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Descubra como mensurar lucros e perdas em sua farmácia

INOVAFARMA
5 de novembro de 2018
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Você sabe como mensurar lucros e perdas em uma farmácia? Em muitas situações, os gestores realizam a gestão de uma empresa de forma intuitiva e, assim, acabam se esquecendo de visualizar os demonstrativos financeiros de forma correta. Para realizar esse trabalho, é essencial ter plena atenção a pontos como o planejamento, a gestão de pessoas,...

Você sabe como mensurar lucros e perdas em uma farmácia?

Em muitas situações, os gestores realizam a gestão de uma empresa de forma intuitiva e, assim, acabam se esquecendo de visualizar os demonstrativos financeiros de forma correta.

Para realizar esse trabalho, é essencial ter plena atenção a pontos como o planejamento, a gestão de pessoas, a gestão financeira, a inovação tecnológica, entre outras questões.

Neste texto, vamos mostrar como você faz para mensurar lucros e perdas no seu negócio. Confira!

Lucro da farmácia

Para realizar o cálculo da margem de lucro de uma farmácia, é essencial conhecer alguns conceitos básicos, conforme veremos a seguir:

Lucro líquido x lucro bruto

A área de contabilidade compreende esses dois conceitos e, assim, é preciso que eles sejam devidamente diferenciados:

  • lucro bruto: trata-se do resultado do valor da receita total, menos os valores dos custos dos produtos. Dessa forma, se a sua farmácia realizou uma compra de R$ 100 mil em mercadorias e em um mês vendeu R$ 150 mil, o lucro bruto foi de R$ 50 mil;
  • lucro líquido, por sua vez, é a representação do resultado da receita total, menos os valores dos custos dos produtos e menos as despesas da farmácia. Nos valores das despesas entram questões como pagamentos para funcionários, impostos, despesas de luz, água, energia, telefone, internet, entre outros custos. Dessa maneira, caso a sua farmácia teve uma despesa de R$ 20 mil, o seu lucro será de R$ 50 mil menos as despesas, ou seja, o lucro líquido será de R$ 30 mil.

Margem líquida, margem bruta e markup

Para calcular a margem de lucro da sua farmácia de forma correta, também é essencial conhecer como o preço de venda é estabelecido, entendendo os conceitos de margem líquida, margem bruta e markup — pontos que, em algumas situações, são confundidos pelos empreendedores. Essas margens fazem a análise da rentabilidade da sua farmácia de forma manual.

Por meio dos cálculos das margens de lucros, você passa a entender o quanto um produto está rendendo mais do que outro. Em sua farmácia, você conta com diversas mercadorias e, assim, você pode ter um cálculo geral no fim do mês, mostrando aquilo que teve bons resultados ou não tão bons assim. Para entender esses conceitos da melhor forma possível, confira a definição deles:

Margem líquida

O valor da margem líquida, que faz o cálculo correto da margem de lucro, é realizado por meio do lucro líquido. Para tanto, divide-se o lucro líquido pela receita total e multiplica-se por 100. Se o lucro líquido foi de 20 mil e a receita total de R$ 140 mil, temos o seguinte cálculo:

20.000 / 140.000 X 100 = 14,28%

A margem líquida, nesse caso, é de 14,28%.

Margem bruta

A partir da mesma linha de raciocínio, para calcular a margem de lucro da sua farmácia, é preciso que você conheça a margem bruta da empresa. Tal valor é calculado por meio do lucro bruto, dividido pela receita total x 100. Se o lucro líquido foi de 40 mil e a receita total de R$ 140 mil, temos o seguinte cálculo:

40.000 / 140.000 x 100 = 28,57%

A margem bruta, nesse caso, é de 28,57%.

Markup

O markup é um dos termos mais essenciais para fazer o cálculo certo da margem de lucro da sua farmácia. Ele mostra se o negócio está conquistando um crescimento sustentável.

Por meio do markup, existe a seguinte situação: pode-se calcular o lucro que a farmácia deseja. Por conta disso, considera-se importante estabelecer os preços dos produtos vendidos, já que isso possibilita que os valores sejam visualizados, a fim de que os prejuízos sejam evitados.

O cálculo do markup permite que o empreendedor negocie com clientes, de forma que, por exemplo, sejam estabelecidos os limites para descontos. Há 3 tipos de markup, que são utilizados para calcular o preço das vendas dos produtos. Confira a seguir:

  • markup total: no markup total, 100% dos custos são devidamente calculados, incluindo as despesas administrativas, mão de obra, impostos etc. Dessa maneira, a conta deverá ser feita pelo lucro desejado, dividido pelo custo total;
  • markup das mercadorias: no markup das mercadorias, os custos que são calculados envolvem somente as despesas ligadas ao preço dos custos e aquelas ligadas de forma diretamente com os produtos, como o frete;
  • markup variável: no markup variável, são realizados os cálculos baseados nos custos, nas despesas fixas e nos lucros desejados. Após realizar todos os cálculos e entender os valores, o passo seguinte é comparar os valores com aqueles praticados pelos concorrentes, assegurando mais competitividade no mercado.

Como calcular corretamente a margem de lucro da farmácia

Após conhecer os conceitos básicos para calcular a margem de lucro de forma correta, é o momento de pegar todos os valores que você têm em mãos, de forma que comece a realizar as contas.

Se depois de realizar todos os cálculos você concluir que os valores das suas mercadorias estão acima daqueles praticados pela concorrência, isso quer dizer que você precisa reavaliar as coisas que estão acontecendo dentro do seu negócio.

Dessa maneira, será preciso identificar quais custos estão pesando mais no dia a dia da empresa, de forma a investir em ações que tragam melhorias para a margem de lucro do seu negócio como um todo.

Em outras palavras, é essencial olhar para os principais aspectos dentro da sua empresa, como custos, preços, ciclo de vendas, gestão, objetivos, entre outros. Se as coisas não andam muito bem, pode ser que seus fornecedores estejam caros, que seus equipamentos não sejam eficiente, entre outras coisas.

Conte com a ajuda da tecnologia

Caso as coisas não estejam saindo como o esperado, é essencial refazer todo o processo, implementando melhorias e motivando todo seu time para entregar os resultados que você espera. Uma ótima ideia é investir em um software de gestão, que automatizará todo os processos e trará inúmeros benefícios para a farmácia de forma geral.

Além de realizar o trabalho de gestão estratégica da empresa como um todo, um bom sistema ainda realiza o cálculo para mensurar lucros e perdas das suas mercadorias.

Caso seja o momento de investir em um software de gestão, entre em contato com a gente. Temos uma equipe totalmente preparada para entender as suas necessidades e apontar as melhores soluções.

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