9 dicas para fazer marketing digital para farmácia

Quando queremos comprar um produto a primeira coisa que fazemos é pesquisar informações na internet, certo? Mas como o consumidor vai encontrar sua empresa na internet se você não faz o marketing digital para farmácia nas redes sociais?

Pense comigo: quantas pessoas conhecemos que passam horas e mais horas do dia na frente do celular ou computador? E não estou falando dos sites de e-commerce, que exigem certo grau de investimento, longe disso. Basta começar fazendo o simples: o marketing digital nas redes sociais!

Veja, as pessoas comentam postagens, curtem fotos, compartilham conteúdo e assistem vídeos. Percebe a importância da sua farmácia estar presente neste meio? O marketing digital para farmácia já uma realidade que você não pode mais ignorar!

Como a gente sabe, as redes sociais se consolidaram como ferramentas de marketing para atrair e engajar determinado público. Com a mudança no comportamento do consumidor, que está mais bem informado e exigente, as empresas foram obrigadas a se reinventar. Uma dessas mudanças passa pela interação com as pessoas e as redes são canais perfeitos para isso.

Neste texto, vamos apresentar dicas e boas práticas para ajudá-lo a fazer marketing nas redes sociais de forma eficiente. Vamos falar sobre como produzir e compartilhar conteúdo de qualidade, incentivar a interação dos seguidores, postar em uma frequência adequada, entre outros. Confira!

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Quantas vendas você vai continuar perdendo por deixar de lado o Marketing Digital?

Marcar presença no mundo digital deixou faz tempo de ser um diferencial competitivo. Toda empresa que deseja destacar sua marca já utiliza pelo menos uma rede social. Contudo, poucas conseguem despertar atenção do seu público-alvo, por não utilizarem abordagens adequadas.

Como fazer marketing digital nas redes sociais?

As redes sociais são populares e permitem que qualquer pessoa ou marca as utilizem. No entanto, para ter uma estratégia eficiente de marketing nesses canais, não basta simplesmente abrir um perfil no Facebook e outro no Instagram e começar a postar. É preciso técnica e profissionalismo para impulsionar as vendas e ganhar dinheiro.

Para se ter uma ideia do tamanho do universo que estamos falando, existem no mundo 3 bilhões de usuários ativos. E esse número tende a crescer ainda mais, principalmente por conta de cada vez mais facilidades de acesso à internet e a esses canais. Se existe tanta gente nesses meios, é essencial que haja um efetivo conhecimento de marketing nas redes sociais.

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A seguir, confira 9 dicas e boas práticas para você montar seu planejamento estratégico nas redes. Acompanhe!

1. Qual rede social os consumidores da sua farmácia mais acessam?

O que adianta impulsionar produtos para terceira idade em páginas frequentadas somente por adolescentes? Pode até parecer trivial, mas não é raro acontecer.

Tenha em mente que não é necessário estar em todas as redes sociais, existem inúmeras delas disponíveis na internet. O que vai realmente fazer a diferença é o perfil dos frequentadores e de que forma é possível despertar suas atenções.

Use o sistema da farmácia para cadastrar qual a preferência das pessoas, por exemplo, pergunte no check-out do caixa qual rede social o consumidor costuma acessar, você pode dar em troca um cupom ou brinde pela resposta. Registre esse informação dentro do cadastro do cliente no próprio sistema para farmácia.

2. Conheça seu público-alvo para o marketing digital

Conforme falamos na última dica do tópico anterior, é muito importante que você conheça seu público. Quando se posiciona nas redes sociais somente de acordo com seus interesse, pode ser que seu discurso não desperte o menor interesse nos seus atuais e futuros e consumidores.

Lembre-se de que o cliente deve ser o ator principal da sua estratégia de marketing nas redes sociais. Por isso, é muito importante que você o conheça o profundamente. Entenda quais são seus gostos, suas motivações e suas necessidades. Assim, ficará muito mais fácil estabelecer interações e praticar ações acertadas, que possibilitarão oportunidades de negócios e aumento das vendas e dos lucros.

3. Escolha o tipo de postagem mais adequada para a rede social que seu público acessa

O Facebook e o Instagram, por exemplo, são as redes sociais mais populares no Brasil. Suas atualizações são dinâmicas através de algoritmos bem elaborados, cada usuário visualiza o conteúdo de acordo com o que mais acessa ou curte.

Dessa forma, a divulgação nessas redes sociais vai exige publicações conforme o interesse do público da farmácia, sendo mais relevantes possíveis, para fazer com que o usuário curta ou compartilhe, atingindo o maior número de novas pessoas.

Já o WhatsApp, apesar de não ser uma rede social, é o mensageiro instantâneo “queridinho” dos brasileiros, difícil encontrar aparelho celular que não esteja instalado. Aproveite essa oportunidade e com o auxílio do seu software de gestão, identifique quais os clientes fazem uso contínuo de medicamentos, e crie um grupo de ofertas.

Nas datas dos aniversariantes, envie mensagens com promoções especiais, fisgue-os para dentro da farmácia ou drogaria. Mas tenha cautela, alguns clientes podem interpretar como invasão de privacidade, não seja insistente a ponto da divulgação se tornar incômodo.

4. Produza e compartilhe conteúdo de qualidade

As redes sociais são fundamentais para você propagar seu conteúdo. Por meio de informações relevantes você pode envolver determinada audiência, de forma a ter maior visibilidade, mais autoridade e novas oportunidades de negócios.

Claro que, para isso acontecer, é preciso de planejamento e consistência. Portanto, adote algumas boas práticas para compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais. Entre elas, destacamos:

  • produza imagens específicas para as suas mídias — as imagens têm um poder muito grande de chamar a atenção das pessoas;
  • também invista em boas legendas, afinal, elas devem complementar as imagens — e nunca se esqueça de um bom CTA (Call To Action), pois é importante estimular o usuário a ter alguma ação;
  • não se esqueça dos vídeos, porque esse é um formato que só cresce, uma vez que conta com um grande potencial entre os consumidores;
  • para postar conteúdos como esses, que chamem a atenção, eles precisam estar alinhados com as necessidades do seu público — por isso, é importante que você conheça as pessoas que pretende ter como clientes.

5. Somente divulgue os produtos permitidos pela Vigilância Sanitária

Quando falamos de farmácias e drogarias, o marketing digital costuma ser muito restritivo em relação aos produtos comercializados. Não é qualquer item tarjado que pode ser veiculado em redes sociais.

Existem uma séries de regras que devem ser seguidas para evitar multas pela Vigilância Sanitária. Normalmente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e os produtos correlatos (perfumaria, maquiagens, higiene pessoal) podem ser divulgados.

6. Incentive a interação dos seguidores

Como o próprio nome sugere, redes sociais são espaços para socializar. Dessa forma, é preciso que a sua empresa utilize esse canal para interagir com seu público-alvo. Não hesite em estimular a participação das pessoas em seus diversos canais e seus recursos cada vez mais diversificados.

Você pode fazer perguntas, pedir opiniões, realizar sorteios e muito mais. As possibilidades são inúmeras e o fato de a sua marca estimular a interação gerará mais confiança, transparência e credibilidade para o consumidor. Nem precisamos dizer que isso é ótimo para os negócios, não é mesmo?

7. Diversifique os formatos no marketing digital

Além de bem informados e exigentes, os consumidores do século 21 são multicanais. Na prática, isso quer dizer que, em poucos minutos, eles podem acessar um vídeo, ler um texto, checar o e-mail ou o WhatsApp e ainda navegar pelos feeds do Instagram, do Facebook e do LinkedIn.

Por conta disso, é muito interessante que você diversifique o formato dos seus conteúdos. À medida que for ganhando intimidade com as suas ações de marketing nas redes sociais, faça textos e invista em imagens, áudios, vídeos e até mesmo em infográficos e e-books.

Quando você oferece diversas possibilidades de conteúdos, está oferecendo facilidades para o seu potencial consumidor. A consequência disso é mais visibilidade, autoridade e oportunidades de negócios.

8. Utilize os recursos disponíveis em cada rede

Cada rede social tem sua particularidade e é importante que você entenda cada meio. Um post que dá certo no LinkedIn, por exemplo, não necessariamente terá sucesso no Facebook ou no Instagram. Além de entender a especificidade de cada meio, é fundamental que você utilize os recursos disponíveis em cada rede.

Dessa forma, estude sobre tendências e fique atento às atualizações. Recursos como os stories do Instagram são ótimos para gerar engajamento e interagir diretamente com seus atuais e futuros clientes. Para citar outro recurso, destacamos as lives (transmissões ao vivo), que também são poderosas para a sua estratégia de marketing digital nas redes sociais.

9. Poste em uma frequência adequada

Para fazer isso é importante que você invista em um calendário editorial. Quando tem um planejamento, você já fica um passo à frente dos concorrentes. O calendário editorial para as redes sociais envolve diversos conteúdos e, assim, você precisa se planejar e distribuir essas postagens de forma adequada.

Para que realize esse trabalho da melhor forma possível, você deve se lembrar de que a consistência e a constância farão a diferença em seu trabalho. Mesmo que não tenha muito tempo, programe-se para postar um conteúdo por dia. Ao longo do tempo, isso trará os resultados que está buscando nas redes sociais.

Conclusão

E então, o que achou dessas ideias de marketing nas redes sociais? Esperamos que este texto te ajude a aperfeiçoar suas ações nesses canais, de forma que você possa se aproximar dos seus atuais e futuros consumidores, gerando mais oportunidades de negócios e se estabelecendo no mercado de forma mais competitiva.

Mesmo que você não tenha intenção de entrar ativamente no Marketing Digital, é interessante que crie os perfis nas redes sociais. Isso preserva seu negócio e evita que páginas apareçam com o mesmo nome, resguardo-o de futuros inconvenientes.

Mas se você já se convenceu que o marketing digital para farmácia vender mais deve ser feito imediatamente, você vai precisar de um bom software de farmácia para cadastrar o número dos clientes para adicioná-los posteriormente nas suas redes sociais.

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