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atendimento na farmácia

Como conquistar mais agilidade no atendimento de sua farmácia?

4 de setembro de 2018
Não é exagero dizer que, no Brasil, há uma farmácia a cada esquina — segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF), existem mais de 80 mil farmácias e drogarias privadas em todo o país. Como se vê, a concorrência é bem alta, por isso, é importante ter mais agilidade no atendimento, para fidelizar e...
Como descobrir o lucro da minha farmácia?

Não é exagero dizer que, no Brasil, há uma farmácia a cada esquina — segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF), existem mais de 80 mil farmácias e drogarias privadas em todo o país. Como se vê, a concorrência é bem alta, por isso, é importante ter mais agilidade no atendimento, para fidelizar e proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente.

Seja qual for o negócio (grandes redes ou farmácias independentes), é fundamental adotar estratégias para oferecer um serviço diferenciado e, assim, conseguir se destacar no mercado.

Neste post, trazemos dicas que você pode implementar na sua farmácia para melhorar o atendimento e otimizar os processos — o que, certamente, vai resultar na satisfação do seu público e no aumento das vendas. Confira!

 

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Treine a equipe de atendimento

O cartão de visitas de qualquer negócio é a equipe, por isso, é fundamental treinar os colaboradores para que eles adotem o mesmo padrão de atendimento. Além de procurar o melhor preço e variedade de itens, o cliente quer ser valorizado e ter agilidade na aquisição dos produtos.

No caso específico das farmácias, é preciso considerar, ainda, que as pessoas que vão adquirir medicamentos podem estar fragilizadas emocionalmente e esperam acolhimento na hora da compra.

Dessa maneira, é importante que a equipe farmacêutica:

  • seja empática;
  • procure identificar a necessidade do consumidor;
  • seja, ao mesmo tempo, discreta e rápida no atendimento, para que o cliente não se sinta constrangido, dependendo do produto que está solicitando.

O colaborador ainda precisa conhecer todos os processos de venda, como política de descontos, procedimentos para medicamentos que exigem receita médica etc. Também deve saber localizar rapidamente os produtos nas prateleiras ou estoque, para proporcionar agilidade no atendimento. Esse ponto é fundamental, porque a rotina das pessoas hoje é cada vez mais corrida.

Outra questão importante é em relação ao comportamento dos colaboradores — que devem ser orientados a evitar conversas paralelas e também a não usar o celular durante o serviço. É preciso que eles estejam focados no atendimento ao cliente.

É necessário, ainda, que um supervisor fique de olho nas necessidades de cada setor — como balcão e caixa —, para evitar, sobretudo, as filas grandes, que vão aborrecer quem tem pressa em realizar a compra.

Por fim, é preciso se preocupar com a apresentação da equipe, principalmente quanto ao uso de uniformes e crachás, para que ela seja facilmente identificada pelo cliente, o que também vai otimizar o atendimento.

Com treinamento e identificação dos funcionários, o consumidor terá uma boa experiência de compra e vai escolher a sua farmácia sempre que precisar adquirir um medicamento, cosmético ou qualquer outro produto. Também há grandes chances de ele indicar o seu estabelecimento para familiares e amigos.

Utilize um software que automatize os processos

Independentemente do tamanho da sua farmácia, é imprescindível a adoção de um software para otimizar os processos, que propicie, portanto, a agilidade no atendimento.

O programa deve facilitar o cadastro de todos os produtos, fazer o gerenciamento das vendas e auxiliar na identificação de um medicamento no estoque, bem como a opção de genérico do produto — caso a farmácia não tenha o item indicado na receita.

O software tem, ainda, a função de mapear o estoque, possibilitando ao gestor saber:

  • quais produtos vendem mais e não podem faltar;
  • quais têm venda sazonal;
  • quais itens não têm boa saída.

A partir desses dados, você consegue adquirir as mercadorias mais procuradas com antecedência. Isso possibilita uma melhor negociação com os fornecedores e evita que seu estabelecimento fique sem determinado produto, o que poderia afastar novos clientes.

É importante, ainda — em relação às redes de farmácias —, que o software faça a integração das lojas, pois, assim, o colaborador pode indicar a unidade mais próxima para o consumidor adquirir determinado produto, caso esteja em falta na dele.

A tecnologia é importante também para fazer a identificação do cliente e de seu histórico de compra, o que resulta em um atendimento mais personalizado. Pode ser, também, uma ferramenta para elaborar programas de descontos e fidelização adequados às experiências de compra do seu público.

Mantenha prateleiras e gôndolas organizadas

Para ter agilidade no atendimento, os produtos da sua farmácia devem estar organizados: os colaboradores precisam saber identificar a localização dos medicamentos, tornando a venda mais rápida, e o público deve ter facilidade para encontrar os itens nas prateleiras.

Por isso, a dica é planejar o layout do espaço de vendas da farmácia, ou seja, a distribuição de prateleiras e gôndolas, bem como a setorização das mercadorias, para melhorar sua visualização e a locomoção das pessoas. Os produtos devem estar na altura dos olhos do público e com a marcação do preço.

Dessa forma, o estabelecimento propicia uma experiência de compra agradável, visto que o consumidor encontra o que precisa sem dificuldades.

Invista também em mobiliários novos, que transmitam a ideia de limpeza, pois isso conta pontos na percepção positiva do público, principalmente dos novos clientes.

Facilite a vida do seu cliente

Por fim, é importante que o gestor da farmácia pense em outros pontos que vão trazer mais comodidade ao seu público e, consequentemente, mais agilidade ao atendimento, como:

  • estacionamento próprio;
  • quantidade adequada de colaboradores nos caixas, para evitar filas grandes;
  • sistema de senhas, para organizar o atendimento no balcão;
  • disponibilidade de bancos ou cadeiras, para o cliente esperar pelo atendimento;
  • sistema eficiente de entrega de produtos a domicílio.

São detalhes que podem fazer a diferença na atração e fidelização do consumidor, visto que vão destacar o seu negócio na concorrência acirrada desse mercado.

As farmácias precisam buscar meios que favoreçam a agilidade no atendimento, com o aperfeiçoamento do relacionamento com os clientes e a otimização dos processos de venda. Para isso, um ponto fundamental é o investimento em tecnologia — com softwares de gerenciamento desenvolvidos especialmente para esse setor.

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