15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Marketing para farmácias

Marketing para farmácias: 6 aspectos importantes

INOVAFARMA
2 de outubro de 2018
476 Visualizações
Assim como em outros segmentos, o marketing para farmácias tem um papel fundamental no sentido de colocar o negócio em uma posição de destaque no mercado. Com a crise afetando diversos setores, o ramo de farmácias e drogarias enfrenta uma concorrência acirrada. Por outro lado, consumidores cada vez mais exigentes buscam mais do que preço...

Assim como em outros segmentos, o marketing para farmácias tem um papel fundamental no sentido de colocar o negócio em uma posição de destaque no mercado.

Com a crise afetando diversos setores, o ramo de farmácias e drogarias enfrenta uma concorrência acirrada. Por outro lado, consumidores cada vez mais exigentes buscam mais do que preço baixo e produtos de qualidade — para conquistar o cliente, é preciso se destacar no mercado, se diferenciar dos concorrentes.

O marketing é o melhor caminho para alcançar esses objetivos, no entanto, no caso de estabelecimentos que trabalham com saúde, é preciso ter atenção às questões éticas. Por isso, a estratégia é focar mais no cliente e menos no produto, investindo em marketing de relacionamento e em programas de fidelização, por meio de ações online e offline.

Neste post, reunimos algumas possíveis ações para aplicar o marketing para farmácias em seu negócio. Confira!

1. Marketing de relacionamento

É inegável que a experiência do cliente é um dos fatores de maior influência na decisão de compra do consumidor moderno, e negligenciar esse fato é um erro. O marketing de relacionamento é o melhor caminho para a captação e fidelização de clientes.

Por isso, aposte em estratégias simples para estreitar o contato com os consumidores:

  • Comece personalizando o atendimento, chame pelo nome, faça um cadastro com dados pessoais;
  • Ofereça ofertas personalizadas de acordo com o perfil de compra;
  • Preze pela qualidade do atendimento. Agilidade, cordialidade, simpatia e atenção ao problema do cliente são essenciais;
  • Mantenha o vínculo pós-venda;
  • Ofereça brindes e benefícios;
  • Use a base de dados para parabenizá-los nas datas especiais — aniversário, Dia das Mães, da Mulher, dos Pais e outros.

2. Programa de fidelidade

De acordo com Philip Kotler, maior nome do marketing e autor de diversos livros, conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes mais do que fidelizar um antigo.

Sendo assim, não importa o tamanho do seu negócio, criar um programa de fidelidade é sempre uma boa opção para satisfazer o cliente e encantá-lo com descontos e benefícios exclusivos.

Para isso, existem diversas ferramentas, como cartão-fidelidade, sistema de pontos e cadastro. O importante é o cliente perceber que é recompensado cada vez que escolhe a sua farmácia, seja com descontos especiais, ofertas personalizadas, brindes ou benefícios exclusivos.

3. Ações promocionais offline

As boas e velhas ações locais ainda surtem bastante efeito nesse segmento. Uma boa oferta sempre chama atenção, atraindo consumidores pela oportunidade. É o caso de uma promoção de fraldas, por exemplo.

Outra boa estratégia é organizar, participar ou apoiar eventos, como feiras, palestras e eventos esportivos. Por exemplo, oferecer aulas de ginástica para a terceira idade na praça mais próxima, associando sua marca a bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Além disso, o calendário do Ministério da Saúde tem diversas datas que podem gerar oportunidades para ações de promoção da saúde junto à sociedade, como organizar uma caminhada no Dia Mundial Sem Tabaco, destacar um profissional para aferir a glicose e prestar atendimento no Dia Mundial do Diabetes ou distribuir panfletos sobre como acabar com o mosquito no Dia D contra a Dengue. As possibilidades são inúmeras.

4. Divulgação nos pontos de venda

A divulgação tem um papel fundamental tanto nas ações e eventos promocionais realizados nos pontos de venda como na sinalização das ofertas e no dia a dia. Você pode:

  • Instalar tendas infláveis do lado de fora da loja ou em espaços públicos (com a devida autorização) para abrigar os profissionais de saúde interagindo com os clientes durante as ações;
  • Colocar arco de bolas na entrada da loja para anunciar promoções de aniversário e datas especiais;
  • Usar wind banners (banner giratório impresso em dupla face) no estacionamento de shoppings ou na calçada das lojas de rua.

Além disso, outro aspecto importante nos pontos de venda é a distribuição e exposição dos produtos dentro da loja. A forma como eles estão dispostos nas prateleiras e nas gôndolas faz toda a diferença.

5. Ações online

Em plena era digital, presença na web é indispensável a qualquer estratégia de marketing.

Se uma marca deve estar onde o cliente está, a internet é a oportunidade de estar presente em qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, invista em marketing digital seguindo estas dicas:

  • Comece pelo planejamento da estratégia;
  • Dê valor ao e-mail marketing como forma de fomentar o relacionamento com o cliente, especialmente no pós-venda;
  • Marque presença nas redes sociais, para potencializar as ações promocionais e alcançar divulgação orgânica;
  • Crie um blog com conteúdo informativo, gerando autoridade e atraindo novos consumidores;
  • Integre todos os canais, online e offline, criando uma experiência personalizada.

6. Venda online

Além de investir no marketing de conteúdo e marcar presença na internet, é chegada a hora de adaptar o seu negócio e começar a disponibilizar seus produtos na internet.

No entanto, pela natureza delicada do produto, a venda de medicamentos pela internet obedece a regras específicas e é totalmente regulada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por isso, fique atento às exigências:

  • Somente farmácias abertas ao público, e com a presença de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, podem vender medicamentos pela internet ou pelo telefone;
  • O site deve conter diversos dados, como razão social e nome fantasia da drogaria responsável pela venda, CNPJ, endereço, horário de atendimento, telefone, nome e CRF do responsável técnico, licenças e alvarás sanitários necessários e mensagens de alerta conforme determinações da ANVISA;
  • cuidado especial com os medicamentos que só podem ser vendidos com apresentação da receita.

São muitas as maneiras de usar o marketing para se diferenciar da concorrência, oferecendo muito além de preço e qualidade para encantar os seus clientes. Atendimento personalizado e experiência memorável são o que realmente conquista o consumidor de hoje.

Dessa forma, por meio de ações como as citadas neste texto, o marketing para farmácias pode trazer muitas vantagens para o negócio, como a captação de novos clientes, promoção da marca, fidelização e aumento da lucratividade, potencializando suas vendas e fazendo com que sua farmácia se destaque no mercado, além de agregar valor à sua marca.

Se você gostou deste texto, que tal complementar a leitura conhecendo simples ações para aumentar a lucratividade da farmácia? Vamos lá!

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 2
  • Avatar
    13 de abril de 2019 às 20:38
    Elida carmo Bandeira Elida

    Estar sendo muito valiosa estas dicas dada pela INOVAFARMACIA.Obrigado!!!

    • Avatar
      24 de agosto de 2019 às 01:38

      Obrigado Elida Carmo Bandeira! O blog é pensado justamente para trazer dicas valiosas e conteúdos que possam ajudar no dia a dia da farmácia!

Deixe uma resposta