fbpx

Gestão financeira para farmácias: saiba como ser mais eficiente

O primeiro passo para obter o sucesso em qualquer tipo de negócio é manter tudo muito bem organizado e sob controle. A gestão financeira para farmácias segue o mesmo princípio. Essa tarefa é tão importante que podemos dizer, com certeza, que ela funciona como um termômetro, capaz de apontar quando algo não está bem.

Por meio de uma boa análise financeira, pode-se perceber inúmeras circunstâncias que necessitam de ações por parte da gestão. No entanto, uma série de cuidados devem ser seguidos a fim de otimizar esse processo, de modo a levantar dados consistentes sob a situação da empresa e permitir que eles sirvam de apoio para essas decisões.

A seguir, mostramos de que forma você pode organizar as finanças de sua farmácia e garantir o sucesso do seu negócio. Acompanhe a leitura!

Como otimizar o processo de gestão financeira para farmácias?

Um bom controle financeiro requer uma série de atividades, que devem ser feitas diariamente e observadas com muito cuidado e atenção. Vamos relacionar os principais passos para otimizar esse processo.

banner webinario fiscal - Gestão financeira para farmácias: saiba como ser mais eficiente

Faça um planejamento estratégico

O primeiro passo para o sucesso da sua farmácia é o planejamento estratégico. Ele é responsável por definir os rumos que o seu negócio deverá seguir, ou seja, definir as principais metas. Portanto, um bom planejamento significa estabelecer um conjunto de ações que o ajudarão a atingir um objetivo.

Para definir um planejamento estratégico, também é preciso fazer um estudo de mercado, analisar a concorrência e identificar oportunidades de negócio. Por isso, analise todos os fatores que possam interferir no negócio e estabeleça quais são os seus principais pontos fortes e pontos fracos, além de definir o que fazer para melhorar cada um deles.

Dessa forma, construa seu plano de ação, que nada mais é do que o passo a passo do que você fará para atingir o seu objetivo. Outro fator importante a ser definido é estabelecer indicadores de desempenho, que servirão de apoio para análises mais elaboradas.

Organize o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro da farmácia. Essa ferramenta é responsável por fornecer informações importantes sobre a saúde financeira do negócio, além de possibilitar a análise e projeções futuras para a empresa.

No entanto, para que todos os seus benefícios sejam bem aproveitados, é preciso disciplina e controle em sua execução. Isso significa manter registros diários e completos de toda e qualquer movimentação financeira da farmácia, por menor que seja.

O fluxo de caixa possibilita a verificação e controle de questões importantes, como a liquidez, ou seja, verificar a capacidade do negócio em manter os seus compromissos em dia. Analisar os tipos de operações financeiras é outro benefício do fluxo de caixa, pois é possível perceber qual é a maior forma de entrada de recursos, como pagamentos à vista ou a prazo.

Tenha um plano orçamentário

O orçamento é uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico da farmácia. Por meio dele, pode-se tomar decisões com mais rapidez e segurança, pois ele fornece uma visão e estimativa de gastos e ganhos que podem ser analisados de diversas maneiras, como a curto, médio ou a longo prazo.

banner ebook vendas - Gestão financeira para farmácias: saiba como ser mais eficiente

Dessa forma, com base em suas projeções, é possível identificar se o momento é ideal para investimentos, por exemplo, ou se é a hora de reduzir custos. Além disso, também é possível acompanhar sua evolução, ou seja, analisar se os valores previstos estão de acordo com os gastos e receitas realizados.

Monitore os resultados

A análise dos resultados é muito importante para avaliar se todo o planejamento estratégico está de acordo com o que foi elaborado. Para isso, analise todas as outras ferramentas utilizadas como apoio para o controle financeiro, como o fluxo de caixa, o orçamento, entre outras.

Além disso, também é preciso acompanhar as métricas que foram estabelecidas durante a elaboração do planejamento estratégico. Esses resultados servem para avaliar a evolução do negócio e como guia para a tomada de decisões estratégicas.

Faça uso de tecnologia

Contar com o apoio da tecnologia fará com que o controle financeiro seja mais seguro e confiável. Ela é uma ótima aliada em qualquer tipo de monitoramento e análise, pois permite uma visão mais eficiente de todas as etapas da gestão financeira. Vamos falar sobre seus benefícios no próximo tópico.

Como um software de gestão contribui para o controle das finanças?

Por meio de um software de gestão, todas as atividades essenciais para o gerenciamento e controle financeiro são feitas com muito mais agilidade, segurança e precisão. Por isso, proporciona uma série de benefícios.

Redução de erros

O uso de software reduz o risco de erros e falhas na gestão financeira. Isso porque muitos registros são gerados automaticamente pelo sistema. Por exemplo, ao efetuar uma venda, os valores automaticamente são contabilizados no fluxo de caixa e os produtos sofrem baixa no estoque. Dessa forma, os riscos de falhas ou esquecimento são praticamente eliminados.

banner webinario financeiro - Gestão financeira para farmácias: saiba como ser mais eficiente

Mais agilidade na execução de tarefas

Além da atualização financeira, o sistema possibilita que outros controles possam ser feitos. Dessa forma, muitas tarefas passam a ser automatizadas, o que traz mais agilidade para os processos administrativos da farmácia.

Além disso, há um aumento de produtividade, já que os funcionários terão mais tempo para se dedicarem a outras atividades importantes.

Segurança das informações

Imagine o risco em fazer o registro de toda a movimentação financeira em uma planilha eletrônica e algum problema ocorrer com ela, como alguém apagá-la indevidamente? O transtorno e os problemas causados por isso seriam enormes.

Um software de gestão garante muito mais segurança no armazenamento das informações, pois os dados são armazenados em nuvem e são feitos backups diários para garantir que todos os registros estarão sempre disponíveis, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Análise mais precisa dos resultados

O software permite que diversos indicadores de desempenho sejam analisados com muito mais facilidade e agilidade. Assim, pode-se acompanhar a qualquer momento informações relevantes para a tomada de decisões, entre elas:

  • analisar o ticket médio;
  • conferir a lucratividade;
  • acompanhar a taxa de inadimplência.

Controle de estoque mais eficiente

Manter um controle de estoque preciso e confiável é essencial em uma farmácia. O software de gestão possibilita o acompanhamento detalhado tanto da entrada quanto da saída de mercadorias. Além disso, é possível analisar o desempenho de cada produto, ou seja, monitorar os com maiores saídas ou os que estão há muito tempo parados.

É preciso muito cuidado e atenção ao fazer a gestão financeira para farmácias de maneira eficiente. Portanto, faça um bom planejamento estratégico, mantenha as informações atualizadas e sob rigoroso controle. Para isso, conte com o apoio de um software de gestão, que trará inúmeros benefícios em diversas atividades do negócio.

Gostou do post e quer saber mais sobre gestão financeira? Então confira este artigo sobre como melhorar o fluxo de caixa da sua farmácia!

Para acessar conteúdos que vão melhorar os resultados do seu negócio, se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook!

Facebook
logoinovafarma80x80 - Gestão financeira para farmácias: saiba como ser mais eficiente

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =