Você conhece alguma pessoa que não tenha um celular? É muito difícil alguém não ter um hoje em dia, não é mesmo? Com esses aparelhos, os clientes estão cada vez mais fazendo pagamento digital, como por exemplo pelo InovaPIX.
Indo além, muitos deles já usam carteiras digitais (conhecidas “lá fora” como e-wallets), é o que aponta o estudo realizado pela consultoria Bain & Company.
Estima-se que as carteiras digitais em 2022 irão representar 28% de todos os pagamentos feitos nos PDV dos estabelecimentos comerciais. Portanto, você precisa oferecer essa forma de pagamento na sua farmácia!
Em pesquisa realizada pela Morning Consult Pro revelou que quase três a cada quatro consumidores brasileiros não usaram nada de físico para fazer pagamentos em julho de 2023, somente carteiras digitais.
Os números apontam ainda que países que antes só usavam dinheiro, agora estão dependendo cada vez menos das cédulas e até de cartões de plástico.
O chama a atenção no levantamento foi o resultado dos Estados Unidos, que ficaram na 9ª posição, com 65% da população já utilizando apenas carteira digital. Ou seja, é uma tendência cada vez maior o consumidor aderir ao pagamento digital.
Não há como fugir dessa realidade: a farmácia que não estiver preparada para oferecer aos clientes pagamento digital como forma de pagamento, estará afugentando grande parte do seu faturamento, abrindo espaço para a concorrência conquistar essa crescente demanda de consumidores.
Então pensando em te ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo completo, onde explicamos como a farmácia pode começar a oferecer pagamento digital através do InovaPIX. Confira!
Achamos que você também vai gostar de:
>> 4 passos para tornar o Whatsapp de farmácia um vendedor virtual
>> 3 processos fundamentais para blindar a organização financeira da farmácia
>> O que a Farmácia precisa saber sobre Como Emitir Nota Fiscal NFe, NFCe, SAT e ECF
O que você quer ler primeiro?
O que é carteira digital de pagamento?
Pense na sua carteira que você costuma carregar no bolso, o que tem dentro dela? Dinheiro em espécie, algumas moedas, documentos pessoais, cartão de crédito, cartão de débito…
Então, a carteira digital é a mesma coisa! Só que ela existe apenas no mundo virtual, ou seja, dentro dos computadores ou celulares (por assim dizer)!
Sendo um pouco mais técnico, as carteiras digitais são na verdade softwares (sistemas, programas de computador) que funcionam geralmente em dispositivos móveis com acesso à internet. Os celulares são os “queridinhos” de quem possui carteira digital, pois estamos sempre com eles no bolso!
Como fazer uma carteira digital?
Qualquer pessoa (CPF) ou empresa (CNPJ) pode criar sua própria carteira digital, e assim ter uma identidade virtual para armazenar dados financeiros, realizar pagamentos e fazer transações comerciais. Mas como isso funciona na prática?
Se você for utilizar o celular (o que é mais recomendado), primeiro é preciso acessar a loja de aplicativos e baixar o APP da carteira digital no seu celular.
Em seguida preencher todos os dados pessoais (algumas carteiras exigem o envio de documentos por foto). Pronto, agora você já tem sua primeira conta na carteira digital!
Além disso, todo aplicativo bancário já oferece a opção de pagamento digital, principalmente pelo PIX. Se você ainda não sabe como funciona o PIX, acesse o artigo: 15 dúvidas respondidas sobre forma de pagamento PIX.
Como funciona a carteira digital de pagamento?
Após criar uma carteira digital, você pode adicionar dinheiro (igual a carteira do seu bolso) através de depósitos, como se fosse uma conta corrente mesmo!
Além disso você pode cadastrar cartões de crédito ou débito (cada carteira tem suas próprias regras, podendo aceitar ou recusar determinadas bandeiras).
Quais os tipos de pagamento podem ser feitos por carteira digital?
Normalmente todas as transações envolvendo pagamento e recebimento de valores são aceitas pelas principais carteiras digitais do mercado.
Mas sempre é bom verificar nos termos ou menu ajuda do aplicativo escolhido. Dentre as operações aceitas, estão:
- Pagamento de compras (lojas físicas ou virtuais);
- Pagamento de contas (água, luz, telefone);
- Pagamento de boletos (usando saldo da carteira ou cartão de crédito/débito);
- Parcelamento de boletos (fique atendo as taxas!);
- Transferência entre pessoas físicas (de uma carteira para outra);
- Transferência para outras instituições financeiras (TED ou PIX para bancos);
- Transferências entre pessoas jurídicas (contas de empresas para outras contas de empresas);
- Transferências entre conta Pessoal e Jurídica;
- Pagamento de Impostos;
- Recargas de celular.
Como fazer um pagamento através da carteira digital?
Nesse aspecto as carteiras digitais de pagamento são bem flexíveis e permitem diversas formas de efetuar pagamentos ou transferir valores.
QR Code
A principal delas é a leitura do código QR Code (uma espécie de assinatura digital que vale somente para um determinada compra). Assim que esse código é lido as informações de pagamento já aparecem na tela do celular, bastando apenas conferir os valores e quem irá receber o dinheiro!
Após digitar sua senha (ou fazer a leitura da sua digital, ou talvez a leitura facial do seu rosto) o pagamento é aceito!
Aproximação por NFC
Uma forma também usada é através da aproximação do celular da “maquininha” de cartão. Por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication) a carteira digital já reconhece a compra e efetua o pagamento na hora.
Vale lembrar que esse tipo de pagamento depende de celulares “mais modernos” e adquirentes de cartão que possuem equipamentos atualizados que permitem esse tipo de transação.
Transferência entre contatos
Outra forma muito conhecida é pesquisar pelo nome da pessoa ou da empresa na própria carteira digital! Como se fosse uma rede social mesmo, então clicar na foto da pessoa e transferir um valor qualquer. O dinheiro sai da sua carteira e já entra em segundos na outra carteira da pessoa ou empresa.
PIX / InovaPIX
Também é possível fazer uma transferência para qualquer outra instituição financeira (através do PIX ou TED), ou seja, enviar um valor da sua carteira digital para um banco, por exemplo.
No caso das farmácias e drogarias, elas podem optar pelo InovaPIX, sendo uma forma de pagamento semelhante ao PIX, porém com mais vantagens para o lojista. Para saber quais são essas vantagens, entre em contato com nosso consultor pelo WhatsApp!
Quando custa fazer pagamentos digitais?
A tabela de tarifas costuma variar muito por conta de cada carteira digital, dependendo do tipo de operação que você fará.
Por exemplo, algumas carteiras não cobram para enviar dinheiro para outras pessoas que já utilizam a mesma carteira digital.
Já outras cobram uma taxa de 2,99% sobre o valor quando você usa o cartão de crédito para pagar um boleto bancário.
Ainda outras carteiras oferecem uma bonificação (cashback), ou seja, te devolvem uma parte do valor da compra (como 5% a 10% do pagamento, limitado a um valor máximo) quando você vai pagar uma conta.
A dica aqui é sempre pesquisar qual a carteira digital que melhor atende o seu perfil de consumidor, isto é, quais operações você costuma mais realizar durante o mês, e então escolher aquela carteira que melhor se adapta a sua realidade financeira.
Por que sua farmácia deve oferecer pagamento digital?
O motivo é bem simples: deixar de oferecer pagamento através de carteira digital significa deixar de faturar! Pode acreditar, mas no Brasil são cerca de 600 carteiras digitais disponíveis para os consumidores baixarem no celular!
Esse número se deve principalmente pelo avanço das Fintechs (startups – empresas com grande potencial de crescimento – que buscam inovar os serviços financeiros e bancários).
Você com certeza já ouviu falar de PicPay, Caixa Tem, Mercado Pago, AME Digital, são só alguns exemplos de carteiras que estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Além delas, os aplicativos bancários também oferecem a modalidade de pagamento digital.
A tendência para os próximos anos são os consumidores darem preferência para carteiras virtuais na hora de pagar suas compras.
As pesquisas vêm confirmando isso: a consultoria Mobile Time e Opinion Box constatou que 85% dos usuários brasileiros usam seus aparelhos smartphones para fazerem compras pela internet, sendo que 17% já fizeram um pagamento por aproximação (através de carteiras digitais).
O Banco Central do Brasil divulgou as estatísticas do pagamento digital pelo PIX:
- 133 milhões de pessoas possuem ao menos uma chave PIX (65% da população brasileira tem PIX!);
- 551 milhões de chaves PIX já foram registradas no país;
- 77% das chaves são da população adulta;
- 67% são chaves de empresas;
- 11,9 milhões de empresas usam o PIX
Conforme levantamento da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), para cerca de 47% das pessoas, a praticidade na hora de fazer o pagamento é que está levando grande parte dos consumidores buscarem cada vez mais carteiras digitais.
Já 57% afirmam que a possibilidade do pagamento instantâneo (“cair na conta na hora”) é o principal fator que os levou a instar uma carteira digital.
Com esses números fica claro a necessidade dos estabelecimentos farmacêuticos também aderirem às carteiras digitais como alternativa de pagamento para os consumidores.
Como minha farmácia pode oferecer pagamento digital?
A farmácia que deseja oferecer pagamento digital pode utilizar o InovaPIX. Essa forma de pagamento permite que a loja faça recebimentos pelo PIX com muita facilidade.
Direto no sistema da farmácia é gerado um QRCode para pagamento, em que o cliente pode escanear pela câmera do celular na hora do pagamento no caixa da farmácia.
Se você preferir, com o InovaPIX, também é possível enviar o código de pagamento digital pelo WhatsApp do cliente.
Você como dono ou gesto de farmácia já deve ter notado o tamanho do potencial que o pagamento digital oferece para aumentar as vendas do seu estabelecimento, não é verdade?
Contudo o grande desafio é ter na farmácia um sistema que automatize e facilite o gerenciamento do pagamento digital. E nisso podemos te ajudar!
Peça agora sua demonstração gratuita para conhecer o InovaPIX, a solução definitiva em pagamento digital para farmácias e drogarias. Se preferir, chame pelo WhatsApp!
Quer mais conteúdo que vai te ajudar a melhorar o desempenho da sua farmácia? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram!