Saiba como sua farmácia pode transformar a praticidade para os clientes em número de vendas

Hoje a farmácia já não é mais vista pelos clientes como apenas um local de venda de medicamentos. Muito pelo contrário, existem diversas farmácias no país onde sua maior fonte de receita são os produtos alimentícios para viagem que aumentam o número de vendas.

A venda desse tipo de produto é regulamentada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e cada vez mais os empresários estão explorando a crescente desse nicho.

Segundo a Nielsen (empresa de pesquisas mercadológicas), cerca de 11% dos consumidores da América Latina vão até as farmácias a procura de lanches rápidos para a viagem.

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E esse número só tende a crescer, a medida que as farmácias investirem em mais opções dessa linha de produtos. A pesquisa ainda revela que a indústria de lanches rápidos fatura globalmente na casa dos 400 bilhões de dólares todo ano.

Para os empresários do varejo farmacêutico que estão de olho em uma fatia desse número, vale lembrar a necessidade de conhecer esse novo tipo de público, adequando o espaço físico da farmácia e aplicando técnicas para melhor atendê-los.

A farmácia deve sempre priorizar a conveniência para o seu cliente

A realidade dos grandes centros urbanos é a frenética rotina do dia a dia. Muitas pessoas não têm mais tempo para uma refeição que não seja apenas de alguns minutos. Muito por conta de reuniões, trânsito, compromissos familiares, dentre outros.

A farmácia que estiver inserida nessa realidade, deve investir em produtos:

  • Com embalagens práticas, de fácil preparo;
  • Que podem ser consumidas instantaneamente;
  • Possam ser preparadas de 3 a 5 minutos no micro-ondas;
  • Salgadinhos, biscoitos, balas, sucos;
  • Refrigerantes, água,
  • Chicletes, chocolates e barras de serial.

Esses produtos devem estar expostos em lugares estratégicos. Um excelente lugar é o caixa da farmácia. A medida que o cliente aguarda na fila para finalizar a compra, pode se distrair olhando as embalagens chamativas desses produtos, que certamente farão o cliente colocá-los para dentro da cesta.

As compras por impulso são uma realidade quase sempre inexploradas nas farmácias, e com essa simples atitude certamente haverá maior Ticket-Médio.

Estreitar o relacionamento com os fornecedores é uma ótima estratégia

Outro ponto muito importante é ter uma relação sólida com os fornecedores. Muitos deles oferecem de cortesia material promocional dos produtos, como encartes, folders, gôndolas personalizadas.

Em troca, a farmácia oferece um espaço físico permanente. Isso traz um maior destaque para os produtos de consumo rápido. Além de aumentar a probabilidade do cliente realizar compras por impulso.

Sem contar que manter sempre um fluxo constante de compras com os mesmos fornecedores, gera uma maior confiança. Isso pode se refletir em bons percentuais de desconto e melhores formas de pagamento.

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