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6 estratégias que sua farmácia pode adotar para vender

6 estratégias que sua farmácia pode adotar para aumentar as vendas

26 de outubro de 2018
Em uma farmácia, existem vários objetivos, desafios e metas a cumprir. Para que as coisas saiam como o esperado e o negócio prospere e se estabeleça em um contexto de crescimento sustentável, é essencial investir em estratégias que aumentam as vendas. Neste post, vamos destacar os fatores que influenciam a receita de uma empresa. Para isso,...
Como descobrir o lucro da minha farmácia?

Em uma farmácia, existem vários objetivos, desafios e metas a cumprir. Para que as coisas saiam como o esperado e o negócio prospere e se estabeleça em um contexto de crescimento sustentável, é essencial investir em estratégias que aumentam as vendas.

Neste post, vamos destacar os fatores que influenciam a receita de uma empresa. Para isso, vamos descrever 6 estratégias para você aumentar suas vendas na farmácia. Em seguida, vamos ressaltar a importância da gestão eficiente para melhorar a receita do negócio. Confira!

 

E-book Como aumentar as vendas de sua farmácia

 

1. Ofereça variedade de produtos

A primeira dica para você aumentar as vendas na farmácia é oferecer uma boa variedade de produtos para os seus clientes. Isso significa aumentar as chances de não perder ótimas oportunidade de vendas.

Para que isso aconteça, você deve oferecer diversas mercadorias, adequando-se à demanda e às necessidades dos seus potenciais clientes. Além disso, fique atento quando ouvir o consumidor falando de algum produto que não encontrou na sua loja. Dependendo, você pode passar a oferecer essa mercadoria.

2. Exponha os produtos de forma estratégica

Ainda que seu ponto de venda seja pequeno, é necessário estabelecer uma organização para que as mercadorias sejam bem divididas por seus respectivos departamentos, de forma que a escolha dos clientes seja facilitada e otimizada.

Nunca se esqueça de expor em maiores quantidades as mercadorias que contam com mais saídas na farmácia, uma vez que as chances de outros clientes optarem por elas aumentarão de forma substancial. Além disso, privilegie os locais estratégicos, como o caixa, para que os produtos de baixo valor tenham saída.

3. Invista na divulgação do seu negócio

Investir na divulgação de produtos e serviços que a sua farmácia oferece é essencial para que seus potenciais consumidores conheçam seu estabelecimento. É preciso avaliar estratégias de marketing local, como em jornais e TV, e também é essencial investir em marketing digital, por meio de ações em mídias como sites, redes sociais e o seu próprio blog.

Lembre-se de que, nos dias atuais, os consumidores mudaram seu comportamento e estão cada vez mais digitais. Por conta disso, você não pode deixar de criar uma estratégia para ter presença e, consequentemente, autoridade online.

4. Busque fidelizar seus clientes

Custa muito menos investir em estratégias de fidelização do que ir para o mercado para buscar novos clientes. Por isso, em primeiro lugar, tenha um atendimento de excelência. Invista também em ações como descontos e promoções diferenciadas para os consumidores que frequentam sua farmácia regularmente.

Uma vez que você investe em programas de fidelidade, a farmácia fica muito mais atraente para as pessoas e isso certamente refletirá em seus resultados de forma positiva.

5. Estabeleça uma relação próxima com parceiros

Uma outra ótima forma de otimizar as vendas na farmácia é contratando um representante comercial. Esse profissional será responsável por, por exemplo, visitar médicos e demais profissionais da saúde, fazendo com que seu negócio se torne mais conhecido, o que fará com que o fluxo da sua loja seja mais intenso.

Lembre-se de que esses representantes comerciais deverão receber comissões em cima das vendas, de forma que se sintam estimulados a realizar mais contatos e a otimizar os resultados do seu estabelecimento.

6. Aposte em acompanhar e em aconselhar

Quase sempre, as farmácias também vendem produtos que são comercializados em locais como supermercados, como shampoos, barras de cereais e suplementos alimentares. Para aumentar as vendas desses produtos, você pode, por exemplo, aproveitar a vantagem de contar com um farmacêutico para que ele acompanhe e aconselhe as pessoas durante as compras — coisa que, normalmente, não acontece em outros estabelecimentos.

Além desses produtos que são comuns em mercados, seu estabelecimento também pode aproveitar da influência do farmacêutico para vender outros produtos diferenciados e que não são tão comuns no mercado.

Importância da gestão eficiente para aumentar as vendas

Você pode ter um excelente produto ou serviço para oferecer ao mercado, mas sem uma gestão eficiente provavelmente seu negócio não dará certo. Mais do que nunca, é preciso manter a casa arrumada e investir em processos profissionalizados e dinâmicos em áreas como RH, finanças, qualidade e outras.

Entre os benefícios de uma gestão estratégica na farmácia, destacamos:

  • mais produtividade entre os funcionários;
  • otimização do planejamento estratégico;
  • tomada de decisões mais clara a acertada;
  • menos riscos e menos erros no dia a dia;
  • aumento das vendas e dos resultados etc.

Como fazer uma gestão estratégica na sua farmácia

Para isso, diversos aspectos precisam ser considerados. Um dos primeiros começa no momento de começar a empresa. Afinal de contas, nenhum negócio conquista sucesso antes de fazer um bom planejamento, o que envolve o estudo do mercado, dos concorrentes, dos clientes a serem atingidos, entre outras questões.

Também é necessário pensar em questões como a localização da empresa, uma vez que o estabelecimento deverá estar em uma região que conta com boa visibilidade e ainda chame a atenção do público. Além disso, também é preciso definir como será a estrutura da empresa e quais produtos serão oferecidos às pessoas.

Em seguida, é a hora de formar uma boa equipe, ou seja, buscar profissionais que contem com conhecimento na área de atuação da farmácia e sejam devidamente qualificados para entregarem um serviço de excelência.

 

>> Veja também:

3 atitudes simples de marketing que potencializam as vendas da farmácia

 

No que diz respeito às finanças, é essencial realizar um controle financeiro efetivo. Será preciso, por exemplo, gerenciar todas as receitas e despesas do estabelecimento, analisar cortes no orçamento e fazer constantes avaliações de resultados, de forma a analisar se a empresa está indo para o caminho certo.

Para fazer isso, uma das melhores coisas a serem feitas é investir em um software de gestão, que permitirá que a empresa otimize não só o setor de finanças, mas todas as áreas da empresa. Por meio de um bom sistema, será possível automatizar diversas atividades. Assim, a farmácia estará muito mais preparada para conquistar seus objetivos e bater todas as suas metas.

O que achou dessas ideias para aumentar as vendas e otimizar a gestão da empresa? Você pôde perceber que, com atitudes simples, é possível se reinventar para aumentar as vendas, por meio da entrega de serviços de grande excelência e que estejam totalmente alinhados com as necessidades dos seus clientes. Agora, é o momento de colocar essas ideias em prática e fazer acontecer.

 

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