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Marketing nas redes sociais: 6 dicas para otimizar essa estratégia

INOVAFARMA
1 de fevereiro de 2019
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Como a gente sabe, as redes sociais se consolidaram como ferramentas de marketing para atrair e engajar determinado público. Com a mudança no comportamento do consumidor, que está mais bem informado e exigente, as empresas foram obrigadas a se reinventar. Uma dessas mudanças passa pela interação com as pessoas e as redes são canais perfeitos...

Como a gente sabe, as redes sociais se consolidaram como ferramentas de marketing para atrair e engajar determinado público. Com a mudança no comportamento do consumidor, que está mais bem informado e exigente, as empresas foram obrigadas a se reinventar. Uma dessas mudanças passa pela interação com as pessoas e as redes são canais perfeitos para isso.

Neste texto, vamos apresentar dicas e boas práticas para ajudá-lo a fazer marketing nas redes sociais de forma eficiente. Vamos falar sobre como produzir e compartilhar conteúdo de qualidade, incentivar a interação dos seguidores, postar em uma frequência adequada, entre outros. Confira!

Como fazer marketing nas redes sociais?

As redes sociais são populares e permitem que qualquer pessoa ou marca as utilizem. No entanto, para ter uma estratégia eficiente de marketing nesses canais, não basta simplesmente abrir um perfil no Facebook e outro no Instagram e começar a postar. É preciso técnica e profissionalismo para impulsionar as vendas e ganhar dinheiro.

Para se ter uma ideia do tamanho do universo que estamos falando, existem no mundo 3 bilhões de usuários ativos. E esse número tende a crescer ainda mais, principalmente por conta de cada vez mais facilidades de acesso à internet e a esses canais. Se existe tanta gente nesses meios, é essencial que haja um efetivo conhecimento de marketing nas redes sociais.

A seguir, confira 6 dicas e boas práticas para você montar seu planejamento estratégico nas redes. Acompanhe!

1. Produza e compartilhe conteúdo de qualidade

As redes sociais são fundamentais para você propagar seu conteúdo. Por meio de informações relevantes você pode envolver determinada audiência, de forma a ter maior visibilidade, mais autoridade e novas oportunidades de negócios.

Claro que, para isso acontecer, é preciso de planejamento e consistência. Portanto, adote algumas boas práticas para compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais. Entre elas, destacamos:

  • produza imagens específicas para as suas mídias — as imagens têm um poder muito grande de chamar a atenção das pessoas;
  • também invista em boas legendas, afinal, elas devem complementar as imagens — e nunca se esqueça de um bom CTA (Call To Action), pois é importante estimular o usuário a ter alguma ação;
  • não se esqueça dos vídeos, porque esse é um formato que só cresce, uma vez que conta com um grande potencial entre os consumidores;
  • para postar conteúdos como esses, que chamem a atenção, eles precisam estar alinhados com as necessidades do seu público — por isso, é importante que você conheça as pessoas que pretende ter como clientes.

2. Conheça seu público-alvo

Conforme falamos na última dica do tópico anterior, é muito importante que você conheça seu público. Quando se posiciona nas redes sociais somente de acordo com seus interesse, pode ser que seu discurso não desperte o menor interesse nos seus atuais e futuros e consumidores.

Lembre-se de que o cliente deve ser o ator principal da sua estratégia de marketing nas redes sociais. Por isso, é muito importante que você o conheça o profundamente. Entenda quais são seus gostos, suas motivações e suas necessidades. Assim, ficará muito mais fácil estabelecer interações e praticar ações acertadas, que possibilitarão oportunidades de negócios e aumento das vendas e dos lucros.

3. Incentive a interação dos seguidores

Como o próprio nome sugere, redes sociais são espaços para socializar. Dessa forma, é preciso que a sua empresa utilize esse canal para interagir com seu público-alvo. Não hesite em estimular a participação das pessoas em seus diversos canais e seus recursos cada vez mais diversificados.

Você pode fazer perguntas, pedir opiniões, realizar sorteios e muito mais. As possibilidades são inúmeras e o fato de a sua marca estimular a interação gerará mais confiança, transparência e credibilidade para o consumidor. Nem precisamos dizer que isso é ótimo para os negócios, não é mesmo?

4. Diversifique os formatos

Além de bem informados e exigentes, os consumidores do século 21 são multicanais. Na prática, isso quer dizer que, em poucos minutos, eles podem acessar um vídeo, ler um texto, checar o e-mail ou o WhatsApp e ainda navegar pelos feeds do Instagram, do Facebook e do LinkedIn.

Por conta disso, é muito interessante que você diversifique o formato dos seus conteúdos. À medida que for ganhando intimidade com as suas ações de marketing nas redes sociais, faça textos e invista em imagens, áudios, vídeos e até mesmo em infográficos e e-books.

Quando você oferece diversas possibilidades de conteúdos, está oferecendo facilidades para o seu potencial consumidor. A consequência disso é mais visibilidade, autoridade e oportunidades de negócios.

5. Utilize os recursos disponíveis em cada rede

Cada rede social tem sua particularidade e é importante que você entenda cada meio. Um post que dá certo no LinkedIn, por exemplo, não necessariamente terá sucesso no Facebook ou no Instagram. Além de entender a especificidade de cada meio, é fundamental que você utilize os recursos disponíveis em cada rede.

Dessa forma, estude sobre tendências e fique atento às atualizações. Recursos como os stories do Instagram são ótimos para gerar engajamento e interagir diretamente com seus atuais e futuros clientes. Para citar outro recurso, destacamos as lives (transmissões ao vivo), que também são poderosas para a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

6. Poste em uma frequência adequada

Para fazer isso é importante que você invista em um calendário editorial. Quando tem um planejamento, você já fica um passo à frente dos concorrentes. O calendário editorial para as redes sociais envolve diversos conteúdos e, assim, você precisa se planejar e distribuir essas postagens de forma adequada.

Para que realize esse trabalho da melhor forma possível, você deve se lembrar de que a consistência e a constância farão a diferença em seu trabalho. Mesmo que não tenha muito tempo, programe-se para postar um conteúdo por dia. Ao longo do tempo, isso trará os resultados que está buscando nas redes sociais.

E então, o que achou dessas ideias de marketing nas redes sociais? Esperamos que este texto te ajude a aperfeiçoar suas ações nesses canais, de forma que você possa se aproximar dos seus atuais e futuros consumidores, gerando mais oportunidades de negócios e se estabelecendo no mercado de forma mais competitiva.

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