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Veja como o Planejamento de Marketing Sensorial te ajuda a vender mais!

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Pouco importa o tamanho da sua farmácia, se ela é uma única loja de bairro ou possui diversas filiais, é necessário que você tenha muito bem definido o planejamento de Marketing Sensorial para o ano. E o que vêm a ser isso? Bem, o Marketing não é apenas você divulgar os preços ou produtos em promoção, muito longe disso! Pense no planejamento de marketing como a forma com que as pessoas são atraídas para comprar algum produto dentro da sua farmácia.

No planejamento de Marketing Sensorial a soma de vários fatores, como cor, iluminação, música, cheiro, local, vitrine, limpeza, layout, preço, embalagem, atendimento; vão fazer a diferença na decisão de compra do consumidor. Então sua farmácia tem sim que criar estratégias muito bem pensadas que vão atrair e deixar as pessoas à vontade para consumir seus produtos, já que elas serão diretamente responsáveis pelo sucesso das vendas. Para te ajudar no planejamento do Marketing Sensorial, preparamos um passo-a-posso no artigo dessa semana. Continue a leitura para conferir!

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Para os donos de farmácia será um pouco mais fácil saber algumas informações antemão (pelo menos deveria ser!). Mas se você pretende abrir sua própria farmácia todas as informações podem ser adquiridas conversando com pessoas que já possuem seu negócio próprio na sua região. Dito isso, então vamos lá!

1º Passo:  Traçar o perfil do se negócio

Abaixo você terá que responder 10 questionamentos fundamentais para sabermos o perfil do seu negócio. Procure ser o mais honesto com respostas bem ricas em detalhes.

1 – Para qual tipo de loja você quer fazer o planejamento de marketing sensorial?

Exemplo: Meu próprio negócio, farmácia de bairro com mais de 10 anos no mercado.

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2 – Qual o segmento da loja?

Exemplo:   A farmácia atua no ramo de saúde pública e garante o bem estar da população.

3 – Que tipos de produtos sua loja costuma vender?

Exemplo: Produtos medicamentosos (genéricos, similares e referência) do tipo OTC (venda sem prescrição) e controlados (venda com prescrição); produtos de perfumaria (higiene pessoal e cuidados com o corpo) e também oferece pequenos serviços de assistência farmacêutica (aplicação de injetáveis, aferição de pressão, etc).

4 – Onde sua loja está localizada?

Exemplo: A farmácia fica na cidade de Jales/SP no bairro Maria Paula.

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5 – A loja está dentro de algum centro comercial, shopping ou na rua mesmo?

Exemplo: A farmácia está instalada na rua mesmo.

6 – Qual o endereço da sua loja e qual é a média de pessoas que passam pelo local?

Exemplo: A farmácia fica na Rua 10, nº1688. É uma rua um pouco movimentada, cerca de 200 pessoas circulam por dia.

7 – A loja tem alguma vitrine para expor os produtos? Como ela é?

Exemplo: Sim a farmácia tem uma ampla vitrine que fica na lateral. Ela ocupa metade da parede, começando no chão e terminando na altura do peito de uma pessoa de estatura média (1,70m). A vitrine fica o tempo todo fechada, é feita de vitro temperado.

8 – Descreva a fachada da sua loja com detalhes.

Exemplo: É uma fachada simples, tem o nome da farmácia na cor branca com fundo vermelho. As paredes são vermelhas e estão um pouco desbotadas pela ação do tempo. Tem uma porta de vitro de correr que abre para os dois lados. A farmácia fica no meio do quarteirão bem de frente para a rua. Existe um toldo em cima para proteger do sol, era na cor vermelha, mas já está todo desbotado, então parece que a cor é rosa claro. Não existe estacionamento próprio no local.

9 – Que tipo de expositor você usa para os produtos dentro da sua loja?

Exemplo: São 4 prateleiras enfileiradas na vertical que ficam no meio da farmácia, logo depois que o cliente passa pela porta. No fundo da farmácia tem um balcão de atendimento. Atrás do balcão fica mais uma prateleira com produtos somente com receita. O caixa fica na frente da loja, do lado da vitrine, e lá fica uma gôndola.

10 – A sua loja tem algum espaço diferente das demais lojas?

Exemplo: A farmácia tem uma salinha para aplicação de injetáveis, também deixamos a disposição dos clientes uma balança para aferição de massa corporal.

Após terminar de responder, você terá uma noção clara de como é o aspecto físico da sua farmácia e certamente notará o que precisa ser melhorado. Dessa forma você tem a clara visão que todos os seus clientes notam quando passam na frente do seu estabelecimento. Seja sincero: você entraria na sua própria farmácia para comprar um produto?

2º Passo: Para quem você vende?

Repita essa pergunta para você mesmo: sua farmácia vende para quem? Se você responder: para todo mundo! Sinto lhe dizer, mas talvez você não venda para ninguém! Raciocine comigo: existem públicos de diferentes idades, personalidades, problemas, classes financeiras, objetivos de vida, enfim, é muito amplo. Então como você vai direcionar sua comunicação para uma pessoa de 15 anos, outra de 20 e outra de 60 anos? Pois é, não tem como! Quanto mais genérica uma ação, menos resultado efetivo ela consegue gerar.  Por isso é importante você saber quem são as pessoas que compram na sua farmácia, para podermos decidir qual a melhor comunicação para esse público se interessar pela sua farmácia.

1 – Comece com uma pesquisa sobre a categoria dos produtos vendidos:

– Quais são os itens oferecidos aos clientes?

– Quais os produtos têm mais saída?

– Como é o mix de produtos dos concorrentes?

– Existe diferença das marcas para um mesmo produto? Qual a mais vantajosa para sua farmácia?

– O que as pessoas mais buscam na sua farmácia? (produtos, orientações, serviços)

2 – Com base nas respostas anteriores, busque saber o número de homens e mulheres que compra cada tipo de produto:

– Qual o tipo de produto que as mulheres mais compram?

– Qual o tipo de produto que os homens mais compram?

– Qual a idade dessas pessoas?

– Porquê estão comprando esses produtos? (uso pessoal, saúde, prescrição médica, presente, uso familiar)

3 – Entrevista com os consumidores da sua farmácia:

Essa etapa só será completada se você “entrevistar” as pessoas que entram na farmácia. Sim, você vai ter que perguntar pessoalmente (ou delegar essa tarefa para algum colaborador). O objetivo aqui é elencar os hábitos, gostos, profissão e preferências das pessoas. E por que fazer isso é importante? Porque para que sua farmácia chame atenção das pessoas para dentro e fazer elas se sentirem a vontade ao ponto de comprarem mais produtos, primeiro é necessário saber o que elas gostam e o que as fazem se sentirem confortáveis.

4 – Tabule todos os dados que você conseguiu extrair com a pesquisa:

– Sua farmácia vende mais para mulheres ou homens?

– Qual a idade média do seu consumidor?

– Qual o produto “carro-chefe” da sua farmácia? (que tem mais saída)

– Quais os produtos que sua farmácia não oferece em relação aos concorrentes?

– Pelo que sua farmácia é lembrada pelos clientes? (assistência ou compra de produtos?)

– Seu público tende para qual estilo musical?

– Gostam de tomar água ou café no ambiente?

– Apreciam algum cheiro em específico?

– Qual a cor preferida que mais agrada seu público?

Caso tenha mais alguma informação que julgue pertinente, adicione no questionário. Você fará surpreendentes descoberta sobre seu negócio, pode apostar! Lembrando que não vai adiantar você fazer essa pesquisa com meia dúzia de pessoas. É importante ter um número considerável de entrevistas para o resultado ser fiel a realidade.

3º Passo:  Colocando de fato a “mão na massa”!

Esse é o momento que você reúne tudo aquilo que coletou das pesquisas com os consumidores e personaliza cada elemento da sua farmácia para torna-la um ambiente que favoreça a decisão de compra do público-alvo.

Faça um levantamento de tudo que precisa ser providenciado:

– Repaginada na vitrine da farmácia;

Troca da cor da farmácia;

– Melhorias na iluminação do ambiente;

– Investimento em novos mobiliários;

– Novo layout no ambiente;

Treinamento da equipe para saber vender para o seu público;

– Sistema de som para música de fundo;

– O cheiro do ambiente está agradável;

– Novo mix de produtos, mais variedades;

Não se esqueça de listar as pessoas responsáveis por cada tarefa a ser executada. Estipule prazos, crie um cronograma e faça a mensuração do valor dos investimentos, e qual o prazo estimado de retorno para os cofres. Coloque tudo que você aprendeu com as pesquisas em prática e comece a colher os resultados do planejamento de marketing!

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