15 49.0138 8.38624 arrow 0 bullet 1 4000 1 horizontal https://www.inovafarma.com.br/blog 300 true 4000
Please assign a Header Menu.
Como um software pode melhorar a tomada de decisão na farmácia?

Como um software pode melhorar a tomada de decisão na farmácia?

INOVAFARMA
28 de novembro de 2018
377 Visualizações
A tecnologia precisa ser vista como uma aliada dos gestores de farmácias. Afinal, é por meio de programas e softwares de gestão que os gerentes podem melhorar a tomada de decisão, tendo sempre argumentos sólidos para justificar as suas atitudes. Os programas fornecem relatórios completos e dados que podem ser utilizados no dia a dia...

A tecnologia precisa ser vista como uma aliada dos gestores de farmácias. Afinal, é por meio de programas e softwares de gestão que os gerentes podem melhorar a tomada de decisão, tendo sempre argumentos sólidos para justificar as suas atitudes.

Os programas fornecem relatórios completos e dados que podem ser utilizados no dia a dia do gestor de uma drogaria. São esses documentos que podem nortear e servir como base para que os gestores tenham mais facilidade na tomada de decisões, como a compra ou não de novos itens para o estoque da farmácia ou uma contratação, por exemplo.

De maneira geral, podemos dizer que os softwares de gestão para farmácias melhoram a tomada de decisão por conta dos diversos benefícios que eles oferecem. A seguir, listaremos os principais deles. Não deixe de conferir!

Centralização das informações

Uma das principais vantagens que os softwares de gestão trazem para os responsáveis pela tomada de decisão em uma farmácia é a centralização das informações. Isso quer dizer que os relatórios gerenciais de todas as áreas da organização podem ser gerados ou acessados em um mesmo programa.

Desse modo, o gerente da drogaria pode ter acesso aos dados do fluxo de caixa, do estoque do estabelecimento, ao cadastro de clientes etc. Tudo isso em um mesmo programa, o que facilita para que se tenha uma visão ampla do negócio.

Rápido acesso aos relatórios gerenciais

Conforme explicamos, os softwares de gestão podem dar acesso aos relatórios gerenciais de todas as áreas de uma farmácia. Assim, de maneira fácil e rápida, o gestor poderá analisar a situação do estabelecimento em momentos específicos.

Se quiser comparar as vendas da drogaria em diferentes meses, por exemplo, o gerente poderá fazer um relatório individual para cada um dos períodos comparados. Assim, se no mês de outubro as vendas foram maiores do que no mês de novembro, por exemplo, o gestor poderá analisar quais foram os motivos que fizeram com que menos pessoas comprassem na farmácia.

Ainda nessa situação hipotética, o gestor poderá tomar decisões estratégicas para que as vendas voltem a subir no mês de dezembro, fazendo promoções natalinas, por exemplo.

Nesse caso, se não tivesse acesso aos relatórios gerenciais, o responsável pela farmácia não saberia o quanto é importante aumentar as vendas do mês de dezembro para garantir a boa saúde financeira do negócio.

Tomada de decisão baseada em dados

Com o uso de um software de gestão na farmácia, a tomada de decisão será baseada em dados. Assim, todas as ações e estratégias desenvolvidas nas mais diversas áreas da farmácia serão sempre embasadas nas informações obtidas nos relatórios.

Os relatórios devem ser um instrumento utilizado como base para o planejamento estratégico. Dessa forma, todas as decisões poderão ser orientadas por eles, que também contribuirão para o estabelecimento de metas reais e possíveis de serem cumpridas pela farmácia. Assim, também é possível motivar os vendedores para que eles se empenhem em melhorar o seu desempenho de vendas.

Previsão de demandas

Outro benefício dos softwares de gestão para farmácias é a previsão de demandas que os gestores têm. Assim, é possível prever necessidades e tomar decisões mais estratégicas, evitando que erros aconteçam.

Vamos supor que ao analisar o relatório mensal do estoque da farmácia, o responsável pelas compras observou um grande crescimento nas vendas de um determinado produto. Isso significa que há muita procura desse item por parte dos clientes. Logo, é preciso comprar unidades suficientes para que ele não fique em falta para os clientes.

O mesmo vale para os produtos parados nas prateleiras. Nesse caso, o responsável pelas compras deve ter o cuidado de não comprar novas unidades, pois caso fiquem com uma grande quantidade de um produto que vende pouco, eles podem perder o prazo de validade, causando prejuízo para a farmácia.

Ainda falando sobre a previsão de demandas, é possível ficar de olho no cadastro dos clientes para verificar os que utilizam medicamentos de uso contínuo, como diabéticos ou hipertensos. Nesse caso, se há uma previsão de que é preciso ter no mínimo uma quantidade X desses itens em estoque, para que nenhum consumidor fiel da drogaria fique sem os produtos de que necessita.

Maior integração na farmácia

Vamos supor que a sua farmácia tenha uma pessoa responsável pelo controle de estoque, um gerente de pessoal, um farmacêutico responsável pela venda e organização dos medicamentos etc. Nesse caso, são vários profissionais, cada um em sua área, trabalhando na administração da drogaria.

Utilizando um software, o diretor geral poderá acompanhar o trabalho de todos esses profissionais. Também há a possibilidade de todos se reunirem periodicamente para tomar decisões em conjunto. Isso gera maior integração na farmácia, o que é muito benéfico para que as ações desenvolvidas se complementem e não sejam feitas de forma isolada.

Gestão do tempo

As decisões são mais eficientes quando são tomadas com antecedência, ou seja, para evitar que problemas aconteçam e não corrigi-los. Por isso, a gestão do tempo também é um benefício proporcionado pelos softwares de gestão das farmácias.

Afinal, as tarefas feitas de forma manual demandam muito tempo para serem executadas. Já com um sistema eletrônico, tudo é feito muito rapidamente e de forma prática. Sempre que um produto é vendido na farmácia, automaticamente já é dado baixa no estoque, por exemplo.

Essa rapidez conquistada pelos recursos tecnológicos permite que os gestores não precisem despender tanto tempo para executar atividades burocráticas e operacionais, podendo se dedicar mais às ações estratégicas da farmácia.

Em resumo, podemos dizer que os softwares de gestão para farmácias são extremamente relevantes para esse tipo de estabelecimento. Eles permitem que a tomada de decisão seja estratégica, o que contribui para as medidas mais acertadas e resultados positivos para a organização.

Ainda falando sobre a importância dos softwares de gestão, eles podem trazer diversos outros benefícios para as farmácias, como o planejamento financeiro, a análise dos resultados etc. Aproveite para saber mais por que você deveria implementar um software de gestão em sua farmácia.

INOVAFARMA

Sistema para farmácias e drogarias em > Solicite sua Demonstração!
Entre em contato pelo e-mail ou telefone.
contato@inovafarma.com.br
(17) 3624-2110
INOVAFARMA
Comentarios 0

Deixe uma resposta