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5 ações criativas para o dia das mães que sua farmácia pode fazer no mês de maio

Sem tempo para ler o artigo: 5 ações criativas para o dia das mães que sua farmácia pode fazer para aumentar as vendas no mês de maio?

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Lembra daquela pessoa especial que não mediu esforços para o sucesso dos filhos. Dedicou e ainda dedica muito do seu tempo, amor e carinho para dar a melhor criação para seus herdeiros. Essa pessoa merece ser lembrada e presenteada com ações criativas para o dia das mães!

O Dia das Mães é uma das datas mais especiais do ano, e também muito aguardada pelo mercado varejista. Essa época costuma movimentar o comércio dos produtos de consumo, e consequentemente isso se reflete no aumento do faturamento.

Depois do natal, o segundo domingo de maio é sem dúvida uma das datas mais importantes do varejo. Isso é explicado pela demanda acentuada que costuma acontecer na semana que antecede o dia das mães. A procura de produtos para presentear as mamães geram muitas vendas e aquecem o comércio. Afinal, qual filho vai deixar essa data passar em branco?

Para as farmácias e drogarias não é diferente, os produtos de perfumaria e correlatos tem grande saída nesse período. Mas para garantir o bom faturamento, é fundamental planejar ações criativas para o dia das mães.

Para aproveitar esse entusiasmo do consumidor, preparamos 5 ações criativas para o dia das mães que sua farmácia ou drogaria pode fazer para aumentar o faturamento no mês de maio. Confira!   

Ações criativas para a farmácia fazer no mês do dia das mães

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1. Saber quem vai comprar (shopper) e quem vai ser presenteado (consumidor) no dia das mães

Primeiro de tudo é necessário definir o público-alvo para começar as ações criativas para o dia das mães. Sendo mais específico, quem geralmente escolhe os presentes para as mães costumam ser os entes mais próximos.

Existem famílias que o marido escolhe o que os filhos pequenos vão presentear. Em outros casos, os filhos já são adolescentes e já fazem suas próprias escolhas.

Em outras famílias, os filhos já são independentes, possuem renda própria e decidem o presente. Há também aquelas famílias em que os pais são separados, e o próprio namorado é quem acaba decidindo o presente.

A farmácia não vende para as mães e sim para os maridos e filhos!

Enfim, o importante disso tudo é que você saiba que seu público-alvo não são as mães, e sim os filhos (crianças, adolescentes e adultos), maridos e namorados. É para esse público que as ações de marketing devem ser direcionadas.

Agora com o público-alvo definido, é necessário investir na decoração da farmácia. Busque por um ambiente que chame a atenção de quem estiver passando na frente da farmácia. Tradicionalmente as vitrines são decoradas com corações sempre acompanhados com mensagens especiais.

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2. Seja inteligente na exposição dos produtos que fazem parte das ações criativas para o dia das mães

As pessoas que entram na farmácia muitas vezes não estão decididas no que vão realmente levar para a casa. É natural que muitas decisões de compras sejam feitas na hora, motivadas principalmente por impulsos emocionais. Para que você desperte esse desejo de compra repentina nas pessoas é necessária uma correta exposição dos produtos dentro da loja.

Uma boa gestão de categorias pode sim aumentar as chances das pessoas notarem um produto que não estava nos planos de compras. Um grande passo para a venda é criar situações que afloram a vontade de comprar dos consumidores. Principalmente quando estamos no mês das mães.

Ilhas com os produtos femininos

Como ideia você pode criar ilhas com os produtos femininos em locais de destaque da farmácia. Como assim? As ilhas são espaços de exposição dos produtos que não costumam estar naquele local, ou seja, os produtos estão expostos fora das prateleiras.

Exponha os produtos de impulso no caixa

O caixa também não deve ser esquecido. Esse é um ótimo local para expor produtos de impulso que vão aumentar o Ticket-Médio das vendas. Caprichar na vitrine fará toda a diferença para que as pessoas se sintam atraídas para entram na sua farmácia.

Mas nem todos os produtos da linha feminina devem ser destacados, pois muitos não podem se tornar presentes. Vai ser muito difícil um filho presentear sua mãe com um absorvente ou removedor de tintura. Então quais produtos devem ganhar destaque?

Produtos que devem ser destacados na hora das ações criativas para o dia das mães:

  • Shampoos;
  • Condicionadores;
  • Cremes para pentear;
  • Escovas de cabelo;
  • Tinturas para cabelo;
  • Cremes e loções hidratantes;
  • Cremes esfoliantes;
  • Óleos para o corpo;
  • Maquiagem em geral;
  • Esmaltes;
  • Máscara de cílios;
  • Sabonetes líquidos (premium).

Aposte em produtos que estão presentes nos catálogos das grandes marcas de cosméticos. Muitas pessoas nem imaginam que esses produtos são vendidos pelas farmácias e drogarias. Justamente por isso a importância de uma exposição bem feita.   

3. Capriche na temática e deixe o ambiente no clima do dia das mães

Neste caso, a farmácia pode utilizar a seu favor o apelo sentimental, através de mensagens que mostrem a importância das mães na vida dos filhos, o quão é importante os filhos presentearem suas mães nessa data.

Uma boa ideia é utilizar posters com fotos de mães com filhos pequenos, com frases curtas, em alguns pontos dentro da farmácia. Se quiser ousar um pouco mais:

  • Utilize imagens divertidas;
  • Utilize imagens divertidas;
  • Utilize imagens divertidas;

Isso desperta a curiosidade das crianças. Sempre tomando cuidado para não exagerar. Procure destacar nas prateleiras:

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  • Os produtos de beleza (deixando na visão dos consumidores);
  • As linhas de perfumes;
  • Óleos hidratantes;
  • Shampoos e condicionadores;
  • Sabonetes e esfoliantes.

Enfim, todo o produto feminino que possa ser uma opção de presente.

Deixe a equipe muito bem treinada para fazer as ações do dia das mães

Lembre-se do público-alvo, geralmente os homens não fazem ideia de como escolher um produto feminino, por isso é muito interessante capacitar as colaboradoras para que possam esclarecer pequenas dúvidas, como por exemplo:

“O produto X é mais indicado para mulheres de tal idade, que tenham esses hábitos”.

Até mesmo a própria colaboradora pode dar uma opinião pessoal do produto:

“Eu sempre usei o produto X, recomendo passar no corpo depois do banho”,

Isso traz uma maior segurança para o cliente, que nunca havia comprado algo semelhante.

4. Ofereça a personalização da embalagem dos produtos que serão presentes para as mães

Já pensou uma mãe receber um presente apenas envolvido pela “sacolinha” plástica da sua farmácia? Não dá nem para imaginar, não é verdade? A pessoa que compra um produto para presentear sua mãe, muito provavelmente vai ter o capricho de comprar também uma embalagem bonita para o presente.

Então a farmácia pode aproveitar essa oportunidade e oferecer a embalagem decorativa como cortesia ao consumidor que comprar um presente para o dia das mães. Isso vai ser uma sacada que renderá boas vendas.

Afinal, as pessoas querem praticidade. Claro que uma embalagem mais requintada requer um custo maior de aquisição. Você pode criar alternativas para isso.

Por exemplo:

Ofereça uma embalagem padrão totalmente grátis para os clientes, mas que não seja muito onerosa para ser adquirida pela farmácia. Esse custo deve ser absorvido diminuindo algum desconto do produto ou repassando o preço em outros produtos.

Dependendo do sucesso das vendas, você pode até diminuir um pouco as margens de lucro para cobrir os custos da embalagem, pois fará muito mais negócios, isto é, o fluxo de vendas irá compensar essa diminuição.

Tenha opções de embalagens para os presentes

Também é interessante colocar a venda outros tipos de embalagens mais elaboradas. Você acaba gerando uma receita extra para a farmácia. A probabilidade das pessoas comprarem essas embalagens é muito alta, desde que seus colaboradores estejam treinados para oferecer na hora certa esse tipo de produto agregado

Uma outra boa sacada é ter cartões de presente com frases para o dia das mães. Não são todas as pessoas que têm condições de dar um bom presente para as mães. Porém você pode ressaltar a importância de que a data não seja esquecida. Dessa forma, o cartão presente é uma ótima forma do dia não passar em branco.

Lembrando que esses itens, embalagens e cartões para presentes, não são normalmente comercializados em estabelecimentos farmacêuticos. Dependendo do estado onde está localizada o seu estabelecimento, existem regulamentações específicas quanto a venda de determinados produtos pelas farmácias e drogarias. Sempre vale consultar a Vigilância Sanitária e averiguar se é permitido a venda desses itens na sua região.    

5. Faça promoções com os produtos adormecidos no estoque

Liste aqueles produtos que estão um bom tempo parados lá no estoque. Agora veja quais podem se tornar parte de uma linda cesta para presente. O dia das mães é a hora perfeita para você desencalhar os produtos que já não tem mais saída.

Ora, as pessoas estão com muita disposição para o consumo, e você claro que pode potencializar ainda mais isso, oferecendo uma promoção como essa!

Caso os produtos forem muito aleatórios e não puderem compor a cesta do dia das mães, faça o seguinte: estabeleça faixas de consumo, que conforme as pessoas vão atingindo, elas levam para casa como brinde esses produtos.

Por exemplo:

A cada R$ 49.99 em compras leve de brinde o produto X.

A cada R$ 99.99 em compras leve os produtos X e Y.

Compras acima de R$ 199.99 leve para casa de cortesia os produtos X, Y e Z.

Assim os produtos não precisam necessariamente estarem vinculado com a data do dia das mães. Esse tipo de ação costumar ser muito atrativa do ponto de vista dos consumidores.

Conclusão

E então, viu só como pequenas ações criativas para o dia das mães podem fazer a diferença para sua farmácia ou drogaria conquistar bons negócios no mês de maio?

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