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Veja como fechar um bom contrato com os fornecedores e assim aumentar o índice de lucratividade da farmácia

Muito se fala a respeito do que um gestor precisa saber para manter o índice de lucratividade da sua farmácia em alta. Mas nem sempre a questão dos parceiros comerciais é analisada com cuidado. 

Em um mercado tão competitivo quanto o de farmácias, todos os detalhes são importantes para que seja possível manter a sustentabilidade do empreendimento, principalmente a forma como se compra os produtos que serão vendidos para os clientes.

Já foi o tempo em que somente avaliar o preço e as condições de pagamento bastavam. Agora, cada vez mais, é preciso ir além e observar detalhes que antes não eram tão importantes.

Pensando nisso, separamos aqui quais são os pontos essenciais, que precisam ser considerados na hora de fechar o contrato com um fornecedor.

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Veja como e porquê a farmácia deve ter um bom relacionamento com os fornecedores

Relação de ganha x ganha 

Para que o seu negócio prospere, opte sempre por parceiros que priorizem a relação de ganha x ganha. Ou seja, ao fechar uma compra, nenhum dos lados precisa sair perdendo.

Isso é importante, não somente para manter a segurança da sua própria farmácia, mas também a saúde do seu parceiro, para que ele possa sempre oferecer as melhores condições.

Avalie seu parceiro com cuidado

Antes de fechar o negócio com a distribuidora mais barata, avalie com cuidado a procedência de um parceiro. Afinal, em um cenário ideal, você terá uma parceria longa e duradoura.

Os pontos que devem ser avaliados antes de fechar o negócio são muitos. Os principais são:

  • A empresa é séria e idônea?
  • Qual sua imagem no mercado?
  • Possui clientes fiéis e novos?
  • Qual é a estrutura da empresa? É organizada e capaz de atender suas demandas?
  • Como programa as entregas? Possibilita entregas de emergência e na quantidade que você precisa?
  • Possui a variedade de produtos que você precisa?
  • Quais as políticas de compras? Está tudo claro e transparente?
  • Qual o preço oferecido? Possui descontos e bonificações?

Com estes dados todos em mãos, é hora de analisar os diferenciais oferecidos pela distribuidora. Algumas vezes, o preço dos produtos em si podem até ser um pouco mais altos.

Mas é um parceiro que além de entrega rápida e quando você precisa, também oferece diferenciais importantes, como por exemplo treinamento para seus funcionários, premiações e muito mais. Na ponta do lápis, este tipo de diferenciação pode ser mais vantajosa do que um simples desconto.

Negocie com inteligência

Alguns especialistas dizem que a arte de comprar é mais importante que a de vender. Portanto, atenção total nesta hora. Para garantir um maior lucro e mais tranquilidade com relação ao seu caixa, você pode optar pelo pagamento à vista.

Assim, você fica tranquilo para fazer as vendas, sem se preocupar com o alto valor dos juros que está pagando ou com as datas de pagamento.

Além disso, pagar à vista também garante conseguir melhores descontos, o que proporciona maiores lucros ou preços mais competitivos para seus clientes. Porém dependendo do giro da sua farmácia, vale mais a pena parcelar o pagamento, conforme as condições do fornecedor.

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Controle

Um bom negócio só prospera se o gestor fizer um bom controle de tudo que acontece na farmácia. Mantenha um olho atento para seus custos fixos e variáveis, margens de lucro e receitas.

Atenção total à impostos que variam durante o ano, comissões e bônus para seus funcionários e as despesas operacionais.

Com isso detalhado e bem analisado, fica muito mais fácil conseguir alcançar o sucesso e garantir uma vida longa e saudável para sua farmácia.

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