#3 Atitudes simples para sua farmácia atender bem os clientes da melhor idade

O bom atendimento aos consumidores já se tornou algo trivial na rotina de qualquer estabelecimento comercial que deseja reter e aumentar suar carteira de clientes. Mas isso muda completamente de figura quando falamos de clientes da melhor idade.

O atendimento, neste caso, teve seguir alguns cuidados especiais. Neste artigo, vamos aprender as principais atitudes que devem ser tomadas quando um cliente de idade avançada entra da farmácia.

Quando um idoso entra na farmácia, imediatamente os colaboradores devem iniciar as boas práticas para este tipo de atendimento especial.

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#1 Tenha empatia, você também envelhecerá!

É fundamental entender que essas pessoas possuem muitas limitações, devido a idade. A coordenação motora já não é a mesma, prejudicando a locomoção dentro da farmácia, até mesmo segurar uma caixa de medicamento pode ser uma tarefa bem difícil!

Não fique esperado atrás do balcão, ofereça ajuda para a pessoa. Mas tenha cautela, alguns idosos podem se sentir ofendidos quando pensam que não são capazes de fazer algo.

Também é importante que a farmácia tenha corredores adequados, que permitam o deslocamento de cadeiras de rodas, evitando colisões com as gôndolas e os produtos.

A memória é muito comprometida, então não abuse de perguntas desnecessárias. Pergunte o que realmente importa para prosseguir com a venda. É interessante, neste caso, utilizar associações, como por exemplo

“O senhor(a) deve tomar o comprimido amarelo pela manhã, e o azul no período da tarde”.

Isso facilita, e muito para a pessoa se lembrar.

#2 Tenha muita, mas muita paciência!

A audição das pessoas idosas não costuma ser das melhores (com suas devidas exceções). Geralmente as farmácias em momentos de pico são bem barulhentas; principalmente se levarmos em conta a circulação de pessoas e veículos.

Se perceber que o idoso tem muita dificuldade para ouvir, vá gradativamente elevando o tom de voz. Veja bem, não estamos aconselhando a gritar! Existe um abismo entre falar alto e gritar. Além do mais, pode aparentar grosseria do atendente.

Outro ponto a observar, é em relação ao vocabulário. Esqueça termos técnicos e jargões farmacêuticos! Isso só complicará ainda mais o entendimento do idoso.

Até para pessoas jovens é difícil entender algumas simples orientações, agora imagine para os idosos. Seja claro e direto, em um tom de voz audível e cordial.

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#3 Jamais demonstre pressa!

Se for atender um idoso, seja exclusivo! Não tente apressar qualquer tipo de decisão, muito menos forçar algo no grito! Essas pessoas geralmente levam mais tempo para processar as informações (de novo com as devidas ressalvas), e isso não é culpa delas.

Preocupe-se também em fornecer explicações adicionais por escrito. Muitas vezes os idosos possuem cuidadores ou familiares que fazem o acompanhamento diário das medicações.

Escreva as dosagens, formas de aplicação, horários, contraindicações; enfim, tudo que for relevante em uma folha de papel (com uma caligrafia legível); e peça para o idoso entregar para seu responsável.

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Você nem faz ideia de como essas pequenas atitudes elevam a qualidade de vida das pessoas da melhor idade! Um atendimento digno e com total respeito as limitações dos idosos, gera muita gratidão, e isso se reflete na fidelização desse perfil de cliente, além de contribuir com a imagem da farmácia.

E então, já passou por alguma situação parecida? Conte nos comentários como foi atender uma pessoa idosa, e contribua com novas dicas.

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