Como organizar medicamentos na farmácia de forma simples e prática

Como organizar medicamentos na farmácia e drogaria de forma prática e simples

Saber como organizar medicamentos na farmácia é uma tarefa importante para garantir a visibilidade dos produtos, ter mais segurança para os pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.

As prateleiras de farmácias são como o prolongamento da vitrine e devem sempre proporcionar ao cliente um contato mais próximo e estimular seu interesse nos produtos vendidos.

A forma como os produtos são apresentados nas prateleiras de farmácias influi diretamente na decisão de compra.

Aplicativo para farmácias Visão Farma

Logo, para tirar o melhor proveito do espaço, recomenda-se colocar mais itens nas prateleiras, em vez de exibir grandes quantidades de um mesmo produto.

O ideal é aproximar produtos afins (cross selling), como fraldas e lenços umedecidos, bomboniere e bebidas, e usar as áreas perto do caixa para expor pequenos produtos de conveniência ou comprados por impulso.

Mas aí você se pergunta: por onde começar a organizar medicamentos na farmácia? Justamente para te ajudar nessa tarefa, o Blog InovaFarma trouxe várias dicas de como organizar medicamentos na prateleira. Continue a leitura para saber!

Além de saber como organizar medicamentos na farmácia, você também deve saber:

>> 9 pontos de atenção na hora de montar um planograma de farmácia

>> Guia Completo: como fazer a exposição de produtos na farmácia

>> O que fazer para definir o mix de produtos ideal para farmácia e drogaria

Classifique os medicamentos por tipo

Quando falamos de tipos de medicamentos podem haver diversos tipos de interpretações, porém, sob a ótica do consumidor e da legislação sanitária, é preciso, primeiro, separar por tipo de classificação de risco, como por exemplo:

  • Medicamentos que podem ficar ao alcance dos consumidores;
  • Medicamentos que precisam ficar atrás do balcão de atendimento; e
  • Medicamentos que precisam ficar trancados.

Medicamentos que podem ficar ao alcance dos consumidores

Nesse grupo de medicamentos, são todos aqueles Isentos de Prescrição, ou seja, que não precisam de receita médica para serem dispensados.

Por se tratar de medicamentos bom baixo risco ao consumidor, podem ficar ao alcance, isto é, o próprio consumidor pode pegar na prateleira, colocar na cesta e pagar no caixa da farmácia.

Como saber se o medicamento é isento de prescrição?

Na própria embalagem do medicamento você consegue identificar se o mesmo precisa de receita ou não. Normalmente, todo medicamento que necessita de receita, seja ela retida na farmácia ou sob notificação especial, apresenta uma tarja, que pode ser vermelha ou preta.

Como organizar medicamentos na prateleira - tipos de tarjas

Aqui vale uma ressalta, existe a tarja amarela, muito comum em vários medicamentos, entretanto, a tarja amarela indica que o medicamento é um genérico. Porém, mesmo sendo um genérico, o medicamento pode precisar de receita para ser dispensado.

Então, nesse caso, é necessário que o farmacêutico faça a verificação se o mesmo é isento ou não de prescrição, através da substância presente no medicamento.

Como organizar medicamentos na prateleira

Principais medicamentos que podem ficar ao alcance dos consumidores:

  • Antitérmicos (abaixam a febre como Dipirona);
  • Analgésicos (aliviam a dor, como o Paracetamol e o Ibuprofeno);
  • Antiácidos (aliviam queimação, acidez estomacal, como sal de fruta Eno);
  • Anti-Inflamatórios (reduzem a inflamação, como o Diclofenaco e o Naproxeno);
  • Antigripais (como Apracur e Benegripe);
  • Expectorantes (como por exemplo Xaropes);
  • Antialérgicos: (tratam reações alérgicas, como a Loratadina e a Cetirizina);
  • Protetores Dermatológicos;
  • Vitaminas.
Controle Financeiro

Lembrando, que alguns desses medicamentos, ainda sim, precisam de receita, entretanto, em sua maioria, são isentos de prescrição médica.

Como organizar medicamentos na prateleira: Por Cores

A visão é a principal forma de chamar atenção dos consumidores, sendo assim, organizar medicamentos por cores é uma ótima forma de facilitar para que o consumidor encontre o medicamento que está procurando. Mas como fazer isso?

Uma ideia simples é definir para cada tipo de medicamento uma cor específica no mobiliário.

Já existe no mercado móveis com cores pré-definidas, prontas para expor os medicamentos já separados. No exemplo abaixo, podemos notar a divisão dos medicamentos pelas cores:

Como organizar medicamentos na prateleira: Por Cores
  • AZUL CLARO: Gripe e Alergia (Antialérgicos + Antigripais + Expectorantes
  • VERMELHO: Dor e Febre (Analgésicos + Anti-Inflamatórios + Antitérmicos)
  • AMARELO: Sistema Digestivo (Antiácidos)
  • AZUL ESCURO: Primeiros Socorros (curativos, soros, bandanas, talas, etc)
  • ROXO: Vitaminas e Suplementos
Como organizar medicamentos na prateleira - exemplo por cores
Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia por cores

E se você não deseja investir em um novo mobiliário, pode optar por reformular o seu mobiliário atual, seguinte uma ordem de cor, conforme o exemplo que citamos.

Ainda assim, se não houve recurso suficiente para tais adequações para organizar medicamentos na farmácia por cor, você pode apenas colocar um adesivo com a cor respectiva do tipo de medicamento.

Como organizar medicamentos na farmácia: Importância das cores nas cartelas

No PDV (ponto de venda), o visual conta muito. Ele é parte do processo de compra do consumidor.  

A disposição das embalagens identificadas por cores auxilia na arrumação dos produtos nas gôndolas, de acordo com o melhor visual da farmácia.

Exemplo de exposição de produtos por cor nas prateleiras de farmácias
Exemplo de exposição de produtos por cor nas prateleiras de farmácias
Exemplo de exposição de produtos por cor em farmácias
Exemplo de exposição de produtos por cor em farmácias
Exemplo de exposição de produtos por cor em supermercado
Exemplo de exposição de produtos por cor em supermercado

A dica é: alinhe as cartelas horizontalmente pelas cores e verticalmente pelas medidas.

Como organizar medicamentos na prateleira: Por Marca

A organização dos medicamentos por marca é fundamental para aumentar o ticket-médio da loja, uma vez que os consumidores percebem primeiro os produtos que estão expostos na altura dos olhos, chamado também de “ponto de pega” que fica entre 1,2m a 1,6m do chão.

Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia por marca

Nessa faixa de altura, é recomendado expor os produtos líderes do segmento, ou seja, os medicamentos “mais famosos” que são lembrados pelos consumidores. Normalmente são aqueles medicamentos que possuem ampla divulgação na mídia, como propagandas em TV.

O consumidor sempre lembra da marca, e logo procura pela mesma na farmácia, então, coloque as marcar líderes de mercado nas prateleiras em uma altura entre 1,2m até no máximo 1,6m, de modo que fique bem na visão do consumidor.

Logo abaixo de 1,2m você deve expor as marcas intermediárias, que são eventualmente uma segunda opção do consumidor, seja pelo menor preço ou preferência de consumo.

As marcas “mais baratas” devem ficar sempre abaixo no “ponto de pega”, para não estimular o consumidor a leva-las para casa, visto que são bem menos lucrativas para a farmácia.

Isso não é uma regra, vai depender muito da região da farmácia, o recomendado é rodar a classificação de estoque no seu sistema, para saber quais são os produtos mais vendidos da sua loja.

Com essa informação em mãos, você deve expor esses itens na visão do consumidor.

Como organizar medicamentos na prateleira: Por embalagem

Outra boa opção de como organizar medicamentos na farmácia é através da embalagem do medicamento. Basicamente, o consumidor encontra os seguintes formatos de embalagens:

  • caixa;
  • ampola;
  • frasco;
  • cartela (blíster); e
  • bisnaga.

Cada embalagem tem dimensões, tamanhos e alturas bem diferentes, tudo isso impacta diretamente na sua exposição na hora de colocar na prateleira.

Por exemplo, os medicamentos em cartela precisam ser expostos em moveis específicos, como cestões.

Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia por embalagem

Já no caso dos medicamentos que vêm dentro de caixas ou frascos, elas podem ficar expostas em prateleiras comuns, entretanto, é preciso que seu rótulo esteja sempre de frente para o consumidor e a caixa sempre fique “de pé” (na vertical).  

Falando em rótulo, uma é preciso mencionar a iluminação da loja, pois, um ambiente escuro vai dificultar que o consumidor enxergue as informações do produto, o que é um impeditivo na hora da compra.

O Blog InovaFarma já explicou quais são as melhores opções de iluminação para farmácia, vale a pena dar uma conferida nesse conteúdo!

Exemplo de medicamentos organizados

Também é muito comum encontrar drogarias que usam cestões para expor medicamentos em caixas, essa estratégia faz sentido para produtos “iscas”, “queima de estoque” e ofertas, conhecido como “cestão de ofertas”, e deve sempre ficar na frente da farmácia, logo na entrada, para que o consumidor veja do lado de fora.

Esse tipo de exposição em “cestões de ofertas” precisa ter um preço que desperte a atenção dos passantes do lado de fora da farmácia, para que funcione.

O objetivo principal é atrair o consumidor para dentro da sua loja.

Como organizar medicamentos na farmácia no cestão de ofertas

Lembrando que, é possível (e recomendado) juntar a exposição por cor, marca e embalagem, assim você tonar mais clara para o consumidor a categoria do produto e destaca qual produto deseja que seja mais vendido.  

Dicas e tendências de como organizar medicamentos na prateleira de farmácia

Crie fluxos diretos dentro da farmácia, use iluminação em led branco em abundância, deixe todos os preços muito bem visíveis e acessíveis.

Outra forte tendência para lojas varejistas é a iluminação por LED.

Exemplo de farmácia com iluminação em led
Exemplo de farmácia com iluminação em led

Use esse tipo de lâmpada não só para a iluminação geral dos ambientes, mas também para foco de produtos em destaque (spot de luz).

Exemplo de spot de luz em LED
Exemplo de spot de luz em LED

Esta opção, por sua eficiência energética, é uma prática sustentável que vem crescendo muito na arquitetura de varejo farmacêutico.

Use uma iluminação focada e mais aconchegante (luz quente) para produtos de alto valor agregado (maior margem de ganho).

Tipos de iluminação para prateleiras de farmácias
Tipos de iluminação para prateleiras de farmácias

Agora se o objetivo é fazer vendas rápidas e em grande volume, construa vários espaços com pontos de vendas para expor melhor os produtos.

Invista na criação de micro ambientes dentro da loja (seções), para que o cliente tenha novas descobertas de produtos a cada momento e em espaços para experimentação de produtos (amostras grátis).

Exemplo de seção de produtos em prateleiras de farmácias
Exemplo de seção de produtos em prateleiras de farmácias
Exemplo de destaque na exposição de produtos na farmácia
Exemplo de destaque na exposição de produtos na farmácia

Uma boa dica é também investir em personalização das prateleiras de farmácias no momento do pagamento, transforme a compra do cliente em um evento, de modo que ele compre mais itens na hora do check out.

A tendência atual no varejo é a escolha de materiais sustentáveis e reaproveitáveis.

Para isso, quando pensar em substituir as prateleiras de farmácias, busque madeira de demolição, elementos de ferro reaproveitado ou com tratamento mínimo.

Substitua madeiras naturais por madeira de reflorestamento ou ainda por revestimentos vinílicos de baixo impacto produtivo.

Inclusive, você pode divulgar no marketing de sua farmácia a preocupação da loja com a sustentabilidade, sendo um bom argumento de vendas para clientes que desejam consumir somente de estabelecimentos que tenham consciência ambiental.

Crie Pontos Focais nas prateleiras de farmácias

O Ponto Focal faz uma vitrine interna da loja, por exemplo, um espaço onde se pode trabalhar com produtos, displays, fotos e recursos de projeto para atrair a atenção do público para determinada seção de produtos.

Com ele, são representados e destacados itens ou as diferentes propostas de consumo presentes nas coleções de produtos.

O espaço ocupado pelo Ponto Focal deve receber um tratamento ou acabamento que o diferencia das demais em como organizar medicamentos na prateleira de farmácia.

Pode ser uma cor, textura, material, etc. Algo que realmente faça com que atraia os olhos do cliente. Isso, somado ao tratamento diferenciado do produto, cria uma situação de destaque muito forte.

Idealmente, o ponto focal deve receber uma carga de iluminação maior, dirigida para o produto e que ajude a destacá-lo na paisagem geral. Spots direcionados de facho concentrado costumam dar ótimos resultados.

Exemplo de prateleira de farmácias com iluminação em Led
Exemplo de prateleiras de farmácias com iluminação em Led
Exemplo de expositor com iluminação incandescente
Exemplo de expositor com iluminação incandescente

Para destacar ainda mais a área e valorizar os produtos expostos nas prateleiras de farmácias, é conveniente apresentar o produto de modo distinto do restante da área de venda.

Você pode criar displays especiais ou mesmos sazonais, dependendo da época do ano e produto divulgado. Às vezes, um empilhamento especial ou a simples montagem menos massificada pode resolver a questão e dar o devido destaque ao item.

No ponto focal, é costume apresentar para os clientes uma peça ou conjunto de produtos que sejam os mais representativos da sua seção ou departamento, ou chamados: Best sellers”!

Ou seja, lançamentos de itens que se acredita ser os mais identificados com o público-alvo e posicionamento estratégico da farmácia.

Exemplo de display para exposição de produtos de alto valor agregado
Exemplo de display para exposição de produtos de alto valor agregado
Exemplo de display para produtos de alta margem de lucro
Exemplo de display para produtos de alta margem de lucro

Uma ideia que costuma trazer bons resultados é elaborar um pouco mais a imagem, representando o produto em situações de uso ou relacionadas ao cotidiano.

Isso costuma mexer com as pessoas, principalmente quando o trabalho é realizado com bom humor.

Por exemplo: uma imagem de como o produto é usado, ou qual o resultado que o produto pode ocasionar após o seu uso.

O Ponto Focal pode assim assumir proporções cenográficas (grande visibilidade) em como organizar medicamentos na farmácia.

Isso é válido principalmente para farmácias maiores, com vários departamentos de produtos, com áreas grandes (e verbas para investimento).

Para lojas menores, o Ponto Focal pode ser representado apenas por uma prateleira, onde é colocado um produto em destaque e especialmente valorizado.

Exemplo de display com grande destaque de ponto focal
Exemplo de display com grande destaque de ponto focal

Não deixe de utilizar este recurso em como organizar medicamentos na farmácia. Crie vários pontos focais. Um por área a ser sinalizada ou destacada.

Como todo trabalho de visual merchandising, vai compensar largamente o esforço realizado, produzindo um maior encantamento dos clientes e aumentando as vendas da farmácia.

Como organizar os medicamentos na caixa da farmácia

Venda por impulso e check out  

Muitas vezes os clientes se esquecem de comprar aquela vitamina ou aquele medicamento isento de prescrição que precisava, ou precisará em breve.

O check out, isto é, o caixa da farmácia, é a última chance de promover novas vendas em seu estabelecimento.

É também uma ferramenta muito utilizada para expor pequenos produtos de baixo giro (como itens comestíveis) e assim movimentar o estoque e promover a venda para aumentar o ticket-médio.

Exemplo de check out de farmácia com produtos de conveniência
Exemplo de check out de farmácia com produtos de conveniência
Exemplo de check out com produtos de impulso nas prateleiras de farmácias
Exemplo de check out com produtos de impulso nas prateleiras de farmácias

>> Confira a lista completa de sugestões cross selling que fizemos em um outro artigo.

Dica de ouro: Alguns desses itens listados podem ser solicitados aos fornecedores como amostra grátis, por intermédio do representante, ou via 0800 e áreas exclusivas para varejistas no próprio site do fabricante.

É uma boa alternativa para testar o cross selling nas prateleiras de farmácias antes de fechar um pedido maior.

Evite gambiarras em como organizar medicamentos na farmácia.

Jamais tente arrumar as prateleiras de farmácias com peças de merchandising ou divulgação visual com recursos de improviso. A regra é: quebrou, jogue fora!

As “gambiarras”, que em diversas situações são usadas como paliativos para evitar investimentos, infelizmente fazem parte da rotina de algumas lojas para consertar de displays, fitas streep e demais materiais de PDV usados nas prateleiras de farmácias.

Esses recursos, porém, vão contra todo o propósito de manter uma boa aparência nas prateleiras de farmácias.

Além disso, criam um aspecto envelhecido e malcuidado ao ambiente, o que não funciona bem para atrair a atenção visual do consumidor.

Lembre-se: o varejo farmacêutico, bem como todo o mercado, é formado cada vez mais por consumidores exigentes e que priorizam o conforto das instalações e bom atendimento dos vendedores.

Check out não é cross selling, check-out é impulso

É bem comum confundir check out com cross selling. Quando, na verdade, cross selling é uma maneira prática de expor produtos que complementam a utilização de um determinado item.

Como o próprio nome induz: cross = cruzada e selling = venda.

Por exemplo: se a loja tem um espaço nas prateleiras de farmácias para a exposição de alguns modelos de ortopédicos, inclua também produtos de diferentes soluções para idosos, como andadores ou fixados de dentaduras.

Exemplo de cross selling de produtos para idosos em prateleiras de farmácias
Exemplo de cross selling de produtos para idosos em prateleiras de farmácias

Afinal, para solucionar o problema do cliente, alguns itens se relacionam entre si, e ter prateleiras de farmácias organizadas também ajuda a orientar a venda e a aumentar o giro de produtos que tem relação entre si.

A balconistas pode orientar o cliente na solução do problema, e promover uma venda naturalmente, mostrando diversas opções complementares, fazendo com que o cliente lembre de levar algo que tenha esquecido.

Medicamentos que precisam ficar atrás do balcão de atendimento

Como já visto anteriormente, todo medicamento tarjado (vermelho ou preto) não pode ficar ao alcance dos consumidores.

Esses medicamentos apresentam risco elevado para o paciente, quando administrados de forma incorreta, dessa forma, precisam de prescrição e orientação do farmacêutico.

Exemplo de como organizar medicamentos na farmácia atrás do balcão

Principais medicamentos que devem ficar fora do alcance dos consumidores

  • Antibióticos: (combatem infecções causadas por bactérias, como a Amoxicilina e a Azitromicina);
  • Antidepressivos: (ajudam a tratar a depressão, como a Fluoxetina e a Sertralina);
  • Anticonvulsivantes: (controlam convulsões e epilepsia, como o Ácido Valpróico e a Carbamazepina);

Os medicamentos tarja preta, ainda precisam ficar guardados e trancados em um local específico dentro da farmácia, popularmente conhecido como “armarinho”. A Portaria 344/98 traz todas as substâncias que devem ficar nesse local, abaixo você pode conferir a lista na íntegra:

Como organizar medicamentos na prateleira (atrás do balcão)

Temperatura e umidade

É muito importante que o responsável técnico certifique-se de armazenar os medicamentos que possuem controle de acordo com as recomendações do fabricante.

Alguns destes medicamentos precisam ser armazenados em temperatura ambiente, enquanto que outros precisam ser refrigerados.

A umidade também pode afetar a estabilidade dos medicamentos, portanto, é importante armazená-los em locais secos e protegidos da luz.

Use etiquetas claras e informativas

Para facilitar na hora da dispensação, e ganhar tempo, uma boa prática é organizar os medicamentos na prateleira por etiqueta.

Busque etiquetar cada prateleira, gaveta ou caixa com o nome do medicamento e sua categoria. Isso ajuda a identificar rapidamente onde cada medicamento está localizado.

Verifique a data de validade

Pode acontecer de muitos medicamentos sob prescrição não terem tanta saída como os medicamentos isentos de prescrição, por isso é sempre importante redobrara a atenção e verificar regularmente a data de validade dos medicamentos.

Aqueles que estiverem vencidos, devem ser descartados em local adequado. Essa prática contribui para evitar o uso de medicamentos ineficazes ou potencialmente prejudiciais.

Como você notou, as dicas de como organizar medicamentos na farmácia para aqueles que possuem controle de receituário, também são válidos para os medicamentos isentos de prescrição.

Conclusão sobre como organizar medicamentos na farmácia

Ter uma estratégia clara de posicionamento e exposição de medicamentos na farmácia é algo indispensável para aumentar as vendas da sua loja, pois se o consumidor não encontrar o que precisa, dificilmente voltará para sua loja.

INOVAFARMA - app de entregas

E para aqueles consumidores que estão passando pela fachada da loja, a exposição bem feita, contribui para chamar a atenção desse consumidor e fazer com ele entre na farmácia.

Bem, e para te ajudar a organizar medicamentos na farmácia, você precisa contar com um bom sistema, que classifique os itens do estoque, te ajude na impressão de etiquetas e tenha um ótimo módulo para controlar todas as entradas e saídas do estoque!

O INOVAFARMA pode te ajudar nisso e muito mais! Fale agora mesmo com um especialista ou se preferir, chame no WhatsApp para agendar sua demonstração gratuita.

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