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Veja quais os erros que sua farmácia NÃO pode cometer no Dia Internacional da Mulher

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O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante no calendário feminino. O dia 8 de março salienta a luta histórica das mulheres pelos mesmos direitos dos homens na sociedade. O surgimento desse marco ainda é controverso.

Existem aqueles que vinculam a data com a greve das trabalhadoras de Nova York e posteriormente com o incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company em 1911, que matou milhares de mulheres. Já outros historiadores relacionam o Dia Internacional da Mulher com 8 de março de 1917, quando 90 mil mulheres operárias saíram nas ruas para protestar por melhores condições de trabalho na Rússia.   

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Independentemente de como surgiu o Dia Internacional da Mulher, o fato é essa data tem ganhado muito protagonismo e está em pauta nas rodas de discussão das mulheres. Ao redor do mundo movimentos levantam a bandeira para questões salariais, igualdade de gênero, assédio no trabalho, estupros e violência doméstica contra mulheres.  

Diante disso, a farmácia pode aproveitar a oportunidade e reforçar sua imagem com o público feminino através de ações de marketing assertivas que conectam esse público com os produtos que estão sendo vendidos. O problema é que existe uma linha ténue que cerca as ações que podem ser realizadas, pois qualquer deslize, pelo menor que seja, pode ser interpretado de forma equivocada trazendo holofotes negativos para a imagem da farmácia.

Hoje é muito fácil as pessoas se sentirem ofendidas por qualquer ação que seja e disseminar suas opiniões pelas redes sociais, que conforme são republicadas podem se tornarem, em muitos casos, Fake News contra a farmácia. No artigo dessa semana levantamos as ações que podem causar mais polêmica no Dia Internacional da Mulher. Continue a leitura e veja como evitar dores de cabeça com os clientes “politicamente corretos”.     

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Não limite as ações da farmácia apenas com descontos

Geralmente quando se faz uma ação pensada para o público feminino logo os produtos para cabelo (tinturas, removedores de tinta, algodão) maquiagens, esmaltes, perfuraria, loções, higiene íntima, enfim, são os primeiros que entram em promoção.

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Você pode usar estratégias mais ousadas que vão de encontro com a proposta de igualdade defendida pela causa feminina. Sendo mais prático, você pode criar promoções que atraia para dentro da farmácia pessoas de todos os sexos, trabalhando a afetividade e sentimentos proporcionadas pela data.  

Por exemplo:

Imagine que sua farmácia ofereça dois produtos: uma tintura de cabelo no valor de R$ 100,00 e um creme de barbear no valor de R$ 10,00.

Para o Dia Internacional da Mulher, você criou uma promoção para a tintura, oferecendo 10% de desconto. Então se a farmácia vender a tintura com o desconto, o cliente irá pagar R$ 90,00, certo? Sendo, portanto, R$ 10,00 de desconto.

Agora em vez de promover esse tipo de ação, faça o seguinte:

“Na compra de uma tintura, leve de graça um creme de barbear. Assim você fica mais bonita para o Dia Internacional da Mulher e ainda surpreende a pessoa que você ama!”

Note que o desconto continua sendo os mesmos R$ 10,00. Porém o efeito é muito mais poderoso. Isso porque a pessoa tem a sensação de ter levado um produto de graça, sendo ativado inconscientemente o sentimento de recompensa. Além disso você fez com a pessoa lembrasse de alguém especial em sua vida, potencializando sua decisão de compra.

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É importante que você tenha variações desse tipo de ação para atingir o maior número de pessoas sem esquecer de nenhum grupo em específico.

Por exemplo:

Na compra de uma tintura para ficar mais bonita no Dia Internacional da Mulher, leve de graça um creme de barbear para presentear o seu querido pai”.

Dessa forma, mulheres que não têm parceiros afetivos também se sentiram incluídas pela farmácia.

Decorações com temática de mulheres “photoshopadas”

Muitas farmácias optam por realizar alguma decoração para não deixar a data “passar em branco”. Preste atenção no tema utilizado para ilustrar a data do Dia Internacional da Mulher. É deselegante expor modelos belíssimas de biquini com corpos esculturais “photoshopadas” (que receberam tratamento em editores gráficos) que valorizam somente a estética da mulher. Isso reforça o estereótipo da beleza ditado pela sociedade machista, que impõem padrões corporais inalcançáveis para a maioria das mulheres.

Além do mais esse tipo de estratégia já deixou de funcionar, pois não cria uma conexão verdadeira com o cliente, que já possui consciência de que aquelas imagens foram manipuladas. O ideal é expor na decoração modelos reais, com fotos reais e de preferência com vestimentas do dia a dia de qualquer pessoa “normal”. A mulher que entra na sua farmácia tem que se sentir representada e não envergonhada ao olhar para a decoração do local.

Cuidado com a discriminação de gênero dos clientes

Existem muitas pessoas que não se sentem confortáveis com o sexo de nascimento. Quando a mente da pessoa não cria uma identificação com o corpo atual, isso se transforma num enorme sofrimento psicológico. Para tentar aliviar isso, já é possível que pessoas que se enquadrem nesse perfil solicitem a adoção do Nome Social e assume sua Identidade de Gênero.  

Ou seja, quando a pessoa deseja ser chamado socialmente pelo nome mais adequado para o gênero que melhor se identifica. Parece confuso, mas não é. Por exemplo: um homem que se identifica como uma mulher deseja ser chamado por um nome feminino ao invés do seu nome masculino de registro.  

Na prática essa situação infelizmente ainda gera muita discriminação social com travestis, transexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, causados pela intolerância e desrespeito das pessoas.  

Não é de bom tom que os colaboradores esbocem qualquer reação preconceituosa quando algum dos clientes solicitarem o tratamento pelo nome social. Essas pessoas que se definem pela Identidade de Gênero também não devem ser impedidas de participarem das ações do Dia Internacional da Mulher. Se um homem se define e se veste como mulher, trate-o como uma mulher e jamais impeça sua participação nas promoções voltadas para as mulheres.      

Tomando esses cuidados você consegue transformar o 8 de março em um momento oportuno para fortalecer ainda mais o relacionamento com seu público feminino, deixando claro o posicionamento de respeito que sua farmácia tem com as reivindicações das mulheres.  

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para ajudar sua farmácia colocar em prática as ações de marketing no Dia Internacional da Mulher. 

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