fbpx

5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência

spotify165x40 - 5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência
deezer165x40 - 5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência
itunes165x40 - 5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência

Quando uma pessoa efetiva a compra no estabelecimento, torna-se seu cliente. Ela não está apenas levando um produto para casa, está confirmando que algo no planejamento de gestão surtiu efeito. Isso pode ter sido o preço, desconto, promoção, ponto de venda, layout ou atendimento. O início de um longo relacionamento comercial é iniciado. Cabe então estar preparado para essa oportunidade de fidelização, através do Pós-Venda.

>>Leia também:

Vendas: O que é preciso para ter bons resultados na farmácia?

Atendimento ao cliente: veja os erros que você não deve cometer

Entenda quais são as mudanças no comportamento do consumidor e como se adaptar

banner call to action blog LP Estoque - 5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência

Pós Venda não é apenas ligar para o cliente depois da compra!

É a importância/tratamento que se dá ao cliente após a venda do produto. Questionando-o sobre sua satisfação quanto ao atendimento ou produto, ouvindo suas críticas ou elogios, oferecendo-lhe também serviços adicionais.

Por exemplo: garantia de troca além do prazo estipulado em lei, a lembrança da data do seu aniversário por telefonema ou correspondência, entrega de cartão fidelidade, descontos personalizados para seus familiares, dentre outras estratégias.

Simplificando: Pós Venda é a garantia da venda futura!

5 atitudes [poderosas] que garantem o Pós Venda de excelência

#1 Honestidade na hora da venda

Nada é mais decepcionante ao consumidor após a compra, descobrir que o produto não está de acordo com o que foi prometido pelo vendedor. Ainda mais se tratando de medicamentos, que podem afetar gravemente a situação clínica. 

Instrua aos colaboradores para esclarecerem todas as dúvidas antes de concretizar a venda. Não fique tentando empurrar produtos “goela abaixo” sem um bom argumento técnico. Nunca invente algo sobre o produto, tampouco ofereça serviços adicionais que não poderão ser cumpridos.

#2 Honre sua palavra com o cliente [mantenha a credibilidade do seu nome]

Não adianta nada prometer mil maravilhas, se não forem cumpridas posteriormente. Tome muito cuidado com a euforia na venda, principalmente com a imposição de metas absurdas aos colaboradores, que ficarão tentados a vender sob qualquer custo, oferecendo muito além do que pode ser efetivamente honrado. 

Seja pontual nos prazos de entrega. Jamais antecipe uma cobrança antes do que foi combinado (a menos que o cliente solicite), não leve surpresas desagradáveis ao seu cliente.

#3 Tente deixe seus problemas em casa [pelo menos tente disfarçar]

Se algum colaborador esboçar qualquer sinal de desânimo, má vontade ou apatia no atendimento, já é o suficiente para fortificar uma barreira com o cliente.

banner webinario fiscal - 5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência

A expressão corporal é a porta de entrada para a conquista da fidelização, até mesmo o tom de voz é primordial. Não deixe que os problemas pessoais interfiram nas rotinas de venda e pós-venda. Se necessário, tire o dia de folga, é melhor perder algumas vendas momentâneas do que definitivas.

#4 Não trate seu cliente como se fosse um cifrão [você também não gosta de ser tratado assim!]

Engana-se o gestor que apenas enxerga seus clientes como números. Quando há um vínculo, por menor que possa ser, o cliente dificilmente irá deixar de comprar. 

Mostre que não o esqueceu, envie um cartão de aniversário, faça um telefonema de agradecimento, utilize o clima como desculpa para uma breve conversa e peça a opinião sobre o produto, aproveite para cativá-lo sobre uma nova promoção exclusiva, enfim, deixe claro que não foi esquecido.

#5 Não ignore as críticas construtivas do seu cliente [feedback é uma das portas para o sucesso]

Não encare as críticas na defensiva, ficando irritado quando ouvir algo desagradável. Procure filtrar tudo o que é dito – nem sempre o cliente tem razão, tenha humildade para aceitar que em alguns casos há motivos para reclamação.

E então, aproveite tal oportunidade para consolidar ainda mais o vínculo com o cliente, traga o problema para si, solucione a situação e convide-o para comprovar as mudanças.

banner ebook financeiro - 5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência

Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook para ter mais conteúdo como esse!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

Facebook
fotoperfil2019 - 5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =