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6 dicas para fazer seu planejamento estratégico para 2019

6 dicas para fazer seu planejamento estratégico para 2019

INOVAFARMA
12 de dezembro de 2018
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Um novo ano se aproxima e, com ele, novas oportunidades para que a sua farmácia siga crescendo e sendo uma referência em atendimento e produtos de qualidade em sua região de atuação. Porém, para que 2019 seja um ano mais proveitoso e traga resultados positivos, fazer um planejamento estratégico bem estruturado é fundamental. O planejamento...

Um novo ano se aproxima e, com ele, novas oportunidades para que a sua farmácia siga crescendo e sendo uma referência em atendimento e produtos de qualidade em sua região de atuação. Porém, para que 2019 seja um ano mais proveitoso e traga resultados positivos, fazer um planejamento estratégico bem estruturado é fundamental.

O planejamento estratégico é um conjunto de táticas que precisam ser estruturadas e conter metas e pessoas responsáveis para que elas sejam cumpridas. Assim, no decorrer de todo o ano são realizadas ações estratégicas para o melhor desenvolvimento da farmácia em todas as áreas.

Ao elaborar um plano de estratégias, é preciso levar em consideração a farmácia como um todo, abrangendo o setor contábil, o marketing, os recursos humanos etc. Para que você saiba mais sobre tudo isso, listamos 6 dicas. Veja quais são elas, na sequência!

1 . Defina os objetivos com clareza

É preciso que o planejamento estratégico tenha objetivos claros. Para isso, é recomendável que se foque na missão e na visão da farmácia. A partir disso, você deve traçar uma meta geral para a organização, como crescer o faturamento em X%.

Porém, cada estratégia precisa também ter uma meta própria. Em uma ação de marketing digital, por exemplo, a meta pode ser atrair uma quantidade X de novos clientes para a drogaria.

Quando falamos em metas e objetivos, porém, é preciso deixar claro que eles precisam ser possíveis de serem cumpridos, o que não significa que devam ser fáceis.

2. Utilize os dados e informações de 2018 como base

Os dados e informações do planejamento estratégico de 2018 devem ser levados em consideração para o ano de 2019. Afinal, com base nos resultados alcançados no ano que chega ao fim, podem ser criadas expectativas para o novo período que está por vir.

Assim, você pode verificar o que deu certo e o que deu errado nas estratégias, pensando em melhorias quando for adaptá-las para o novo planejamento estratégico da sua farmácia.

É claro, porém, que nem tudo pode ser levado ao pé da letra. O ano de 2018 foi bastante difícil, com o país se recuperando de uma crise econômica grave e ainda houve o pleito eleitoral, que de alguma forma influencia nas vendas de empresas de todos os segmentos. Logo, o insucesso de algo feito em 2018 pode ter raízes em questões como essas.

3. Analise as oportunidades do mercado

É importante que os cenários do mercado sejam observados para fazer um planejamento estratégico. Em 2019, por exemplo, teremos a posse de um novo presidente da república e de novos governadores em muitos estados.

De acordo com o portal Uol, os investidores veem com bons olhos a agenda econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro. Isso pode indicar que as pessoas terão maior poder aquisitivo para comprar em sua farmácia.

Porém, tudo ainda é muito incerto. Fazer grandes investimentos, como abrir filiais da sua drogaria em outras cidades, talvez ainda não seja adequado para o ano seguinte. O mais interessante seria aguardar para acompanhar como os novos governos se fixam no decorrer de suas atividades.

Além do cenário econômico, você também precisa estar de olho naquilo que está na mídia e que poderia render bons frutos para o seu negócio. Se uma atriz de novela utiliza uma cor específica de batom e as mulheres todas estão copiando, você não pode deixar de comercializar esse item, por exemplo.

Esses são apenas alguns exemplos de oportunidades e ameaças de mercado que você precisa analisar. Cada farmácia tem suas especificidades e tudo precisa ser considerado.

4. Conheça o seu público-alvo e clientes

Conhecer o público-alvo e a clientela da farmácia é muito importante para garantir ações estratégicas bem sucedidas. Aqui, também cabe lembrar que um mesmo estabelecimento pode atender a diferentes tipos de públicos e as táticas aplicadas variam para cada um deles.

O público jovem e mais urbano é conectado e utiliza muito as redes sociais. Logo, esse é um bom canal para desenvolver estratégias de marketing. Porém, se o seu foco é vender medicamentos para pessoas idosas e que não têm muito familiaridade com as novas tecnologias, um anúncio em uma emissora de rádio na sua cidade pode ser mais interessante.

5. Acompanhe a concorrência

A ideia não é copiar estratégias da concorrência, mas monitorá-las para estar sempre um passo à frente. Se observar que algo feito por outras farmácias tem dado certo, você pode criar promoções e ações ainda mais benéficas que as deles para os clientes.

Portanto, mapeie as atividades que os concorrentes estão realizando, assim você também saberá como está o nível de competitividade que está em jogo.

6. Utilize um software de gestão para auxiliá-lo

Ter um software de gestão é fundamental para que um planejamento estratégico para farmácias possa ser bem realizado. Isso se justifica porque esse tipo de programa permite que o estabelecimento seja organizado como um todo, em várias áreas.

Ações de marketing que visam estabelecer um melhor relacionamento com o cliente podem ser beneficiadas com os sistemas de gestão, pois ele permite que o cadastro completo dos pacientes seja armazenado.

O mesmo vale para ações de organização interna, como a otimização do controle de estoque, uma vez que os softwares para farmácias também contam com essa finalidade. Logo, será possível ter mais organização para atender as demandas dos clientes.

Caso uma das ações do planejamento estratégico seja reduzir custos, o programa também contribui. Afinal, ele permite que o fluxo de caixa seja acompanhado diariamente, de modo que o gestor da drogaria poderá identificar possíveis gargalos que estejam consumindo muito dinheiro do estabelecimento.

De maneira geral, o planejamento estratégico para 2019 deve começar a ser traçado o quanto antes. Não espere o novo ano começar para registrar no papel as suas ideias de ações, pois assim você já iniciará o novo período com tudo organizado para tirar o máximo de proveito possível em cada situação.

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