Como fazer a decoração de natal para farmácia aumentar as vendas no fim de ano

Você pode estar pensando que a farmácia não tem muitos produtos que podem ser oferecidos especialmente na época natalina, mas muito além de produtos o Natal traz oportunidade de vendas, pois os consumidores estão mais entusiasmados com o 13º em mãos além do clima festivo de final de ano, então você precisa se preocupar com a decoração de natal para farmácia!

Para que você possa melhor aproveitar esse momento do ano, é preciso entrar no clima e deixar a farmácia pronta para atrair os consumidores. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos nesse artigo dicas de como fazer a decoração de natal para farmácia e quais produtos você pode oferecer aos clientes nessa época do ano. Confira!

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Como fazer a decoração de natal para farmácia?

Isso é mesmo necessário? Veja, a maioria dos consumidores já estão no “espírito natalino” e o ambiente faz toda a diferença para criar o clima de final de ano. Toda essa atmosfera desperta os sentimentos nas pessoas, o que fazem aumentar as chances da decisão de compra. Então é preciso que seu estabelecimento invista na decoração de natal para farmácia.

Enfeites para decoração de natal para farmácia

Não precisa gastar muito! Pequenos detalhes já fazem toda a diferença e podem ser o seu diferencial da concorrência. Comece pela vitrine ou fachada da farmácia com figuras típicas dessa época, como:

  • Árvore de natal;
  • Laços e estrelas;
  • Sinos e anjinhos;
  • Bolas decorativas; e
  • Luzes coloridas (pisca-pisca).  

Isso certamente chamará a atenção das pessoas que estão passando pela rua, despertando a vontade e curiosidade para entrarem e olharem mais de perto a decoração, principalmente de crianças acompanhado de adultos.

Dentro da farmácia, no balcão de atendimento ou no caixa, você pode colocar pequenos elementos e adornos que vão fazer parte da decoração de natal para farmácia, como por exemplo:

  • Brinquedos natalinos;
  • Papei Noel;
  • Presépios;
  • Guirlandas;
  • Velas artesanais

Lembre-se que no ambiente farmacêutico existem regras sanitárias, então nada de exageros. O simples já é suficiente para deixar sua farmácia elegante e atrativa para os consumidores.

O que vender no final de ano na farmácia?

Além da decoração de natal para farmácia, você deve pensar nos produtos que vão ganhar destaque. A grande maioria dos consumidores ainda não enxergam a farmácia como um local que vende produtos que podem ser presenteados.

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Mas a boa notícia é que você pode sim (e deve) mudar essa visão, através da exposição e divulgação dos produtos certos. Dependendo do mix que você trabalha na drogaria, existem itens de outras categorias que podem ser usadas como presentes natalinos.

Por exemplo:

Os cosméticos costumam ter grande saída para presente, então você pode agregar valor nesses produtos fazendo kits e cestas de natal, como forma de presente.

Além do layout e decoração natalina, é importante treinar todos os colaboradores para que os mesmos apresentem essas opções disponíveis na farmácia. É uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio da farmácia.

Lembre-se que em dezembro começam as férias escolares, passeios em família, além dos feriados de natal e réveillon, por esse motivo as pessoas vão procurar por itens para se arrumarem para festas e compromissos. A farmácia pode apostar nas categorias de:

Maquiagem e Perfumaria

  • pincéis;
  • sombras
  • rímel;
  • blush;
  • perfumes;
  • loções.

Cuidados com o corpo

  • shampoo;
  • condicionador;
  • sabonetes líquidos;
  • cremes hidratantes;
  • esfoliantes.

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Também não se esqueça, com o verão se aproximando, as temperaturas vão subir. Isso fará aumentar a procura por itens de proteção UV e hidratação, principalmente em regiões de praias. Nesse caso, prepare o estoque para os produtos de proteção solar e primeiros socorros.

Como fazer uma cesta de natal com produtos da farmácia?

Para complementar a decoração de natal para farmácia você pode oferecer uma cesta para os clientes. Sim, isso é possível! Alguns grupos de produtos podem ser vendidos em forma de kits pela farmácia.

Por exemplo: você pode aproveitar e queimar o estoque de itens menos vendidos, e fazer uma cesta para presente:

  • Cesta de maquiagem (pincéis, sombras, itens de maquiagem, bases, esmaltes);
  • Cesta de cuidados para o homem (lâminas de barbear, desodorantes, gel para o cabelo, sabonetes);
  • Cesta de cuidados para a mulher (cera de depilação, cremes, desodorantes, hidratante, shampoo).

A ideia é oferecer uma alternativa para o cliente, além dos medicamentos e produtos básicos. Para melhores resultados, faça uma exposição chamativa das cestas, junto com a decoração natalina.  

Indo além da decoração de natal para farmácia

O que vender no Natal?

Evidente que nenhuma pessoa vai comprar um medicamento para dar de presente no Natal para os amigos ou familiares. Porém, o que muitos proprietários de pequenas farmácias e drogarias não veem é a oportunidade de impulsionar as vendas com as necessidades de última hora que essa data acaba trazendo.

Veja por exemplo: como já é tradição natalina, as festas de fim de ano são recheadas de pratos típicos, o que acaba levando as pessoas consumirem mais alimentos. O resultado desse excesso é refletido no aumento na busca pelos medicamentos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição). Vale a pena ter um estoque extra na farmácia para dar conta da demanda:

O que mais vende na farmácia no natal?

  1. Analgésicos (dores no corpo, indisposição, dores musculares);
  2. Antiácidos (azia, má digestão); 
  3. Fígado e Intestino (intestino preso, gases, diarreia);
  4. Antialérgicos (alergia na pele ou respiratório); e
  5. Protetores solares e hidratantes.

Entre no “espírito natalino” com a decoração de natal para farmácia

A dica aqui é partir do princípio que as datas comemorativas estão carregadas de rituais para o consumidor. Como assim? Foque sua divulgação no que a data do ano vai trazer para o cliente, e não apenas na temática!

O feriado de natal, se trata de uma data religiosa, principalmente para os católicos. Então, o que se comemora aqui é o nascimento de Jesus Cristo. Neste caso, a publicidade da sua farmácia deve focar no “espírito de natal”. Mas o que isso significa na prática na decoração de natal para a farmácia?

Estar com a família toda reunida em volta de uma farta mesa de comida. Representando tudo isso simbolicamente temos a figura do “Papai Noel”, que traz presentes para as crianças de bom comportamento. A Coca-Cola é o exemplo clássico que se utiliza muito bem de todo esse ritual. Observe bem suas propagandas nessa época do ano.

Mas como fazer isso na sua farmácia? Vejamos um exemplo:

Nas semanas antes do feriado natalino, procure trazer esse “espírito” para dentro da sua farmácia. Todos os colaboradores podem ressaltar o vermelho em seus uniformes, ou usar um gorro vermelho.

Na peça publicitária, vincule o logotipo da farmácia com imagens de famílias felizes fazendo uma refeição. Nesse contexto, insira os produtos que você quer vender, de forma que faça parte daquela imagem naturalmente.

3 dicas bônus além da decoração de natal para farmácia

#1 Faça um bom Benchmarking na concorrência!

O processo de comparar os produtos e serviços, processos de gestão e práticas no mercado é chamado de Benchmarking. Na prática isso é a velha e boa comparação da sua farmácia com os demais concorrentes.

E por que isso é tão importante no final de ano?

Porque nessa época as pessoas estão bem mais propensas a gastarem e você quer que isso aconteça dentro da sua farmácia, não é verdade? Então além de fazer uma decoração de natal para farmácia, você pode fazer o benchmarking na concorrência!

Procure saber sobre:

  • o mix de produtos que estão vendendo;
  • qual o preço, se existe algum diferencial competitivo (aquilo que sua e outras farmácias não tem a oferecer);
  • que tipo de pessoas estão atraindo (como e porquê); e
  • se possível, colher a opinião de alguns clientes da concorrência, buscando saber se voltariam a comprar ou estão dispostas a ir em outro lugar.

Todo esse tipo de informação pode valer ouro quando bem analisadas. É através delas que você detecta, por exemplo, o motivo das pessoas preferirem o concorrente apesar do mesmo produto ter o mesmo preço em ambas as farmácias.

Talvez o sua equipe esteja oferecendo um mal atendimento, ou a fila do caixa é muito demorada, ou quem sabe sua vitrine não é muito chamativa. Se isso estiver acontecendo, não vai adiantar muito fazer uma boa decoração de natal para farmácia.

#2 As pessoas sabem qual é o diferencial da farmácia?

Em meio a várias opções de estabelecimentos, o que seu negócio oferece que nenhum outro mais tem?

  • crediário próprio e preços competitivos;
  • várias formas de pagamentos;
  • experiência única de compra;
  • estacionamento próprio; e
  • atendimento exclusivo.

Enfim, algo que as outras farmácias não tenham e só você oferece. Ok, você já sabe responder, mas e os clientes e pessoas que passam pela sua fachada com a decoração de natal para farmácia, mas não notam seus diferenciais?

Entenda: todo o diferencial competitivo do seu negócio deve estar muito bem explícito ao consumidor. Isso é simples de justificar: existem muitas pessoas do seu público alvo que por vezes ficam indecisas no momento de tomar uma decisão de compra, simplesmente porque precisam de um motivo para escolher uma ou outra opção de farmácia.

Use o marketing a seu favor e destaque as vantagens que a pessoa terá ao realizar a compra na sua farmácia. Deixe bem claro que sua farmácia é melhor opção dentre as demais no mercado.

#3 Lei da oferta e demanda

Já ouviu falar do termo “leia da oferta e procura”? É muito comum ser utilizado no meio econômico e bem fácil de se entender: acontece que quando as pessoas deixam de procurar um item, o preço tende a cair, pois senão ficará parado em estoque.

Agora se existem muitas pessoas procurando um produto, o preço aumenta, devido a alta demanda. No final de ano é isso que acontece. Muitos produtos tem um grande aumento na procura.

Sabendo disso, a farmácia pode elencar quais são aqueles itens que estão sendo mais procurados e traçar uma estratégia de preços. É perfeitamente possível repassar um aumento nos produtos, desde que não ultrapasse o PMC (Preço Máximo ao Consumidor). Agora se tratando de perfumaria e correlatos (muito deles não têm PMC), é vantajoso saber precificar de forma mais homogênea, isto é, manter boas margens de lucro.

O ideal é saber balancear: você pode ser bem mais agressivo em produtos de atração e depois trabalhar o ticket médio com vendas de produtos semelhantes e alternativos. O fundamental para essa estratégia funcionar é que sua equipe esteja muito bem treinada para persuadir o consumidor a levar mais itens de maior valor agregado.

Outro detalhe muito importante: não se esqueça de manter uma boa logística de compras na farmácia. Com o aumento da procura, certos itens devem ser repostos com mais agilidade, então atenção redobrada para não ter rupturas de estoque.

#4 Seu sistema está preparado para a demanda do final de ano?

Faça um breve exercício de imaginação:

As pessoas estão com o dinheiro na mão, a euforia das festas de final de ano tomando conta, os consumidores sabem do seu diferencial, seus preços estão ótimos, sua farmácia está bem atraente e começa a ficar cheia de clientes, mas na hora de concretizar a venda seu sistema falha.

Frustrar o cliente, manchar a reputação da farmácia e ainda ter que ver o concorrente faturar mais é mesmo um pesadelo para qualquer dono de farmácia.

Se você não quer passar por isso, então além de se preocupar com a decoração de natal para farmácia, comece a verificar a situação do seu PDV (Ponto de Venda):

  • Como estão as condições dos equipamentos?
  • Todos os computadores estão funcionando corretamente?
  • Existe proteção contra quedas de energia (nobreak)?
  • Teclados e mouses estão em perfeito estado?
  • O leitor de código de barras está perfeito?
  • E o sistema que você utiliza, suporta várias vendas ao mesmo tempo? É fácil de fazer vendas?
  • Todos os colaboradores sabem mexer no sistema?

Todas essas questões são fundamentais para não travar as operações de vendas da sua farmácia em momento de pico de vendas no final de ano.

Considere também se será necessário mais colaboradores na farmácia. Com cada vez mais pessoas entrando e saindo da farmácia, talvez seja interessante contratar profissionais temporários, que vão ajudar na decoração de natal para farmácia e com o maior número de vendas.

As leis trabalhistas estão mais flexíveis nestes casos e permitem contração por contrato, isto é, sem a necessidade de assinar carteira de trabalho sob regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Isso permite menos custos para a farmácia e mais oportunidades de empregos, e caso o profissional se destaque você pode efetivá-lo futuramente.

Conclusão

As festas de final de ano trazem ótimas oportunidades de vendas para o varejo em geral, sendo que as farmácias e drogarias também podem aproveitar esse momento. Mas para isso é necessário entrar no clima e despertar a atenção dos consumidores através da decoração de natal para farmácia.

Como você percebeu é preciso ir além da decoração de natal para farmácia, e também preparar o estabelecimento para as vendas de final de ano, além de saber identificar e promover os produtos de maior saída desse período.

E para fazer esse planejamento de compras e identificar os itens que aumentam de produto é necessário contar com um bom sistema de automação e gestão. E nisso podemos te ajudar!

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