fbpx
Receita Digital Como Funciona - Confira as dúvidas respondidas

Como Funciona Receita Digitalizada e Receita Digital? 12 dúvidas respondidas!

Muitas farmácias e drogarias ainda tem pouco conhecimento sobre Receita Digital e Receita Digitalizada, como ela funciona, e como é feita sua dispensação pelo estabelecimento farmacêutico.

Cada vez mais os consumidores estão usando Receita Digital, pelo fato dela ser mais simples, fácil e rápida. À medida que os prescritores estão também oferecendo esse tipo de serviço, a popularidade da Receita Digital só vêm aumentando.

Contudo existem alguns pontos à serem observados, como por exemplo a diferença entre Receita Digital e Receita Digitalizada. Para esclarecer essa e outras dúvidas, respondemos de forma simples e rápido as 12 dúvidas que os profissionais de saúde sobre esse assunto. Continue a leitura para conferir!

Venda por aplicativos na farmácia

Achamos que você também vai gostar de:

>> Direto ao ponto! O que sua farmácia precisa saber sobre o Programa Farmácia Popular Medicamentos

>> Guia PBM: O que a farmácia precisa saber sobre os Programas de Descontos em Medicamentos

>> #13 dúvidas respondidas que você não sabia sobre o site SNGPC!

1. O que é Receita Digitalizada?

Primeiro é importante entender o que é Receita. De forma resumida, toda Receita é o documento físico que consta as seguintes informações obrigatórias:

  • nome e endereço do profissional prescritor;
  • número do registro no Conselho Regional;
  • número de cadastro da pessoa física ou jurídica e especialidade médica;
  • nome, idade e endereço do paciente
  • nome do fármaco;
  • forma farmacêutica e sua concentração;
  • via de administração e quantidade dos medicamentos
  • orientação do prescritor para o paciente;
  • data e assinatura do prescritor.

Quando esse documento é digitalizado, ou seja, é feita uma cópia virtual para “dentro do computador” é dito que a Receita foi Digitalizada. Ela pode ser uma foto da receita de papel, em formato de arquivo (.pdf) ou formato de imagem (.png, .jpeg). 

Como funciona Receita Digitalizada pelo celular?

A farmácia e drogaria que deseja facilitar seu dia a dia pode contar com sistema de automação e gestão que já trazem totalmente integrados ferramentas de digitalização de receita, usando apenas o celular.

Por exemplo: quando o farmacêutico usa o celular para digitalizar uma receita para dentro do sistema para farmácia, ele está “criando” uma Receita Digitalizada no formato de imagem.  

Exemplo de Digitalização de Receita pelo Celular

2. O que é Receita Digital e como funciona?

Ao contrário da Receita Digitalizada, a Receita Digital não existe documento no papel, ou seja, físico. Ela contém as mesmas informações da Receita Digitalizada, porém é um documento totalmente digital que atende todos os requisitos da legislação sanitária vigente.

Inicialmente a proposta da Receita Digital era diminuir as aglomerações e a necessidade de deslocamento das pessoas para consultórios e estabelecimentos farmacêuticos, devido ao Coronavírus. Mas pelo sucesso do programa, é plausível sua expansão e continuidade mesmo após a passagem da Covid-19. 

Como é digital não é necessário qualquer tipo de impressão. Ela vem para oferecer mais segurança e praticidade tanto para o paciente, estabelecimento farmacêutico, quanto para o profissional de saúde.

Então o farmacêutico pode baixar o arquivo diretamente no computador e anexar o documento dentro do sistema para farmácia, sem a necessidade de digitalizar qualquer papel.

Como funciona Receita Digital na farmácia?

3. Qual a diferença entre Receita Digital e Receita Digitalizada?

A principal diferença é que a Receita Digital possui uma assinatura digital emitida ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), como isso ela é reconhecida legalmente pela justiça, isto é, sua veracidade é imutável. Na prática isso quer dizer que é garantido que o prescritor assinou a receita.

Ao contrário da Receita Digitalizada, que é feita no papel, a pessoa que prescreveu pode alegar que nunca assinou o documento, por isso ela não é integra e não é reconhecida pela justiça com veracidade.

4. Qual a vantagem da Receita Digital para a farmácia?

Não existe risco da farmácia dispensar medicamentos com receitas adulteradas, pois com a Receita Digital o próprio farmacêutico pode verificar sua integridade junto aos site oficial do Validador de Documentos Digitais em Saúde.

Caixa de ferramentas úteis para farmácias e drogarias

Dessa forma o estabelecimento está seguro das informações contidas na receita e tem a certeza de vender o medicamento realmente prescrito por um profissional de saúde.

Além disso a farmácia pode reduzir seus custos, pois com a Receita Digital não é necessário ter mais espaços físicos para armazenar as receitas, tudo fica disponível 24 horas na internet disponível na nuvem.

5. Qual a vantagem da Receita Digital para as pessoas?

Com a Receita Digital as pessoas não precisam se deslocar de suas residências até a farmácia para levar a receita e assim comprar o medicamento. Isso pode ser feito através da internet, e a farmácia pode entregar o medicamento por delivery.

Outro ponto muito favorável é o fato de usar muito menos papel! Isso contribui efetivamente para a preservação do meio ambiente e também ajuda a farmácia na questão de organização interna, visto que não é preciso ter espaço reservado para armazenar pilhas e pilhas de papel.

