem ficar ao alcance, isto é, o próprio consumidor pode pegar na prateleira, colocar na cesta e pagar no caixa da farmácia.

Como saber se o medicamento é isento de prescrição?

Na própria embalagem do medicamento você consegue identificar se o mesmo precisa de receita ou não. Normalmente, todo medicamento que necessita de receita, seja ela retida na farmácia ou sob notificação especial, apresenta uma tarja, que pode ser vermelha ou preta.

Como organizar medicamentos na prateleira - tipos de tarjas

Aqui vale uma ressalta, existe a tarja amarela, muito comum em vários medicamentos, entretanto, a tarja amarela indica que o medicamento é um genérico. Porém, mesmo sendo um genérico, o medicamento pode precisar de receita para ser dispensado.

Então, nesse caso, é necessário que o farmacêutico faça a verificação se o mesmo é isento ou não de prescrição, através da substância presente no medicamento.

Como organizar medicamentos na prateleira

Principais medicamentos que podem ficar ao alcance dos consumidores:

  • Antitérmicos (abaixam a febre como Dipirona);
  • Analgésicos (aliviam a dor, como o Paracetamol e o Ibuprofeno);
  • Antiácidos (aliviam queimação, acidez estomacal, como sal de fruta Eno);
  • Anti-Inflamatórios (reduzem a inflamação, como o Diclofenaco e o Naproxeno);
  • Antigripais (como Apracur e Benegripe);
  • Expectorantes (como por exemplo Xaropes);
  • Antialérgicos: (tratam reações alérgicas, como a Loratadina e a Cetirizina);
  • Protetores Dermatológicos;
  • Vitaminas.

Lembrando, que alguns desses medicamentos, ainda sim, precisam de receita, entretanto, em sua maioria, são isentos de prescrição médica.

Como organizar medicamentos na prateleira: Por Cores

A visão é a principal forma de chamar atenção dos consumidores, sendo assim, organizar medicamentos por cores é uma ótima forma de facilitar para que o consumidor encontre o medicamento que está procurando. Mas como fazer isso?

Uma ideia simples é definir para cada tipo de medicamento uma cor específica no mobiliário. Já existe no mercado móveis com cores pré-definidas, prontas para expor os medicamentos já separados. No exemplo abaixo, podemos notar a divisão dos medicamentos pelas cores:

Como organizar medicamentos na prateleira: Por Cores
  • AZUL CLARO: Gripe e Alergia (Antialérgicos + Antigripais + Expectorantes
  • VERMELHO: Dor e Febre (Analgésicos + Anti-Inflamatórios + Antitérmicos)
  • AMARELO: Sistema Digestivo (Antiácidos)
  • AZUL ESCURO: Primeiros Socorros (curativos, soros, bandanas, talas, etc)
  • ROXO: Vitaminas e Suplementos
Como organizar medicamentos na prateleira - exemplo por cores
Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia por cores

E se você não deseja investir em um novo mobiliário, pode optar por reformular o seu mobiliário atual, seguinte uma ordem de cor, conforme o exemplo que citamos.

Ainda assim, se não houve recurso suficiente para tais adequações para organizar medicamentos na farmácia por cor, você pode apenas colocar um adesivo com a cor respectiva do tipo de medicamento.

Kit de Materiais e Conteúdos para Organizar a farmácia

Como organizar medicamentos na prateleira: Por Marca

A organização dos medicamentos por marca é fundamental para aumentar o ticket-médio da loja, uma vez que os consumidores percebem primeiro os produtos que estão expostos na altura dos olhos, chamado também de “ponto de pega” que fica entre 1,2m a 1,6m do chão.

Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia por marca

Nessa faixa de altura, é recomendado expor os produtos líderes do segmento, ou seja, os medicamentos “mais famosos” que são lembrados pelos consumidores. Normalmente são aqueles medicamentos que possuem ampla divulgação na mídia, como propagandas em TV.

O consumidor sempre lembra da marca, e logo procura pela mesma na farmácia, então, coloque as marcar líderes de mercado nas prateleiras em uma altura entre 1,2m até no máximo 1,6m, de modo que fique bem na visão do consumidor.

Logo abaixo de 1,2m você deve expor as marcas intermediárias, que são eventualmente uma segunda opção do consumidor, seja pelo menor preço ou preferência de consumo.

As marcas “mais baratas” devem ficar sempre abaixo no “ponto de pega”, para não estimular o consumidor a leva-las para casa, visto que são bem menos lucrativas para a farmácia.

Isso não é uma regra, vai depender muito da região da farmácia, o recomendado é rodar a classificação de estoque no seu sistema, para saber quais são os produtos mais vendidos da sua loja. Com essa informação em mãos, você deve expor esses itens na visão do consumidor.

Como organizar medicamentos na prateleira: Por embalagem

Outra boa opção de como organizar medicamentos na farmácia é através da embalagem do medicamento. Basicamente, o consumidor encontra os seguintes formatos de embalagens:

  • caixa;
  • ampola;
  • frasco;
  • cartela (blíster); e
  • bisnaga.

