fbpx

3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia

spotify165x40 - 3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia
deezer165x40 - 3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia
itunes165x40 - 3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia

Colocando em prática alguns conceitos simples de marketing na farmácia, você pode aumentar consideravelmente sua carteira de clientes (e por consequência, as vendas). Que fique claro, não estamos falando de grandes mudanças ou contração de agências de publicidade.

O artigo dessa semana mostra 3 pequenas atitudes de marketing que você mesmo pode fazer na sua farmácia (ou quem sabe sugerir para seu chefe e garantir aquele bônus extra no final do mês!).

Antes de começarmos, é necessário entender o que é marketing. Mas fique tranquilo, não vamos nos aprofundar nas mais diversas definições e conceitos dos grandes pensadores, como é de praxe no mundo acadêmico. Em vez disso, vamos tomar o caminho das analogias (com suas devidas ressalvas!).

>> Recomendado para você:

Marketing Olfativo: Entenda por que o cheiro da sua farmácia pode influenciar a decisão de compra dos clientes!

banner workshop gestaopessoas - 3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia

Veja como você pode usar ações de Marketing Auditivo para sua farmácia vender mais!

Calendário de Marketing: Veja como é simples aumentar as vendas da sua farmácia nos períodos sazonais do ano

Vamos fazer um breve exercício de imaginação. Tome sua farmácia como cenário (ou a farmácia que você trabalha, ou costuma comprar), e tente imaginar o motivo que leva uma pessoa parar, escolher a farmácia, entrar e comprar um produto.

Obviamente sua resposta deve ter sido porque essa pessoa estava doente, precisava do medicamento e a farmácia fazia parte do caminho. Certo, você pode ter até razão! Mas se a farmácia não fizesse parte do caminho dessa pessoa?

E se ela não estivesse doente? Você vai depender das pessoas adoecerem para aumentar sua lucratividade? Vai tornar-se refém dos períodos do ano em que as temperaturas caem e vai vender mais antigripais? Ou quem sabe vai ficar mais otimista no verão, e vender mais alguns protetores solares?

Mas o que tudo isso tem a ver com marketing na farmácia?

E eu te respondo: Tudo!

Gostaria que você desconstruísse sua visão sobre a farmácia. Ela não é um local que vende medicamentos. Não.

banner workshop gestaopessoas - 3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia

A farmácia é um estabelecimento que proporciona saúde e bem-estar à comunidade. A farmácia não vende líquidos coloridos (algumas vezes bem amargos!), cápsulas, drágeas, em frascos ou cartelas, acondicionados dentro de caixinhas, rotuladas de acordo com seu grau de periculosidade.

Ao invés disso, a farmácia vende:

  • O alívio de uma dor de cabeça depois de mais um dia estressante no trabalho;
  • Um pouco de conforto para conviver com uma enfermidade crônica;
  • A esperança da cura sobre a patologia diagnosticada;
  • A conveniência para a mãe de primeira viagem que calculou erroneamente a quantidade de fraldas;
  • A garantia da diversão segura para o jovem adolescente no carnaval;

São alguns produtos que podemos encontrar nas farmácias. Entendeu agora o que é marketing

Vou explicar melhor:

Marketing é a forma de identificar as necessidades do público-alvo e satisfazê-las da melhor forma possível. O marketing é tão poderoso, que cria necessidades que as pessoas nem se quer tiveram nos seus melhores sonhos.

Não me entenda mal, o marketing não é destinado para manipular as pessoas, mas é capaz de ajustar os hábitos conforme as necessidades que elas mesmas desejam.

Mas então, como traduzir tudo isso em lucratividade para a farmácia?

Convido você a retomar nosso exercício de imaginação. Mas agora com a nova visão sobre o que as farmácias realmente vendem, vamos aplicar 3 atitudes simples de marketing para garantir o aumento das vendas.

banner workshop gestaopessoas - 3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia

Tenha uma estratégia clara de posicionamento!

Responda rápido: que tipo de cliente sua farmácia é capaz de atender? É muito importante saber para quem está vendendo, ou melhor, quais as necessidades que o cliente anseia. O que adianta atrair novos consumidores, mas frustrá-los (e não há nada pior do que clientes insatisfeitos) por não oferecer o que procuram?

Existem alguns modelos de negócios bem definidos no varejo farmacêutico. Vou citar aqui os três modelos mais difundidos no mercado a fora, e um que está ganhando popularidade. São eles: Convencional, Popular, Misto e as novas Drugstores. Procure identificar em qual deles sua farmácia se enquadra.

Modelo Convencional:

É aquele que a farmácia trabalha com um mix variado de produtos. Seu público-alvo é variado, sendo possível encontrar medicamentos de referência (também conhecidos como medicamentos de marca); medicamentos similares, medicamentos genéricos, perfumarias e correlatos.

Pequenos serviços de aferição de pressão, aplicação de injetáveis, assistência farmacêutica ou manipulação podem ser praticados. Repare que nesse modelo, não há um direcionamento claro, permitindo que o marketing seja mais abrangente.

Modelo Popular:

Já existe um posicionamento de marketing mais agressivo. Apresenta uma estratégia forte de precificação, pois a farmácia possui baixo custo de montagem, manutenção e complexidade de gestão.

O foco aqui está somente na venda de medicamentos genéricos e similares, que proporciona um giro muito rápido. Não existe oferta de serviços farmacêuticos ou manipulação.

Já o modelo Misto, ainda é o mais adotado no Brasil (por enquanto). Esse modelo mantém o marketing focado na venda de medicamentos genéricos e similares, mas também oferece alguma variedade de produtos de perfumaria e correlatos, de marcas mais populares e com menor valor agregado.

Modelo de Drugstore:

Vêm ganhando espaço no mercado brasileiro. Nesse modelo é possível encontrar praticamente de tudo: refrigerantes, sorvetes, enlatados, chocolates, utilidades domésticas, produtos de limpeza, são alguns exemplos.

Vale lembrar que há uma série de regras específicas para esses locais, o ambiente onde é vendido os medicamentos deve ser separado dos demais produtos. O surgimento desse modelo vem suprir a necessidade dos consumidores por praticidade e comodismo, cada vez mais presentes nas grandes cidades.

Para muitas pessoas, é muito vantajoso poder comprar seu medicamento de uso contínuo e ao mesmo tempo poder abastecer a dispensa de casa, sem se deslocar para outro local.

E então, qual cliente sua farmácia consegue atender?

#1 Faça da rede social sua melhor amiga!

Já reparou na quantidade de pessoas (incluindo você, caro leitor!) que passam horas e mais horas na frente dos Smartphone conectados na internet?

Diariamente as redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin e outras mais) são acessadas aos milhões. Navegando um pouco neste meio, e sabendo utilizar ferramentas adequadas é fácil identificar o comportamento das pessoas, e dessa forma criar estratégias de marketing que identifiquem sua marca.

#2 Deixe sua marca na internet!

É muito cômodo e barato criar a fanpage da farmácia no Facebook. Mas por favor, não me venha com anúncios grotescos, publicações ou mensagens invasivas. Até porque existe regulamentação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para publicidade de medicamentos e correlatos.

A ideia aqui é criar postagens com conteúdo que agreguem valor ao consumidor. Ou você vai me dizer que gosta de ficar vendo propaganda por aí? Pois é, seu consumidor também não.

Exemplo de publicação:

Se a farmácia quer impulsionar a venda de um vitamínico, publique a imagem de uma pessoa em plena forma física consumindo o produto (você pode conseguir esse material publicitário com o próprio fornecedor do produto).

Logo abaixo cite o link de uma pesquisa científica de algum instituto renomado (cuidado com as fontes, cheque muito bem antes de publicar), afirmando que tomar vitaminas diariamente pode trazer benefícios à saúde.

Pronto. Você fez uma postagem com informações úteis, e de quebra consegue despertar inconscientemente o gatilho da necessidade no consumidor. Em seguida (vejam só!) faça uma promoção irresistível de última hora do vitamínico: “As 50 primeiras pessoas que compartilharem (ou curtirem) esse post vão ganhar um desconto de 10%”. Garanto que vai se surpreender com o resultado.

#3 Garanta o conforto do cliente e ganhe sua fidelidade

As pessoas estão preferindo a comodidade e o conforto de suas casas, ao invés de se deslocarem até o local do estabelecimento. Imagine você cansado, altas horas da madrugada, e aquela dor incômoda volta a te atormentar. O que você faz?

Tenta encontrar um relaxante muscular, mas o que acaba encontrando é a caixa vazia. Mas isso não é tudo, sua farmácia de confiança fica a quilômetros. Está disposto a ir até lá? Claro que não, você logo corre pegar o smartphone para ligar na concorrência que faz entrega a domicílio.

Pode ter certeza que você terá dificuldade para lembrar da sua farmácia de confiança na próxima dor. Fidelização: é o resultado do investimento na praticidade do consumidor.

Essas três simples atitudes (quando bem aplicadas) potencializam as vendas da farmácia, e garantem clientes fidelizados. E então, conte nos comentários se já aplicou algumas dessas atitudes na sua farmácia.

Para acessar conteúdos que vão melhorar os resultados do seu negócio, se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

Facebook
fotoperfil2019 - 3 atitudes simples de marketing [que você deve fazer agora] para potencializar as vendas da sua farmácia

2 Comentários

  1. Boa noite realmente funciona fazemos entrega a domicilio e a satisfação do cliente é uma recompensa para mim e funcionários qualquer agrado o cliente responde com mais compras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =