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Como aproveitar a Black Friday

Como fazer para potencializar as vendas da sua farmácia na Black Friday?

1 de novembro de 2019
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Você já está preparado para a Black Friday? A grande data de descontos do comércio norte americano, tradicionalmente ocorre sempre um dia após o feriado de Ação de Graças. O evento foi “importado” em inúmeros países e adaptado conforme as regionalidades de cada local. No Brasil, a Black Friday acontece desde 2011, na última sexta-feira...

Você já está preparado para a Black Friday? A grande data de descontos do comércio norte americano, tradicionalmente ocorre sempre um dia após o feriado de Ação de Graças. O evento foi “importado” em inúmeros países e adaptado conforme as regionalidades de cada local.

No Brasil, a Black Friday acontece desde 2011, na última sexta-feira no mês de novembro. A princípio, o evento reunia apenas lojas do e-commerce, mas isso logo se estendeu para os estabelecimentos físicos. Já pode ser considerada um dos marcos do comércio, impulsionando as vendas de final de ano. Segundo as empresas organizadoras da Black Friday, em 2018 somente o faturamento online bateu a casa dos 2,6 bilhões de reais.  Continue a leitura e veja como sua farmácia também pode lucrar com estratégias pensadas para esse evento!

 

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Tudo pela metade do dobro!?

Esse tipo de trocadilho infame ganhou muita força entre os consumidores, justificado pela desonestidade de muitos comerciantes brasileiros. O que eles fizeram? Muitas lojas simplesmente foram aumentando os preços dos produtos gradativamente semanas antes do evento. Com isso, no dia da Black Friday, o produto ganhava um super “descontão”. Muitas pessoas desavisadas caíram nesse tipo de estratégias inescrupulosa no primeiro ano. Você podia ver o sorriso de contentamento ilusório de quem achava que tinha feito bom negócio. Mas na realidade estava pagando o mesmo preço praticado durante o ano.

Mas isso é passado! Não ouse fazer isso na sua farmácia. Hoje o consumidor está muito mais atento e preparado para o dia da Black Friday. Esse acontecimento já faz parte do calendário de compras dos brasileiros, que estão se planejando com mais antecedência. Isso na prática quer dizer que as pessoas estão pesquisando os preços durante o ano, para fazer a comparação no dia da promoção. E isso é extremamente fácil de se fazer. Existem ferramentas online de comparação de preço, que mostram o preço dos produtos, inclusive de anos anteriores.

 

Cuidado com sua fama nos sites de reclamação!

Mesmo que uma empresa ignore a ética e faça alguma ação enganosa, quando o consumidor descobrir (e isso acontece, pode ter certeza!), existem serviços de reclamação especializados. Um bom exemplo é o site Reclame Aqui. Nele as pessoas divulgam o problema enfrentado e expõem a marca da empresa. Essa ferramenta é tão poderosa que empresas de grande porte dedicam pessoas exclusivas somente para tratar questões de relação pública. Afinal, a má fama de uma empresa é devastador para o seu negócio.

E se você pensou que esse tipo de atitude só acontece com compras on-line, se enganou feio! Confira você mesmo. Pesquise, por curiosidade, alguma rede de farmácia conhecida. Lá no site de reclamações existem aos montes relatos de compras físicas, pessoas sem pudores detalhando sua experiência de consumo com a loja e com o produto. Existe até um sistema de status, que mostra se a loja é confiável ou não.  Pense duas vezes antes de colocar sua farmácia em “maus lençóis”. Você não vai querer fazer parte da Black Fraude, não é verdade?

 

Aproveite ao máximo o entusiasmo do consumidor!

Apesar da Black Friday acontecer oficialmente na última sexta-feira de novembro, você vai conseguir muito mais resultados se antecipando. Reflita comigo: já estamos no final do ano, o “espírito” fraternal de família já está começando aflorar nas pessoas por causa do Natal, amigo secreto, o ano se fechando, ciclos se concluindo, décimo terceiro, enfim. Isso cria uma atmosfera sentimental propícia para vendas. A Black Friday atua como um catalisador disso tudo.

Aproveitando esse momento a farmácia pode começar bem antes as promoções. Existem empresas que são bem agressivas nesse tipo de estratégia. Já viu alguma delas em ação? O “Novembro Black” é o mais comum entre elas. No mês inteiro, ou mesmo nas semanas anteriores, a farmácia pode oferecer descontos progressivos nos produtos. Lembrando que os descontos têm que ser reais! A intenção é atrair ao máximo o número de consumidores para dentro da farmácia.

Isso requer que sua equipe esteja treinada e capacitada para o atendimento! Os colaboradores devem fazer com que surjam situações para o cliente levar mais produtos, do que apenas aquele que o fez ser atraído para dentro da farmácia. O lucro em si está atrelado ao consumo indireto. Você pode potencializar ainda mais dando maior destaque aos correlatos e perfumaria. Como esses produtos não tem controle de PMC (Preço Máximo ao Consumidor), as margens são bem vantajosas para o caixa da farmácia.

 

Cautela nas condições de pagamento!

A Black Friday, o Natal e o final de ano passam, e o que ficam são as enormes dívidas. Apesar da maioria das promoções serem somente no preço à vista, a farmácia tem que pensar duas vezes antes de perder uma oportunidade de venda. O que levou o consumidor até o produto foi a oferta, mas sabendo argumentar, você consegue bons negócios. Já que nesse caso a pessoa está sentimentalmente inclinada a levar a mercadoria. O problema é que os consumidores estão tão eufóricos nessas datas que esquecem do planejamento financeiro e acabam cometendo verdadeiras loucuras.

É importante lembrar que no começo do ano existem despesas que muitos brasileiros não colocam na ponta do lápis: material escolar, IPTU, IPVA, renovação de seguro, férias, entre outros. E a dívida contraída com sua farmácia será uma das últimas prioridades de serem honradas.

A taxa de inadimplência costuma ser alta, empurrada justamente pelo consumo desenfreado que a Black Friday estimula nas pessoas. Então priorize as vendas no dinheiro, mas trabalhe com uma pequena margem no crediário próprio e ofereça formas de parcelamento. Sabendo balancear as finanças você mantém um bom fluxo de caixa e consegue boa lucratividade. Existem sistemas de gestão que te ajudam nessa tarefa!

 

Seguindo essas estratégias a farmácia pode aproveitar muito bem a Black Friday e levantar o faturamento nessa época do ano!

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Lucas Sabadini

Analista de Conteúdo em INOVAFARMA
Bacharel em Engenharia da Computação pela UNIFEV/SP, realizou intercambio na Kaplan International Portland/USA. Entusiasta de tecnologia, atualmente é Analista de Conteúdo na Precisão Sistemas. Desenvolve conteúdo áudio/visual e copywriting/SEO em marketing digital.
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