fbpx

Saiba quais os tipos de clientes que podem entrar na sua farmácia

O sucesso da venda está ligado principalmente ao relacionamento que o vendedor tem com o cliente. O vendedor tem que saber identificar os tipos do clientes.

Ou seja: como é seu comportamento, os produtos de seu interesse e suas necessidades de saúde. Certamente sua farmácia terá muito mais facilidade para concretizar a venda do medicamento.

>> Recomendado para você:

6 dicas imperdíveis para criar promoções de produtos para farmácias!

5 gatilhos mentais que despertam a vontade de comprar dos clientes!

Você sabe como fazer uma cobrança conforme o perfil do inadimplente?

Basicamente, podemos encontrar na farmácia 4 tipos de clientes com personalidades:

  1. Analítico;
  2. Controlador;
  3. Expressivo;
  4. Amigável.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada personalidade e quais ações o vendedor pode tomar para conquistar os tipos de clientes.

#1 Cliente Analítico

O Cliente com personalidade Analítica, é aquele que prefere ir direto ao ponto. É o tipo de pessoa que detesta “jogar conversa fora”. Geralmente é uma pessoa séria, reservada, que analisa muito bem os detalhes das embalagens, o ambiente da farmácia, o atendimento do vendedor, antes de fechar qualquer compra. 

Para lidar com esse perfil, o vendedor deve conhecer muito bem o que está vendendo. Falar com propriedade, possuir argumentos lógicos, e jamais tentar convencer o cliente utilizando a emoção.

#2 Cliente Controlador

É aquele tipo de cliente que os vendedores não gostam de atender. Não é uma pessoa amigável, passa a impressão de ser frio, e não costuma ter feições positivas. O cliente controlador, como o próprio nome diz, gosta de sentir-se no controle da situação, tem a necessidade de questionar tudo sobre o produto. 

O vendedor, neste caso, deve ser estritamente profissional. Fazer comentários breves e diretos sobre o produto, deixando o cliente controlador sentir que está no comando da venda.

#3 Cliente Expressivo

Esse tipo de cliente tende muito mais para o lado emocional, gosta de falar bastante, até mesmo de assuntos pessoais. Pode fazer muitas perguntas, gosta de se envolver com histórias contadas pelo vendedor, preza muito por socialização. 

Para conquistar esse tipo de cliente, o vendedor deve utilizar o bom humor e apresentar o produto de uma forma cativante. Até mesmo contar uma boa piada como “quebra-gelo”.

#4 Cliente Amigável

Esse tipo de cliente costuma ser o preferido pelos vendedores. O cliente amigável admira muito o contato pessoal com o vendedor, costuma falar muito da família, sobre os amigos e fornece muitas informações pessoais.

É o tipo de pessoa que está de bem com vida, e gosta de ter relacionamento interpessoal, antes de comprar o produto. Neste caso, o vendedor deve manter uma boa relação com o cliente. Falar um pouco de assuntos pessoais e ganhar sua confiança; isso garantirá a concretização da venda.

—-

Cada cliente é único, e tem suas peculiaridades. O bom vendedor consegue identificar o tipo de cliente e personalizar seu atendimento. Tenha em mente, que não é o cliente que deve se adaptar à personalidade do vendedor, mas sim o contrário.

Ebook Exposicao de produtos - Saiba quais os tipos de clientes que podem entrar na sua farmácia

Quer mais conteúdo que vai te ajudar a melhorar o desempenho da sua farmácia? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: