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O que sua farmácia tem que fazer no mês do dia das mães para faturar alto

Sem tempo para ler o artigo: O que sua farmácia tem que fazer no mês do dia das mães para faturar alto?

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Lembre daquela pessoa especial que não mediu esforços para o sucesso dos filhos. Dedicou e ainda dedica muito do seu tempo, amor e carinho para dar a melhor criação para seus herdeiros. Essa pessoa merece ser lembrada e presenteada no dia das mães!

Depois do natal, o segundo domingo de maio é sem dúvida uma das datas mais aguardadas pelo varejo. Isso é explicado pela demanda acentuada que costuma acontecer na semana que antecede o dia das mães. A procura de produtos para presentear as mamães geram muitas vendas e aquecem o comércio. Afinal, qual filho vai deixar essa data passar em branco?

Para aproveitar esse entusiasmo do consumidor, preparamos algumas ações pontuais que sua farmácia ou drogaria pode fazer para gerar grandes oportunidades de negócio. Confira agora mesmo!   

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Seja inteligente na exposição dos produtos

As pessoas que entram na farmácia muitas vezes não estão decididas no que vão realmente levar para a casa. É natural que muitas decisões de compras sejam feitas na hora, motivadas principalmente por impulsos emocionais. Para que você desperte esse desejo de compra repentina nas pessoas é necessária uma correta exposição dos produtos dentro da loja.

Uma boa gestão de categorias pode sim aumentar as chances das pessoas notarem um produto que não estava nos planos de compras. Um grande passo para a venda é criar situações que afloram a vontade de comprar dos consumidores. Principalmente quando estamos no mês das mães.

Como ideia você pode criar ilhas com os produtos femininos em locais de destaque da farmácia. Como assim? As ilhas são espaços de exposição dos produtos que não costumam estar naquele local, ou seja, os produtos estão expostos fora das prateleiras.

O caixa também não deve ser esquecido. Esse é um ótimo local para expor produtos de impulso que vão aumentar o Ticket-Médio das vendas. Caprichar na vitrine fará toda a diferença para que as pessoas se sintam atraídas para entram na sua farmácia.

Mas nem todos os produtos da linha feminina devem ser destacados, pois muitos não podem se tornar presentes. Vai ser muito difícil um filho presentear sua mãe com um absorvente ou removedor de tintura. Então quais produtos devem ganhar destaque?

  • Shampoos;
  • Condicionadores;
  • Cremes para pentear;
  • Escovas de cabelo;
  • Tinturas para cabelo;
  • Cremes e loções hidratantes;
  • Cremes esfoliantes;
  • Óleos para o corpo;
  • Maquiagem em geral;
  • Esmaltes;
  • Máscara de cílios;
  • Sabonetes líquidos (premium).

Aposte em produtos que estão presentes nos catálogos das grandes marcas de cosméticos. Muitas pessoas nem imaginam que esses produtos são vendidos pelas farmácias e drogarias. Justamente por isso a importância de uma exposição bem feita.   

Ofereça a personalização da embalagem dos produtos que serão presentes

Já pensou uma mãe receber um presente apenas envolvido pela “sacolinha” plástica da sua farmácia? Não dá nem para imaginar, não é verdade? A pessoa que compra um produto para presentear sua mãe, muito provavelmente vai ter o capricho de comprar também uma embalagem bonita para o presente.

Então a farmácia pode aproveitar essa oportunidade e oferecer a embalagem decorativa como cortesia ao consumidor que comprar um presente para o dia das mães. Isso vai ser uma sacada que renderá boas vendas.

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Afinal, as pessoas querem praticidade. Claro que uma embalagem mais requintada requer um custo maior de aquisição. Você pode criar alternativas para isso.

Por exemplo:

Ofereça uma embalagem padrão totalmente grátis para os clientes, mas que não seja muito onerosa para ser adquirida pela farmácia. Esse custo deve ser absorvido diminuindo algum desconto do produto ou repassando o preço em outros produtos.

Dependendo do sucesso das vendas, você pode até diminuir um pouco as margens de lucro para cobrir os custos da embalagem, pois fará muito mais negócios, isto é, o fluxo de vendas irá compensar essa diminuição.

Também é interessante colocar a venda outros tipos de embalagens mais elaboradas. Você acaba gerando uma receita extra para a farmácia. A probabilidade das pessoas comprarem essas embalagens é muito alta, desde que seus colaboradores estejam treinados para oferecer na hora certa esse tipo de produto agregado

Uma outra boa sacada é ter cartões de presente com frases para o dia das mães. Não são todas as pessoas que têm condições de dar um bom presente para as mães. Porém você pode ressaltar a importância de que a data não seja esquecida. Dessa forma, o cartão presente é uma ótima forma do dia não passar em branco.

Lembrando que esses itens, embalagens e cartões para presentes, não são normalmente comercializados em estabelecimentos farmacêuticos. Dependendo do estado onde está localizada o seu estabelecimento, existem regulamentações específicas quanto a venda de determinados produtos pelas farmácias e drogarias. Sempre vale consultar a Vigilância Sanitária e averiguar se é permitido a venda desses itens na sua região.    

Faça promoções com os produtos adormecidos no estoque

Liste aqueles produtos que estão um bom tempo parados lá no estoque. Agora veja quais podem se tornar parte de uma linda cesta para presente. O dia das mães é a hora perfeita para você desencalhar os produtos que já não tem mais saída.

Ora, as pessoas estão com muita disposição para o consumo, e você claro que pode potencializar ainda mais isso, oferecendo uma promoção como essa!

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Caso os produtos forem muito aleatórios e não puderem compor a cesta do dia das mães, faça o seguinte: estabeleça faixas de consumo, que conforme as pessoas vão atingindo, elas levam para casa como brinde esses produtos.

Por exemplo:

A cada R$ 49.99 em compras leve de brinde o produto X.

A cada R$ 99.99 em compras leve os produtos X e Y.

Compras acima de R$ 199.99 leve para casa de cortesia os produtos X, Y e Z.

Assim os produtos não precisam necessariamente estarem vinculado com a data do dia das mães. Esse tipo de ação costumar ser muito atrativa do ponto de vista dos consumidores.

E então, viu só como pequenas ações pontuais podem fazer a diferença para sua farmácia ou drogaria conquistar bons negócios no mês do dia das mães?

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