15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 1 fade https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
eventos em farmácia

Eventos em farmácia: entenda qual a importância e como organizá-los

21 de junho de 2019
Os eventos em farmácia são uma ação de marketing que sempre costuma dar certo para atrair clientes nos estabelecimentos. Isso porque, quando eles ocorrem, geralmente são oferecidos brindes às pessoas, servidos lanches, disponibilizados brinquedos para crianças e serviços de saúde, como a aferição da pressão arterial e de glicemia de forma gratuita. Porém, essas não...
Como transformar sua farmácia em uma máquina de vendas

Os eventos em farmácia são uma ação de marketing que sempre costuma dar certo para atrair clientes nos estabelecimentos. Isso porque, quando eles ocorrem, geralmente são oferecidos brindes às pessoas, servidos lanches, disponibilizados brinquedos para crianças e serviços de saúde, como a aferição da pressão arterial e de glicemia de forma gratuita.

Porém, essas não são as únicas ações que podem ser desenvolvidas em farmácias! Os eventos podem se tornar verdadeiros aliados para que a sua drogaria seja mais reconhecida do que as concorrentes e tenha uma maior lucratividade. Siga a leitura e saiba mais sobre a respeito!

 

Webinário Gratuito - Gestão de Pessoas e Marketing na Farmácia

Qual é a importância dos eventos em farmácia?

Em seu livro “Eventos e cerimonial: simplificando as ações”, a estudiosa Maria Lúcia Bettega define os eventos como uma forma estratégica de as organizações se relacionarem com os públicos. De tal modo, eles não devem ser feitos simplesmente por fazer, sem ter um planejamento.

Antes de tudo os eventos são ações de marketing poderosas, que podem comunicar, divulgar produtos, branding, entre outros pontos. Eles não diferem de peças publicitárias veiculadas nas redes sociais e na televisão, por exemplo, uma vez que têm o dever de promover um bom relacionamento entre uma empresa e seus públicos.

Trazendo essa realidade para a área farmacêutica, vemos que os eventos podem ser realizados em drogarias e são uma ferramenta com muito potencial a ser explorado. No entanto, para que tragam resultados efetivos, eles precisam ser planejados e ter objetivos a serem cumpridos.

Que benefícios os eventos trazem para as drogarias?

Os eventos em farmácia podem trazer diversos benefícios para as organizações. Veja, a seguir, quais são os principais deles.

Aquisição de novos clientes

Quando você faz um evento em sua drogaria, como uma montagem de uma tenda na área externa, por exemplo, isso chama a atenção de quem passa na rua. Dessa forma, os eventos servem para que novos clientes, que não costumavam comprar na farmácia, tenham a curiosidade despertada.

Melhora no processo de vendas

O evento pode servir para impulsionar as vendas em um período fraco ou até mesmo para que você faça promoções de queima de estoque, por exemplo. Assim, aqueles produtos que estão há muito tempo parados no estoque podem ser vendidos mais rapidamente.

Promoção da imagem da farmácia

A imagem da farmácia é promovida quando um evento é realizado. Isso porque a marca estará em maior evidência. Além do mais, se o acontecimento gerar uma experiência positiva para os clientes, eles lembrarão mais do seu estabelecimento do que dos concorrentes.

O que precisa ser feito para executar um bom evento?

Existe uma espécie de passo a passo quando falamos no desenvolvimento de eventos corporativos, o que inclui os de farmácias. Na sequência, vamos listar uma série de dicas que devem ser colocadas em ação!

Defina o objetivo

O seu evento precisa ter objetivos claros e definidos. É preciso que você defina metas que devem ser cumpridas no decorrer das ações a serem realizadas. Se o desejo for de aumentar as vendas, por exemplo, deve ser expresso um número a ser atingido.

Assim, você pode definir que em um período X de evento deseja aumentar Y% das vendas, por exemplo. A ideia é que as estratégias sejam executadas sempre objetivando o cumprimento da meta.

Faça um bom planejamento

Por falar em estratégia, o planejamento é fundamental. Para isso, deve-se considerar o perfil de público da farmácia e para qual o evento se destina. Pessoas idosas que compram muitos medicamentos não têm o mesmo perfil que mulheres que adoram maquiagem, por exemplo.

É por conta disso que é necessário fazer um estudo de público e ver que táticas você pode utilizar nos eventos. Para os idosos, por exemplo, promover uma palestra sobre qualidade de vida na terceira idade pode ser uma ideia interessante. Já para o público que gosta de cosméticos e maquiagens, pode ser feito um workshop com um maquiador, para que ensine técnicas de como utilizá-las.

Escolha o tipo de evento mais adequado

Existem diversos tipos de eventos, como blitz, palestras, workshops, ações de promoção à saúde, entre outros, que podem ser executados em uma farmácia. Como explicamos, convém conhecer muito bem o público para escolher a melhor opção para o seu estabelecimento.

Colete e analise dados referentes ao evento

Tão importante quanto a organização do evento são as estratégias a serem desenvolvidas após a sua execução. Algo que não deve ser esquecido é a coleta de dados referentes ao acontecimento.

Faça, por exemplo, uma pesquisa de satisfação com o público, bem como mensure os resultados financeiros para verificar se o evento atingiu a meta definida. Caso algo não tenha saído como o planejado, você terá subsídios para fazer correções em ações futuras.

Quais são os eventos mais comuns de serem realizados em farmácias e como escolher o ideal?

Como comentamos, são vários os eventos que podem ser realizados em uma farmácia. Confira algumas ideias para você desenvolver no seu estabelecimento!

Ações promocionais de saúde

Você pode convidar profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos para promoverem ações em sua drogaria. Podem ser oferecidas consultas gratuitas, promovidas palestras e dadas orientações em geral.

Workshops e oficinas

Os workshops e oficinas servem para atrair público que deseja agregar conhecimento de alguma forma. Para isso, promova esse tipo de ação com produtos que tenham a ver com a sua marca.

Se você vende uma determinada marca de tintura de cabelo, por exemplo, pode convidar um cabeleireiro para que dê dicas de aplicação e mostre como o produto pode ser melhor utilizado pelos clientes.

Tendas infláveis

As tendas infláveis podem ser colocadas no lado de fora da farmácia, deixando o seu logotipo em evidencia. A ideia é que as pessoas se sintam convidadas a ir até o local e vejam o evento que está sendo realizado.

Na tenda podem ser distribuídos brindes, feitos sorteios e ter a animação de um cantor ou banda local. Assim, as pessoas terão bastante vontade de participar da festividade.

Agora você já sabe mais sobre os eventos em farmácia e sua importância. Por isso, não deixe de realizar essas ações e aumentar os seus lucros.

Além disso, aproveite e veja mais dicas interessantes para a sua drogaria em nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook e no YouTube.

 

Workshop Gratuito - Treinamento eficiente, farmácia lucrativa

Facebook

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Saiba porque as rupturas de estoque estão quebrando a sua farmácia
Comentarios 0

Deixe uma resposta