15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 1 fade https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
software para farmácias

Software para farmácias: saiba como escolher a melhor opção

25 de abril de 2019
672 Visualizações
Investir em um software para farmácias é uma necessidade para os gestores desse tipo de negócio. Isso porque os sistemas podem facilitar as atividades burocráticas, reduzindo-as, e permitir a prestação de um serviço de mais qualidade para os clientes. Porém, não basta apenas escolher uma opção entre os diversos softwares para drogarias existentes no mercado!...

Investir em um software para farmácias é uma necessidade para os gestores desse tipo de negócio. Isso porque os sistemas podem facilitar as atividades burocráticas, reduzindo-as, e permitir a prestação de um serviço de mais qualidade para os clientes.

Porém, não basta apenas escolher uma opção entre os diversos softwares para drogarias existentes no mercado! É preciso ter bastante atenção no momento da escolha, pois a implementação resultará em mudanças profundas nos fluxos de trabalho do estabelecimento.

Por isso, se você deseja saber como escolher a melhor opção de software para farmácia, não deixe de ler os tópicos a seguir. Confira!

 

Webinário Gratuito - Como transformar sua farmácia em uma máquina de vendas

 

 

Analise as necessidades da farmácia

O primeiro passo para escolher um bom software para farmácias é analisar as necessidades do estabelecimento. Você deseja ter um controle de estoque? Quer um sistema para fazer o fluxo de caixa da drogaria? Deseja emitir relatórios para tomar decisões mais estratégicas? Necessita fazer o cadastro de produtos?

Tudo isso precisa ser levantado antes do início da busca por um software. Assim, logo de início você já poderá descartar os sistemas que não oferecerem as funcionalidades que o seu estabelecimento precisa.

Outro ponto a ser observado é se o programa é exclusivo para uso em farmácias. Existem softwares de gestão que são aplicados em todos os tipos de negócios, mas o seu uso não é recomendado. Isso porque a realidade de uma farmácia é bem diferente da de um supermercado ou de uma loja de sapatos, concorda? Cada tipo de negócio tem necessidades próprias e é por isso que um software que não foi pensado exclusivamente para drogarias não é uma opção adequada.

Saiba se o software está atualizado

Alguns softwares para farmácias gratuitos ou pagos não são atualizados com frequência. Isso é um problema grave, pois as atualizações são necessárias para corrigir pequenos erros e garantir a segurança do sistema.

Por isso, descarte os programas que não fazem atualizações periodicamente. Ao utilizá-los você poderá ter prejuízos em médio e longo prazo.

Entenda como são gerados os relatórios

É importante aprender como são gerados os relatórios nos softwares para farmácias. A ideia é que você utilize esses documentos como ponto de partida para a tomada de decisões estratégicas. Logo, observá-los e saber como emiti-los é fundamental.

Imagine, por exemplo, uma farmácia que está com muitos shampoos e sabonetes no estoque e a data de vencimento está próxima. Se você tiver relatórios sempre atualizados, terá essa informação com antecedência e poderá fazer promoções para que os itens de higiene pessoal sejam vendidos antes de perderem o prazo de validade.

Viu como os relatórios são importantes em uma farmácia? Por isso, verifique se o programa disponível os emite e veja se os documentos são fáceis de serem interpretados.

Observe se o software é didático e intuitivo

O software para farmácias precisa ser completo e oferecer ao gestor uma visão ampla de tudo o que se passa no estabelecimento. Além disso, precisa ter funcionalidades específicas para cada colaborador da empresa, como os farmacêuticos, os balconistas, os compradores, os estoquistas etc.

Porém, isso não significa que o programa deve ser difícil de usar. O ideal é que a plataforma seja didática e intuitiva, de modo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos em informática consiga operá-la.

Veja se ele oferece segurança para os dados

Ao contratar um software para farmácias, você precisa ter em mente que informações valiosas serão registradas nesse sistema. Os dados de clientes e informações financeiras do estabelecimento, por exemplo, não devem ser acessadas de forma alguma por pessoas não autorizadas.

É por isso que você precisa verificar se o programa escolhido oferece segurança para os dados. Para isso, ele precisa contar com uma tecnologia chamada de criptografia.

A criptografia nada mais é do que uma camada extra da programação do sistema, que protege as demais. Assim, os dados armazenados pela sua drogaria não poderão ser acessados por estranhos.

Os hackers, por exemplo, têm dificuldade para conseguir acessar os dados de um programa criptografado. Tudo isso é relevante para evitar as fraudes digitais, crimes que têm se tornado cada vez mais comuns.

Verifique o quanto você pode investir

Existem programas para farmácias com valores divergentes no mercado e até mesmo opções gratuitas. No entanto, não é recomendado usar uma plataforma grátis ou com um valor muito abaixo do praticado no mercado.

Isso se justifica porque um programa muito barato pode ter poucos recursos, comprometendo a segurança dos dados e a praticidade para a execução das atividades em seu estabelecimento.

É claro que você pode solicitar orçamentos de diferentes empresas, mas sempre analise todas as características de cada programa e desconfie de preços muito baixos.

Solicite uma avaliação gratuita

Depois de ter verificado todos os pontos anteriores e escolhido o melhor software para farmácias, é interessante testá-lo para verificar se você e seus funcionários se adaptam bem. Por isso, solicite uma avaliação gratuita.

Algumas das empresas que vendem softwares para farmácias permitem que seja feito um teste gratuito por um determinado período. Assim, passado esse tempo, o solicitante decide se deseja continuar utilizando o serviço.

Pergunte sobre a assistência técnica

Outro ponto que deve ser considerado ao escolher um programa para farmácias é a assistência técnica. Tenha certeza que o fornecedor tem condições de orientar você caso algum erro ocorra ou qualquer tipo de dúvida sobre a utilização do software surja.

Os modos de atendimento mais comuns são via telefone ou chat. Assim, os usuários podem entrar em contato com os desenvolvedores sempre que for necessário solucionar qualquer questão com rapidez.

Chegou até aqui? Então agora você já sabe como escolher a melhor opção de software para farmácias. Siga as nossas dicas e garanta um sistema que realmente atenda a todas as necessidades do seu negócio.

O INOVAFARMA é um sistema de gestão completo para drogarias e farmácias, pensado exclusivamente para esse tipo de negócio. Ele é fácil de usar e tem um padrão inovador, tornando as atividades administrativas menos complexas. Quer saber mais? Então entre em contato agora mesmo!

 

E-book Como aumentar as vendas de sua farmácia

 

Facebook

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta