Qual a melhor forma de aumentar o faturamento da sua farmácia? Uma das alternativas possíveis é através do Kit de Produtos! Com ele é possível oferecer bons descontos para os consumidores além de agregar valor na venda e ter um bom aumento do ticket-médio na farmácia.
Mas tenha cuidado! É importante você jamais confundir Kit de Produtos com Kit de Medicamentos! Pensando nisso trouxemos um artigo completo que vai te explicar quais as diferenças e o que é permitido ou não fazer segundo a legislação farmacêutica. Continue a leitura para entender os principais pontos para começar a vender Kit de Produtos na farmácia!
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O que você quer ler primeiro?
O que é Kit de Produtos?
Kit de Produtos são itens agrupados entre si, sendo vendidos em conjunto, criando assim um novo produto. Geralmente são produtos relacionados de uma mesma categoria como por exemplo itens de higiene e perfumaria, como xampus, desodorantes e sabonetes, que podem ser agrupados e vendidos como se fosse um único produto.
Você muito provavelmente já se deparou com alguma promoção do tipo: “Leve 3 e pague 2”, onde os 3 produtos já estavam embalados juntos. Esse é um bom exemplo de Kit de Produtos muito comum nos estabelecimentos atacadistas e varejistas.
O que é Kit de Medicamentos?
Kit de medicamentos, como o próprio nome já diz, são agrupamentos de medicamentos correlacionados para tratar sintomas específicos de uma enfermidade.
Ultimamente ficou muito conhecido o “Kit Covid” que reunia os medicamentos Ivermectina, Cloroquina e Hidroxicloroquina, vendidos todos juntos na pandemia do Coronavírus. No carnaval também é muito comum aparecer o “Kit Ressaca” com medicamentos para combater azia, má digestão, dores de cabeça e muscular.
A farmácia pode vender Kit de Medicamentos?
Não. Nenhum medicamento dispensado nas farmácias e drogarias, seja de controle especial (SNGPC), tarjado ou isento de prescrição (MIP), pode ser vendido em forma de KITs.
Os “Kits de Medicamentos” não são regulamentados por nenhuma legislação, como já acontece com as embalagens dos medicamentos, que possuem uma rígida padronização e regulação estabelecidos pela RDC 71/09.
Ainda no disposto da Lei nº 13.021/14 consta o conjunto de ações que o farmacêutico deve seguir, visando a proteção, promoção e recuperação da saúde, seja individual ou coletiva.
Desse modo a dispensação de medicamentos deve ser pautada no uso racional, sua eficácia no tratamento e segurança terapêutica prescrita, observando todos os aspectos técnicos e legais conforme o receituário médico.
Ou seja, os “Kit de Medicamentos” vão totalmente contra as recomendações e legislações vigentes, portanto sendo desaconselháveis sua venda nos estabelecimentos farmacêuticos.
Qual diferença entre Kit de Medicamentos e Kit de Produtos?
Para responder essa pergunta é preciso entender qual a definição de medicamento. De acordo com a Lei nº 5.991/73 é considerado um medicamento todo produto farmacêutico que é tecnicamente obtido ou elaborado com a finalidade profilática ou curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Em resumo: um produto considerado como medicamento precisa prevenir, aliviar, curar ou diagnosticar doenças.
Logo todo produto que não tem finalidade de prevenir, aliviar, curar ou diagnosticar doenças pode ser vendido em forma de Kits. Porém mesmo esses produtos ainda sim a farmácia precisa se atentar nas seguintes situações:
Não fazer qualquer tipo de publicidade abusiva capaz de induzir os consumidores a tomarem atitudes perigosas que prejudiquem sua saúde ou segurança, estabelecido pela Lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O farmacêutico também fica proibido de promover produtos que possam comprometer a promoção, prevenção e recuperação da saúde do paciente, segundo a Resolução CFF 596/14 do Código de Ética Farmacêutica.
Qual a vantagem de vender Kit de Produtos na farmácia?
1. Redução do preço de compra:
Vendas em atacado costumam baratear o custo de aquisição (com pedidos de compras maiores é possível negociar melhores condições com os fornecedores);
2. Preços mais acessíveis para os consumidores:
Produtos que já possuem bons descontos individuais se tornam mais baratos quando vendidos junto com outros produtos que também já têm descontos
3. Praticidade para o consumidor:
Agrupar produtos de um mesmo segmento traz mais praticidade na hora da compra, pois o consumidor não precisa comprar individualmente cada item
4. Benefícios na Gestão de Estoque:
Para os produtos com pouca saída ou que já estão próximo do vencimento, a farmácia pode criar kits e aumentar as chances de venda
5. Maior valor agregado:
Para cada perfil de consumidor a farmácia pode criar Kits sortidos, com produtos mais “premium” ou produtos mais baratos e até mesmo fazer uma mescla, atingindo vários tipos de bolsos.
Como montar um Kit de produtos para vender na farmácia
1. Escolha dos produtos para o Kit
Como já mencionado anteriormente os medicamentos devem ficar de fora de qualquer tipo de Kit vendido na farmácia. Então reúna a listagem dos produtos correlatos de higiene e perfumaria, produtos de conveniência, cosméticos e maquiagens, entre outros não-medicamentos.
Depois busque analisar os itens que possuem maior e menor saída, aqueles que estão próximos de vencer, a ideia é classificar o estoque e entender o perfil de compra do consumidor da sua farmácia.
2. Definição da estratégia para o Kit de Produtos
Esse ponto é muito importante para o sucesso das vendas: a estratégia. Isso porque não adianta sair montando kit de produtos sem um objetivo.
Vou explicar melhor: se a sua farmácia quer “queimar” produtos que estão para vencer, mas em contrapartida esses produtos pouco chamam atenção dos consumidores, indubitavelmente o resultado será um fracasso nas vendas.
Note que o ideal é alinhar sua estratégia de vendas com o perfil de consumo dos consumidores da farmácia.
Na prática você pode identificar os hábitos de compra das pessoas, como por exemplo verificar que existe uma boa saída dos produtos para o cabelo.
Ao saber disso você pode reunir alguns produtos líderes de venda desse segmento em conjunto com outros produtos (também complementares) mas que não estão indo bem nas vendas e se aproximam do vencimento.
Já existe sistema de farmácia que oferece a opção de kit de produtos para sua loja, como por exemplo o InovaFarma. Assim fica fácil você criar e vender seu próprio kit de produtos da farmácia.
Exemplos de Kit de Produtos para vender na farmácia
Produto Líder do Segmento + Produto Complementar + Produto com menos saída do segmento
Exemplo:
- Xampu Pantene (P&G)
- Sabonete Rexona (Unilever)
- Xampu Doctar (Darrow)
Produto Líder do Segmento + Produto Intermediário + Produto Correlacionado
Exemplo:
- Tintura Cor & Ton (L’Oréal)
- Tintura Maxton (Embelleze)
- Xampu TRESemmé (Unilever)
Produtos líderes (ou intermediários) da mesma marca correlacionados
Exemplo:
- Xampu Dove (Unilever)
- Desodorante Dove (Unilever)
- Sabonete Dove (Unilever)
Produtos da linha feminina correlacionados
Exemplo:
- Absorvente Sempre Livre (J&J)
- Gillette Venus (Unilever)
- Desodorante NIVEA (Beiersdorf)
Produtos da linha masculina correlacionados
Exemplo:
- Lâmina de barbear Gillette Prestobarba (Unilever)
- Desodorante Gillette (Unilever)
- Xampu Anticaspa Clear (Unilever)
Único produto do mesmo segmento
Exemplo:
- 3 unidades Desodorante Rexona (Unilever)
Sugestões de outros kits de produtos:
- Sabonete líquido íntimo + desodorante íntimo;
- Sabonete + desodorante + bucha para banho;
- Algodão + acetona+ base+ esmaltes e alicate e lixa para unhas;
- Produtos de higiene infantil + algum pequeno brinquedo;
- Fraldas descartáveis + cremes hidratantes para idosos.
3. Definição do nome do Kit de Produto
Ao juntar vários produtos você acaba “criando” um novo produto e assim precisará também criar um nome adequado para o seu Kit de Produtos. O nome precisará obviamente estar relacionado com a categoria e segmento dos produtos vendidos. Confira algumas ideias:
- Kit Beleza Feminina;
- Kit Cuidados com o Corpo;
- Kit Homem Moderno;
- Kit Beleza de Mulher;
- Kit Higiene Íntima Feminina;
- Kit Higiene e Cuidados com o Corpo;
- Kit Cuidados com o Corpo;
- Kit Cuidados Recém Nascidos;
- Kit de Produtos para Melhor Idade;
- Kit de Produtos para Higiene das Crianças.
Ideias para Kit de Produtos para vender na farmácia nas datas sazonais do varejo:
- Kit de Produtos para Curtir o Verão;
- Kit para Proteger a Pele no Frio;
- Kit de Cuidados para presentear a Mamãe (Dia das Mães);
- Kit de Produtos para Presentear o Papai (Dia dos Pais);
- Kit Produtos para as Férias da Criançada (férias escolares);
- Kit de Produtos para Presentear a Namorada(o) (dia dos namorados);
- Kit de Produtos Especiais da Black Friday;
4. Precificação dos kits de produtos na farmácia
Jamais tente enganar o consumidor! Certamente as pessoas ao se depararem com Kit de Produtos na farmácia vão fazer as contas e comparar o preço do Kit com o valor unitário de cada produto vendido separadamente. Então você precisa realmente passar alguma vantagem para o consumidor.
Por isso é necessário pensar na precificação individual de cada item e oferecer um desconto que realmente seja atrativo para o consumidor levar o Kit dos Produtos. O mais comum é o desconto progressivo, ou seja, quanto mais produtos o cliente comprar, mais terá desconto.
Mas também existem outras formas de oferecer vantagens, como atrelar a compra do Kit de Produto com a participação de algum sorteio, por exemplo:
“Na compra do Kit Cuidados para o Corpo, concorra ao sorteio de um vale compras no valor de X reais”.
Contudo o recomendado é usar o próprio sistema da farmácia para saber as margens de cada produto e assim definir melhor com a estratégia mais adequada.
Conclusão
Os Kits de Produtos não devem ser confundidos com os “Kits de Medicamentos”. Todo produto que é medicamento não pode ser vendido através de Kits. Porém outros produtos que não são medicamentos podem fazer parte de Kits de Produtos e são uma ótima alternativa para as farmácias e drogarias aumentarem o valor do ticket-médio por meio das estratégias de vendas.
E para os consumidores as vantagens dos Kits de Produtos vão muito além dos descontos, desde a praticidade nas compras até a possibilidade de comprar um produto de maior valor agregado por um preço que caiba no bolso.
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