6. O quem pode prescrever Receita Digital?

Todos os profissionais de saúde com habilitação válida nos seus respectivos Conselhos Regionais que possuem autorização mediante a legislação sanitária vigente, podem prescrever receita.

Para emitir uma Receita Digital é necessário possuir um certificado digital válido emitido pelo ICP-Brasil.

7. Como conseguir um Certificado Digital?

O profissional de saúde habilidade a prescrever receitas tem que se dirigir primeiro em alguma das 17 Autoridades Certificadoras (AC) vinculadas à ICP-Brasil e solicitar seu certificado digital:

  1. SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados
  2. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
  3. SERASA EXPERIAN
  4. RECEITA FEDERAL DO BRASIL
  5. CERTISIGN
  6. IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
  7. AC JUS
  8. AC PR
  9. CASA DA MOEDA DO BRASIL
  10. VALID CERTIFICADORA DIGITAL
  11. SOLUTI CERTIFICAÇÃO DIGITAL
  12. AC DIGITALSIGN
  13. AC BOA VISTA
  14. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
  15. AC DEFESA
  16. AC SAFEWEB
  17. PRODEMGE

Cada certificadora tem um custo para emissão do certificado, condições de pagamento e os equipamentos (tokens, leitoras de cartão) para emissão da receita digital.

8. O Certificado Digital serve somente para Receita Digital?

Não. O Certificado Digital emitido pela ICP-Brasil também é válido para como prontuários eletrônicos e outros serviços digitais que exigem certificação digital. 

9. Afinal, Receita Digital como funciona na prática?

O paciente passa por uma consulta com um profissional de saúde devidamente habilitado, que pode ser presencial ou remota (pela internet via webcan ou smartphone). Se caso o profissional for habilitado para prescrever a Receita Digital, o mesmo acessa o portal Prescrição Eletrônica e baixa para o computador o arquivo digital para preenchimento. 

São disponibilizados os seguintes modelos:

Após baixar o arquivo, o profissional de saúde faz o preenchimento do modelo com as informações do paciente, medicamento e prescritor. Lembrando que todos os modelos são editáveis, ou seja, é só abrir e começar a preencher os campos. Mas para isso é necessário o software Adobe Acrobat Reader.

Depois de tudo preenchido, é necessário assinar o documento digitalmente através do certificado válido pelo ICP-Brasil. Isso é feito no próprio Adobe Acrobat. Pronto, agora o arquivo da Receita Digital pode ser enviado para o paciente.

O paciente então encaminha sua Receita Digital para a farmácia. Ao receber esse arquivo, o farmacêutico precisa acessar o portal Assinatura Digital e enviar o documento no formato PDF para validar se o arquivo é assinado digitalmente, ou seja, fazer a comprovação da autenticidade para verificar:

  • se o documento não sofreu adulterações;
  • se a assinatura pertence ao prescritor declarado; e
  • se o prescritor está habilitado a prescrever o medicamento

Se a Receita Digital for considera válida pelo portal Assinatura Digital, então o farmacêutico pode dar continuidade na dispensação do medicamento.

Vale lembrar que o farmacêutico tem que inserir o arquivo da Receita Digital no formato PDF dentro do próprio sistema da farmácia, pois no caso de dispensação de medicamentos controlados pelo SNGPC, ainda sim é necessário fazer a transmissão das movimentações e entrada e saída junto as receitas para o portal da Anvisa. 

10. A farmácia tem que aceitar a Receita Digital?

Não. Por enquanto a farmácia não é obrigada pela legislação a aceitar a Receita de forma Digital para a dispensação de medicamentos.

11. Mas se a farmácia aceitar a Receita Digital, quais os medicamentos podem ser dispensados?

Todos os medicamentos de venda sob prescrição em Receita Simples podem ser dispensados sob apresentação de Receita Digital.

Checklist para fazer um bom atendimento na farmácia

Porém medicamentos de Controle Especial (SNGPC) possuem algumas restrições. Apenas medicamentos Antimicrobianos e alguns medicamentos das listas C1 e C5 e dos adendos das listas A1, A2 e B1 (Portaria SVS/MS – 344/1998) vão poder ser dispensado através da Receita Digital, conforme determinação da Anvisa até o presente momento.   

12. Quais os medicamentos ainda não podem ser dispensados através da Receita Digital?

Todos os medicamentos controlados que precisam de notificação de receita A – NRA, B1 e B2. E também os medicamentos que necessitam de notificação de receita especial para substância talidomida e para moléculas retinóides de uso sistêmico.

Conclusão

A Receita Digital é um marco no varejo farmacêutico, pois traz mais praticidade e segurança para a dispensação de medicamentos, além de reduzir custos para as farmácias e drogarias que não precisam mais de espaços para alocar receitas em papeis.

Contudo o modelo ainda é experimental e foi difundido principalmente pela pandemia do Coronavírus, que necessitou de alternativas para isolamento social. Mas conforme a adesão dos profissionais de saúde, estabelecimentos farmacêuticos e pacientes, o programa tem tudo para continuar e ser expandido.

Conheça também nossas soluções para digitalização de receitas pelo celular,  peça agora sua demonstração gratuita! Fale agora mesmo com o especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia digitalizar receitas. Se preferir, chame no WhatsApp!

Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e nossas páginas do Facebook e Instagram para ter mais conteúdos como esse!

Rolar para cima