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Motivos para investir na formação do colaborador

3 bons motivos para sua farmácia investir na formação do colaborador!

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13 de setembro de 2019
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Você acha que basta que seus colaboradores saibam como os produtos da farmácia devem ser vendidos? Em qual prateleira ou gôndola cada um está localizado? Decorar os processos e executar de forma robótica? E como fica o atendimento ao cliente? O suporte, a assistência farmacêutica, o contato humano, a capacidade de resolver imprevistos? Isso faz...

Você acha que basta que seus colaboradores saibam como os produtos da farmácia devem ser vendidos? Em qual prateleira ou gôndola cada um está localizado? Decorar os processos e executar de forma robótica? E como fica o atendimento ao cliente? O suporte, a assistência farmacêutica, o contato humano, a capacidade de resolver imprevistos? Isso faz a diferença na fidelização de clientes, na garantia de bons números de vendas e crescimento exponencial do negócio. A formação do colaborador faz toda diferença!

Leia também: Veja porque treinamento na farmácia vai te trazer melhores resultados nas vendas!

 

Como você consegue que seus colaboradores estejam preparados para entregar um bom padrão de qualidade aos seus clientes? O primeiro passo, sem dúvida, são os treinamentos. Sem eles não tem como você extrair a máxima performance da sua equipe. Afinal, todos devem saber claramente para qual direção seguir. Senão, cada um rema para a direção que julgar conveniente. Deu para entender?

Nesse artigo, vamos te mostrar os 3 principais motivos para você investir na formação dos seus colaboradores.

 

#1 Aumento da produtividade e entrega de resultados

Já tentou fazer alguma coisa que você não tem conhecimento e experiência necessária? Tenho certeza que não deu muito certo. Agora imagine o cliente entrar na farmácia e seu colaborador não souber explicar a diferença entre um medicamento pelo outro. Ou melhor: imagine o colaborador que não sabe como mexer no sistema da farmácia e fica um tempão tentando encontrar o cadastro do produto. Será que isso faz diferença no fechamento da venda? Será que o cliente não ficaria menos tempo na fila? Será que esse cliente vai comprar novamente na sua farmácia?

Profissionais bem treinados vão desempenhar suas funções da melhor forma e assim otimizar o tempo. Além disso, colaboradores que sabem o que estão fazendo diminuem as chances de erros, o que evita o retrabalho.

Retrabalho é literalmente jogar o lucro da sua farmácia no lixo!

O ideal é que logo no primeiro dia de trabalho na farmácia, todos os colaboradoressaibam o que terá que ser feito ao longo da semana. Isso permite traçar um cronograma de treinamento, e ir aprimorando a execução de cada tarefa. Você também deve medir o que está funcionando e o que pode ser melhorado. E a cada nova semana ir aperfeiçoando a rotina e trazendo novos treinamentos, embasado nas experiências anteriores.

Saia do operacional e reserve um tempo para que você possa planejar a rotina diárias de todos os colaboradores, de acordo com suas funções desempenhadas. Isso vai te poupar muito dor de cabeça, pois cada um da equipe saberá antemão o que deveria estar fazendo. Assim você tem mais autoridade para cobrar, caso não seja feito o que você planejou. O combinado não sai caro, não é mesmo?

 

#2 Maior engajamento através da valorização pessoal e profissional

Como você vai treinar um colaborador para exercer a função de balconista, se na carteira de trabalho está registrado entregador? Seu programa de treinamento vai começar errado, e tem muitas chances de fracassar.

Para que todo conhecimento seja absorvido é necessário que a pessoa esteja disposta a aprender. E para aprender é necessário no mínimo comprometimento.

Se você não quer se comprometer em registrar o seu colaborador corretamente, como vai exigir que ele tenha o mesmo comprometimento em aprender? Antes de começar o processo de capacitação, verifique se o colaborador está engajado com essa ideia. Talvez você descubra que ele nem queria estar naquela função.

Quando todos da sua equipe estão satisfeitos e realmente gostam do que fazem, as coisas acontecem maravilhosamente bem. Os clientes serão os primeiros a perceber isso!

Bem, vamos partir do princípio que seu colaborador está registrado da forma correta e você constatou que ele faz o que gosta. E ainda está disposto a melhorar sua qualificação para poder crescer na farmácia. Esse é o cenário adequado para iniciar o treinamento. Neste caso o colaborador se sentirá valorizado pois a farmácia está acreditando no seu potencial, ao invés de descartá-lo e contratar alguém com mais preparo.

 

#3 Redução da rotatividade com o fortalecimento saudável de laços

Ok. Você capacitou todos os colaboradores e agora que começou finalmente a colher os frutos desse investimento, alguns deles querem sair da sua farmácia? Não te passa um sentimento de ingratidão?

“Poxa, acreditei no potencial daquele colaborador e no final o que eu ganho: um até logo!”

Já se perguntou se sua farmácia realmente é o melhor lugar para se trabalhar?

Quanto mais capacitação um colaborador tiver, mais o seu nível de valorização sobe. O que quero dizer é que a medida que o colaborador vai subindo de patamar, começa a questionar se o que ele faz vale o que você paga. Isso é absolutamente normal! E nem sempre o dinheiro é o fator que leva ao descontentamento. Às vezes o próprio ambiente e os outros colegas de trabalho são os motivadores que levam o desligamento do colaborador.

A melhor forma de reter um bom colaborador e garantir que os investimentos em treinamento possam ter retorno é manter um canal de diálogo franco e aberto. Quem não gosta de um feedback assertivo? Faça reuniões coletivas e individuas. Pergunte (na cara dura, se for o caso) o que você pode fazer para melhorar a vida profissional da pessoa. A medida que as respostas forem surgindo, comece a ponderar e fazer negociações. Por exemplo: o salário poderia ser maior se cada um melhorar suas vendas em 10%; os horários podem ser mais flexíveis se cada um se comprometer a bater a meta de venda do mês. Pegou a ideia?

Esse tipo de atitude cria um vínculo muito forte. Seus colaboradores vão valorizar ainda mais o local onde trabalham. Pois quando compararem sua farmácia com as demais do mercado, isso será um dos seus diferenciais. Pode até ocorrer de outros profissionais se candidatarem para trabalhar na sua farmácia, quando souberem como é sua gestão de pessoas.

 

E na sua farmácia, como são os treinamentos? Compartilhe conosco nos comentários!

Veja também: Você quer melhorar o desempenho dos seus colaboradores? Clima organizacional: saiba como fazer

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Lucas Sabadini

Analista de Conteúdo em INOVAFARMA
Bacharel em Engenharia da Computação pela UNIFEV/SP, realizou intercambio na Kaplan International Portland/USA. Entusiasta de tecnologia, atualmente é Analista de Conteúdo na Precisão Sistemas. Desenvolve conteúdo áudio/visual e copywriting/SEO em marketing digital.
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