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Entenda os principais modelos de metas de vendas para utilizar em sua farmácia

Entenda os principais modelos de metas de vendas para utilizar em sua farmácia

15 de fevereiro de 2019
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Você precisa aumentar a lucratividade de sua farmácia? Nesse caso, seguir metas de vendas pode ser uma boa alternativa. Ao implementar essa estratégia, você poderá verificar o que precisa ser feito para motivas os funcionários, encantar clientes e vender mais. Neste post, vamos falar sobre os principais modelos de metas de vendas para utilizar em...

Você precisa aumentar a lucratividade de sua farmácia? Nesse caso, seguir metas de vendas pode ser uma boa alternativa. Ao implementar essa estratégia, você poderá verificar o que precisa ser feito para motivas os funcionários, encantar clientes e vender mais.

Neste post, vamos falar sobre os principais modelos de metas de vendas para utilizar em farmácias. Acompanhe e saiba como colocar isso em prática no seu negócio e obter mais resultados positivos!

 

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Por que devem ser estipuladas metas de vendas individuais e para a equipe?

Antes de falarmos sobre os tipos de metas de vendas para farmácias, é importante que você entenda sobre a necessidade de estipular objetivos não só para toda a equipe, mas também individuais para cada vendedor.

Essa medida é fundamental para que você possa visualizar os seus resultados de forma ampla e analisar o desempenho de cada funcionário de forma individual. Assim, se um vendedor estiver com dificuldades de bater as suas metas individuais, poderá fazer uma análise para saber os motivos desse desempenho e encontrar soluções para torná-lo melhor.

Sempre que falamos em metas, ressaltamos a importância de que elas estejam de acordo com a realidade. Isso quer dizer que as metas precisam caber na rotina, tendo a possibilidade de serem cumpridas — o que não significa que elas devem ser fáceis.

Porém, se as metas de vendas forem muito difícil de ser cumprida, os vendedores poderão se sentir desmotivados e, assim, não se esforçarem para cumpri-las. A falta de motivação pode ser muito prejudicial para a farmácia.

Ainda falando sobre os vendedores, uma forma de incentivá-los é oferecer bonificações. Por meio dessa prática, que oferece valores em dinheiro ou outros tipos de prêmios, o colaborador se sentirá recompensado quando alcançar as suas metas.

As premiações podem ser coletivas, como um bônus no salário de todos, ou individuais, como uma viagem ou dias de folga para o vendedor que mais se destacou em determinado período, por exemplo.

Quais são as principais metas de vendas para farmácias?

Existem diversas metas de vendas para farmácias que podem ser colocadas em prática no seu negócio. Veja, a seguir, quais são as principais delas.

Leading indicators

Chamamos de leading indicators indicadores de fatores que ainda podem ser influenciados. Exemplos dessa métrica são as ligações telefônicas diárias, importantes para clientes que usam medicamentos de uso contínuo e vendas agendadas, por exemplo.

Os leading indicators se referem ao trabalho semanal ou diário executado pelos colaboradores da farmácia. Por isso, é importante que ter um bom software de gestão, que permita ao gestor da drogaria um acompanhamento constante do que é vendido.

Lagging indicators

Os lagging indicators, por sua vez, indicam fatores que não pode ser alterados, ou seja, metas que já foram cumpridas ou não. Exemplo disso é o relatório mensal das vendas de uma farmácia. Consideramos que o valor das vendas já está fechado e não pode ser alterado, mas pode ajudar o gestor a mensurar a saída de produtos e adotar novas estratégias.

Ticket médio

O ticket médio nada mais é do que o valor médio de compra dos clientes na drogaria. De tal modo, para calculá-lo é preciso determinar uma média entre o montante de vendas total e o número de produtos que foram vendidos.

Embora esse seja um indicador de desempenho, é possível estipular, como meta da farmácia, o seu aumento. Para isso, uma série de ações podem ser implementadas, para que mais produtos sejam comprados a cada visita dos clientes.

Uma cliente que compra um batom em tons pastéis pode se interessar por uma base ou outros tipos de maquiagem que combinem com a cor escolhida. Ou seja, quem vende precisa ter conhecimento sobre o assunto para indicar mais produtos complementares.

Meta de receita

A meta de receita, como o próprio nome sugere, é um indicador cujo objetivo é fazer com que a receita total da farmácia aumente. Por isso, é preciso que os vendedores sejam treinados para atender bem ao público — deixando os visitantes mais confortáveis para que eles comprem mais na farmácia.

Para cumprir a meta de receita também podem ser criados programas de fidelização. O objetivo desses programas é garantir que os clientes não façam compras na farmácia uma única vez, levando-os a retornar ao estabelecimento em outras oportunidades.

Número de clientes atendidos

O número de clientes atendidos também é um exemplo de meta de vendas para farmácias. Muito embora os vendedores não tenham como chamar mais clientes para dentro do estabelecimento, essa meta pode ser dirigida para a equipe ou agência de marketing, por exemplo.

A ideia é que, ao executar uma campanha de marketing nas redes sociais ou nas mídias tradicionais, a empresa tenha uma meta de quantas pessoas serão impactadas e quantos desses leads se tornarão, de fato, clientes.

New Monthly Recurring Revenue

A New Monthly Recurring Revenue ou NMRR, como pode ser abreviada, é uma meta que diz respeito à receita recorrente. No caso das farmácias ela mensura os clientes que compram no estabelecimento todos os meses.

Uma pessoa que tem diabetes, por exemplo, precisa comprar insulina com frequência. De tal modo, pode existir uma meta de vendas para acompanhar a prospecção e venda desse tipo de produto ou serviço para os clientes.

Conversão de leads em clientes

Quando falamos em marketing digital, é comum que sejam abordadas questões relacionadas ao funil de vendas ou ao pipeline. Trata-se de uma espécie de trajetória pela qual um cliente passa, desde o momento em que teve acesso a um conteúdo ou peça publicitária até se tornar de fato um comprador da empresa.

Como muitas farmácias utilizam as redes sociais, o marketing de conteúdo e outras estratégias digitais para alcançar seus objetivos, esse tipo de meta de vendas também precisa ser mensurada.

Neste artigo você viu as principais metas de vendas para farmácias. Você as coloca em prática na sua drogaria? Em caso negativo, é importante começar a trabalhar com esses indicadores, pois eles podem ajudar bastante na hora de traçar estratégias para que você venda mais.

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Comentarios 2
  • 30 de abril de 2019 às 05:55
    Carmeline Carla Nunes

    Sou apenas uma balconista de farmácia, porém estou amando tudo isso…. Vocês tem um programa maravilhoso para nos ajudar no dia a dia,e agora com todas essas dicas estão facilitando ainda mais nosso compromisso de deixar nossos clientes ainda mais satisfeitos com nosso trabalho!!!!! Parabéns a todos vocês….

    • 24 de agosto de 2019 às 01:35

      Muito obrigado Carmeline Carla Nunes! Estamos constantemente melhorando o produto para vocês!

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