fbpx

Saiba quais os 3 erros do atendimento farmacêutico em drogaria que você jamais deve cometer!

Em qualquer estabelecimento comercial, especialmente no varejo, o atendimento farmacêutico em drogaria é algo fundamental para a construção da carteira de clientes. Ninguém tolera indiferença quando precisa de uma informação ou ajuda especializada, não é mesmo?

E quando isso ocorre, a frustração é tão grande na pessoa, que dificilmente voltará a fazer negócio naquele local, e ainda pode ter certeza, que fará propaganda negativa para os conhecidos.

Já teve prejuízo em prestar uma mal atendimento?

O principal problema, é que as vezes, que os colaboradores e o próprio dono ou gestor da farmácia, não notam erros comuns, que passam despercebidos no dia-a-dia, e vão continuamente minando a imagem do estabelecimento.

Neste artigo, separamos os 3 principais erros cometidos pelas drogarias, que poderiam ser evitados, e com isso trariam melhores resultados de satisfação e consequentemente melhores receitas.

Leia também:

Como conquistar mais agilidade no atendimento de sua farmácia?

Atendimento ao cliente: veja os erros que você não deve cometer

Como sabe dizer se o sistema atual da sua farmácia ainda é vantajoso

1. Dê a devida atenção ao cliente!

Não é raridade encontrar profissionais que só pensam em vender a todos custo. E isso muitas vezem nem é culpa deles. O que acontece é a farmácia determina metas e define comissões sobre cada venda. E isso estimula o profissional a vender cada vez mais, a todo custo.

Não há problema algum em comissionar as vendas, mas isso não pode afetar o atendimento ao cliente, ainda mais no caso de uma dispensação, que exige atenção e cautela para instruir adequadamente o paciente, nos modos de uso, horários, efeitos colaterais e tantas outras informações.

2. Jamais falte com educação!

Somos seres humanos, e com certeza em algum momento você estará abalado(a) psicologicamente. É a vida, frustrações emocionais fazem parte. Talvez tenha tido uma briga com algum familiar, esposa(a), filho(a),

Ou até mesmo o próprio colega de trabalho; teve uma notícia ruim; perdeu dinheiro; houve uma morte inesperada de algum ente familiar querido; enfim, são inúmeras situações que fazem o psicológico de qualquer pessoa ficar abalado.

Mas o que jamais pode ocorrer, são essas situações tornarem-se desculpas pela falta de educação com o cliente. Ele não tem culpa do que está acontecendo na sua vida.

Se você está em um dia ruim, evite fazer atendimentos. Converse com seu superior, deixe transparente a situação. Claro que existem muitos gestores/donos de farmácia que não possuem bons olhares para esse tipo de diálogo, e só enxergam números.

Isso fatalmente resulta no colaborador desmotivado que por estar em um dia ruim irá uma hora ou outra “descontar” no cliente. O que é mais lucrativo para a farmácia? Um colaborador a menos no atendimento por um único dia, ou vários clientes insatisfeitos que não voltaram a comprar?

3. Imagine-se no lugar do cliente!

Quero propor um desafio! Reúna todos os colaboradores da farmácia, mesmo aqueles que não fazem o atendimento ao cliente. Peça que todos se comportem como clientes, e tentem comprar algum produto.

Ebook Como aumentar as vendas - Saiba quais os 3 erros do atendimento farmacêutico em drogaria que você jamais deve cometer!

Agora você, gestor/dono da farmácia vai fazer o atendimento. Nessa hora: trate-os mal; seja grosseiro; omita informações dos produtos e tente vender outro medicamento comissionado; não tenha paciência, enfim, seja o pior atendente possível. 

Óbvio que haverá um grande choque nos colaboradores. Ao final, pergunte a todos: É dessa forma que vocês gostariam de ser tratados?

A lição disso tudo é: saber-se colocar no lugar do próximo. Isso é chamado de empatia. Quando qualquer profissional, principalmente aqueles que lidam diretamente com o público; não possuem empatia, é muito difícil conquistar o cliente. E um cliente conquistado, é um cliente fidelizado!

5 melhores dicas [que você precisa saber] para um Pós-Venda de excelência

Conclusão

Percebeu como pequenos ajustes de conduta podem refletir no atendimento ao cliente? Não deixe de compartilhar suas experiências nos comentários.

Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook! Lá você encontra muito mais conteúdo sobre gestão e varejo farmacêutico. Garanto que você vai aproveitar muita coisa!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: