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Guia completo: ações promocionais em farmácias para fazer no ano

Guia completo: ações promocionais em farmácias para fazer no ano

Investir em ações promocionais em farmácias nas principais dadas comemorativas do ano é uma técnica amplamente utilizada pelos varejistas para atrair a atenção dos consumidores. Porém esse tipo de ação requer um bom planejamento para que os resultados superem os investimentos aplicados.

Boas ações promocionais em farmácias vai muito além do que decorar o ambiente com o tema da data comemorativa.  

Se você ainda age dessa forma no seu negócio, saiba que está deixando passar muitas oportunidades de vendas. Isso porque uma ação de marketing deve ser personalizada exclusivamente para o seu tipo de negócio.

Nesse artigo mostraremos como montar um calendário com ações promocionais em farmácias com campanhas voltadas para o público-alvo da farmácia, além de trazer as principais datas do varejo. Confira!

Aplicativo para farmácias Visão Farma

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Use as ações promocionais em farmácias nos períodos sazonais

Em praticamente qualquer empresa, independente do ramo de atividade, sempre vai existir a alta temporada e a baixa temporada. Isso porquê os empresários estão expostos à várias situações externas, como por exemplo:

  • as variâncias da economia;
  • períodos de queda no consumo;
  • incertezas nas vendas;
  • alterações de políticas de impostos;
  • outros fatores que sempre podem acontecer.

No caso das farmácias e drogarias uma coisa é certa: sempre haverá períodos de turbulência nas vendas! E para enfrentar esse momento é preciso planejar as ações promocionais em farmácias!

A forma com que cada dono ou gestor desses estabelecimentos lida com a situação é que fará a diferença. No Brasil, segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):

De cada 4 novas empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência.

Isso se dá justamente por falta de planejamento, e quando chega os períodos sazonais as farmácias não estão devidamente preparadas para passar por turbulências em seu financeiro. Principalmente se levarmos em consideração as burocracias governamentais no tocante a regulamentação sanitária de medicamentos, tornando a gestão ainda mais penosa e onerosa para o empresário.

Do outro lado da moeda, existem períodos que as vendas explodem e acontecem com mais frequência, como na alta temporada de feriados e datas comemorativas. Nesse caso muitos estabelecimentos deixam de lucrar mais por simplesmente não planejarem as ações promocionais em farmácias.

Por isso é tão importante planejar as ações promocionais nos períodos sazonais que a farmácia poderá enfrentar ao longo do ano.

Quais datas fazer ações promocionais em farmácias?

O primeiro passo para você iniciar seu calendário com ações promocionais em farmácias é escolher as datas certas!

Por exemplo:

Não faz muito sentido sua farmácia fazer uma ação de marketing para o Dia Nacional do Jornalista em 07 de abril. Tampouco investir em campanhas no dia 24 de maio, em homenagem ao Datilógrafo.

Muitos dos seus clientes não estarão interessados nessa temática se você fizer ações promocionais em farmácias nessas datas.

Ok. Você pode pensar que isso é bem óbvio, mas repare bem por aí… Muitos varejistas não perdem a oportunidade de usar qualquer data comemorativa como plano de fundo para chamar atenção do consumidor. O que provoca uma certa banalização.

Vamos tomar como exemplo as redes de supermercado. Praticamente qualquer um que você conheça têm uma promoção vigente para sorteio de automóveis ou quantias em dinheiro, e não importa a data, sempre será a mesma coisa!

Lista de Medicamentos do Farmácia Popular Atualizada

Apostar nesse tipo de ações promocionais em farmácias já é tão comum para o consumidor, que já deixou faz tempo de ser um diferencial.

Mas o que tudo isso vai te ajudar a melhorar os resultados da sua farmácia? Bem simples: você tem que programar ações promocionais em farmácias pensadas para o seu público alvo. Algo que é direcionado faz com que as pessoas sintam que seu negócio está falando diretamente com elas.

As ações promocionais em farmácias devem ser pensadas para o público da farmácia!

Datas âncoras para fazer ações promocionais em farmácias

Evidente que existem algumas datas comemorativas que são universais e jamais podem passar desapercebidas por qualquer negócio que atua diretamente com o consumidor final (B2C – Business-to-consumer).

Dentre elas podemos elencar as seguintes datas para fazer ações promocionais em farmácias:

  1. Carnaval;
  2. Páscoa;
  3. Dia dos Namorados
  4. Dia das Mães;
  5. Dias dos Pais;
  6. Dia das Crianças;
  7. Black Friday;
  8. Natal e Réveillon.

Essas datas não podem faltar no seu calendário de ações promocionais em farmácias, são as chamadas Datas Âncoras do comércio varejista. Recomendamos fortemente que sua farmácia esteja presente em todas, pois as pessoas já estão acostumadas com elas e esperam por promoções nessas datas.

Mas note que nenhuma delas é específica para o ramo de farmácias. Elas podem ser utilizadas em praticamente qualquer tipo de negócio para atrair os consumidores. Por isso é tão importante pesquisar as datas que fazem referência direta ou indiretamente para o seu negócio. Por exemplo: a farmácia atua no campo da saúde pública, e o que isso costuma envolver?

Saiba quais são as datas que envolvem o seu público-alvo

Existem datas comemorativas mais voltadas para os consumidores da farmácia, afinal são eles que fazem o negócio prosperar, não é mesmo? Datas como: Dia do Cliente, Dia do Idoso e Dia Mundial da Saúde são datas que valem ações promocionais em farmácias.

Imagina só: você como cliente da terceira idade ao passar na frente de um estabelecimento que está oferecendo um simples serviço de aferição de pressão, você não ficaria tentado à entrar?

Daí a importância da ações promocionais em farmácias ser bem planejada, pois não adianta nada a pessoa entrar na farmácia motivada pela ação de marketing se sua equipe de colaboradores não está preparada para o atendimento. É necessário saber o momento de oferecer os produtos certos e tratar o cliente conforme o seu perfil.

Sabia que existem muitas outras datas comemorativas que você pode utilizar para fazer ações promocionais em farmácias? Abaixo listamos as principais datas relacionadas com saúde que você pode usar nas ações promocionais em farmácias:

20 datas para fazer ações promocionais em farmácias durante o ano

  1. Janeiro Branco – Mês da Conscientização da Saúde Mental e Bem-Estar
  2. 04 de Fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer
  3. 11 de Fevereiro – Dia Mundial do Enfermo
  4. 15 de Fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil
  5. 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde
  6. 31 de Março – Dia da Saúde e Nutrição
  7. 26 de Junho – Dia Nacional e Internacional de Combate às Drogas
  8. Julho Vermelho – Mês de Conscientização para Doação de Sangue
  9. 14 de Julho – Dia Mundial dos Hospitais
  10. 26 de Julho – Dia dos Avós
  11. 05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde
  12. 10 de Setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  13. 15 de Setembro – Dia do Cliente
  14. Outubro Rosa –  Mês do Combate ao Câncer de Mama
  15. 1 de Outubro – Dia do Idoso
  16. Novembro Azul – Mês do Combate ao Câncer de Próstata
  17. 10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental
  18. 08 de Setembro – Dia Nacional da Luta por Medicamentos
  19. 01 de Dezembro – Dia Internacional de Combate à AIDS
  20. 02 de Dezembro – Dia Pan-americano da Saúde
ideias para ações promocionais em farmácias

Claro que não é necessário pensar em ações promocionais em farmácias para todas essas datas, você deve encontrar quais são os períodos sazonais ideais para promover uma campanha. Esses períodos vão indicar qual é a flutuação de vendas, e quando houver uma queda você pode pensar em algo para compensar o movimento mais fraco.

Datas que envolvem profissionais de saúde ligados com sua farmácia

Existem aqueles profissionais que trabalham diretamente na farmácia, como farmacêuticos, gestores, balconistas, entregadores. Mas também temos os profissionais envolvidos indiretamente como: médicos, enfermeiras e veterinários. Todos eles têm relação com a saúde, que é justamente o mercado que sua farmácia atua.

Esses profissionais vão se sentir valorizados se você também fizer ações promocionais em farmácias voltados para essas pessoas, e consequentemente terão mais apresso ao realizar uma indicação.

E para os profissionais que trabalham na sua farmácia, ações promocionais em farmácias vão fazer os mesmos se sentirem reconhecidos, tendo maior probabilidade de melhorar a produtividade. Então você pode adicionar no calendário ações promocionais em farmácias também para esses profissionais!

13 datas de ações promocionais em farmácias para profissionais de saúde

  1. 20 de Janeiro – Dia do Farmacêutico
  2. 13 de Abril – Dia do Office Boy (entregador)
  3. 12 de Maio – Dia da Enfermagem
  4. 31 de Agosto – Dia do Nutricionista
  5. 05 de Setembro – Dia do Oficial de Farmácia
  6. 09 de Setembro – Dia do Administrador
  7. 09 de Setembro – Dia do Médico Veterinário
  8. 01 de Outubro – Dia Mundial do Vendedor
  9. 04 de Outubro – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
  10. 18 de Outubro – Dia do Médico
  11. 25 de Outubro – Dia do Dentista
  12. 30 de Outubro – Dia do Balconista
  13. 20 de Novembro – Dia do Biomédico

Lembrando que todas essas ações promocionais em farmácias direcionadas para os profissionais que estão ligados diretamente ou indiretamente com o estabelecimento, podem ser transformadas em ações de endomarketing. Como assim?

Por exemplo:

No dia do Farmacêutico você pode reunir a equipe e fazer um agradecimento em público para esse profissional, ressaltando sua importância dentro da farmácia. E assim por diante.

As ações de endomarketing envolvem pequenas ações internas que provêm o bem-estar corporativo.   

Isso costumar ter um grande poder motivacional e vão fazer toda a diferença na performance do seu colaborador. Se você ainda não aplicou endomarketing no seu negócio, vale a pena investir tempo e pesquisar sobre o assunto, garanto que você vai se surpreender com os resultados a curto e médio prazo.  

Aposte nas ações promocionais em farmácias nos feriados prolongados

Para muitos lojistas e comerciantes o feriado prolongado não costuma ser visto com bons olhos. Afinal, as pessoas deixam suas rotinas diárias de compras, o movimento cai drasticamente, e muitos estabelecimentos nem se quer abrem. Por um outro ângulo, esse tipo de data costuma criar novas oportunidades de vendas para aqueles que sabem executar ações promocionais em farmácias.

Dependendo do ramo de atividade, o aumento das vendas é quase que absoluto:

  • oficinas mecânicas (revisão de automóveis);
  • agências de viagens;
  • redes hoteleiras;
  • serviços de petshop (hospedagem de animais domésticos),
  • entre outros.

São só alguns dos segmentos que faturam alto no feriado prolongado. Mas a sua farmácia também pode entrar para esse grupo e conseguir bons números nas vendas.

Separamos dicas rápidas que fazem toda diferença quando o assunto é gerar novas oportunidades de vendas através do feriado prolongado.

Antecipe suas ofertas antes da data do feriado

Parece meio óbvio essa dica, mas muitos estabelecimentos que vão continuar abertas no feriado só fazem ações promocionais em farmácias no próprio dia do feriado. Isso não ajuda muito nas vendas, já que a maioria das pessoas vão viajar para algum destino turístico, visitar parentes ou vão simplesmente ficar em casa descansando.

Uma semana antes do feriado prolongado acontecer, divulgue as ofertas e promoções exclusivas para aquela data. Isso dará um bom tempo para as pessoas tomarem ciência e pensar duas vezes em perder a sua condição naquela data. A intenção aqui é incluir sua farmácia a lista de tarefas que a pessoa obrigatoriamente tem que fazer antes de viajar ou ficar em casa.

Por exemplo:

Sabendo que o número de viagens aumenta nesse tipo de data, você pode criar ações promocionais em farmácias do tipo: “Esquenta Feriado”; “Ofertas para o Feriado”, “Semana Pré-Feriado”. Pegou a ideia? Então use sua criatividade!

Caso a farmácia não for ficar aberta no dia do feriado, utilize esse fato de forma estratégica. Um dos gatilhos mentais mais poderosos é a sensação de urgência. Na prática, você pode enfatizar o que a pessoa vai deixar de ganhar, caso não compre antes da sua farmácia fechar para o feriado. Dessa forma:

“A farmácia Bem-Estar deixará de abrir suas portas no dia X. Você quer mesmo correr o risco de ficar sem o medicamento Y na sua casa nesse dia? Então aproveite nossa oferta pré-feriado economize 30% se comprar agora!”

“O feriado está chegando e você ainda não se planejou? Pense bem, nesse dia nenhuma farmácia perto de você vai ficar aberta. Inclusive nós! E se acontecer algum imprevisto com você e sua família.

Aproveite a oferta da Semana Pré-Feriado da farmácia Bem-Estar e proteja sua família economizando 30% na compra do medicamento X”!

Com esses simples chamarizes, você cria um senso de urgência nas pessoas. A probabilidade de aumento nas vendas é certeira. Porém, após a data passar, retire as ofertas, caso contrário sua marca perderá a credibilidade com o consumidor, e esse tipo de ação perderá o efeito para as próximas ações promocionais em farmácias.

Destaque os produtos certos para as pessoas certas!

Uma ótima forma de elevar as vendas no feriado prolongado é sem dúvida alguma destacar os produtos que as pessoas vão querer consumir durante o feriado. Você acha que essas ações promocionais em farmácias são bem óbvias? Então porque é fácil encontrar tabloides de farmácia ofertando na primeira página absorventes na semana da criança?

Apesar do feriado de 12 de outubro ser bem claro na usa temática: Dias das Crianças. Muitas farmácias erram na escolha dos produtos. A tendência natural nessa época é a procura por artigos infantis. Deixá-los bem visíveis comercialmente é uma das boas ações promocionais em farmácias.

Já deu para entender essa dica, não é verdade? Os produtos destacados devem de alguma forma estarem conectados com o feriado.

Por exemplo:

Dia 2 de novembro, finados. O aumento por flores, velas e medicação para aliviar dores (causadas por lembranças de entes falecidos) normalmente tem maior aumento de consumo. O foco da farmácia deve ser neles.

Produtos periféricos também podem fazer parte da estratégia, como protetores solares, repelentes, hidratantes para pele, afinal de contas, muitos vão pegar a estrada e viajar.

3 ideias de ações criativas para sua farmácia fazer na semana da páscoa

Quem pensa na páscoa tradicional, logo imagina ovos de chocolate e coelhinhos de pelúcia como presentes favoritos dos consumidores. Para os apaixonados por chocolate essa premissa até que pode estar correta, mas existem aquelas pessoas que preferem receber outro tipo de presente na páscoa.

Indo mais além, é possível fazer ações criativas para farmácia conquistar boas vendas na semana da páscoa! Acredite, há um bom público que não se importa com o tradicional chocolate, e prefere ganhar outros produtos nessa data!

Sobre esse custo de oportunidade, é hora do empreendedor ter em mente estratégias que vão muito além do habitual, para fazer ações promocionais em farmácias para a páscoa. Separamos 3 ideias de ações promocionais em farmácias que podem ser feitas nessa data. Confira:

#1 Faça a correta exposição da categoria Bomboniere

O que é Bomboniere? Em se tratando de farmácias e drogarias, a Bomboniere é o segmento de produtos alimentícios de impulso, como biscoitos, balas, bombons e outros. Esses produtos têm um grande apelo ao consumo, por isso são classificados como produtos de impulso, ou seja, o consumidor não pensa muito para comprar, age imediatamente, motivado principalmente pela fome ou desejo. Normalmente o público feminino é quem mais compra itens dessa categoria.

O local ideal para expor os produtos de Bomboniere é o checkout, isto é, o caixa da farmácia, pois é o último ponto de contato do shopper antes de sair do estabelecimento. Esses itens são ótimos para aumentar o ticket-médio, dessa forma devem ganhar protagonismo, seja em formas de display ou até mesmo em gôndolas próprias na fila do caixa.

Produtos mais vendidos da Bomboniere

  1. Trident (Mondelez)
  2. Mentos (Perfetti Van Melle)
  3. Halls (Mondelez)
  4. Lacta (Mondelez)
  5. Linha Bem-Estar (Fini Brasil)
  6. Kit Kat (Nestlé)
  7. Linha Tradicional (Fini Brasil)
  8. M&M’s (Mars)
  9. Batom Garoto (Garoto)
  10. Supino (Banana Brasil)

Fonte: Close-up

Faça o sorteio de uma cesta de páscoa

Concursos e sorteios sempre atraem consumidores e é sem dúvida uma boa alternativa para melhorar seu ticket médio. Ao atingir determinado valor de compra, o consumidor passa a concorrer uma linda cesta de páscoa.

#2 Aposte em produtos de conveniência para a páscoa

Mesmo que sua loja não venda chocolates, é possível conquistar o consumidor com ações promocionais para farmácias, pensadas para o feriado prolongado. Muitas pessoas costumam viajar nessas ocasiões, então a procura por protetores solares, cremes hidratantes, antigripais e relaxantes musculares, costumam aumentar. Esteja preparado!

A farmácia pode então focar em promoções que agreguem valor para essa situação. Por exemplo, promover campanhas como:

  • “Promoções em filtros solares para curtir a praia no feriadão!”
  • “Previna-se antes de viajar, veja se sua vacinação está em dia!”.

E mesmo depois da páscoa, ainda é possível abordar o tema com ações promocionais para farmácias:

  • “Promoção em antidiarreicos para quem exagerou no chocolate”
  • “Promoção em antidiarreicos para quem exagerou no chocolate”
  • “Promoção em antidiarreicos para quem exagerou no chocolate”
  • “Promoção em antidiarreicos para quem exagerou no chocolate”

Lembrando que todas essas ações promocionais para farmácia devem sempre estarem de acordo com a legislação em vigor, nunca se esqueça que a drogaria é um local de saúde.

#3. Faça uma decoração (mesmo que seja discreta)!

Outro ponto importante, são detalhes decorativos para potencializar as ações promocionais em farmácias. São eles que fazem toda a diferença. Investir na temática da páscoa é algo que sempre chama a atenção do consumidor.

Apostar numa boa decoração pode atrair potenciais clientes para sua farmácia, principalmente adultos acompanho por crianças. Uma dica é colocar alguns coelhos de pelúcia na vitrine, ou mesmo no balcão de atendimento.

Pense bem, ao redor seus concorrentes estão todos trajados no clima da data, mas sua farmácia continua como antes. Inconscientemente essa nova imagem momentânea da farmácia desperta a vontade de comprar do consumidor.

E não precisa ser algo que despende altos investimentos para ações promocionais em farmácias. Nada disso. Decorações pontuais, como por exemplo:

  • A presença de alguns coelhos na vitrine e sobre o balcão;
  • Pegadas por toda a farmácia;
  • Embalagens que remetem ao ovo de chocolate;
  • Rótulos promocionais criativos com a temática.

Frases de efeitos para ações promocionais em farmácias – páscoa:

  • “Economize na farmácia, e garanta seu ovo de chocolate”;
  • “Páscoa feliz, é páscoa de bolso cheio”;
  • “A farmácia “Bem Estar” deseja boas compras e uma excelente páscoa!”;
  • “Até o coelho da páscoa já sabe onde economizar”!

É importante ressaltar: todas essas ideias devem ir de encontro com o público alvo da farmácia, ou seja, não adianta forçar algo que seus consumidores provavelmente não irão gostar.

A páscoa é uma data passageira, mas a farmácia não quer que seus clientes também sejam, certo?

Indo além das ações tradicionais

3 ações promocionais em farmácias para o dia internacional da mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante no calendário. O dia 8 de março salienta a luta histórica das mulheres pelos mesmos direitos dos homens na sociedade. O surgimento desse marco ainda é controverso.

Existem aqueles que vinculam a data com a greve das trabalhadoras de Nova York e posteriormente com o incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company em 1911, que matou milhares de mulheres. Já outros historiadores relacionam o Dia Internacional da Mulher com 8 de março de 1917, quando 90 mil mulheres operárias saíram nas ruas para protestar por melhores condições de trabalho na Rússia.   

Independentemente de como surgiu o Dia Internacional da Mulher, o fato é essa data tem ganhado muito protagonismo e está em pauta nas rodas de discussão das mulheres. Ao redor do mundo movimentos levantam a bandeira para questões salariais, igualdade de gênero, assédio no trabalho, estupros e violência doméstica contra mulheres.  

Diante disso, a farmácia pode aproveitar a oportunidade e reforçar sua imagem com o público feminino através de ações de marketing assertivas que conectam esse público com os produtos que estão sendo vendidos.

É preciso cautela nas ações promocionais em farmácias no dia da mulher

O problema é que existe uma linha tênue que cerca as ações promocionais em farmácias que podem ser realizadas, pois qualquer deslize, pelo menor que seja, pode ser interpretado de forma equivocada trazendo holofotes negativos para a imagem da farmácia.

Hoje é muito fácil as pessoas se sentirem ofendidas por quaisquer ações promocionais em farmácias sobre temas sensíveis. Então listamos algumas dicas para sua farmácia realizar uma ação assertiva para essa data.

#1 Não limite as ações da farmácia apenas com descontos

Geralmente quando se faz ações promocionais em farmácias pensadas para o público feminino, logo os produtos para:

  • cabelo (tinturas, removedores de tinta, algodão);
  • maquiagens e esmaltes;
  • perfuraria e loções; e
  • higiene íntima.

>> Lista dos produtos mais vendidos em farmácia de Higiene e Beleza

São os primeiros que entram em promoção. Você pode usar estratégias mais ousadas que vão de encontro com a proposta de igualdade defendida pela causa feminina. Sendo mais prático, você pode criar promoções que atraia para dentro da farmácia pessoas de todos os sexos, trabalhando a afetividade e sentimentos proporcionadas pela data.  

Por exemplo:

Imagine que sua farmácia ofereça dois produtos: uma tintura de cabelo no valor de R$ 100,00 e um creme de barbear no valor de R$ 10,00.

Para o Dia Internacional da Mulher, você criou uma promoção para a tintura, oferecendo 10% de desconto. Então se a farmácia vender a tintura com o desconto, o cliente irá pagar R$ 90,00, certo? Sendo, portanto, R$ 10,00 de desconto.

Agora em vez de promover esse tipo de ação, faça o seguinte:

“Na compra de uma tintura, leve de graça um creme de barbear. Assim você fica mais bonita para o Dia Internacional da Mulher e ainda surpreende a pessoa que você ama!”

Note que o desconto continua sendo os mesmos R$ 10,00. Porém o efeito é muito mais poderoso. Isso porque a pessoa tem a sensação de ter levado um produto de graça, sendo ativado inconscientemente o sentimento de recompensa. Além disso você fez com a pessoa lembrasse de alguém especial em sua vida, potencializando sua decisão de compra.

É importante que você tenha variações desse tipo de ação para atingir o maior número de pessoas sem esquecer de nenhum grupo em específico.

Por exemplo:

Na compra de uma tintura para ficar mais bonita no Dia Internacional da Mulher, leve de graça um creme de barbear para presentear o seu querido pai”.

Dessa forma, mulheres que não têm parceiros afetivos também se sentiram incluídas pela farmácia.

#2 Evite decorações com temática de mulheres “photoshopadas

Muitas farmácias optam por realizar alguma decoração para não deixar a data “passar em branco”. Preste atenção no tema utilizado para ilustrar a data do Dia Internacional da Mulher.

É deselegante expor modelos belíssimas de biquíni com corpos esculturais “photoshopadas” (que receberam tratamento em editores gráficos) que valorizam somente a estética da mulher. Isso reforça o estereótipo da beleza ditado pela sociedade machista, que impõem padrões corporais inalcançáveis para a maioria das mulheres.

Além do mais esse tipo de estratégia já deixou de funcionar, pois não cria uma conexão verdadeira com o cliente, que já possui consciência de que aquelas imagens foram manipuladas.

A mulher que entra na sua farmácia tem que se sentir representada e não envergonhada ao olhar para a decoração do local.

O ideal é expor na decoração modelos reais, com fotos reais e de preferência com vestimentas do dia a dia de qualquer pessoa “normal”.

#3 Cuidado com a discriminação de gênero dos clientes

Existem muitas pessoas que não se sentem confortáveis com o sexo de nascimento. Quando a mente da pessoa não cria uma identificação com o corpo atual, isso se transforma num enorme sofrimento psicológico. Para tentar aliviar isso, já é possível que pessoas que se enquadrem nesse perfil solicitem a adoção do Nome Social e assume sua Identidade de Gênero.  

Ou seja, quando a pessoa deseja ser chamado socialmente pelo nome mais adequado para o gênero que melhor se identifica. Parece confuso, mas não é.

Por exemplo: um homem que se identifica como uma mulher deseja ser chamado por um nome feminino ao invés do seu nome masculino de registro.  

Na prática essa situação infelizmente ainda gera muita discriminação social com travestis, transexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, causados pela intolerância e desrespeito das pessoas.  

Não é de bom tom que os colaboradores esbocem qualquer reação preconceituosa quando algum dos clientes solicitarem o tratamento pelo nome social.

Checklist para fazer um bom atendimento na farmácia

Essas pessoas que se definem pela Identidade de Gênero também não devem ser impedidas de participarem das ações do Dia Internacional da Mulher. Se um homem se define e se veste como mulher, trate-o como uma mulher e jamais impeça sua participação nas promoções voltadas para as mulheres.      

Conclusão

Como você já percebeu a trajetória da farmácia dificilmente será linear, isto é, irá sempre se assemelhar a uma “montanha russa”, com altos e baixos. O verdadeiro segredo está em aproveitar o máximo o embalo quando a farmácia está “em cima” das vendas para quando estiver embaixo se manter no mercado.

Se você já tiver isso em mente, sabe de prontidão que é extremamente importante que sua empresa planejar um calendário prefixado com as principais ações promocionais de vendas. Isso proporciona uma clareza nas ações que a farmácia deve tomar antemão para não correr riscos nos períodos de baixa e aproveitar muito bem as vendas nos períodos de alta.

E para auxiliar a montar o calendário de ações de vendas, o ideal é utilizar sistemas de gestão que possibilitem você comparar vários períodos de vendas com anos anteriores para traçar a variância dos resultados em cada momento.

Se o sistema atual da sua farmácia não te ajuda com esses indicadores, fale agora mesmo com nossos consultores e veja como podemos te ajudar! Ou se preferir, chame no WhatsApp!

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