O varejo farma no Brasil demonstrou um avanço notável ao final de 2023, resultando positivamente no faturamento, segundo o Shopper Report Farma 2023, elaborado pela Bnex, uma empresa especializada em Ciência do Consumo.
Dentre os 22,6 milhões de transações e mais de 5,6 milhões de compradores analisados pela Bnex durante o ano de 2023, o faturamento do varejo farma registrou um crescimento de 4,19% em comparação com o ano de 2022.
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O que você quer ler primeiro?
Entenda o que é Shopper no contexto do varejo farma
Caso você não esteja familiarizado com o termo “shopper”, saiba que ele é frequentemente utilizado no contexto do varejo farma e do marketing para descrever uma pessoa que está envolvida no processo de compra.
O shopper é quem compra, mas não necessariamente é a pessoa que vai consumir o produto.
Por exemplo: uma mãe que compra uma fralda para recém-nascido. Nesse caso, a mãe é o shopper, ou seja, quem compra, e a criança é o consumidor, isto é, quem de fato irá usar o produto no varejo farma.
Enquanto o termo “cliente” se refere genericamente à pessoa que compra produtos, enquanto que o termo “shopper” é mais específico e se concentra na atividade de compra em si, muitas vezes considerando o comportamento, as preferências e os hábitos de compra dessa pessoa.
O conceito de shopper vai além do simples ato de comprar, pois inclui toda a jornada do consumidor desde o momento em que ele identifica uma necessidade ou desejo de adquirir algo, passando pela pesquisa, decisão de compra, interação com o ambiente de compra até a finalização da transação.
Por que é importante saber quem é o shopper e cliente?
Os profissionais de marketing e varejo estudam o comportamento do shopper para entender melhor suas motivações, necessidades e padrões de compra.
Isso permite que sua farmácia crie estratégias mais eficazes para atrair, envolver e satisfazer os shoppers, desde a apresentação dos produtos nas prateleiras (planograma) até a experiência de compra no ponto de venda.
Ticket-Médio do varejo farma aumenta em 2023
Voltando para os resultados do levantamento do Shopper Report Farma 2023, o relatório revelou que o ticket médio do varejo farmacêutico teve um aumento de 5,50%.
Além disso, esse aumento foi acompanhado por um incremento de 7,10% na quantidade de clientes, ou seja, as pessoas colocaram mais produtos na cesta de compras.
O gasto médio por cliente apresentou um aumento de 6,36%, segundo o relatório do Shopper Report Farma 2023.
Durante o período de janeiro a dezembro de 2023, o ticket médio geral permaneceu praticamente estável, oscilando de R$ 52,75 para R$ 52,76.
Em contrapartida, entre os clientes fidelizados, houve uma leve redução no valor médio do ticket, passando de R$ 68,50 para R$ 68,09 ao longo dos 12 meses analisados.
A fidelização de clientes cresce no varejo farma
Quando falamos de fidelização de clientes, houve um impressionante crescimento de 14% na comparação entre os períodos anuais de 2022 e 2023.
Entretanto, note que houve um crescimento do gasto médio mensal dos clientes fidelizados, aumentando de R$ 106,18 para R$ 138,90 nesse mesmo período.
Veja também que a frequência em que os clientes fidelizados voltam a comprar na farmácia aumentou nesse período, saindo de 1,55 em janeiro de 2023 para uma média de 2,04 em dezembro do mesmo ano.
Esses números destacam não apenas o crescimento financeiro do setor de varejo farmacêutico, mas também a sua capacidade de atrair e manter uma base de consumidores fiéis.
Daí a necessidade de sua farmácia investir em estratégias de fidelização de clientes, como Cashback e Ticket de Ofertas.
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Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo (IFEV)
O Shopper Report Farma 2023 também traz o Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo (IFEV) como uma métrica de compreensão das relações entre consumidor e marcas no contexto do varejo farmacêutico.
O IFEV leva como base a análise do ticket-médio, analisando a dinâmica de engajamento e fidelização dos clientes mês a mês.
A principal características do índice IFEV é sua capacidade de aferir os efeitos causados por estímulos por meio de promoções no comportamento do shopper.
Conforme destacado no Shopper Report da Bnex, o IFEV demonstrou um aumento significativo de 51,1% para 54,9% de 2022 para 2023.
Na análise do IFEV por gênero é observável no período de janeiro a dezembro de 2023 que o gênero feminino apresentou uma leve oscilação positiva de 0,4%.
Já o gênero masculino, teve uma queda no índice IFEV de 1% no mesmo período.
O gênero feminino, entre os consumidores da terceira idade, teve um acréscimo de 0,15% ao longo dos meses entre janeiro e dezembro de 2023.
Entre os consumidores idosos do gênero masculino, o IVEF deve uma queda de 0,34% no mesmo período.
No geral o consumidor idoso teve um decréscimo de 0,19% no IFEV no varejo farma.
De acordo com as análises feitas pela Bnex, observa-se que nos meses em que os varejistas implementam campanhas promocionais ativas, especialmente aquelas associadas ao aniversário da loja, o indicador IFEV demonstra um aumento significativo.
Por outro lado, nos meses em que a atividade promocional é menos intensa, o IFEV tende a diminuir.
Essa correlação destaca a importância de fornecer estímulos aos consumidores para que eles se sintam motivados e aproveitem as oportunidades de compra.
Em suma, o Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo não apenas mensura o impacto das estratégias promocionais, mas também destaca a necessidade contínua de interações estimulantes para envolver o shopper e manter sua fidelidade ao longo do tempo.
Em outras palavras, a farmácia precisa constantemente investir em ações promocionais de vendas, além de ter uma ampla estratégia de marketing para manter sempre engajado os shoppers.
Conclusão
À medida que adentramos o ano de 2024, o setor varejista farmacêutico se prepara para enfrentar uma série de desafios e oportunidades únicas, destacando-se a notável mudança na estrutura etária da população, isto é, mais pessoas estão entrando para a terceira idade.
Evandro Alampi, Head de Inteligência da Bnex, destaca:
“Imagine: até 2030, um quarto da população terá 65 anos ou mais. Contudo, vale ressaltar que essa mudança não é uniforme.
Algumas áreas experimentam uma explosão demográfica, enquanto outras enfrentam desafios. Dentro de uma mesma cidade, é possível encontrar bairros com crescimento negativo e outros com taxas de crescimento de dois dígitos.”
Por sua vez, Fernando Foster, Head de Sucesso do Cliente Farma da Bnex, e Tamara Paccas, Estatística da Bnex, compartilham suas perspectivas sobre as expectativas para o setor farmacêutico em 2024.
Eles apontam uma série de desafios: possíveis interrupções na cadeia de suprimentos devido a eventos geopolíticos, aumento dos custos de produção e distribuição em decorrência de mudanças na política fiscal e alterações no comportamento do consumidor em resposta a esses fatores.
Diante disso, as empresas do setor devem estar preparadas para se adaptar a essas condições e encontrar maneiras de manter sua competitividade, além de atender às crescentes demandas do mercado.
Evandro complementa:
“Adaptar-se às diferenças locais não é apenas uma estratégia inteligente, mas sim uma jogada essencial para se destacar na competição.
Em vez de adotar um plano único para todos, é crucial pensar em estratégias que sejam adequadas para cada realidade específica.”
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