15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 1 fade https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Aprenda como conquistar a fidelização de clientes na sua farmácia

Aprenda como conquistar a fidelização de clientes na sua farmácia

28 de novembro de 2018
665 Visualizações
Se você tem uma farmácia, é bem provável que se preocupe em desenvolver estratégias para conquistar a fidelização de clientes no seu estabelecimento, não é mesmo? Isso é muito importante, pois tendo compradores fixos o fluxo de caixa do negócio e a sua lucratividade serão sempre positivos. Além disso, de acordo com uma famosa frase...

Se você tem uma farmácia, é bem provável que se preocupe em desenvolver estratégias para conquistar a fidelização de clientes no seu estabelecimento, não é mesmo? Isso é muito importante, pois tendo compradores fixos o fluxo de caixa do negócio e a sua lucratividade serão sempre positivos.

Além disso, de acordo com uma famosa frase do renomado autor de marketing Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um antigo”. Logo, a fidelização de clientes também proporciona menos custos com marketing para a sua drogaria.

Tendo isso entendido, você deve estar se perguntando como conquistar, na prática, a fidelização de clientes na sua farmácia, não é mesmo? Para isso, existem algumas ações simples que podem ser executadas. Confira, a seguir!

 

Webinário Gratuito - Como transformar sua farmácia em uma máquina de vendas

 

Ofereça uma experiência de compra única

O primeiro passo para fidelizar os clientes é prestar um atendimento excelente. Ninguém gosta de ser mal tratado ou ser visto como apenas mais um ao fazer compras. Por isso, é preciso desenvolver técnicas para que cada pessoa que entra na drogaria se sinta especial e tenha uma boa experiência.

É necessário que quem estiver no controle do estabelecimento se preocupe em oferecer um treinamento para que todos atendentes e demais colaboradores estejam aptos a recepcionar bem a clientela.

Outro ponto que pode ser adotado é a criação de um consultório farmacêutico. Trata-se de um espaço na loja em que um farmacêutico pode receber os clientes individualmente e fornecer orientações de uso dos medicamentos. Assim, é possível informar as pessoas sobre os melhores horários para tomar remédios, sobre como fazer combinações sem causar efeitos colaterais etc.

Reconheça os clientes recorrentes

Também é importante que os atendentes saibam reconhecer os clientes recorrentes, ou seja, aquelas pessoas que vão à farmácia com frequência e que merecem uma atenção ainda mais especial.

Um paciente diabético, por exemplo, precisa fazer uso contínuo da insulina. Logo, ele precisará passar em uma drogaria pelo menos uma vez por mês para comprar os seus medicamentos.

Que tal criar uma promoção especial e oferecer descontos para que esse paciente compre todos os meses na sua farmácia e não nas concorrentes? Essa é uma boa alternativa para fidelizar pacientes.

Mantenha um relacionamento ativo com os clientes

Se você tem um sistema de gestão em sua farmácia, fica muito fácil coletar os dados dos clientes quando eles fazem a primeira compra. Assim, você pode solicitar informações de contato, como telefone e e-mail, e utilizar esses canais para manter um relacionamento ativo com essas pessoas.

Uma estratégia interessante é o e-mail marketing. Por meio de uma ferramente de e-mails, você poderá enviar conteúdos relevantes para o seu público, como dicas de saúde, informações sobre grandes campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo.

Para tornar o relacionamento ainda mais pessoal, também é possível aproveitar a sua base de dados para enviar felicitações em datas importantes, como aniversário do cliente, Dia das Mães, Dia dos Pais etc.

Todas essas ações são muito importantes para que os clientes percebam que são queridos por quem faz parte da sua farmácia. Além disso, o seu negócio estará sempre na lembrança desses consumidores. Logo, quando eles precisarem de algum produto vendido em drogarias, lembrarão do seu estabelecimento e não dos concorrentes.

Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade também são uma alternativa interessante para quem deseja reter clientes em uma farmácia. A forma mais clássica desse tipo de programa são os cartões fidelidade.

Trata-se de um cartão que recebe uma assinatura ou carimbo sempre que alguém fizer uma compra no estabelecimento. Quando a pessoa atingir a uma quantidade X de marcações, ela ganha um brinde especial ou um desconto na próxima compra.

Também podem ser feitas outras promoções, como sorteios de prêmios em dinheiro, eletroeletrônicos, viagens, entre outros. Assim, cada vez que alguém compra, ganha um cupom para participar das promoções. Isso incentiva as pessoas a voltarem ao estabelecimento outras vezes.

Entregue valor agregado

Descontos e sorteios são boas soluções para a fidelização de clientes em farmácias, porém não são as únicas estratégias que podem ser adotadas. Você precisa ir além delas e entregar valor agregado, oferecendo mais do que simplesmente produtos.

Quer um exemplo prático? Imagine que a sua farmácia seja revendedora exclusiva de uma famosa marca de tinturas para cabelo na sua cidade. Que tal, em vez de apenas vender as tintas, não contratar um cabeleireiro para fazer uma tarde da beleza?

Assim, você pode convidar as suas clientes interessadas na tintura para que comprem o produto e ganhem gratuitamente a aplicação. É isso o que chamamos de valor agregado, pois além da tinta a cliente também adquire a coloração de seus cabelos, um serviço que precisaria pagar por conta própria caso você não o oferecesse.

Conheça bem o seu público

Quando falamos em público-alvo precisamos entender que não existe um padrão. Cada empresa tem um público próprio, com valores morais e éticos próprios. Isso tudo pode variar, por exemplo, de acordo com a classe social predominante e a cultura do local em que você mora.

Por exemplo, uma farmácia localizada em uma das capitais do Brasil pode ter um público bem diferente de um estabelecimento do mesmo tipo nas pequenas cidades do interior dos estados. É somente com a convivência diária com as pessoas que chegam até a farmácia que você poderá compreender como o seu público se comporta e, assim, adotar estratégias de fidelização realmente eficazes.

Como você pôde perceber, a fidelização de clientes em farmácias é um trabalho que deve ser construído aos poucos para que resultados positivos sejam colhidos. Ter um software de gestão, dentro desse contexto, contribui para a realização de ações, pois eles permitem fazer um cadastro completo dos clientes, que pode ser utilizado em campanhas de relacionamento.

O INOVAFARMA pode ajudar nesse sentido, oferecendo uma plataforma completa para gestão e automatização de farmácias. Dessa forma, você terá subsídios para reter os seus clientes e aumentar os seus ganhos. Quer saber mais? Então entre em contato conosco agora mesmo!

 

Quer ter acesso a vários conteúdos que vão te ajudar no seu negócio? Então se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Facebook!

 

Workshop Gratuito - Treinamento eficiente, farmácia lucrativa

Facebook

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta