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Fornecedor farmacêutico

5 dicas [matadoras] para escolher o melhor fornecedor farmacêutico

31 de julho de 2019
Fábio França, autor do livro “Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica” apresenta nessa obra o conceito de stakeholder. Trata-se de uma classificação de públicos utilizada pelas empresas para desenvolver estratégias específicas de comunicação e tirar o máximo proveito dos relacionamentos e vínculos que mantêm. No caso das drogarias, fornecedor farmacêutico pode ser considerado um...
Guia Completo: Controle de Estoque para Farmácias

Fábio França, autor do livro “Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica” apresenta nessa obra o conceito de stakeholder. Trata-se de uma classificação de públicos utilizada pelas empresas para desenvolver estratégias específicas de comunicação e tirar o máximo proveito dos relacionamentos e vínculos que mantêm. No caso das drogarias, fornecedor farmacêutico pode ser considerado um stakeholder tão importante quanto os clientes e os funcionários da loja, por exemplo. Por isso, desenvolver ações para escolher as melhores parcerias é tão importante.

Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles. Em inglês stake significa interesse, participação, risco.

A seguir, apresentaremos uma série de dicas de ações que você pode executar para encontrar um fornecedor farmacêutico adequado.

 

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1. Analise os diferenciais de cada fornecedor farmacêutico

É preciso que você analise os diferenciais que cada fornecedor. Entre esses fatores, podem ser considerados os prazos e as condições de entrega, que devem se encaixar no planejamento do seu negócio.

Obviamente, a sua farmácia trabalha de forma bem planejada e com um controle de estoque que faça com que os itens não fiquem em falta. Porém, existem situações esporádicas, como quando muitas unidades de um produto são comercializadas, em que é necessário contar com uma entrega emergencial.

Além do prazo de entrega, também devem ser considerados diferenciais como as quantidades mínimas de pedido, as formas de pagamento, condições especiais etc.

2. Verifique a reputação da empresa no mercado

É importante considerar também a reputação da empresa fornecedora no mercado. Para isso, você pode conversar com outros proprietários de farmácias, analisar o site da companhia de forma criteriosa e ver se a organização já atua há mais tempo no mercado.

Outra dica é analisar depoimentos de clientes dessas empresas em suas redes sociais e em sites de reclamação. Assim, com base em experiências de outras pessoas, você poderá saber se o parceiro é estratégico ou não.

3. Considere a frequência de visitas

Os representantes de laboratórios farmacêuticos costumam visitar as drogarias para apresentar os seus produtos e itens que estão à disposição para fornecimento, como novos medicamentos e cosméticos. É importante levar isso em consideração, uma vez que demonstra interesse do fornecedor por ter uma parceria com a sua empresa.

Dessa forma, se um fornecedor demonstra interesse em trabalhar com o seu negócio, talvez ele seja mais flexível com questões como o pagamento. Você pode utilizar isso de forma estratégica para conseguir descontos ou organizar o setor financeiro de acordo com os prazos mais adequados.

4. Avalie o preço e a qualidade dos produtos oferecidos

Os preços dos produtos oferecidos são muito importantes, por isso você deve valorizar os fornecedores que oferecem descontos para pagamentos de compras com quantias mais altas, por exemplo.

Lembre que o preço cobrado está diretamente relacionado ao que você paga ao seu fornecedor. Dessa forma, se pagar menos pelos itens, poderá repassar esse desconto aos seus clientes e ajudar a tornar o seu estabelecimento mais competitivo.

No entanto, o preço não deve ser visto como o único fator para escolher um fornecedor. Também é importante observar a qualidade dos produtos oferecidos. Afinal, de nada adianta pagar pouco por um item que não será bem avaliado pelos seus clientes.

5. Verifique se há alinhamento estratégico com os objetivos da farmácia

A sua farmácia tem uma cultura organizacional, assim como todas as empresas. De tal modo, existem diretrizes éticas e morais que devem ser seguidas para nortear o seu planejamento estratégico.

A ideia, ao escolher um fornecedor farmacêutico, é encontrar uma companhia que tenha valores similares aos seus. Assim, o seu negócio conquistará mais resultados positivos.

Extra – benefícios que da boa parceria com um fornecedor farmacêutico

A escolha de uma boa parceria para fornecedor farmacêutico é fundamental para que a drogaria obtenha diversos benefícios. Na sequência, apresentaremos os principais deles. Acompanhe!

Preços diferenciados

Sem sombra de dúvidas, um dos maiores benefícios que as farmácias têm ao estabelecer um bom relacionamento com os seus fornecedores é a conquista de preços diferenciados. Dessa forma, os itens podem ser comprados com um valor menor, o que permite repassar esse desconto ao consumidor final.

Se você conseguir cobrar menos de seus clientes, eles sempre comprarão na sua farmácia e não em uma concorrente.

Otimização dos processos de trabalho

Quando você tem uma boa relação com os seus fornecedores, não precisa perder muito tempo explicando as suas preferências, por exemplo. Com o tempo, a empresa que atende a sua drogaria saberá como você gosta de trabalhar com prazos e pagamentos.

Dessa maneira, há uma otimização dos processos de trabalho e o desenvolvimento de ações internas se torna mais eficiente. Tudo isso resulta em mais tempo para você se dedicar ao planejamento de estratégias para que a sua farmácia siga sempre crescendo.

Menos burocracia para compra de produtos

A parceria entre empresas tende a reduzir burocracias para ambas as partes. Como explicamos, as suas preferências serão conhecidas e, assim, os processos serão simplificados.

A simplificação dos processos é fundamental para as farmácias. Isso porque os processos acontecerão com mais rapidez e você não perderá muito tempo fazendo formulários e fazendo orçamentos, por exemplo.

Prioridade para entregas urgentes

É natural que você tenha momentos em que precisará de entregas urgentes na sua farmácia. Nesses casos também é muito importante ter um bom relacionamento com o seu fornecedor farmacêutico.

Para manter a parceria, o fornecedor fará movimentações para que nada falte em seu estoque em situações de emergência. Assim, você garante as suas prateleiras sempre cheias e com os itens mais comprados na sua drogaria.

Após saber quais são as melhores ações para escolher um fornecedor farmacêutico e quais os benefícios disso para o seu negócio, chegou o momento de colocar todo esse aprendizado em prática. Por isso, siga os nossos ensinamentos!

Outros materiais interessantes para os empresários do ramo farmacêutico podem ser encontrados em nossa página no Facebook e em nosso canal do YouTube. Não deixe de acompanhar e se informar sobre as tendências do setor.

 

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