Cada embalagem tem dimensões, tamanhos e alturas bem diferentes, tudo isso impacta diretamente na sua exposição na hora de colocar na prateleira. Por exemplo, os medicamentos em cartela precisam ser expostos em moveis específicos, como cestões.

Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia por embalagem

Já no caso dos medicamentos que vêm dentro de caixas ou frascos, elas podem ficar expostas em prateleiras comuns, entretanto, é preciso que seu rótulo esteja sempre de frente para o consumidor e a caixa sempre fique “de pé” (na vertical).  

Falando em rótulo, uma é preciso mencionar a iluminação da loja, pois, um ambiente escuro vai dificultar que o consumidor enxergue as informações do produto, o que é um impeditivo na hora da compra. O Blog InovaFarma já explicou quais são as melhores opções de iluminação para farmácia, vale a pena dar uma conferida nesse conteúdo!

Exemplo de medicamentos organizados

Também é muito comum encontrar drogarias que usam cestões para expor medicamentos em caixas, essa estratégia faz sentido para produtos “iscas”, “queima de estoque” e ofertas, conhecido como “cestão de ofertas”, e deve sempre ficar na frente da farmácia, logo na entrada, para que o consumidor veja do lado de fora.

Esse tipo de exposição em “cestões de ofertas” precisa ter um preço que desperte a atenção dos passantes do lado de fora da farmácia, para que funcione. O objetivo principal é atrair o consumidor para dentro da sua loja.

Como organizar medicamentos na farmácia no cestão de ofertas

Lembrando que, é possível (e recomendado) juntar a exposição por cor, marca e embalagem, assim você tonar mais clara para o consumidor a categoria do produto e destaca qual produto deseja que seja mais vendido.  

Medicamentos que precisam ficar atrás do balcão de atendimento

Como já visto anteriormente, todo medicamento tarjado (vermelho ou preto) não pode ficar ao alcance dos consumidores. Esses medicamentos apresentam risco elevado para o paciente, quando administrados de forma incorreta, dessa forma, precisam de prescrição e orientação do farmacêutico.

Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia atrás do balcão

Principais medicamentos que devem ficar fora do alcance dos consumidores

  • Antibióticos: (combatem infecções causadas por bactérias, como a Amoxicilina e a Azitromicina);
  • Antidepressivos: (ajudam a tratar a depressão, como a Fluoxetina e a Sertralina);
  • Anticonvulsivantes: (controlam convulsões e epilepsia, como o Ácido Valpróico e a Carbamazepina);

Os medicamentos tarja preta, ainda precisam ficar guardados e trancados em um local específico dentro da farmácia, popularmente conhecido como “armarinho”. A Portaria 344/98 traz todas as substâncias que devem ficar nesse local, abaixo você pode conferir a lista na íntegra:

Como organizar medicamentos na prateleira (atrás do balcão)

Temperatura e umidade

É muito importante que o responsável técnico certifique-se de armazenar os medicamentos que possuem controle de acordo com as recomendações do fabricante.

Alguns destes medicamentos precisam ser armazenados em temperatura ambiente, enquanto que outros precisam ser refrigerados.

A umidade também pode afetar a estabilidade dos medicamentos, portanto, é importante armazená-los em locais secos e protegidos da luz.

Use etiquetas claras e informativas

Para facilitar na hora da dispensação, e ganhar tempo, uma boa prática é organizar os medicamentos na prateleira por etiqueta. Busque etiquetar cada prateleira, gaveta ou caixa com o nome do medicamento e sua categoria. Isso ajuda a identificar rapidamente onde cada medicamento está localizado.

Verifique a data de validade

Pode acontecer de muitos medicamentos sob prescrição não terem tanta saída como os medicamentos isentos de prescrição, por isso é sempre importante redobrara a atenção e verificar regularmente a data de validade dos medicamentos.

Aqueles que estiverem vencidos, devem ser descartados em local adequado. Essa prática contribui para evitar o uso de medicamentos ineficazes ou potencialmente prejudiciais.

Como fazer o Controle de Estoque

Como você notou, as dicas de como organizar medicamentos na farmácia para aqueles que possuem controle de receituário, também são válidos para os medicamentos isentos de prescrição.

Conclusão sobre como organizar medicamentos na farmácia

Ter uma estratégia clara de posicionamento e exposição de medicamentos na farmácia é algo indispensável para aumentar as vendas da sua loja, pois se o consumidor não encontrar o que precisa, dificilmente voltará para sua loja.

E para aqueles consumidores que estão passando pela fachada da loja, a exposição bem feita, contribui para chamar a atenção desse consumidor e fazer com ele entre na farmácia.

Bem, e para te ajudar a organizar medicamentos na farmácia, você precisa contar com um bom sistema, que classifique os itens do estoque, te ajude na impressão de etiquetas e tenha um ótimo módulo para controlar todas as entradas e saídas do estoque!

O INOVAFARMA pode te ajudar nisso e muito mais! Fale agora mesmo com um especialista ou se preferir, chame no WhatsApp para agendar sua demonstração gratuita.

Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram! Lá você encontra muito mais conteúdo sobre como organizar medicamentos na farmácia.

Rolar para cima