fbpx

Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus

Sem tempo para ler o artigo Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do coronavírus?

Dê play e escute agora mesmo!

spotify165x40 - Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus
deezer165x40 - Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus
itunes165x40 - Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus

O Coronavírus (COVID-19) desembarcou no Brasil e mais uma vez provou que a contaminação dessa doença tomou proporções continentais. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já classificou a situação mundial como uma nova pandemia, ou seja, a enfermidade já se espalhou por vários países.

Contudo, não há necessidade, por hora, para pânico. A recomendação das autoridades sanitárias é evitar aglomerações para que se possa contar a disseminação do vírus. Essa medida vem causando diversas mudanças na rotina das pessoas.

banner ebook estoque - Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus

As empresas pelo mundo já sentiram o impacto dessa alteração. As companhias aéreas registraram fortes quedas na comercialização de passagens, o preço do barril de petróleo despencou devido a diminuição do deslocamento de veículos. Esse são só alguns dos muitos exemplos que estão surgindo conforme a doença se alastra pelo globo.    

Por outro lado, outros segmentos estão se beneficiando com as medidas preventivas do Coronavírus. É o caso das farmácias e drogarias. Reunimos nesse artigo as principais ações que você pode tomar para transformar a crise do Coronavírus em oportunidades de vendas sem deixar de ajudar as pessoas a se prevenirem. Confira!

>> Leia também

Atualização de preço: listamos tudo o que sua farmácia precisa saber sobre o preço de medicamento

Veja como sua farmácia pode lucrar de verdade nos períodos do ano com alta temporada!

Por que a legislação farmacêutica continua sendo uma barreira para o empreendedor?

Aposte em ações de conscientização que vão chamar atenção das pessoas

Em meio a muita desinformação e boatos que são repassados pelas redes sociais, as famosas Fake News, existem muitas notícias incorretas sobre o Coronavírus. Neste caso a farmácia pode usar esse fato como uma ação para atrair as pessoas e ao mesmo tempo prestar um serviço de utilidade pública.

Primeiro certifique-se que todos os colaboradores da farmácia estejam bem treinados e cientes das formas de prevenção da doença e assim possam esclarecer com precisão as dúvidas das pessoas. Em seguida é necessário chamar a atenção das pessoas para sua ação.

banner ebook vendas - Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus

Uma forma criativa de fazer isso é usar balões de ar que simulem a forma do COVID-19. Microscopicamente o Coronavírus se assemelha à uma coroa, daí o seu nome como conhecemos atualmente. Geralmente as pessoas associam a cor verde com os vírus, então é uma boa opção preferir os tons esverdeados. Tenha também uma faixa mostrando que sua farmácia tem profissionais a disposição para tirar dúvidas de forma gratuita.

As principais recomendações do Ministério da Saúde são:

  • Lavar muito bem as mãos com sabão;
  • Utilizar álcool em gel periodicamente;
  • Cobrir bota e nariz quando for espirrar ou tossir;
  • Não partilhar talheres e objetos pessoais com outras pessoas;
  • Manter ambientes com boa ventilação;
  • Evitar ao máximo o contato físico com outras pessoas (aperto de mão, abraço, beijos, etc);
  • Se possível usar máscaras que cubram nariz e boca ao sair de casa;
  • Manter distâncias das pessoas e evitar aglomerações.

Treine os colaboradores para atender as pessoas dos grupos de risco

Nem todas as pessoas estão propensas a desenvolver o Coronavírus. Os grupos de maior risco são crianças pequenas, pessoas com complicações respiratórios ou que tenham patologias mais graves e pessoas de idade avançada. Esses grupos têm altas chances de contrair o COVID-19.

As campanhas da farmácia podem ser direcionadas para esses grupos. Isso vai exigir um maior preparo no atendimento, pois pessoas da terceira idade requerem um atendimento diferenciados justamente pelas limitações da idade.

Além disso, você pode agregar valor para a pessoa oferendo outros produtos voltados para a mesma faixa etária. No caso das crianças o atendimento deve ser direcionado para as mães, já que os pequenos não têm decisão de compra e tampouco costumam se dirigir aos estabelecimentos farmacêuticos.

Tenha bom senso não pratique preços abusivos: É possível ter bons lucros com preços justos!

Após a pessoa ser atraída pela ação da farmácia, entrar na loja e sanar a dúvida com o colaborador, é a hora de realizar a venda. Instintivamente a pessoa vai querer comprar os produtos que acabou de ouvir que previnem da doença. Isso é bem lógico.

banner ebook vendas - Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus

Entretanto algumas farmácias agem de má fé e usam essa situação de grande procura por um produto essencial e acabam colocando preços abusivos. Ainda mais se tratando de produtos correlatos, que não são monitorados, ou seja, não possuem PMC (Preço Máximo ao Consumidor).

É possível sim ter boas margens de lucro com uma precificação justa dentro do que é praticado pelo mercado. Essa atitude pode ser vista como um desrespeito por parte dos consumidores, que após a crise viral vão preferir comprar em outra farmácia, em forma de retaliação pelos preços altos no momento de “desespero”.          

Limitar a venda dos produtos essenciais por CPF não vai te fazer perder dinheiro!

Dependendo da evolução da doença no país, as pessoas mais aflitas podem optar em fazer estoques com quantidades absurdas de produtos em suas próprias casas.

O que não é recomendado pelos especialistas, visto que os produtos podem ultrapassar o prazo de validade e o pior de tudo: pessoas que realmente necessitam dos produtos podem ficarem sem. 

Para evitar esse tipo de situação a farmácia pode limitar as quantidades por CPF dos produtos essenciais como:

  • Luvas;
  • Máscaras;
  • Álcool em gel;
  • Lenços de papel.

Você pode estar pensando que essa atitude é um verdadeiro “tiro no pé” da sua farmácia. Não é mesmo? Mas isso não é bem verdade. A farmácia não vai deixar de vender esses produtos, já que a procura é muito acentuada.

Você apenas está distribuindo melhor os produtos para a população. Isso também vai garantir o tempo necessário para que seu estoque seja reabastecido, evitando a ruptura imediata.

Se possível libere aqueles colaboradores que podem trabalhar de casa

Existem sistema de automação e gestão no mercado que possibilitam ao dono ou gestor de farmácia acessar todas as informações do seu negócio remotamente, ou seja, de qualquer lugar do globo, apenas com o uso da internet.

Isso na prática quer dizer que você pode administrar a farmácia da sua casa, sem a necessidade de correr o risco de contaminação.  As tarefas administrativas como:

  • Acompanhar as vendas dos produtos em tempo real;
  • Os valores atuais de todos os caixas;
  • Como está o andamento das metas dos colaboradores;
  • Realizar pedidos de compras para os produtos que estão com estoque mínimo;
  • Quais os produtos que entraram no estoque recentemente.

Podem ser feitas pelo sistema da farmácia não precisam necessariamente que a pessoa esteja fisicamente presente na farmácia. Basta apenas que haja internet e a configuração adequada no sistema. Tudo isso é possível através da sincronização dos dados da farmácia

Conclusão

É preciso ter muita calma e evitar o pânico desnecessário. O Corna Vírus não é a primeira e nem será a última doença a se alastrar pelos países. A melhor forma de vencer essa crise é buscar fontes seguras de informações e seguir as recomendações médicas.

Para as farmácias e drogarias, o momento pode ser encarado como uma oportunidade de fazer bons negócios de vendas sem que isso seja abusivo ao consumidor.

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

Quer ter acesso a vários conteúdos que vão te ajudar no seu negócio? Então se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook!

Facebook
fotoperfil2019 - Saiba como sua farmácia pode manter as vendas mesmo com a crise do Coronavírus

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dez =