O cliente costuma voltar a comprar na sua farmácia? Uma das formas de fazer isso acontecer é usando um programa de benefícios, como por exemplo, o Marka Fidelidade.
Ao efetuar uma compra no estabelecimento farmacêutico, o cliente acumula uma espécie de pontos no Marka Fidelidade, que posteriormente pode ser trocado por algum tipo de benefício, como por exemplo ganhar o dinheiro de volta na forma de desconto (cashback).
Esse tipo de estratégia (cashback) vem sendo amplamente usado no varejo farmacêutico, de forma a criar um vínculo com os clientes, e dessa forma, mantê-los constantemente comprando na mesma loja.
Diante disso, o presente artigo mostra como funciona um plano de benefícios de fidelidade de clientes por meio do Marka Fidelidade. Continue a leitura para saber como fidelizar o seu cliente através do cashback!
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O que você quer ler primeiro?
Como funciona um plano de fidelidade para clientes?
Normalmente, o plano de fidelidade para clientes é uma estratégia adotada pelas empresas visando estimular e recompensar a fidelidade de seus clientes, como por exemplo o Marka Fidelidade.
O principal objetivo é estabelecer um relacionamento duradouro e fortalecido entre a empresa e o cliente, promovendo a repetição de compras e a preferência pela loja em vez da concorrência.
O funcionamento básico de um plano de fidelidade é baseado em:
Adesão ao programa
Os clientes interessados em participar do programa de fidelidade se inscrevem, geralmente fornecendo informações básicas, como nome, endereço, CPF, e-mail, etc. A inscrição pode ser feita pessoalmente, direto no balcão da farmácia ou por meio de um aplicativo ou plataforma web.
Acúmulo de pontos
Os clientes acumulam pontos ou créditos à medida que fazem compras ou interagem com a empresa de alguma forma. O acúmulo de pontos pode estar vinculado ao:
- valor gasto em compras;
- frequência de compras;
- tempo de participação no programa.
Troca de pontos
A medica que os clientes acumulam uma determinada quantidade de pontos, eles podem converter esses pontos em recompensas e benefícios.
A farmácia deve determinar a quantidade de pontos necessária para efetuar a troca por recompensas e benefícios específicos oferecidos pelo programa. Como por exemplo:
- descontos em compras futuras;
- brindes;
- acesso a produtos exclusivos;
- frete grátis para novas compras;
- vouchers de presente;
- outras vantagens que agregam valor à experiência do cliente.
Acompanhamento do histórico do cliente
Além do plano de fidelidade ser ótimo para manter o cliente comprando de forma recorrente, ele também é uma excelente fonte de dados, no sentido de obter informações relevantes sobre o comportamento do cliente.
Isso ajuda a identificar padrões, preferências e oportunidades de melhoria, permitindo ajustes no programa de fidelidade para torná-lo mais eficaz.
Por exemplo: sabendo que um determinado cliente mantém a preferência por tais produtos e marcas, é possível fazer uma promoção exclusiva somente para esse cliente.
Tipos de plano de fidelidade para clientes
- Cashback;
- Cartão Fidelidade;
- Pontos;
- Cupom de Desconto.
Cashback – Crédito para a próxima compra
O cashback nada mais é do que um tipo de programa de recompensas que pode ser oferecido pela farmácia, em que os clientes recebem de volta uma porcentagem do valor gasto em suas compras.
Essa porcentagem, geralmente, é calculada sobre o valor total da compra e pode variar de acordo com a farmácia e as regras do programa de fidelidade.
No caso do cashback “crédito para a próxima compra”, quando um cliente realiza uma compra e é elegível para o cashback, uma porcentagem do valor gasto é acumulada como crédito para ser utilizado em compras futuras.
Após realizar a compra, o valor do cashback é creditado em uma conta ou carteira virtual do próprio cliente, que esteja vinculada ao programa de cashback da farmácia.
Tal crédito pode ser acumulado ao longo do tempo, conforme o cliente realiza mais compras e recebe mais cashback, dependendo das regras do programa de fidelidade.
Pode acontecer, de o cliente decidir usar o crédito de cashback para pagar uma nova compra, assim, ele tem a opção de utilizar o crédito acumulado como forma de pagamento total ou parcial. Na hora do pagamento, o valor do cashback disponível é deduzido do total da compra, reduzindo assim o valor a ser pago pelo cliente.
Essa modalidade de cashback “crédito para a próxima compra” proporciona ao cliente uma forma de economizar em suas compras futuras, incentivando a fidelidade à farmácia e estimulando novas compras.
Cartão Fidelidade
O cartão de fidelidade trata-se de um dispositivo físico ou virtual emitido pela própria farmácia para incentivar e recompensar a fidelidade de seus clientes. Ele funciona vinculado com um programa de recompensas no qual os clientes acumulam benefícios, pontos ou vantagens especiais ao utilizarem o cartão em suas compras na farmácia.
O objetivo principal de um cartão de fidelidade é estabelecer e fortalecer o relacionamento entre a farmácia com seus clientes, incentivando-os a continuar comprando e escolhendo os produtos ou serviços oferecidos pela farmácia em vez da concorrência.
Ao usar o cartão de fidelidade, os clientes vão acumulando pontos ou benefícios com base em suas compras e valor gasto, ou então, demais critérios definidos pela farmácia. Os pontos acumulados podem ser posteriormente trocados por recompensas.
Pontos Acumulados
Os pontos acumulados em um plano de fidelidade são uma forma de recompensa concedida aos clientes como parte do programa de fidelidade da farmácia. Esses pontos vão contabilizar o quanto os clientes compram na farmácia. À medida que compra mais, mais pontos acumulam.
Lembrando, que os pontos podem ser acumulados pelos clientes de diversas formas:
Valor gasto
Os clientes podem receber pontos com base no valor monetário gasto em compras. Por exemplo, cada real (R$) gasto na farmácia pode render um certo número de pontos para o cliente.
Número de compras
Os clientes podem acumular pontos por cada compra realizada, independe do valor. Por exemplo, a cada compra feita, um determinado número de pontos é creditado ao cliente.
Metas predeterminadas
O programa de fidelidade da farmácia pode estabelecer metas específicas para os clientes acumularem pontos, como por exemplo: o número de compras feitas no mês. Ao atingir essas metas, os clientes podem ser recompensados com pontos adicionais.
Cupom de Desconto
Um cupom de desconto em um plano de fidelidade é um código ou voucher que permite ao cliente obter um desconto especial em uma compra futura.
Quando os clientes acumulam pontos, atingem determinada quantidade de pontos no programa de fidelidade, eles podem receber um cupom de desconto como uma recompensa. Esse cupom geralmente contém um código alfanumérico único que pode ser inserido durante o processo de compra para obter um desconto específico no valor total da compra.
Abaixo listamos alguns exemplos de cupons de desconto em um plano de fidelidade:
- Desconto percentual: o cupom pode oferecer um desconto percentual, como 10% ou 20%, que será aplicado ao valor total da compra;
- Desconto fixo: o cupom pode fornecer um valor fixo de desconto, como R$10,00 ou R$20,00 que será deduzido do valor total da compra;
- Frete grátis: o cupom pode permitir que o cliente tenha frete grátis em sua próxima compra, eliminando as taxas de entrega pelo aplicativo, por exemplo;
- Compra com desconto: o cupom pode ser usado para adquirir um produto específico com um preço reduzido ou uma oferta especial, como “compre um, leve o segundo pela metade do preço”.
Como colocar usar o cashback Marka Fidelidade na farmácia?
A seguir vamos exemplificar como colocar um plano de fidelização de clientes na sua farmácia ou drogaria por meio do Marka Fidelidade usando a opção de cashback.
O que é Marka Fidelidade?
O Marka é um programa de fidelização especialista em implantar programas de fidelidade em farmácias e drogarias. Há mais de 20 anos no mercado, tem experiência na implementação de 180 projetos de fidelização em todo o Brasil.
Marka Fidelidade conta com uma equipe de profissionais capacitados e especializados, com expertise que permite oferecer soluções em fidelização para farmácias.
Já forneceu cartões de fidelidade para mais de 2.000 negócios diferentes no Brasil e no exterior, em 180 empresas de diversos segmentos e tamanhos.
Qual a vantagem de usar o cashback Marka Fidelidade na farmácia?
Como usar o cashback Marka Fidelidade na farmácia
1º Passo: Criar as regras de cashback
Dentro do Marka Fidelidade existe o Bunker, sendo uma plataforma em que o dono ou gestor da farmácia irá criar e gerenciar o plano de fidelidade em cashback.
No Bunker Marka Fidelidade é possível configurar:
- personas (tipos de clientes);
- campanhas e ofertas;
- regras de descontos (cashback);
- Ticket de Oferta (filipeta);
- informações e mensagens para os clientes;
- cadastrar ofertas exclusivas;
2º Passo: Imprimir Ticket de Oferta
O Ticket de Oferta, também conhecido como Filipeta de Ofertas, nada mais é do que os benefícios que o cliente terá conforme seu histórico de compras na farmácia.
Por meio da inteligência de análise de dados do Marka Fidelidade, o sistema calcula em quais produtos oferecer ofertas para determinado cliente, aumentando assim, as chances de compra.
Por exemplo: se um cliente tem um histórico de compras na farmácia de produtos de perfumaria, o sistema irá entender esse comportamento e ofertar descontos em itens dessa categoria, aumentando as chances desse consumidor comprar.
É recomendado que o atendente de farmácia sempre imprima a filipeta de ofertas para todos os clientes que entrarem na loja.
Isso é importante para que o cliente saiba que a farmácia trabalha com plano de fidelidade por meio de cashback, além de incentivar o cliente a se cadastrar na loja, para assim ter o seu histórico de compras analisado pelo Marka Fidelidade.
Como imprimir o Ticket de Ofertas Marka Fidelidade
Para imprimir o Ticket de Ofertas dentro do sistema InovaFarma, o balconista deve selecionar o nome do cliente na tela de vendas de depois clicar na opção Ticket de Ofertas.
Em seguida, imprimir a filipeta com as ofertas personalizadas e entregar para o cliente.
Uma dica é treinar os colaboradores da farmácia para explicar ao cliente sobre os descontos, mostrando os benefícios de cashback.
3º Passo: Vender pelo Marka Fidelidade
É muito simples fazer uma venda com cashback no Marka Fidelide dentro do sistema InovaFarma. Na tela de vendas basta clicar sobre a opção Marka Fidelização ou usar as teclas de atalho ALT+K.
Depois selecionar o cadastro do cliente e pesquisar o nome do produto.
Na próxima tela o sistema irá exibir as informações de Cashback do cliente, caso tenha valores para serem resgatados na forma de desconto.
Em seguida, o balconista escolhe a forma de pagamento para finalizar a venda pelo Marka Fidelidade.
Tudo muito simples e rápido.
Conclusão
Como visto ao longo desse texto sobre o Marka Fidelidade, a fidelização de clientes é uma estratégia excepcional para manter o cliente comprando constantemente na farmácia, de forma a recompensá-lo por sua fidelidade, por meio de cashback como benefício.
Se você pensa em adotar essa estratégia do Marka Fidelidade e começar a oferecer um programa de benefícios em cashback para os clientes, você pode contar com o InovaFarma.
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