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Ticket Médio: 3 ações para farmácia aumentar os itens da cesta de produtos do consumidor

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Sabia que aumentar o ticket-médio da farmácia não é tão complicado de se fazer? Com simples ações você pode convencer o consumidor colocar mais itens na cesta de produtos. Existem técnicas que podem ser aplicadas agora mesmo na sua farmácia ou drogaria. Quer ver?

Continue a leitura para conferir o passo a passo de 3 ações para aumentar o ticket-médio através da cesta de produtos do consumidor! 

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#1 Loucura do Dia

Dificuldade: Médio

Investimento: Baixo

Objetivo: aumentar ticket-médio e renovar estoque dos itens de pouca saída  

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Item “Loucura do Dia” destacado

Essa ação é bem simples, mas traz um bom retorno. Ela é usada para aumentar o ticket-médio da farmácia, principalmente em produtos que estão com pouca saída. Funciona assim:

Primeiro analise no sistema de farmácia as sazonalidades dos itens. Você pode utilizar a Curva ABC, por exemplo, para ter uma melhor classificação de saída dos produtos. Procure identificar quais itens do mix de produtos que têm pouca saída nessa época do ano.

O detalhe aqui é procurar por produtos com valor médio entre R$ 1.99 a R$4.99. Isso se deve, pois, a probabilidade do consumidor levar mais um item para a casa é maior quando o valor é pequeno se comprado com os outros itens já comprados.  

Uma dica para essa ação é escolher produtos da perfumaria, por serem mais atrativos:

  • sabonetes;
  • cremes hidratantes;
  • creme dental;
  • shampoos; e
  • esfoliantes.

Pronto. Com essa informação em mãos, agora faça o seguinte: exponha o produto selecionado de forma bem visível para os consumidores:

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Uma boa sacada é usar “promoção” nas “bolachas de preços” e pendurar bem na frente dos:

  • monitores do caixa;
  • computadores da farmácia;
  • nos displays que ficam logo na porta de entrada;
  • no balcão de atendimento;
  • no check-out da farmácia.

Agora reúna toda a equipe de colaboradores da farmácia e faça um “mini treinamento” para que todos ofereçam o produto da “Loucura do Dia”. Quando o cliente entrar no estabelecimento, procurar por ajuda, for realizar o pagamento e sair da farmácia, são momentos para oferecer o item da oferta para aumentar a cesta de compras. Evite oferecer muitas vezes, escolha o momento certo, quando o cliente der abertura.

Uma outra alternativa para essa ação é fazer o “Item da Semana” ou “Produto da Semana”. Nesse caso ao invés de apenas um dia de oferta, a farmácia estende para 7 dias. Aqui vale alertar o consumidor com o seguinte aviso: “promoção válida de dia/mês/ano até dia/mês/ano ou enquanto durarem os estoques

#2 Blitz da Saúde e Bem-Estar             

Dificuldade: Alto

Investimento: Médio

Objetivo: atrair novos clientes e estreitar a relação das pessoas com a farmácia

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Ação Blitz da Saúde e Bem-Estar

A prestação de serviços e assistência farmacêutica é sempre vista com bons olhos pela população de modo geral. Existem muitas pessoas que não têm condições de pagar consultas médias, se deslocar até o posto de saúde mais próximo ou ficar nas longas filas do SUS.

O consultório farmacêutico da farmácia do bairro acaba sendo uma das únicas, senão a única forma de receberem algum tipo de atenção na saúde. Então realizar ações como essa é sem dúvida um convite para estreitar a relação da farmácia com a comunidade, ainda mais nessa época do ano, onde as pessoas estão mais emotivas pelas festas de fim de ano

Mas quais serviços a farmácia pode prestar que dão bons resultados?

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  • orientação sobre o uso de medicamentos;
  • teste de glicemia;
  • orientação de doenças sexualmente transmissíveis;
  • aferição de massa corporal;
  • cálculo de IMC;
  • aferição de pressão;
  • distribuição de preservativos (disponíveis gratuitos para retirada no SUS).

Lembrando que sempre antes de qualquer evento desse porte, que oferece serviços para a comunidade, entre em contato com os responsáveis da Vigilância Sanitária Local e verifique se existe alguma legislação municipal ou norma para se realizar esse tipo de evento na farmácia.

Em relação à organização, escolha uma data do mês com antecedência (geralmente nos finais de semana) para dar tempo de fazer a divulgação do evento. Também é importante manter regularidade, ou seja, fazer o evento sempre que possível.

Durante o evento aproveite para colher os dados das pessoas, como nome e telefone. Use o sistema de farmácia para isso, se necessário faça um pré-cadastro dos futuros clientes, para depois poder entrar em contato ou adicionar nos grupos de whatsapp de ofertas.  

Importante dizer que é necessário o consentimento das pessoas ao fornecer as informações pessoais para a farmácia, neste caso deixe claro o que será feito com os dados fornecidos, se a pessoa concordar, faça o cadastro, caso contrário não insista. Esse tipo de situação pode resultar em processos judiciais.  

Não esqueça de oferecer para as pessoas o tabloide de ofertas da sua farmácia. Uma outra sacada é oferecer brindes que os fornecedores da farmácia costumam enviar junto com os pedidos de compras. Se isso não ocorrer com sua farmácia, tente fazer parcerias com alguns deles e conseguir brindes para oferecer nesse dia de evento.

Materiais que a farmácia vai precisar para fazer esse evento:

  • mesa, cadeiras e tolhas (de preferência brancos);
  • luvas e máscaras descartáveis;
  • aparelhos de Pressão e de Glicemia;
  • álcool em gel e algodão;
  • fitas e tiras Destro;
  • cartilhas, folders de orientação (fáceis de conseguir gratuitamente no SUS);

As quantidades e outros itens vão variar dependendo da quantidade de pessoas que a farmácia planeja atender no evento. O ideal é ter uma base, então no sistema de farmácia extraia um relatório de quantas pessoas a farmácia costuma atender por dia.

#3 Fura balão

Dificuldade: Fácil

Investimento: Baixo

Objetivo: aumentar cesta de compras e ticket-médio, criar um momento de descontração entre clientes e colaboradores  

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Ação Fura Balão

Esse evento é bem interativo e costuma ser divertido para os clientes e colaboradores. O clima organizacional da farmácia fica mais descontraído com essa ação. Funciona assim:

Primeiro vá até o sistema de farmácia e liste os produtos “não medicamentos” com baixa procura ou baixa margem de lucro. Faça uma lista de itens, pelo menos uns 5. Você já vai entender o porquê disso!

Depois determine um valor mínimo que o cliente tem que comprar na farmácia para poder participar do evento. Novamente use o sistema para farmácia para saber o valor do ticket-médio da cesta de compras de cada cliente. Então use esse valor como parâmetro. Por exemplo: o valor mínimo de compra será de R$35,00 para participar do evento.

Agora é a parte trabalhosa: compre balões de festas, quanto mais coloridos melhor. Coloque dentro deles papeis com mensagens para o cliente, como por exemplo:

  • “Obrigado por ser nosso cliente”!
  • “Você será sempre bem-vindo na nossa farmácia!”
  • “Volte sempre que desejar, as portas estarão sempre abertas!”
  • “Feliz ano novo, boas festas e prosperidade!”

E claro, também coloque os prêmios:

  • “Você acaba de ganhar 20% de desconto na perfumaria”
  • “Você ganhou um shampoo da marcar X!”
  • “Meus parabéns, você acaba de ganhar 10% de desconta na próxima compra!”
  • “Que maravilha, hoje é seu dia de sorte! Você ganhou o kit de beleza com perfume, desodorante e creme!”

Já deu para entender, não é mesmo? Use a criatividade de toda a equipe. Pode ser um ótimo momento de descontração com todos os colaboradores. Não esqueça que o recomendo é 1/3 de prêmios e o restante mensagens, mas se preferir, faça suas regras, sempre conforme suas possibilidades.

Com todos os balões prontos, pendure eles no teto da farmácia, bem na frente da porta de entrada e dos caixas. Quando o cliente chegar para fazer o pagamento, caso a compra atinja o valor mínimo de R$35.00 estipulado, informe o cliente sobre o evento. Deixe-o escolher o balão que deseja furar!

Dica: se o valor da compra ficar abaixo dos R$ 35.00, mas muito próximo desse valor, instrua o caixa da farmácia oferecer algum outro produto para que a compra do cliente possa atingir o valor. É uma ótima oportunidade para aumentar a cesta de compras do cliente e o ticket médio da farmácia, não acha?

Bônus: Dica extra

Quer chamar mais a atenção das pessoas que passam na frente da sua farmácia para esses eventos? Use frases de efeito bem chamativas na porta do estabelecimento. A curiosidade é o principal gatilho que desperta a vontade das pessoas entrarem na farmácia.

Veja alguns exemplos:

  • “O gerente enlouqueceu, baixou tudo de vez!”
  • “O gerente tá de férias, corre que nós baixamos os preços!”
  • “Renovação de estoque: últimos itens só para quem chegar primeiro!”
  • “Baixou tudo: gerente quer limpar o estoque e não tá nem aí pro preço”
  • “Gerente não tá pra brincadeira: quer vender todo o estoque essa semana!”
  • “Pra fechar a meta do mês: gerente tá vendendo no preço de custo!”

Lembrando que a farmácia precisa realmente cumprir o que está dizendo nas frases, senão não funciona por muito tempo à medida que os consumidores descobrem a verdade.

Conclusão

Percebeu que para realizar todos esses eventos você precisa contar um sistema de farmácia que te oferece análise de clientes, fluxo de vendas, permite cadastrar rapidamente as informações dos clientes e te mostra quais os produtos são mais vendidos?

Podemos te ajudar com tudo isso! Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções pensadas para sua farmácia. Ou se preferir, chame no whatsapp!

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