fbpx

Sua farmácia [ainda não] oferece Assistência Farmacêutica?

Já ouviu falar em Assistência Farmacêutica? Pois bem, muitos profissionais da saúde desconhecem esse termo e sua importância para os consumidores. A Assistência Farmacêutica é o conjunto de todas as atividades relacionadas aos medicamentos; que visam apoiar sua dispensação na comunidade.

>> Leia também:

Atitudes simples para atender bem os clientes da melhor idade

Conheça 3 atitudes simples de marketing que potencializam as vendas da farmácia

6 estratégias que sua farmácia pode adotar para aumentar as vendas

O farmacêutico exerce papel fundamental

Desde a concepção dos medicamentos nos laboratórios, ou nas farmácias de manipulação; passando pelo armazenamento, até o uso racional dos pacientes.

Segundo a Resolução 338/04 do Conselho Nacional de Saúde; Assistência Farmacêutica é:

“Conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional.”

Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos; bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços; acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”.

De acordo com Resolução 308/97 do Conselho Federal de Farmácia:

“Compreende-se por assistência farmacêutica, […] o conjunto de ações e serviços com vistas a assegurar a assistência terapêutica integral, a promoção e recuperação de saúde, nos estabelecimentos públicos e privados que desempenham atividades de projeto, pesquisa, manipulação, produção, conservação, dispensação, distribuição, garantia e controle de qualidade, vigilância sanitária e epidemiológica de medicamentos e produtos farmacêuticos”.

Notamos que o conceito de Assistência Farmacêutica engloba um conjunto de ações voltadas à saúde coletiva e individual da população. Tem como foco o uso do medicamento de forma racional e consciente.

Essa atividade é multidisciplinar, ou seja, que envolve diversos profissionais da saúde. Mas que tem como principal responsável o farmacêutico, pois é ele quem lida diretamente com os consumidores.

Portanto, cabe ao farmacêutico, além de zelar pela aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos na farmácia, orientar os consumidores para o uso racional, apontar as reações adversas, sanar as principais dúvidas, assegurando que o medicamento seja consumido corretamente, garantido sua eficácia no tratamento.

E você, está contribuindo com a saúde da população, prestando Assistência Farmacêutica em sua farmácia?

Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook! Lá você encontra muito mais conteúdo sobre gestão e varejo farmacêutico. Garanto que você vai aproveitar muita coisa!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: