Teste para trabalhar em farmácia: conheça seu perfil de funcionário

Você sabe qual é o perfil na farmácia das pessoas que trabalham nesses estabelecimentos? Preparamos um teste rápido para você descobrir qual seu perfil para trabalhar em farmácia, confira!

A farmácia é um local de saúde e precisa de determinados cuidados de higiene e adequações técnicas. Por isso exigem profissionais preparados para trabalhar nesse tipo de ambiente. Não é qualquer perfil que pode trabalhar em farmácia!

Na farmácia, basicamente podemos encontrar os perfis profissionais de:

  • entregador;
  • balconista ou atendente;
  • estoquista;
  • caixa;
  • farmacêutico,
  • gestor ou gerente.

Perfil de funcionário de farmácia

O que faz um balconista de farmácia?

O balconista ou atendente, é aquele responsável por receber os clientes e realizar as vendas. Esse profissional deve estar sempre com boa aparência, falar de forma clara e coesa, ser atencioso, transmitir segurança e conhecimento, e não deixar o consumidor esperando.

>> Atendimento farmacêutico: passo a passo para nunca perder um novo cliente

O que faz um farmacêutico?

O Farmacêutico é o profissional técnico, que possui conhecimento científico sobre a composição dos medicamentos. Deve estar sempre presente na farmácia para orientar o consumidor sobre:

  • dosagens;
  • interpretar as receitas;
  • alertar sobre as contraindicações;
  • realizar pequenos serviços de assistência à saúde
  • aplicar injeções ou fazer aferição de pressão.

É o único na farmácia que pode manusear os chamados produtos controlados.

Quer saber quais as especialidades, áreas de atuação e quanto ganha um farmacêutico no Brasil? Confira nosso Guia da Profissão Farmacêutica!

Teste para trabalhar em farmácia: conheça seu perfil de funcionário farmacêutico

O que faz um estoquista de farmácia?

Já o estoquista é o profissional que controla o estoque dos produtos, observa os prazos de validade, o local de armazenamento, registra a entrada e saída de produtos no sistema.

>> Guia completo: controle de estoque de farmácia

O que faz um entregador de farmácia?

O entregador fica sendo responsável por ir até a casa do cliente e entregar os produtos que foram comprados por telefone. Na maioria das farmácias também faz a função de cobrador. Esse tipo de profissional costuma ser terceirizado.

>> Guia completo para trabalhar com Entrega de Medicamentos na Farmácia

Ebook - checklist bom atendimento

O que faz um gerente de farmácia?

O Gerente é aquele responsável por garantir que os processos sejam realizados, e fiscalizar se estão sendo cumpridos da forma correta pelos outros funcionários. Também estabelece metas e auxilia nos processos de compra e venda; abre e fecha a farmácia, motiva a equipe e faz relatórios.

>> Gerente de farmácia: como se destacar no mercado

O que faz um gestor farmacêutico?

Já o Gestor Farmacêutico possui uma visão mais ampla do mercado, tem formação específica em administração, e conhecimentos do setor farmacêutico.

Fica responsável pela análise dos demonstrativos de lucros e perdas, dos relatórios de compra e venda; identifica as oportunidades do mercado, cria as regras de negócio, estuda a composição do preço praticado pela farmácia e está sempre buscando manter-se atualizado, através de cursos e feiras farmacêuticas.

O Gestor Farmacêutico é o profissional responsável também por analisar e interpretar os indicadores do mercado além dos próprios resultados da farmácia.

Geralmente nas pequenas farmácias, as funções do Gerente e do Gestor se confundem. Nesses casos o próprio dono da farmácia é quem exerce esses dois papéis, o que pode representar um risco ao negócio, quando não há experiência e bagagem técnica.

Trabalhar em farmácia é difícil?

A área da saúde é caracterizada por ser estressante e exigir longas horas de dedicação dos profissionais. Não é fácil lidar com pressões do dia a dia! É preciso que você seja um profissional que tenha carinho pelo seu trabalho! Na verdade, isso é fundamental em qualquer área.

Ainda mais quando estamos falando de saúde. Dependendo da sua escolha em trabalhar em farmácia, você terá que:

  • indicar medicamentos;
  • aconselhar sobre tratamentos;
  • mostrar quais doses tomar;
  • saber sobre contra indicações.

São só alguns exemplos que você pode fazer que podem salvar as vidas dos clientes de farmácias e drogarias. Por isso é fundamental que o profissional que vai trabalhar em farmácia tenha um perfil de interesse pelo bem-estar comum. 

Qual é o seu perfil dentro da farmácia?

Trabalhar em farmácia não é tão fácil quanto parece! Você sabe o que tem lá dentro? Apenas pessoas reclamando de doenças, um monte de caixas de remédios e funcionários? Calma, isso não é bem verdade. O que existe dentro de uma farmácia são PESSOAS. E pessoas tem perfis diferentes.

Lidar com emoções que nem sempre podem ser controladas no dia a dia, é um dos primeiros atributos que o profissional da farmácia deve ter. É preciso ser solidário com a dificuldade alheias. Afinal, ninguém quer ficar doente. E as farmácias são os primeiro (e talvez único) lugar que as pessoas podem recorrer. 

E claro, manter o aprimoramento técnico. Isso significa que o colaborador da farmácia, independentemente da sua função, tem sim que estudar! Estar atualizado sobre novas técnicas, normas e legislações que interfiram direta ou indiretamente no seu trabalho. É obrigação de todos os bons profissionais. Tudo isso deve ser levado em conta pelo profissional que atua com a saúde das pessoas.

Teste Rápido: Qual é o seu de Perfil dentro da Farmácia

Você já pensou em abrir a sua própria farmácia?

Agora que você já sabe o perfil para trabalhar em farmácia, já pensou em abrir seu próprio estabelecimento farmacêutico?

>> Guia Completo: Passo a passo de como montar uma farmácia do zero

Gostou de saber seu perfil para trabalhar em farmácia? Então se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossas páginas do Facebook e Instagram para ter mais conteúdos como esse!

Fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia. Se você preferir, chama direto no WhatsApp!

fale agora com o consultor inovafarma
Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin