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Marketing Olfativo na farmácia

Marketing Olfativo: Entenda por que o cheiro da sua farmácia pode influenciar a decisão de compra dos clientes!

4 de outubro de 2019
Você já deixou alguma loja por causa do cheiro do ambiente? Aposto que sim! Diversas pesquisas de Marketing Olfativo apontam como é incrível o poder que o olfato humano possui em resgatar boas e más lembranças. Para você ter uma ideia do que estou falando, são mais de 450 tipos de receptores e cerca de...
Como transformar sua farmácia em uma máquina de vendas

Você já deixou alguma loja por causa do cheiro do ambiente? Aposto que sim! Diversas pesquisas de Marketing Olfativo apontam como é incrível o poder que o olfato humano possui em resgatar boas e más lembranças. Para você ter uma ideia do que estou falando, são mais de 450 tipos de receptores e cerca de 25 milhões de células olfativas no nosso nariz, conectadas diretamente com o sistema límbico e hipocampo do cérebro. Isso tudo funcionando 24 horas por dia (inclusive enquanto dormimos!).

E por que é tão importante saber disso tudo? Provavelmente você quer mais clientes para sua farmácia, correto? E como vai fazer isso se não se importa nem ao menos com o cheiro do ambiente? Saiba que podemos notar mais de 1 trilhão de cheiros distintos! Isso mesmo! E leva somente 110 milissegundos para o cérebro identificar um cheiro.

Continue a leitura do artigo e entenda melhor como você pode mudar estrategicamente o cheiro da sua farmácia para manter e atrair novos clientes.

>>Recomentado para você:

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Em fração de segundos, sem que a pessoa perceba isso conscientemente, o cérebro é capaz de registrar um cheiro e associar com alguma emoção. Vou tornar mais claro: seu cliente entra na sua farmácia, e por algum motivo ele fica incomodado de estar naquele ambiente, mas não sabe o motivo. Aparentemente não há nada errado com o lugar, tudo arrumado, bons preços, produtos bem expostos, atendimento de qualidade, então o que está incomodando essa pessoa?

Por incrível que pareça, mas o cheiro pode ser a provável causa. Imagine que mais cedo, seus colaboradores fizeram uma boa faxina na farmácia e usaram um desinfetante para lavar o chão. Porém esse produto tem um cheiro que lembra ambientes hospitalares. De forma subliminar, ao sentir esse cheiro, o cérebro do cliente logo lembrou de hospitais. E recentemente essa pessoa teve o falecimento de um parente muito querido. O cheiro do desinfetante fez o cliente lembrar da morte do parente, despertando um sentimento de incômodo, tornando sua experiência na farmácia muito ruim.

Eu entendo que você pode estar desconfiado do que acabou de ler, se realmente faz sentido. Mas saiba que isso não é questão de acreditar, isso é ciência. São inúmeros estudos de Neuromarkitng envolvendo produtos aromáticos e seus impactos no hábito de consumo das pessoas.

Vamos fazer um exercício mental bem rápido, ok? Você já foi no supermercado e passou pela padaria e sentiu aquele cheiro de pão quentinho? Já parou para pensar que isso é feito propositalmente? Com certeza em você foi despertado uma vontade de comer. Saiba que isso já é suficiente para influenciar sua decisão de compra, e aumentar as vendas de pães, sem nenhum esforço.

Veja também: Saiba como usar o marketing boca a boca a favor do seu negócio!

Não se convenceu ainda? Então enquanto você está lendo essa frase nesse exato momento, pense no cheiro de pipoca. Doce ou salgada, aquela que for sua preferida. O que esse cheiro te lembra imediatamente? A maioria dos leitores lembrou do cinema ou de filmes. Isso porque o cheiro é também é algo cultural. Desde cedo passamos momentos felizes com a família assistindo filmes e comendo pipoca. Nosso cérebro registra o cheiro característico da pipoca junto com a experiência do momento. Por isso quando sentimos um cheiro, uma cascata de emoções pode acontecer imediatamente.

Aqui vai mais uma demonstração do poder do olfato: para os homens, o cheiro de carro novo é algo extremamente estimulante. Um carro vai muito além de um mero meio de transporte, representa status social, sentimento de pertencimento em um grupo, e maiores chances de reprodução (atração de mulheres), o que é altamente recompensador para nosso cérebro reptiliano (esse assunto rende um outro artigo).

E as fabricantes e concessionárias sabem muito bem disso. Martin Lindstrom, escritor de A lógica do consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos, afirma que o cheiro de carro novo é produzido artificialmente. Isso mesmo! Os automóveis saem da fábrica sem nenhum odor característico.

Sabe como as concessionárias de automóveis 4×4 off-road fazem para estimular a vontade dos clientes de comprarem? Simplesmente borrifam fragrância que lembram terra e mato molhado. Isso cria para o cliente a sensação de aventura quando está dirigindo o carro no test-drive.

E agora, consegue visualizar esse tipo de estratégia na sua farmácia? Vamos então ver como você pode fazer isso:

Crie um cheiro que faça as pessoas lembrarem da sua farmácia!

Ter um cheiro característico somente da sua farmácia, que diferencie dos concorrentes, estimula os clientes permanecerem mais tempo no ambiente pois se sentem bem no local. A consequência disso é o aumento da predisposição de compra.

A dica aqui é posicionar estrategicamente borrifadores automáticos logo na entrada da farmácia. Assim quando o cliente entra no ambiente já é recepcionado com um bom cheiro, despertando sentimentos agradáveis de bemestar. Mas qual a fragrância ideal para minha farmácia?

Segundo André Maciel, diretor da Aroma Marketing, pioneira no desenvolvimento de mais de 5 mil fragrâncias e aromas, um estudo conduzido pela empresa descobriu que cheiros florais despertam o desejo de compra em 84% dos consumidores pesquisados.

É muito importante registrar que a farmácia não vai atingir bons resultados somente com aromas florais ou qualquer outro tipo. Existe todo um trabalhado envolvendo layout do ambiente, iluminação correta, música de fundo, vestimenta e atendimento dos colaboradores. Tenha muita cautela na escolha do aroma. Lembre-se: o que agrada um cliente, pode terrivelmente desagradar vários outros.

Desperte a emoção certa com o cheiro certo!

Já notou como as mulheres gostam de cheirar os produtos (principalmente de beleza) antes de comprar? Isso tem uma explicação científica! O olfato feminino fica muito mais sensível quando a mulher está próxima do período de ovulação. E como você pode tornar esse fato algo estratégico na sua farmácia?

A dica é bem simples: xampus, condicionadores, cosméticos, hidratantes, loções, sabonetes, enfim, toda a linha de correlatos e perfumaria devem ser fáceis de sentir o cheiro. Muitas vezes as embalagens estão seladas e a farmácia não permite o cliente abrir o produto para experimentar o cheiro. Parece meio óbvio, mas acontece em muita farmácia.

Existem produtos que já exalam ótimas fragrâncias mesmo na embalagem. Procure deixá-los a altura do rosto de quem passa pelos corredores. Isso aumenta a percepção sensorial estimulando sensações positivas, tornando a experiência de compra na farmácia excelente. Isso contribui para a volta do cliente, e também pode fazer com ele compre um produto atraído somente pelo cheiro.

Criar uma identidade através do Marketing Olfativo para sua farmácia, além de um diferencial competitivo, estimula boas sensações e lembranças nos clientes. Quando essa estratégia é bem aplicada potencializa as vendas da farmácia quase sem nenhum custo adicional. Afinal, quem não gosta de comprar em um ambiente agradável e bem cheiroso!

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Lucas Sabadini

Analista de Conteúdo em INOVAFARMA
Sou apaixonado por trabalhar na criação de conteúdo e marketing para uma das melhores empresas de tecnologia do país! Quer saber por que nossos clientes estão tão satisfeitos? Sinta-se livre para me contatar.
Lucas Sabadini
Guia Completo: Como Aumentar as Vendas de sua Farmácia
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