15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 1 fade https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
História da farmácia

História da farmácia: descubra aspectos curiosos do seu surgimento!

13 de julho de 2018
É fácil encontrar em qualquer farmácia muita variedade de produtos para saúde, higiene pessoal e beleza; ter disponível o profissional farmacêutico 24 horas para eventuais dúvidas; sem contar as comodidades como ar condicionado, estacionamento, entrega a domicílio, pequenos serviços para a saúde, além de promoções e ofertas. Continue a leitura e veja alguns pontos curiosos...
Guia Completo: Como Aumentar as Vendas de sua Farmácia

É fácil encontrar em qualquer farmácia muita variedade de produtos para saúde, higiene pessoal e beleza; ter disponível o profissional farmacêutico 24 horas para eventuais dúvidas; sem contar as comodidades como ar condicionado, estacionamento, entrega a domicílio, pequenos serviços para a saúde, além de promoções e ofertas. Continue a leitura e veja alguns pontos curiosos da história da farmácia.

 

E-book Como aumentar as vendas de sua farmácia

 

Nem sempre as farmácias e drogarias foram como conhecemos hoje!

Na sua origem (datada a partir do século X), não havia sequer a distinção entre médico e farmacêutico. Vejam só! A mesma pessoa diagnosticava a doença, produzia o remédio e vendia. Eram chamados de Boticas. Isso fazia com que os interesses comerciais (na maioria dos casos) sempre prevaleciam diante dos interesses de cura do paciente. Obviamente era mais rentável manter um cliente doente do que curá-lo.

Isso gerou um grave problema, a prescrição e diagnóstico da doença ficava refém do proprietário da farmácia, que se quisesse poderia agir de má fé e prolongar o tratamento do paciente somente para garantir as vendas. Após alguns anos (meados do século XVIII), ficou proibido a mesma pessoa diagnosticar a doença, produzir e vender o remédio.

 

>> Leia também:

SNGPC: 7 dicas para evitar o retorno de transmissão do arquivo

Porque a legislação farmacêutica continua sendo uma barreira para o empreendedor?

Você quer melhorar o desempenho dos seus colaboradores? Clima organizacional: saiba como fazer

 

Alguns anos depois, os processos de: produção, venda e diagnóstico, foram regulamentados. Assim surgiram os órgãos sanitários, conselhos federais e regionais; responsáveis pela regulamentação, fiscalização e controle das atividades dentro da farmácia.

Mais tarde, o avanço da tecnologia fez com que os métodos de fabricação manuais não fossem mais viáveis. Houve enorme industrialização nos laboratórios. Já não era mais rentável para as farmácias produzirem medicamentos. Agora, esses estabelecimentos passam a seguir rígidas normas regulatórias, atuam diretamente com a população fornecendo medicamentos e orientações especializados, e ainda manipulam pequenas formulações prescrita por profissionais habilitados.

 

A farmácia sempre passou por inúmeras mudanças, e continua se modificando até hoje. E não precisa de muito esforço para perceber isso. Veja a quantidade de produtos que já podem ser encontrados nas prateleiras, que nem se quer são relacionados com saúde. Até alimentos são permitidos.

Vamos aguardar a próxima página dessa história…

 

Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook! Lá você encontra muito mais conteúdo sobre gestão e varejo farmacêutico. Garanto que você vai aproveitar muita coisa!

Facebook

Lucas Sabadini

Analista de Conteúdo em INOVAFARMA
Sou apaixonado por trabalhar na criação de conteúdo e marketing para uma das melhores empresas de tecnologia do país! Quer saber por que nossos clientes estão tão satisfeitos? Sinta-se livre para me contatar.
Lucas Sabadini
Guia Completo: Como Aumentar as Vendas de sua Farmácia
Comentarios 0

Deixe uma resposta