A internet está mudando rapidamente o hábito de consumo das pessoas, e nos estabelecimentos de saúde isso já está sendo percebido por meio do e-commerce para farmácia.
A comodidade de receber medicamento em casa era possível apenas com as vendas por telefone, quando a farmácia oferecia o serviço de entrega a distância.
Bem, isso até pouco tempo atrás não tinha “concorrência”, mas agora está sendo substituído pelos sites de e-commerce, o que vêm surpreendo muitos donos de farmácias e drogarias, pelo bons resultados nas vendas.
Mas será mesmo que o e-commerce para farmácia vale a pena do ponto de vista do seu modelo de negócios? É o que vamos conferir nesse artigo.
Continue a leitura e veja 5 perguntas que devem ser feitas antes de sair vendendo medicamentos na internet.
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O que você quer ler primeiro?
A farmácia online garante que seja encontrada pelos consumidores!
Não há como negar que a internet facilita muito as compras, inclusive de medicamentos. Em uma tela de computador ou qualquer smartphone a pessoa pesquisa os sintomas que está sentindo, e na outra já faz o pedido em poucos cliques.
Isso até vêm causando calorosas discussões sobre o riscos da automedicação, onde pessoas se baseiam apenas nos resultados das buscas e ignoram a consulta ao médico. E não para por ai!
Essa nova forma de comprar no e-commerce para farmácia vai muito além de pesquisar preços e isso impacta diretamente na presença online da sua farmácia.
Afinal, você mesmo caro leitor, já deve ter pesquisado a reputação de uma empresa na internet antes de comprar na loja física, ou estou enganado?
Aproveitando essa onda do e-commerce para farmácia que veio para ficar, as drogarias que já enxergaram o futuro estão começando a marcar presença online através do marketing digital nas redes sociais.
Vale a pena investir no e-commerce para farmácia?
Segundo dados da Similarweb, o Brasil já é o terceiro país com mais acessos em sites de medicamentos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Rússia.
Isso indica que cada vez mais os brasileiros estão preferindo comprar remédio sem sair de casa.
Acompanhe abaixo o infográfico que mostra quais foram os sites e-commerce mais acessados no Brasil em 2023.
Sites e-commerce de farmácia mais acessados do Brasil
Posição | Site e-commerce | Visitas por mês | Desktop | Celular |
1 | drogaraia.com.br | 19.995.459,14 | 16,77% | 83,23% |
2 | consultaremedios.com.br | 15.299.112,36 | 14,96% | 85,04% |
3 | drogasil.com.br | 13.377.605,61 | 20,52% | 79,48% |
4 | drogariasaopaulo.com.br | 9.870.966,34 | 19,62% | 80,38% |
5 | paguemenos.com.br | 7.488.914,58 | 20,79% | 79,21% |
6 | drogariaspacheco.com.br | 5.075.496,95 | 23,22% | 76,78% |
7 | panvel.com | 3.786.577,68 | 20,67% | 79,33% |
8 | ultrafarma.com.br | 3.295.287,88 | 24,93% | 75,07% |
9 | oficialfarma.com.br | 2.287.361,89 | 24,50% | 75,50% |
10 | araujo.com.br | 1.641.015,52 | 26,58% | 73,42% |
11 | drogal.com.br | 1.604.024,19 | 25,56% | 74,44% |
12 | drogariaminasbrasil.com.br | 1.460.086,45 | 22,59% | 77,41% |
13 | saojoaofarmacias.com.br | 808.238,34 | 20,46% | 79,54% |
14 | drogariavenancio.com.br | 682.733,39 | 27,93% | 72,07% |
15 | drogarianovaesperanca.com.br | 655.915,86 | 25,84% | 74,16% |
16 | farmaciaindiana.com.br | 582.060,07 | 17,90% | 82,10% |
17 | precopopular.com.br | 579.723,69 | 36,66% | 63,34% |
18 | farmaciasnissei.com.br | 499.994,38 | 20,26% | 79,74% |
19 | extrafarma.com.br | 375.400,99 | 26,29% | 73,71% |
20 | farmaconde.com.br | 328.043,03 | 28,41% | 71,59% |
21 | santaluciadrogarias.com.br | 264.578,42 | 43,16% | 56,84% |
22 | drogariaglobo.com.br | 239.524,15 | 13,32% | 86,68% |
23 | callfarma.com.br | 200.041,86 | 23,55% | 76,45% |
24 | drogalider.com.br | 195.439,69 | 48,57% | 51,43% |
25 | farmadelivery.com.br | 194.948,85 | 29,14% | 70,86% |
26 | promofarma.com.br | 183.709,48 | 19,58% | 80,42% |
27 | drogariastamoio.com.br | 167.373,43 | 37,09% | 62,91% |
28 | farmahoje.com.br | 161.091,81 | 49,93% | 50,07% |
29 | farma22.com.br | 160.347,21 | 35,70% | 64,30% |
30 | drogasmil.com.br | 159.916,77 | 36,66% | 63,34% |
31 | fmiligrama.com.br | 124.217,10 | 36,10% | 63,90% |
32 | drogariasantamarta.com.br | 115.108,70 | 37,80% | 62,20% |
33 | drogaosuper.com.br | 112.242,95 | 19,74% | 80,26% |
34 | drogarianet.com.br | 111.604,18 | 21,62% | 78,38% |
35 | drogamaxi.com.br | 105.530,01 | 34,88% | 65,12% |
36 | drogaclara.com.br | 100.146,33 | 21,54% | 78,46% |
37 | drogariaveracruz.com.br | 76.414,54 | 30,31% | 69,69% |
38 | manipulae.com.br | 71.908,35 | 24,73% | 75,27% |
39 | farmaciasunipreco.com.br | 71.280,81 | 31,28% | 68,72% |
40 | morifarma.com.br | 59.515,10 | 39,04% | 60,96% |
41 | aazfarma.com.br | 58.308,92 | 23,31% | 76,69% |
42 | farmaciarosario.com.br | 55.930,04 | 36,30% | 63,70% |
43 | drogariaorama.com.br | 53.670,21 | 13,67% | 86,33% |
44 | resilifarma.com.br | 45.742,34 | 23,12% | 76,88% |
45 | drogarianossafarma.com.br | 42.421,65 | 21,48% | 78,52% |
46 | farmacianacional.com.br | 42.017,90 | 39,71% | 60,29% |
47 | farmasesi.com.br | 37.242,50 | 20,60% | 79,40% |
Conforme relatório divulgado pela Neotrust (empresa especializada na apuração de dados de e-commerce), nos três primeiros meses de 2022, o e-commerce no Brasil rendeu R$ 39,6 bilhões para as empresas.
As categorias de produtos que mais se destacam no comércio online são no primeiro trimestre de 2022 foram:
- Itens de beleza
- Produtos de perfumaria
- Alimentos e bebidas
- Itens de saúde
- Utilidades domésticas
O e-commerce para farmácia vêm aumentando sua participação no mercado farmacêutico. Segundo a revista Veja:
Em 2021 as vendas de medicamentos pela internet aumentaram 86,9%!
Ainda segundo matéria na revista Exame:
As farmácias lucraram 2,8 bilhões de reais nas vendas e-commerce em 2021!
O aumento no e-commerce para farmácia vêm gradualmente aumento ao longo dos anos, principalmente durante o período de isolamento do Coronavírus.
As pessoas que ainda não tinham hábito de comprar pela internet foram “forçadas” a adotar esse novo jeito de comprar.
O resultado foi um aumento surpreendente nos volumes de vendas nos e-commerce para farmácia.
Em 2020, o ICTQ apontou um crescimento de 120,75% nas vendas no e-commerce para farmácia.
Um dado interessante foi apontado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), as 26 redes de farmácias associadas movimentaram cerca de 2,78 bilhões de vendas delivery e-commerce em 2021.
Se compararmos com o ano anterior, houve um aumento de 56,77%.
Se olharmos para os períodos anteriores, considerando 2018, duas redes de farmácia figuraram entre as “50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro” – segundo ranking da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).
Em 2018 somente o e-commerce para farmácia faturou mais de 500 milhões apenas em 2 redes farmacêuticas!
A Drogaria Onofre ficou na 18º posição com faturamento de 315 milhões, correspondendo 45% de suas vendas. A Panvel Farmácias (Dimed) ficou na 19º posição faturando na casa dos 259 milhões, equivalente a 12,4% de sua receita no ano.
Esses bons números podem ser explicados pelas peculiaridades que influenciam esse novo nicho de mercado, isto é, na internet a farmácia pode vender muitos produtos além dos medicamentos!
O mix é variado, podendo ser vendido no e-commerce para farmácia, itens de: perfumaria, cosméticos, entre outros, geralmente são bem pequenos e leves, e na maior parte das vezes possuem alto valor agregado (o que significa é que possível fazer dinheiro com pouco espaço de estoque).
Além de serem extremamente leves e baratear drasticamente o valor do frete, o que faz toda a diferença para vendas pela internet no e-commerce para farmácia.
Mas antes de decidir fazer vendas online é preciso analisar o seu modelo e negócios!
Nem todas as farmácias e drogarias estão prontas para começar as vendas através da internet. Isso porque existem muitos custos de implantação e logísticas envolvidos.
Para facilitar, reunimos 4 perguntas que você têm que responder antes de começar a vender medicamentos pela internet. Confira:
1. Seu cliente realmente está na internet?
Até aqui é muito sedutor para o empresário partir logo para a internet e começar a engordar o faturamento com o e-commerce para farmácia.
Contudo, uma dica valiosa antes de colocar em prática o e-commerce é estudar a fundo o perfil do consumidor que compra na sua farmácia.
Vale lembrar que o público da internet pode não ser o mesmo público que sua farmácia atende.
Em sua maioria, idosos, crianças e pessoas com problemas crônicos de saúde, que costumam protagonizar a maioria das vendas, não estão tão familiarizados com computadores ou smartphones, o que pode ser uma barreira no e-commerce para farmácia.
Contudo, existe sim uma grande parcela da população que está migrando aos poucos para o e-commerce para farmácia.
Então, a farmácia deve fazer um estudo e analisar sua entrada nesse canal de vendas aos pouco, expandindo conforme a demanda do mercado.
2. Qual o hábito de consumo das pessoas que já fazem compras pela internet?
É muito importante entender o hábito de consumo online das pessoas e levantar dados como:
- Por onde elas navegam (redes sociais, sites de notícias, fofocas);
- Quais assuntos pesquisam (estão preocupadas com a estética do corpo, por exemplo) – com isso já ir planejando ações de marketing;
- Estão dispostas a comprarem no seu site? (afinal, seu e-commerce é novo e pode ser confundido como golpe);
- Sentem segurança na sua marca no meio digital. Estão dispostos a fornecer informações pessoais na hora da compra, como o número do cartão de crédito?
Outro ponto que deve ser dada sua devida atenção é a escolha da plataforma do e-commerce para farmácia.
Ela tem que suportar as necessidades do negócio, ou seja, a estrutura “por trás” do site. O que adianta oferecer um serviço de compras online que não suporta uma alta demanda de visitante e fica “fora do ar”?
Isso custa dinheiro, frustra e afasta os cliques dos internautas clientes em potencial.
Atente-se também para aspectos de experiência de navegação no e-commerce para farmácia. Quanto mais fácil for para seu cliente buscar um produto e finalizar a compra, melhor para o seu bolso.
Isso tudo será considerado se a farmácia contratar uma boa empresa de tecnologia que faça as intermediações entre o e-commerce e seu consumidor.
Porém é sempre bom ter em mente todos esses pontos, para que não sejam negligenciados por nenhuma das partes.
3. Você conhece as regras sanitárias para vender medicamentos no e-commerce para farmácia?
Por se tratar de produtos que devem ter cuidados especiais nas cadeias de produção, armazenamento e distribuição, e afetam a saúde coletiva, existem uma série de regras para a venda pela internet que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) impõe, e elas são bem rígidas.
São muitas regras específicas. Por esse motivo listamos a seguir as principais que já dão uma ideia da complexidade de exigência.
Para iniciar a comercialização dos medicamentos através da internet é necessário:
- Ter loja física, ou seja, a farmácia tem que existir em algum endereço devidamente autorizado pelas autoridades sanitárias;
- Disponibilizar um canal de comunicação direta com o profissional farmacêutico. Enquanto o site estiver online, para navegantes que por ventura tenham dúvidas sobre o medicamento que querem adquirir;
No site e-commerce para farmácia é obrigatório que o domínio (registro na internet) seja “.com.br”.
Dentro da página principal (home) deve constar as seguintes informações:
- Nome fantasia e razão social da farmácia, sempre com endereço, CNPJ, telefone e horário de funcionamento visíveis;
- Nome e número da inscrição do farmacêutico, conforme o Conselho que o Responsável Técnico está vinculado no Estado;
- Alvará Sanitário ou Licença de funcionamento conforme a legislação vigente e expedido pela Vigilância Sanitária de cada Estado;
- Autorização de funcionamento expedido pela ANVISA;
4. São todos os medicamentos que podem ser vendidos pela internet?
A farmácia não pode vender medicamentos controlados (tarjados) pela internet.
Se não bastasse todas essas regras, a RDC (Resolução Diretoria Colegiada) nº 44/09, no parágrafo que rege a regulamentação da venda de produtos e serviços farmacêuticos por meio online, não permite a comercialização de antibióticos.
E também qualquer medicamento controlado, somente pode ser dispensada em loja física. Isso porque esses tipos de medicamentos apresentam alto risco à saúde dos consumidores, atuando no sistema nervoso.
Além disso, precisam de prescrição médica para o seu uso.
Invista na categoria cosméticos e perfumaria nas vendas e-commerce para farmácia!
Porém, para contornar a pesada carga legislativa que barra muitos medicamentos (com devida razão) de serem vendidos pela internet, a farmácia que quer iniciar suas atividades no mundo digital pode investir na oferta de produtos de perfumaria e correlatos.
Isso porque esses produtos não se enquadram na maioria das regras de venda online exigidas pela ANVISA. Além de permitirem uma boa margem de lucratividade para a farmácia.
5. Como começar a vender no e-commerce para farmácia?
Como você viu existem uma série de normas e regras sanitárias para começar a vender na internet. Mas a boa notícia é que a farmácia não precisa se preocupar com tudo isso!
Existem serviços, como por exemplo a HUB MARKETPLACE FARMA que já fazem toda a triagem e somente anunciam na internet os produtos permitidos por lei!
Funciona assim: a farmácia contrata o serviço e-commerce HUB MARKETPLACE FARMA, que já é integrado com o próprio sistema da farmácia, como por exemplo o INOVAFARMA.
Daí o HUB MARKETPLACE FARMA se encarrega de anunciar os produtos da sua farmácia nos maiores sites e-commerce do Brasil!
Assim que um pedido de compra é feito no site, ele vai aparecer na tela do seu sistema, então basta que você faça a entrega dos produtos!
Viu como é simples? Você pode escolher aparecer em mais de 50 marketplace, como por exemplo:
- Amazon;
- Magalu;
- Americanas;
- Casas Bahia;
- Ponto Frio;
- Submarino;
- Extra;
- Mercado Livre;
- Consulta Remédios
- Shopee; e
- AliExpress.
Ficou interessado em começar a vender na internet? Fale agora com um de nossos consultores e comece a aumentar as vendas na sua loja com o e-commerce para farmácia!
Conclusão sobre e-commerce para farmácia
Como deu pra notar, as vendas pela internet deram um salto surpreendente nos últimos anos, principalmente pela pandemia da Covid-19.
Os consumidores acabaram criando um novo hábito de compra pela internet. A tendência é que isso continuei crescendo entre as pessoas, então a farmácia precisa também marcar presença na internet.
Contudo, quando falamos de medicamentos, existem normas e regras específicas para vender pela internet, então não basta sair por aí anunciando os produtos vendidos em farmácia e drogaria, pois você corre o risco de sofrer multas e ter o estabelecimento fechado pela vigilância sanitária.
Felizmente existem ótimos serviços, como por exemplo o HUB MARKETPLACE FARMA, que já é adequado na legislação e oferece a comodidade para farmácia vender seus produtos em mais de 50 grandes sites e-commerce!
Fale agora mesmo com nosso especialista para conhecer o HUB MARKETPLACE FARMA e já começar a vender na internet. Se você preferir, chama direto no WhatsApp!
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